Futuro do estudante de Direito

paroxetina

New Member
Registrado
Amigos Advogados do Fórum, mandem a real sobre a realidade e futuro da profissão no nosso país.

Quero cursar direito, porém sei que somos o país que mais tem universidade e com mais advogado no mundo. Porém até onde esses advogados estão qualificados para trabalhar e viver bem nessa profissão?

Vendo uns videos no yt vi uma coisa que me chamou atenção. Brasil tem hoje 1,1 milhão de advogados porém em 2021 foi aberto cerca de 30 milhões de processo. Não tem demanda suficiente pra todo mundo? Será que estou tão errado assim?

O advogado que se forma e encontra uma especialização/nicho qual a chance dele se dar bem nessa profissão hoje?

Sem falar dos concursos, em outro vídeo vi que em 21 foi aberto 300 vagas para juiz mas só conseguiram preencher a metade.

A minha opinião é que hoje tirando medicina tudo está saturado porém pra pessoa que se especializa e se dedica ela vai ter a chance de se destacar. estou errado?
 
Skorpion, digo, @Seger. Ajuda o padawan aqui.
 
Vamos lá.

Você tem que analisar vários fatores, como é ai na sua cidade/estado? Tem muito advogado?
No mais, pretende advogar ou fazer concurso? Pois na sua mensagem isso ficou em aberto.

Eu me formei no início de 2020, peguei minha OAB só em 2021, visto que o exame foi adiado por vários e vários meses em virtude da Covid-19.
Perdi um ano e nesse ano ai vários e vários outros advogados/estudantes estavam se formando. Logo no momento que peguei a OAB uma enxurrada de novos advogados apareceram.
Aqui tem um escritório a cada esquina e se você for trabalhar para alguém vão te pagar cerca de R$ 1.500,00 à R$ 1.800,00 por mês, farão de você um associado, sem direitos trabalhista e se conseguir uma ação escritório ficará com 50/70% do lucro.

Se você não tem familiar na advocacia terá que aceitar isso ou se arriscar sozinho no mercado, sabendo que ações demoram mais de ano para serem julgadas, isso é claro no cível.

Agora no Criminal o mercado é bom, tenho amigo que está ficando rico, tira fácil 2k por cliente que pega, só para ir na delegacia apresentar o indivíduo, tem "parceria" com o ponto de droga, se o cara é preso é só chamar ele, cobra mensal. É área boa, mas não pode ter medo, no início é selva.

Demais áreas não posso opinar, trabalhista é boa, mas é bem diferente do ensinado nos bancos escolares, logo no início você vai apanhar bastante. Previdenciário é boa tbm, mas tem que ter uma boa carteira de clientes.

Tributário é o sonho de todos, área onde se lucra muito, mas é para uma elite, onde o pai passa para o filho e assim sucessivamente.


Eu particularmente estou odiando a profissão, trabalhei por três anos e meio em escritório que prestava serviço para empresa, ali tudo era bom, mas estar do outro lado, atendendo cliente e etc é uma grande merda.

E os 5 anos da faculdade são horríveis.


Então em resumo, veja o mercado ai na sua cidade, aqui onde moro não aconselho ninguém, mas depende de onde você está inserido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas espere mais pessoas, veja o outro lado.
@Seger. é rico e bem sucedido na profissão.
 
Kkkkk amigo muito obrigado pela sua opinião! E que tristeza que bate de ler isso, no fim das contas o que parece é que só concurso e medicina hoje está valendo a pena
 
Me formei no final de 2020, e em março de 2021 peguei a vermelinha. Sou associado de um escritório desde então, o qual eu já estagiava desde o 2º ano.

Hoja tiro 4,7k líquidos como associado, e vira e mexe vem aparecendo casos pessoais pra mim. A média do ano passado girou em uns 7k/mês. Pro 1º ano, não tá ruim..

Não é fácil, mas conheço gente que se deu bem tanto fazendo carreira em escritório grande, como empreendendo sozinho.
 
O conselho que dou é sempre procurar ter uma clientela particular mesmo que você vá trabalhar como contratado em algum escritório de terceiros o que pode ser inevitável no começo. É difícil já pegar boas causas sem ter contatos ou familiares na área, sem experiência e sem grana pra investir em um local próprio. Quando comecei era tudo processo físico o que tornava bem mais difícil conciliar clientes particulares com clientes do escritório onde eu era contratado. Hoje, com quase tudo digital isso ficou bem mais fácil pra quem está começando.

É fundamental não se acomodar em contratos com promessas de se tornar sócio ou melhorar participação em escritórios já estabelecidos. Eu tenho sociedade há 10 anos com outro colega e posso te dizer que não pretendo colocar outro sócio tão cedo se é que vou colocar um dia, a não ser que ele tenha uma boa carteira de clientes pra trazer e somar.

Concorrência sempre vai ter e depois da explosão de cursos de esquina com fies pra todo lado, diploma de direito ficou banalizado, mas tendo foco e se dedicando é possível sim ter sucesso até mesmo em áreas já bem concorridas como trabalhista.
 
Me formei no final de 2020, e em março de 2021 peguei a vermelinha. Sou associado de um escritório desde então, o qual eu já estagiava desde o 2º ano.

Hoja tiro 4,7k líquidos como associado, e vira e mexe vem aparecendo casos pessoais pra mim. A média do ano passado girou em uns 7k/mês. Pro 1º ano, não tá ruim..

Não é fácil, mas conheço gente que se deu bem tanto fazendo carreira em escritório grande, como empreendendo sozinho.
Licença, por gentileza onde você se formou?
 
Kkkkk amigo muito obrigado pela sua opinião! E que tristeza que bate de ler isso, no fim das contas o que parece é que só concurso e medicina hoje está valendo a pena
Se você não tem carreira definida (ou se não tem crtz que quer realmente cursar direito), poderá dar olhada em outras áreas, como TI, ótima carreira e com um potêncial no futuro, sem arrependimentos, já qual a área dentro de TI, você quem escolhe/decide.
 
O conselho que dou é sempre procurar ter uma clientela particular mesmo que você vá trabalhar como contratado em algum escritório de terceiros o que pode ser inevitável no começo. É difícil já pegar boas causas sem ter contatos ou familiares na área, sem experiência e sem grana pra investir em um local próprio. Quando comecei era tudo processo físico o que tornava bem mais difícil conciliar clientes particulares com clientes do escritório onde eu era contratado. Hoje, com quase tudo digital isso ficou bem mais fácil pra quem está começando.

É fundamental não se acomodar em contratos com promessas de se tornar sócio ou melhorar participação em escritórios já estabelecidos. Eu tenho sociedade há 10 anos com outro colega e posso te dizer que não pretendo colocar outro sócio tão cedo se é que vou colocar um dia, a não ser que ele tenha uma boa carteira de clientes pra trazer e somar.

Concorrência sempre vai ter e depois da explosão de cursos de esquina com fies pra todo lado, diploma de direito ficou banalizado, mas tendo foco e se dedicando é possível sim ter sucesso até mesmo em áreas já bem concorridas como trabalhista.

São quantos anos de carreira? E financeiramente, está satisfeito?

Licença, por gentileza onde você se formou?

USJT. Nada demais, mas também não é uma Anhanguera da vida. Pra empreender, ninguém tá nem ai onde você é formado. Isso conta se você for trabalhar em grandes escritórios elitistas.
 
São quantos anos de carreira? E financeiramente, está satisfeito?

Quase 17. Sim e a cada ano que passa melhora. Pra ter uma ideia, comecei essa sociedade com mais 2 advogados em uma saleta de 35m2 que dividíamos. Hoje, 10 anos depois, estamos em uma casa de altos e baixos com 280m2, uma sócia saiu e ficou eu e mais um com mais dois advogados contratados. A meta é contratar outro ano que vem.
 
Quase 17. Sim e a cada ano que passa melhora. Pra ter uma ideia, comecei essa sociedade com mais 2 advogados em uma saleta de 35m2 que dividíamos. Hoje, 10 anos depois, estamos em uma casa de altos e baixos com 280m2, uma sócia saiu e ficou eu e mais um com mais dois advogados contratados. A meta é contratar outro ano que vem.
Muito bom! Atua em que área? em que cidade?

Trabalhei desde o estágio com empresarial, e agora, como pretendo seguir carreira, a área não podia ser outra. Vamos ver.
 
Muito bom! Atua em que área? em que cidade?

Trabalhei desde o estágio com empresarial, e agora, como pretendo seguir carreira, a área não podia ser outra. Vamos ver.

Belém. Previdenciário. Meu sócio faz penal e os outros advogados pegam cível.
 
Direito é um curso como tantos outros. Existe demanda e existe concorrência, o recém formado que vai advogar tem que ter ciência que, como tantos outros cursos, vai começar por baixo. Tirando medicina nenhum outro diploma garante salário de 5 dígitos pro recém formado, tirando fora os concursos públicos.

Os concursos, aliás, são uma área mto boa pro graduado em direito, tanto pq possui várias carreiras top que são exclusivas para graduados em direito (magistratura, MP, procuradoria, defensoria, delegado de polícia, etc) como nos concursos "gerais" o conhecimento em direito é sempre necessário, o bacharel em direito tende a ter certa vantagem.

Voltando à advocacia, é começar por baixo e ver dentro da sua progressão onde a vida te leva, vc acaba encontrando uma área de maior afinidade, pode se destacar num setor específico, pode começar como empregado de escritório e depois se aventurar em escritório próprio, o céu é o limite como em vários setores da iniciativa privada.

E obviamente, na iniciativa privada seu progresso é, geralmente, reflexo de seu empenho e desempenho. O cara que fica acomodado não sai do lugar.
 
Dando uma perspectiva diferente, não advogo há muito, hoje trabalho com auditoria e compliance (então muito mais questão infralegal, mas no fim, direito).

Acho direito material um saco mas é o que tem, durante a faculdade acabei me interessando mais pela parte teórica.

Dá pra ter uma vida ok, grande parte da tua formação vai depender de ti, dá pra completar a faculdade sendo um completo apedeuta e ainda assim passar em um bom concurso (pra ser um profissional medíocre) apenas agarrado em um Vade Mecum.

De qualquer forma, o que vejo por aí, inclusive por gente que me procura (dou uma espécie de "consultoria" para amigos e conhecidos quando é necessário algo mais sofisticado para RESP e REXT), é que há ainda alguns bons nichos para explorar e especializar. Mas o início é bastante árduo, os grandes escritórios se aproveitam do início de carreira, te prometem mundos e fundos e tu fica lá trabalhando por 3k/mês eternamente pois precisa sobreviver e não pode abrir mão desse fluxo mensal, não consegue iniciar uma carreira autônoma.

De qualquer forma, um canudo não te garante nada em quase nenhuma profissão exceto medicina (pela baixa oferta qualquer animal que passe num vestibular vai ganhar um bom dinheiro).
 
De qualquer forma, um canudo não te garante nada em quase nenhuma profissão exceto medicina (pela baixa oferta qualquer animal que passe num vestibular vai ganhar um bom dinheiro).
Esse é o ponto mais importante. Medicina tem uma saída controlada de profissionais, então é um mercado que não tem como saturar.
Nas restantes profissões, são necessários talento e muita dedicação para crescer. Além de sorte (e muitas vezes dinheiro), pra aproveitar ou criar as oportunidades.
 
Medicina, não faz, diferença fazer numa USP da vida ou sisumar da vida.

Mas e Direito, faz diferença fazer numa uniesquina, numa Puc, ou Mackenzie da vida/ USP?
 
Eu particularmente estou odiando a profissão, trabalhei por três anos e meio em escritório que prestava serviço para empresa, ali tudo era bom, mas estar do outro lado, atendendo cliente e etc é uma grande merda.

E os 5 anos da faculdade são horríveis.


Então em resumo, veja o mercado ai na sua cidade, aqui onde moro não aconselho ninguém
oq te interessou/motivou a fazer advocacia? pq sempre vejo vc falando que não gosta de trampar na área e talz... se na facul já foi um porre, pq vc não largou ou trocou?
 
Medicina, não faz, diferença fazer numa USP da vida ou sisumar da vida.

Mas e Direito, faz diferença fazer numa uniesquina, numa Puc, ou Mackenzie da vida/ USP?
Depende. Se for pra concurso só faz diferença se o curso da uniesquina foi tão ruim que o bacharel não tem uma base mínima. Aí o cara vai ter que ralar pra compensar esse déficit. Mas também tem bacharel de federal e particular renomada que consegue concluir o curso nas coxas, então isso varia muito conforme o caso.

Se for pra conseguir contratos com escritórios, o emissor do diploma conta sim. No meu escritório até já estipulamos regra de não contratar estagiário de uniesquina. Pode acreditar que isso é uma medida necessária.
 
Depende. Se for pra concurso só faz diferença se o curso da uniesquina foi tão ruim que o bacharel não tem uma base mínima. Aí o cara vai ter que ralar pra compensar esse déficit. Mas também tem bacharel de federal e particular renomada que consegue concluir o curso nas coxas, então isso varia muito conforme o caso.

Se for pra conseguir contratos com escritórios, o emissor do diploma conta sim. No meu escritório até já estipulamos regra de não contratar estagiário de uniesquina. Pode acreditar que isso é uma medida necessária.

Embora esteja me formando em Economia, isso é algo que me preocupa.
É possível mas não provavel que eu continue no meu trabalho e tente uma promoção por um bom tempo, mas em caso de tentar algo no mercado, me formando na UNIP, acho que só uma Pós renomada pra salvar.

:rub3:
 
Embora esteja me formando em Economia, isso é algo que me preocupa.
É possível mas não provavel que eu continue no meu trabalho e tente uma promoção por um bom tempo, mas em caso de tentar algo no mercado, me formando na UNIP, acho que só uma Pós renomada pra salvar.

:rub3:
Não conheço o mercado pra economia e nem a fama da UNIP, mas pós de renome ajuda sim.
 
Eu particularmente acho o mercado da advocacia muito bom. Eu tinha contato próximo com 7 ou 8 pessoas durante a faculdade, e logo após nossa formatura, todos já estavam empregados em bons escritórios/empresas e ninguém ganhando menos de 4,5k por mês. São poucas profissões que te dão essa possibilidade, creio eu.

Além disso, se você for autônomo, não há limite... conheço advogados que ganham 5, 10, 20, 50, 100k por mês, e não são advogados com 15, 20 anos de carreira.

Vários fatores podem influenciar na sua trajetória, mas eu acredito sim que a advocacia privada é muito questão de mérito.
 
oq te interessou/motivou a fazer advocacia? pq sempre vejo vc falando que não gosta de trampar na área e talz... se na facul já foi um porre, pq vc não largou ou trocou?
Eu gostava, trabalhava pra empresa e agora estou trabalhando em escritório, digamos que me frustrei.
Outro ponto é que a faculdade teve inicio em 2015, outra cabeça, outra visão. Ai entra a pandemia e atrasa tudo...
Cliente= uma merda.
Empresa= uma maravilha.

Eu particularmente acho o mercado da advocacia muito bom. Eu tinha contato próximo com 7 ou 8 pessoas durante a faculdade, e logo após nossa formatura, todos já estavam empregados em bons escritórios/empresas e ninguém ganhando menos de 4,5k por mês. São poucas profissões que te dão essa possibilidade, creio eu.

Além disso, se você for autônomo, não há limite... conheço advogados que ganham 5, 10, 20, 50, 100k por mês, e não são advogados com 15, 20 anos de carreira.

Vários fatores podem influenciar na sua trajetória, mas eu acredito sim que a advocacia privada é muito questão de mérito.
Não sei em que nicho você está, mas isso ai é totalmente fora da curva para o local que estou.
Como falei anteriormente aqui pagam menos de 2k para advogado iniciante, conheço advogado que labora há muitos anos para empresa privada e ganha o teu salário (sem contar ações por fora).
Da faculdade muitos tentaram abrir o próprio negócio e fecharam meses depois, outros ainda estão advogando, mas não creio que auferem renda parecida com a sua.

Tenho um conhecido que tem uma faixa salarial elevada, mas ele é uma pessoa fora da curva e já tinha o pai na advocacia e com isso conseguiu entrar naquele que é o melhor escritório daqui.
 
Última edição:
Eu particularmente acho o mercado da advocacia muito bom. Eu tinha contato próximo com 7 ou 8 pessoas durante a faculdade, e logo após nossa formatura, todos já estavam empregados em bons escritórios/empresas e ninguém ganhando menos de 4,5k por mês. São poucas profissões que te dão essa possibilidade, creio eu.

Além disso, se você for autônomo, não há limite... conheço advogados que ganham 5, 10, 20, 50, 100k por mês, e não são advogados com 15, 20 anos de carreira.

Vários fatores podem influenciar na sua trajetória, mas eu acredito sim que a advocacia privada é muito questão de mérito.
Acho que, como o outro colega falou, sua situação foi bem fora da curva. Aqui estou colando grau em Direito e os colegas que não tem família já dentro da advocacia estão recebendo propostas na faixa de 1 salário-mínimo a 2mil/mês + % de honorários (baixa, na casa de 10 a 20% apenas), isso os que não estão recebendo proposta só de % de honorários e zero fixo. Tenho contato com veteranos que foram advogar e depois voltaram a ser assistente de magistrado pra tirar 3k/mês, ou seja, a coisa pelo menos por aqui não tá tão boa assim não.
Eu gostava, trabalhava pra empresa e agora estou trabalhando em escritório, digamos que me frustrei.
Outro ponto é que a faculdade teve inicio em 2015, outra cabeça, outra visão. Ai entra a pandemia e atrasa tudo...
Cliente= uma merda.
Empresa= uma maravilha.


Não sei em que nicho você está mais isso ai é totalmente fora da curva para o local que estou.
Como falei anteriormente aqui pagam menos de 2k para advogado iniciante, conheço advogado que labora há muitos anos para empresa privada e ganha o teu salário (sem contar ações por fora).
Da faculdade muitos tentaram abrir o próprio negócio e fecharam meses depois, outros ainda estão advogando, mas não creio que auferem renda parecida com a sua.

Tenho um conhecido que tem uma faixa salarial elevada, mas ele é uma pessoa fora da curva e já tinha o pai na advocacia e com isso conseguiu entrar naquele que é o melhor escritório daqui.

Advocacia privada tem que ser encarada como uma empresa como tantas outras. Existe a barraquinha com MEI, existe a gigante bilionária, o céu é o limite. Mas é tudo muito incerto, depende muito da dedicação do profissional em montar uma boa clientela e criar certa "fama" num bom ramo.

E é preciso fazer uma ressalva com a estimativa de advogado que tira 5/10/20/50/100k por mês. É uma estimativa geral mas não há garantia nisso, já que advogado ganha honorários quando o cliente ou sucumbente pagam, e nem sempre eles pagam. Tem causa que dá uma bolada de cara, para o advogado novato isso é um perigo pq ele pode pensar que isso é normal, quando, dependendo da situação, é uma exceção que não vai se repetir tão cedo. Não é todo dia que cai no seu colo um inventário milionário que sobra 300mil limpo de honorários, ou uma execução de empresa grande que dá 200k de honorários por firmar acordo. Acontece? Claro que sim, eu já vi acontecer dessas e outras do estilo, mas o padrão, especialmente para quem está iniciando que é o foco do tópico, é BEM diferente. Já vi escritório grande precisando mover execução pra cobrar 800 reais de honorários também.

No fim, como toda iniciativa privada, é uma caixinha de surpresas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo