Frequência correta das memórias RAM

Guilherme Giovanella

Member
Registrado
Pessoal,

Possuo a seguinte configuração:

Asus Z170 Pro Gaming
i7 7700k 4.5 Ghz
8GB Memória RAM Corsair Vengeance LPX 2400
Asus GTX 1070 8GB Strix
Fonte Corsair 750CXM

Não sei o motivo, mas o sistema estava rodando a memória em 2133 Mhz. Fui na BIOS, conforme fotos, alterei para 2400 Mhz. Na BIOS está como 2400 Mhz porém ao abrir o AIDA64 para verificar, a velocidade continua em 2133 Mhz.
Pergunto: fazendo esse "OC", ele deveria aparecer no AIDA ou o programa detecta apenas a configuração stock do componente?

unnamed.jpg



unnamed1.jpg



Sem_t%C3%ADtulo.png



Grato.
 
Ta rodando a 2400 e o AIDA ta reconhecendo certinho, só olhar direito.
 
Em cima fala Velocidade da Memória DDR4-2133 (1066 Mhz)

E em baixo 2.400, então conta o de baixo?

Toda memória DDR4 é (por padrão) 2133, é isso que o AIDA está mostrando ali.
Abaixo é exibida a velocidade que está funcionando sua memória.

Caso tenha alguma dúvida pode checar com o CPU-Z por exemplo e comprovar a velocidade.
 
Toda memória DDR4 é (por padrão) 2133, é isso que o AIDA está mostrando ali.
Abaixo é exibida a velocidade que está funcionando sua memória.

Caso tenha alguma dúvida pode checar com o CPU-Z por exemplo e comprovar a velocidade.

Certo, e deixa eu lhe pergunta. É confiável aquele "5-way Optimization" do AISUITE para um overclock de processador/VGA? É confiável?
Tenho um WaterCooler no i7, queria subir um pouco mas gostaria de saber se ele realmente faz o OC de acordo com a capacidade de refrigeração e outras coisas?

Abraço e obrigado pela ajuda!
 
Eu não uso e não usaria nada automático pra overclock.
Não tem mistério nenhum, só ler e pesquisar um pouco que existe muito material pra te ajudar a configurar overclock manualmente e de forma correta.

;)
 
Eu não uso e não usaria nada automático pra overclock.
Não tem mistério nenhum, só ler e pesquisar um pouco que existe muito material pra te ajudar a configurar overclock manualmente e de forma correta.

;)

Sim, entendo...
Mas tenho medo de mexer com essas coisas, não sei qual voltagem e frequencia meu processador aguentaria...
Tenho nuvem negra em cima de mim pra essas coisas kkkkk Nunca queimei nada, mas sabe como é né?
 
O AiDA no SPD só mostra os profiles JEDEC e XMP.
Se quiser ver a frequencia da memoria olhe no CPUID.
E corrigindo o dan70s existem modulos acima de 2133MHz...
Ps: lembrei que no AIDA se usar a ferramenta de de bench da memoria mostra a frequencia.
 
Sim, entendo...
Mas tenho medo de mexer com essas coisas, não sei qual voltagem e frequencia meu processador aguentaria...
Tenho nuvem negra em cima de mim pra essas coisas kkkkk Nunca queimei nada, mas sabe como é né?
Não me leve a mal pois não é nada pessoal, vc ainda se deu ao trabalho de postar prints e fotos, tem gente que nem isso faz.

Antigamente a gente tinha que saber até a posição da lua antes de mexer fisicamente em jumpers e dip switches e fazer as combinações mais cabulosas até pra ligar um computador pela primeira vez. Hoje a coisa funciona praticamente sozinha e mesmo assim o pessoal não se interessa nem em ler o manual e se informar. Triste isso.

Devia haver algum tipo de teste de conhecimento na bios antes de liberar opções avançadas para qualquer um.

[]'s
 
O AiDA no SPD só mostra os profiles JEDEC e XMP.
Se quiser ver a frequencia da memoria olhe no CPUID.
E corrigindo o dan70s existem modulos acima de 2133MHz...
Ps: lembrei que no AIDA se usar a ferramenta de de bench da memoria mostra a frequencia.

Eu não disse que não existem memórias acima de 2133. O que eu disse é que o padrão DDR4 é 2133 e que é isso que o AIDA exibe na parte que o autor mostrou.
E como eu também disse, logo abaixo na mesma tela está a velocidade que os módulos estão rodando, 2400MHz.
 
O AiDA no SPD só mostra os profiles JEDEC e XMP.
Se quiser ver a frequencia da memoria olhe no CPUID.
E corrigindo o dan70s existem modulos acima de 2133MHz...
Ps: lembrei que no AIDA se usar a ferramenta de de bench da memoria mostra a frequencia.

Segue imagem conforme solicitado:

1111.png


Não me leve a mal pois não é nada pessoal, vc ainda se deu ao trabalho de postar prints e fotos, tem gente que nem isso faz.

Antigamente a gente tinha que saber até a posição da lua antes de mexer fisicamente em jumpers e dip switches e fazer as combinações mais cabulosas até pra ligar um computador pela primeira vez. Hoje a coisa funciona praticamente sozinha e mesmo assim o pessoal não se interessa nem em ler o manual e se informar. Triste isso.

Devia haver algum tipo de teste de conhecimento na bios antes de liberar opções avançadas para qualquer um.

[]'s

Obrigado pela informação!

Eu não disse que não existem memórias acima de 2133. O que eu disse é que o padrão DDR4 é 2133 e que é isso que o AIDA exibe na parte que o autor mostrou.
E como eu também disse, logo abaixo na mesma tela está a velocidade que os módulos estão rodando, 2400MHz.

Certo, se der olhe a imagem acima também para ver se está OK. Valeu.
 
Eu não disse que não existem memórias acima de 2133. O que eu disse é que o padrão DDR4 é 2133 e que é isso que o AIDA exibe na parte que o autor mostrou.
E como eu também disse, logo abaixo na mesma tela está a velocidade que os módulos estão rodando, 2400MHz.
Errado de novo na aba SPD só mostra os profiles,isso em qual quer soft.
A prova.

Se vc ver o Trfc no profile de CAS 14 esta em 347,mas eu consegui estabilizar com 1.2V se deixar o Trfc em 370.
No mais ao autor do tópico em qual quer só soft a aba SPD so mostra os profiles JEDEC e XMP,se quiser ver olhe na aba memory ou memory bandwidth.
 
Última edição:
Sim, 2400MHz.
 
Desculpe a ignorância, mas, o que ali quer dizer que está rodando a 2400 Mhz?

Abraço

Frequência real vs efetiva.

O CPU-Z exibe a frequência real das memórias (1200), enquanto o mercado vende anunciando a frequência efetiva, que é o dobro (2400).
Ta tudo certo ai.

;)
 
Para falar a verdade a medição da banda é o mais correto,mas como não é todo mundo que entende.
Por exemplo:
2400MHz a banda é 19200,esse valor é os 2400MHz x 8.
Outro exemplo,3000MHzx8=24000.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo