FPS Cai sem motivo aparente

Wicthor

Active Member
Registrado
Fala galera, espero que estejam bem!

Sem enrolar o que acontece é o seguinte, tenho um PC relativamente bom, colocarei as especificações abaixo, e as vezes to jogando uns jogos que nem são pesados como por exemplo, Fortnite, Magic Arena, Subnáutica, e o FPS ta muito bom (acima dos 100 na maioria das vezes) e do nada da aquela caída brusca de FPS, claro não é a todo instante e nem é por muito tempo, mas, não paro de pensar se isso não é devido a integridade de algum componente do PC, subnáutica por exemplo ta em 120 e do nada cai para 15. O engraçado é que jogo The Witcher 3 no máximo e nunca aconteceu isso. Alguem tem ideia do que possa ser? Abraços

Ryzen 7 2700
GTX 1600 3GB OC Edition
SSD 256GB (Sistema)
HDD 2TB
16 GB RAM
Placa Mãe A320
 
Primeiro vê se os drives estão todos atualizados
Baixe o Ccleaner e limpe seu Pc de arquivos residuais ( digo pra fazer pois eu tive um problema parecido de lag em jogo e por incrível que parece a causa era o Google crohme depois que fiz a limpeza com ccleaner resolveu)
Abra as configurações 3d da painel de controle da NVIDIA e olha as configurações do jogo e muda o que vc acha desnecessário!
Monitore a temperatura da placa e processador se estão normais !
 
Pouca Vram, 3GB é muito pouco.
 
Pouca Vram, 3GB é muito pouco.

Uso o Riva Turner para monitorar o desempenho dos jogos e esses jogos que citei quase não consomem 1GB de VRAM, será que mesmo assim é isso? Obrigado!
 
Primeiro vê se os drives estão todos atualizados
Baixe o Ccleaner e limpe seu Pc de arquivos residuais ( digo pra fazer pois eu tive um problema parecido de lag em jogo e por incrível que parece a causa era o Google crohme depois que fiz a limpeza com ccleaner resolveu)
Abra as configurações 3d da painel de controle da NVIDIA e olha as configurações do jogo e muda o que vc acha desnecessário!
Monitore a temperatura da placa e processador se estão normais !

Os drivers já estão atualizados,e eu já uso o Ccleaner para apagar os arquivos residuais. ;(
Quanto a temperatura, quando estou jogando o processador vai para 50-65° e a GPU 65-75°, acho que é normal considerando que aqui é bem quente.

Mas vou ver o que dá pra ver no Painel da NVIDIA. Obrigado!
 
Acredito que seu problema não é a Vram, todos os jogos estão no HDD ? tente instalar no SD para ver se o problema continua, pode ser N coisas no pc, tem que ir testando....
 
Acredito que seu problema não é a Vram, todos os jogos estão no HDD ? tente instalar no SD para ver se o problema continua, pode ser N coisas no pc, tem que ir testando....
O Fortnite está no SSD ;(
 
Uma coisa que você pode fazer é colocar as opções de energia do Windows em alto desempenho. Se não resolver, tenta instalar um driver de vídeo mais antigo.

Se não resolver, tenta limitar o fps pra algo um pouco mais abaixo do que roda, na faixa dos 60 ou 80, pra deixar um pouco de folga. Se parar de cair, provavelmente o processador está atingido um pico de uso fazendo o
framerate cair nessas horas, mas já vi relatos de placas-mãe com algum problema de projeto ou bug interferindo no funcionamento do chipset e causando esse tipo de problema. Dá pra resetar a bios também só pra garantir.
 
Eu acredito que seja essa A320,monitore o uso e clock do processador e veja se há uma queda brusca,se houver certeza que é o vrm da placa mãe não aguentando segurar o processador.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Fala galera, espero que estejam bem!

Sem enrolar o que acontece é o seguinte, tenho um PC relativamente bom, colocarei as especificações abaixo, e as vezes to jogando uns jogos que nem são pesados como por exemplo, Fortnite, Magic Arena, Subnáutica, e o FPS ta muito bom (acima dos 100 na maioria das vezes) e do nada da aquela caída brusca de FPS, claro não é a todo instante e nem é por muito tempo, mas, não paro de pensar se isso não é devido a integridade de algum componente do PC, subnáutica por exemplo ta em 120 e do nada cai para 15. O engraçado é que jogo The Witcher 3 no máximo e nunca aconteceu isso. Alguem tem ideia do que possa ser? Abraços

Ryzen 7 2700
GTX 1600 3GB OC Edition
SSD 256GB (Sistema)
HDD 2TB
16 GB RAM
Placa Mãe A320

Eu recomendo instalar programas de gerenciamento em tempo real, mostrando na tela mesmo o uso de memoria, placa de vídeo e processador... Quando os frames cair basta olhar no proprio gameplay o que aconteceu, se algum item chegou a 100% temos a causa, mas as vezes por otimização ou um problema de sistema o uso do dispositivo cai, tipo a placa de video 100%= 100FPS, cai pra 30% de uso e você leva um drop insano.

Aqui eu sempre sei a razão de qualquer queda ou travamento
 
1) Vá na BIOS do computador e desabilite HPET, Cool'n'quiet e qualquer outra opção de economia de energia e configure o processador para modo performance.
2) Nas opções do painel de controle da Nvidia, no menu lateral vá em "gerenciar configurações 3d" e na opção "modo de gerenciamento de energia" mude de "energia ótima" para "preferencia por desempenho maximo"
3) Vá em "opções de energia" do windows e escolha o modo Alto Desempenho
 
BIOS atualizada ?
Qual versão do Windows 10 ?? Home 1809 ?
Modificou o seu Windows ? Baixou a ISO da onde ?
Retirou qualquer overclock na BIOS e deixo tudo em Stock ?
Firmware do SSD atualizado ?
Tire uma foto do seu gerenciador de tarefas, algum problema ruim/lixo que vc instalou pode estar prejudicando o sistema.
Desativa o Anti-Alissing de todos os jogos
 
Não sabia dessa de energia em alto desempenho, aqui sempre ficou no equilibrado, muda algo se colocar em alto?
 
Uma coisa que você pode fazer é colocar as opções de energia do Windows em alto desempenho. Se não resolver, tenta instalar um driver de vídeo mais antigo.

Se não resolver, tenta limitar o fps pra algo um pouco mais abaixo do que roda, na faixa dos 60 ou 80, pra deixar um pouco de folga. Se parar de cair, provavelmente o processador está atingido um pico de uso fazendo o
framerate cair nessas horas, mas já vi relatos de placas-mãe com algum problema de projeto ou bug interferindo no funcionamento do chipset e causando esse tipo de problema. Dá pra resetar a bios também só pra garantir.

Coloquei em alto desempenho aqui no subnáutica continuam as quedas brucas, só para lembrar não são em todos os jogos, mas, incomoda bastante. Sempre limito o FPS pra 60 quando o jogo é pesado, mas quando é leve deixo em 144. Vocês que entendem mais do que eu não acham que é improvável o processador estar no limite com esse tipo de operação? Já que é um Ryzen 7 2700? Obrigado!
 
Eu acredito que seja essa A320,monitore o uso e clock do processador e veja se há uma queda brusca,se houver certeza que é o vrm da placa mãe não aguentando segurar o processador.
Vou monitorar durante o jogo para ver, vou postar os resultados mais tarde. Obrigado!
 
1) Vá na BIOS do computador e desabilite HPET, Cool'n'quiet e qualquer outra opção de economia de energia e configure o processador para modo performance.
2) Nas opções do painel de controle da Nvidia, no menu lateral vá em "gerenciar configurações 3d" e na opção "modo de gerenciamento de energia" mude de "energia ótima" para "preferencia por desempenho maximo"
3) Vá em "opções de energia" do windows e escolha o modo Alto Desempenho
Já tirei todas as opções de economia de energia, só não na BIOS, vou pesquisar como faz isso na minha
 
BIOS atualizada ?
Qual versão do Windows 10 ?? Home 1809 ?
Modificou o seu Windows ? Baixou a ISO da onde ?
Retirou qualquer overclock na BIOS e deixo tudo em Stock ?
Firmware do SSD atualizado ?
Tire uma foto do seu gerenciador de tarefas, algum problema ruim/lixo que vc instalou pode estar prejudicando o sistema.
Desativa o Anti-Alissing de todos os jogos


  • Windows 10 Pro + Atualizado possível (Se eu instalar o windows padrão sem atualização o PC não funciona direito, ele funciona 2 min e trava total com tela azul e erro de clock, algumas pessoas me disseram que é comum nos Ryzen, podem me confimar essa informação? Pois após eu instalar o Windows 10 atualizado nunca mais tive problema usando o sistema)
  • ISO direto da Microsoft
  • Tenho que deixar em Stock? Como faço isso?
  • No site da Sandisk não tem firmware pro meu SSD Plus
  • Vou dar uma olhada nos programas se algum pode estar atrapalhando, mas acredito que não, porque lembro que eu tinha instalado o League of Legends antes de configurar o computador, que é um jogo bastante leve, e dava o mesmo "problema" o FPS tava travado em 144 (se eu destravasse, subia pra mais de 200) e algumas vezes ele dava aquela travada de menos de 1 segundo, algumas pessoas nem percebem, mas eu me incomodo bastante.
Obrigado!
 
Quanto aos drivers os padrões estão todos instalados, Placa-Mãe, Placa de Vídeo, etc... Alguém me recomenda um programa bom para verificar drivers desatualizados?
 
esta placa de vídeo é uma gtx 1060 e não 1600né?
 
esta placa de vídeo é uma gtx 1060 e não 1600né?
Sim é GTX1060
 
Última edição:
Não sabia dessa de energia em alto desempenho, aqui sempre ficou no equilibrado, muda algo se colocar em alto?
pois é, no meu notebook gamer está como Desempenho Melhorado, tipo aprece que me permite ter acesso a 80% do desempenho do notebook.
mas se ele precisar não vai acessar 100% de desempenho?
 
Pessoal fiz uma análise mais detalhada jogando Subnáutica.
No caso dele acredito que deve ser a GPU mesmo, o fps esta normalmente sempre acima de 80, mas a GPU está com uso de 98%, e usando mais de 3000MB de VRAM lembrando que a placa de 3GB acho que ela chegou no limite, ne?
O processador por outro lado não passa de 18% de uso kkk
Pensei que essa placa aguentava esses jogos que não são Triple AAA.

Por outro lado não esta explicado quando isso acontece no League of Legends e no Magic (que é um jogo de cartinha mano), será que é porque são online? Abraços
 
Pessoal fiz uma análise mais detalhada jogando Subnáutica.
No caso dele acredito que deve ser a GPU mesmo, o fps esta normalmente sempre acima de 80, mas a GPU está com uso de 98%, e usando mais de 3000MB de VRAM lembrando que a placa de 3GB acho que ela chegou no limite, ne?
O processador por outro lado não passa de 18% de uso kkk
Pensei que essa placa aguentava esses jogos que não são Triple AAA.

Por outro lado não esta explicado quando isso acontece no League of Legends e no Magic (que é um jogo de cartinha mano), será que é porque são online? Abraços
Subnautica é possível jogar com 2gb de vram, porém se o usuário tiver uma placa com 3gb, o driver de vídeo vai usar o limite pra conseguir aproveitar essa memória, e talvez até use mais do que 3gb se o usuário tiver uma placa com mais vram,
mas isso não é o suficiente pra fazer cair pra 20fps. Até porque o consumo de vram não acontece em picos de 1 ou 2 segundos, é um consumo estável. Se o problema fosse vram, o jogo perderia framerate por muito mais tempo.

Jogos como League of legends, Fornite e Magic não vão chegar nem perto de usar os 3GB, e como acontece o mesmo problema, certamente é outra coisa.

Talvez dê pra tentar fazer um downclock no processador pra testar, porém não sei dizer quais valores poderia mexer pra testar isso.
 
Subnautica é possível jogar com 2gb de vram, porém se o usuário tiver uma placa com 3gb, o driver de vídeo vai usar o limite pra conseguir aproveitar essa memória, e talvez até use mais do que 3gb se o usuário tiver uma placa com mais vram,
mas isso não é o suficiente pra fazer cair pra 20fps. Até porque o consumo de vram não acontece em picos de 1 ou 2 segundos, é um consumo estável. Se o problema fosse vram, o jogo perderia framerate por muito mais tempo.

Jogos como League of legends, Fornite e Magic não vão chegar nem perto de usar os 3GB, e como acontece o mesmo problema, certamente é outra coisa.

Talvez dê pra tentar fazer um downclock no processador pra testar, porém não sei dizer quais valores poderia mexer pra testar isso.

Obrigado por responder! O engraçado é que em jogos mais pesados como The Witcher 3 jogo no alto e não ocorre esse tipo de problema, e The Witcher é conhecido por ser bastante pesado ;(
 
No gears 4, quando passa pra CG , da sempre uma trancada de 2 segundos .
Por que será isso?
Jogo no insano em 1440p a 60 frames super estáveis
 
No gears 4, quando passa pra CG , da sempre uma trancada de 2 segundos .
Por que será isso?
Jogo no insano em 1440p a 60 frames super estáveis

Acontece comigo também. É bug do jogo mesmo, tem relatos de várias pessoas com esse problema na internet, não esquenta que não é problema no seu PC não.

Pior que essas travadas acontecem desde o lançamento do jogo e até hoje a MS não corrigiu.
 
Olá galera!

Eu entrei no painel NVIDIA e troquei a opção de priorizar qualidade para desempenho, APARENTEMENTE resolveu o problema, pelo menos no LoL e no Magic o FPS até que cai, mais não como antes, agora cai uns 5 FPS no máximo, o que eu considero normal. Quanto ao subnáutica o FPS varia muito dependendo do que tem na tela, acho que nesse caso é a capacidade gráfica do meu PC mesmo. Todavia muito obrigado pela galera que tentou ajudar. Abraços
 
Olá galera!

Eu entrei no painel NVIDIA e troquei a opção de priorizar qualidade para desempenho, APARENTEMENTE resolveu o problema, pelo menos no LoL e no Magic o FPS até que cai, mais não como antes, agora cai uns 5 FPS no máximo, o que eu considero normal. Quanto ao subnáutica o FPS varia muito dependendo do que tem na tela, acho que nesse caso é a capacidade gráfica do meu PC mesmo. Todavia muito obrigado pela galera que tentou ajudar. Abraços

A prioridade para desempenho faz com que diminua a qualidade grafica dos games e assim diminui a temp, tive problema parecido e era temperatura da gpu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo