[AJUDA] FX 6300 Congelando Imagem

Thiago Daher

Member
Registrado
Olá, bom dia!

Sou novo aqui no fórum, mas vim no desespero. =(

De antemão já vou colocar as configurações para contextualizar quem puder ajudar:

Mobo: GIGABYTE AMD AM3+ ATX GA-970A-DS3P (usada)
Processador: AMD FX-6300, Black Edition, Cache 14MB, 3.5GHz c/ cooler stock (usado)
Memória: 2X HyperX DDR3 1600Mhz (usadas)
Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 750 TI FTW ACX 2GB 128BITS (usada)
SSD: SanDisk PLUS 128GB (usava em um notebook antigo, comprei novo na época em 2016)
HD: Não lembro exatamente o modelo, mas é um SAMSUNG 320GB não muito novo - já desliguei ele e mesmo assim travou umas 2x
Fonte: EVGA 500W White (comprei nova) - não tenho certeza se é 80PLUS, agora não lembro, mas eu não achei uma EVGA desse modelo na internet que seja sem
Pasta térmica que utilizei para a montagem: Implastec com prata (já troquei 2x, se puderem me confirmar como é a melhor aplicação e se uma aplicação incorreta pode acarretar no problema, agradeço)
Gabinete: Gabinete Gamer AeroCool Mid Tower GT Advanced 3.0 - vem c/ 1 FAN que fica em cima da fonte, e a fonte é com montagem na parte inferior.

Recentemente montei esse CPU com peças usadas (aparentemente todas boas, funcionam 100% até então), mas venho tendo problemas de duas semanas depois da montagem (final de Janeiro/2018 +/-) até agora.
O computador estava congelando a imagem e travando (aquela famosa congelada que não dá pra fazer nada, até os periféricos desligam - lê-se teclado e mouse com alguma luz - e preciso reiniciá-lo) nos jogos (CS GO e LoL). Achei que o problema era apenas em jogos e estava "atribuindo" o problema a placa de vídeo, ou algo relacionado com a alimentação dela. Ainda não consegui fazer testes ou algo assim, mas vou listar o que já fiz ou deixei de fazer.

Desliguei o HD, mas desligou mesmo assim uma vez jogando;
Alterei o perfil de energia para alto desempenho e removi aquela função de hibernar do HD;
Alterei os conectores da placa de vídeo (ela requer dois, acho que é com 6 e 4 pinos, isso?);
Limpei os conectores da memória com borracha;
Dei default na bios;
Troquei 2X pasta térmica, por achar que havia aplicado errado - fiz a primeira aplicação na montagem colocando no meio um "brotinho de feijão" e o cooler em cima, e depois fiz uma espalhando uma camada fina

O que é possível notar é que ele sempre acontece depois de algum tempo usando, ontem fiquei com ele ligado desde as 15:00 até 23:00, e só foi travar 1x por volta de 19:00 +/- (essa foi a primeira vez que travou sem ser em jogo).
Quando acontece jogando, nunca é numa primeira partida, sempre algum tempo depois.

Fatores externos que podem ajudar (não tenho ctz): o quarto onde fica meu PC é bem estreito/pequeno e portanto quente, isso pode ajudar? Aqui em Florianópolis as casas para aluguel (de quem não tem muita grana pra alugar) são uma bagunça no quesito construção, então onde moro é uma construção antiga e o aterramento parece ser 0 e a fiação elétrica toda porca - inclusive noto que meu PC dá choque as X através da porta USB, portas traseiras ou até quando conecto um cabo usb e toco na ponta dele - isso pode ser algum outro problema, se não de aterramento da casa?

Peço desculpas pelo imenso texto, mas tentei falar tudo já de uma vez. =)

Desde já agradeço todo mundo que puder me ajudar, desespero é foda, rs.
 
Já olhou as temperaturas do processador?
Não é pra travar mas normalmente se ele chega a 70ºc ele desliga.
 
Amigo, faça o monitoramento das temperaturas; cpu, gpu, chipset e o vrm da placa mãe e poste os resultados aqui.
Depois é partir para testes de disco, memoria e fazer um checkup da placa mãe. Por ultimo é testar a fonte, mesmo sendo nova pode estar com algum defeito que podem fazer o pc congelar e desligar.
ps. depois que postar as temperaturas lhe oriento nos demais testes.
 
Obrigado a todos até agora! Assim que chegar em casa vou realizar os testes.
Para o de memória, ok, vou usar o memtest. Mas e para o de temperatura, o que eu faço? Uso o afterburn jogando e vou printando, algo assim? Ou existe algum stress test? Faz tanto tempo que não tenho desktop que tô até perdido!
 
Usa o aida64 ele tem teste de estress com todas as temp que mencionei.
 
Recomendo o HWinfo pra monitorar as temperaturas e voltagens.
 
Opa, beleza?

Seguinte: memtest ficou rodando a noite inteira de ontem pra hoje, o teste chegou a 100% e nenhum erro rolou.
Quanto ao stress-test, eu abri o Aida64 e na parte de AIDA64GPGPU BENCHMARK fiz o teste, é isso? Parece que umas partes não deram pq era trial, mas não deu problema algum no final do benchmark. Fiz errado essa parte?
 
Estou com o mesmo problema que o seu, antes era 1 congelada por mes e agora está dando várias por semana.

Vejo muita gente com o mesmo problema e todos usam processadores FX, não sei se tem algo relacionado a isso... Mas é estranho muitas pessoas com esse mesmo problema.
 
O meu computador apresenta os mesmos sintomas, curioso que é o mesmo processador e a placa mãe semelhante. O windows 10 trava total, se eu estiver ouvindo música, trava e fica bzzzzzzzzzzzz igual mexer no cartucho de supernintendo no meio do jogo.
 
tenho um FX-6300 q apresenta os mesmos sintomas. instala o HWinfo ( https://www.hwinfo.com/download.php ), jogue por umas 3 ou 4 horas e posta o print aqui q eu já te digo o q tá acontecendo

acredito q seja a mesma coisa do meu

lG8JFWM.png
 
Windows 10.

Estou buscando ajuda em vários canais, e uma pessoa retornou em um lugar que está com o mesmo problema e inclusive com as peças bem parecidas, só que todas novas.

Então cara, tive esses problemas também, mas só no Windows 10.
Minha placa mãe é uma GA-970A-DS3P FX (rev. 2.1) e o processador FX-8300.
No Windows 10 congelava aleatoriamente, sem nenhuma razão. Agora troquei pro 8.1 e NUNCA MAIS tive esse problema. Acredito que foi porque eu não tinha instalado o driver do chipset no windows 10, pois no site da gigabyte só aparecia para baixar esse driver se o Windows fosse o 8 ou anterior. Não cheguei a testar no Windows 10 com o driver do chipset instalado, mas com todos os drivers instalados no 8.1 nunca mais tive problema.
Também havia feito os mesmos procedimentos que você fez, achei que eram as memórias por serem um pouco antigas, mas depois de trocar de Windows o problema foi solucionado.
Essa é a minha sugestão, troque para o Windows 8.1 pra ver se continua.
 
O meu computador apresenta os mesmos sintomas, curioso que é o mesmo processador e a placa mãe semelhante. O windows 10 trava total, se eu estiver ouvindo música, trava e fica bzzzzzzzzzzzz igual mexer no cartucho de supernintendo no meio do jogo.

Cara, é muito frustrante. Quando acontece a primeira vez cê pensa: "fiz alguma merda na montagem do PC ou só deu pau de software, relaxa..", ai nas próximas o desespero/medo já toma conta hauhauha =/

tenho um FX-6300 q apresenta os mesmos sintomas. instala o HWinfo ( https://www.hwinfo.com/download.php ), jogue por umas 3 ou 4 horas e posta o print aqui q eu já te digo o q tá acontecendo

acredito q seja a mesma coisa do meu

lG8JFWM.png

Vou fazer o teste como você disse, mas vai ter que ficar pro final de semana porque dia de semana é inviável jogar 4 horas.. se quiser já adiantar o que fez, posso já fazer pra ver se resolve.

Então cara, tive esses problemas também, mas só no Windows 10.
Minha placa mãe é uma GA-970A-DS3P FX (rev. 2.1) e o processador FX-8300.
No Windows 10 congelava aleatoriamente, sem nenhuma razão. Agora troquei pro 8.1 e NUNCA MAIS tive esse problema. Acredito que foi porque eu não tinha instalado o driver do chipset no windows 10, pois no site da gigabyte só aparecia para baixar esse driver se o Windows fosse o 8 ou anterior. Não cheguei a testar no Windows 10 com o driver do chipset instalado, mas com todos os drivers instalados no 8.1 nunca mais tive problema.
Também havia feito os mesmos procedimentos que você fez, achei que eram as memórias por serem um pouco antigas, mas depois de trocar de Windows o problema foi solucionado.
Essa é a minha sugestão, troque para o Windows 8.1 pra ver se continua.

Eu preciso fazer esse teste mesmo de formatar com outro sistema, eu já vi relatos de outras pessoas com problemas semelhantes em outros processadores no Windows 10 também, tenso.
Mas, de antemão já instalei uma versão do driver do chipset mesmo que no site esteja para o Windows 8, aparentemente a instalação foi de boa.
Vi que minha bios é uma versão de 2015 e já tem uma de 2016 disponibilizada, será que compensa atualizar?!
 
Vou fazer o teste como você disse, mas vai ter que ficar pro final de semana porque dia de semana é inviável jogar 4 horas.. se quiser já adiantar o que fez, posso já fazer pra ver se resolve

sugiro vc fazer os testes in-game pois executando um stress genérico, como um benchmak, (comigo) ñ ocorreu instabilidade do sistema

mas acredito q seja o Bus Clock. o BCLCK gera frequência base para o resto do PC, influenciando em todos os multiplicadores (clock do HT, clock da NB, clock da CPU, clock da RAM). eu só ñ sei se a instabilidade se dá por conta de falta de energia para o sistema (pois ele como um todo vai pedir mais potência) ou se a simples flutuação do BCLCK gera a instabilidade (tendo em vista a dificuldade de estabilizar OC pelo BCLCK)

eu acho q é falta de energia, pois em um sistema super-dimensionado (liguei uma fonte de 1000W) os freeze de audio e video ñ ocorreram mais, mas a variação do BCLCK sim.
 
Cara, é muito frustrante. Quando acontece a primeira vez cê pensa: "fiz alguma merda na montagem do PC ou só deu pau de software, relaxa..", ai nas próximas o desespero/medo já toma conta hauhauha =/



Vou fazer o teste como você disse, mas vai ter que ficar pro final de semana porque dia de semana é inviável jogar 4 horas.. se quiser já adiantar o que fez, posso já fazer pra ver se resolve.



Eu preciso fazer esse teste mesmo de formatar com outro sistema, eu já vi relatos de outras pessoas com problemas semelhantes em outros processadores no Windows 10 também, tenso.
Mas, de antemão já instalei uma versão do driver do chipset mesmo que no site esteja para o Windows 8, aparentemente a instalação foi de boa.
Vi que minha bios é uma versão de 2015 e já tem uma de 2016 disponibilizada, será que compensa atualizar?!

Compensa sim cara. Já tive problemas por bios desatualizada só que em outra placa-mãe (M5A78L-M LX).
Mas experimente trocar de Windows.
 
sugiro vc fazer os testes in-game pois executando um stress genérico, como um benchmak, (comigo) ñ ocorreu instabilidade do sistema

mas acredito q seja o Bus Clock. o BCLCK gera frequência base para o resto do PC, influenciando em todos os multiplicadores (clock do HT, clock da NB, clock da CPU, clock da RAM). eu só ñ sei se a instabilidade se dá por conta de falta de energia para o sistema (pois ele como um todo vai pedir mais potência) ou se a simples flutuação do BCLCK gera a instabilidade (tendo em vista a dificuldade de estabilizar OC pelo BCLCK)

eu acho q é falta de energia, pois em um sistema super-dimensionado (liguei uma fonte de 1000W) os freeze de audio e video ñ ocorreram mais, mas a variação do BCLCK sim.

Mas, porque seria falta de energia se to usando uma fonte que sobram watts na minha configuração? Se for isso, tem outra solução fora usar uma fonte com tanta capacidade?

Compensa sim cara. Já tive problemas por bios desatualizada só que em outra placa-mãe (M5A78L-M LX).
Mas experimente trocar de Windows.

Beleza, valeu mesmo a ajuda! Vou atualizar a bios também.

Apareceu mais um tópico aqui no fórum sobre isso, e a pessoa tem a mesma mobo que eu e um FX 8350. Isso ta se tornando corriqueiro, eu to achando que o problema é software (seja bios, driver ou Windows) e não hardware. Se for o alívio será grande, espero não precisar gastar com mais nada no meu setup =/.
 
Mas, porque seria falta de energia se to usando uma fonte que sobram watts na minha configuração? Se for isso, tem outra solução fora usar uma fonte com tanta capacidade?
por isso vc precisa fazer o monitoramento. freeze pode ser causado por inúmeros fatores. eu "chuto" q é variação no BCLCK, por se tratar de um CPU FX e o número de pessoas reclamando dos mesmos sintomas. esse tópico q vc achou é só a ponta do iceberg. achei mais alguns em outros fóruns nacionais e mtos (mtos mesmo) nos fóruns gringos.

se o BCLCK varia, todo sistema influenciado pelo BCLCK vai variar junto. no meu print por exemplo, o BCLCK atinge 50% a mais da base (200mhz). 50% a mais no HyperTransport, no NB, no CPU e na memória ñ é pouco amigo. e se vc observar, em relação a potência, temos um PC equivalente. sua fonte tem 50W a mais q a minha mas a minha GPU é uma GT 1030. seu chipset é 970A (q consome mais) e o meu é o 760G.

pra falar a vdd eu sei parar com os freeze's. mas só vou dizer dps do monitoramento, pois ñ vou lhe aconselhar fazer uma coisa sem eu ter a certeza do problema

já instalei uma versão do driver do chipset mesmo que no site esteja para o Windows 8

eu ñ ia falar sobre o chipset pq pra mim adiantou porcaria nenhuma... mas como cada caso é um caso... procura o driver de W10 pro seu chipset no site da AMD: https://support.amd.com/pt-br/download
obs1: eu procurei o seu chipset e o site me direcionou para driver do Ryzen. tenta aí no seu. se ñ der, mande um e-mail pra AMD questionando o pq do redirecionamento errado
obs2: chipset AMD 7XX e AMD 8XX são redirecionados pro mesmo download. e na discrição de ambos tem "AMD Chipset Drivers", subjetivamente dizendo q serve para ambos. tbm tem "AMD SB9xx RAID Drivers", o driver do seu South Bridge

1ufBT1A.png


e um conselho: todo computador destinado para alto desempenho (jogos, renderização, etc) tem q ter no minimo um HWmonitor ou HWinfo monitorando o tempo todo as temperaturas e clock, com verificação periódica do usuário. se a pessoa tiver um PC fraco, até compreendo ela querer instalar poucas coisas... mas um PC forte, além de ser imperceptível, o aplicativo aberto, facilita futuros diagnósticos ligados a instabilidade
 
Última edição:
Mas, porque seria falta de energia se to usando uma fonte que sobram watts na minha configuração? Se for isso, tem outra solução fora usar uma fonte com tanta capacidade?



Beleza, valeu mesmo a ajuda! Vou atualizar a bios também.

Apareceu mais um tópico aqui no fórum sobre isso, e a pessoa tem a mesma mobo que eu e um FX 8350. Isso ta se tornando corriqueiro, eu to achando que o problema é software (seja bios, driver ou Windows) e não hardware. Se for o alívio será grande, espero não precisar gastar com mais nada no meu setup =/.

Cara, minha placa-mãe e processador são novos. Não tem nem 6 meses de uso. Então é problema do software mesmo...
 
por isso vc precisa fazer o monitoramento. freeze pode ser causado por inúmeros fatores. eu "chuto" q é variação no BCLCK, por se tratar de um CPU FX e o número de pessoas reclamando dos mesmos sintomas. esse tópico q vc achou é só a ponta do iceberg. achei mais alguns em outros fóruns nacionais e mtos (mtos mesmo) nos fóruns gringos.

se o BCLCK varia, todo sistema influenciado pelo BCLCK vai variar junto. no meu print por exemplo, o BCLCK atinge 50% a mais da base (200mhz). 50% a mais no HyperTransport, no NB, no CPU e na memória ñ é pouco amigo. e se vc observar, em relação a potência, temos um PC equivalente. sua fonte tem 50W a mais q a minha mas a minha GPU é uma GT 1030. seu chipset é 970A (q consome mais) e o meu é o 760G.


pra falar a vdd eu sei parar com os freeze's. mas só vou dizer dps do monitoramento, pois ñ vou lhe aconselhar fazer uma coisa sem eu ter a certeza do problema



eu ñ ia falar sobre o chipset pq pra mim adiantou porcaria nenhuma... mas como cada caso é um caso... procura o driver de W10 pro seu chipset no site da AMD: https://support.amd.com/pt-br/download
obs1: eu procurei o seu chipset e o site me direcionou para driver do Ryzen. tenta aí no seu. se ñ der, mande um e-mail pra AMD questionando o pq do redirecionamento errado
obs2: chipset AMD 7XX e AMD 8XX são redirecionados pro mesmo download. e na discrição de ambos tem "AMD Chipset Drivers", subjetivamente dizendo q serve para ambos. tbm tem "AMD SB9xx RAID Drivers", o driver do seu South Bridge

1ufBT1A.png


e um conselho: todo computador destinado para alto desempenho (jogos, renderização, etc) tem q ter no minimo um HWmonitor ou HWinfo monitorando o tempo todo as temperaturas e clock, com verificação periódica do usuário. se a pessoa tiver um PC fraco, até compreendo ela querer instalar poucas coisas... mas um PC forte, além de ser imperceptível, o aplicativo aberto, facilita futuros diagnósticos ligados a instabilidade

Beleza, esse final de semana (é feriado aqui em floripa amanhã) vou mudar o driver do chipset pra esse, e monitorar como disse jogando algumas horas, aí já posto aqui..

Cara, minha placa-mãe e processador são novos. Não tem nem 6 meses de uso. Então é problema do software mesmo...

Sim, fico aliviado hahaha. Eu tô achando que é algo bem besta que quando descobrirem de fato vai soar até bizarro...
 
dps q descobri o problema no meu CPU pergunto pra todos os meus amigos se eles tem freeze e peço pra fazer monitoramento: variação no clock, q com certeza tá vindo do Bus Clock
mas ele só jogou uma hora. ñ sei pq, mas qnto mais tempo maior a variação. ele só jogou uma hora
o multiplicador do FX-6300 em stock é 17.5x. ele teve pico de clock de 3638, então: 3638/17.5=207,9
o Bus Clock do FX-6300 é de 200. bateu 207. é pouco, mas é mais do q deveria variar. vou ver se no sábado eu puxo ele pro jogo

Print do meu amigo
KYe13JZ.png



Re6ThfO.png

Beleza, esse final de semana (é feriado aqui em floripa amanhã)

kk... direto vou pra floripa. tenho uma parentaida aí. moram no Campeche e no Pq São Jorge.
acho q vou em julho aí, reencontrar uma "amiga" q conheci uns verão pra trás
 
dps q descobri o problema no meu CPU pergunto pra todos os meus amigos se eles tem freeze e peço pra fazer monitoramento: variação no clock, q com certeza tá vindo do Bus Clock
mas ele só jogou uma hora. ñ sei pq, mas qnto mais tempo maior a variação. ele só jogou uma hora
o multiplicador do FX-6300 em stock é 17.5x. ele teve pico de clock de 3638, então: 3638/17.5=207,9
o Bus Clock do FX-6300 é de 200. bateu 207. é pouco, mas é mais do q deveria variar. vou ver se no sábado eu puxo ele pro jogo

Print do meu amigo
KYe13JZ.png



Re6ThfO.png



kk... direto vou pra floripa. tenho uma parentaida aí. moram no Campeche e no Pq São Jorge.
acho q vou em julho aí, reencontrar uma "amiga" q conheci uns verão pra trás

hahahah dahora, floripa é sensacional.. apesar de quem mora aqui não conseguir aproveitar o verão direito! =(

cara, joguei 3 horas com HWINFO aberto, mas sem querer fechei a porra do negócio e só printei uma parte kkkkkkk mas acho que tem o que você tava precisando, segue:

https://prnt.sc/ivhyf1
ivhyf1


Ontem joguei cs a madruga quase inteira, desde 00:00 até quase 06:00 e o pc não desligou nenhuma vez, hoje joguei desde 14:00 +/- até agora uns 10 min atrás, agora vou aproveitar pra estudar, mas vou deixar monitorando igual, já que outro dia desligou assim também. Pro meu leigo conhecimento, parece que tá tudo certo (do que aparece no print). Tem algo errado?
 
então... variou pouco no BCLCK. 1% só

esse multiplicador é overclock ou Turbo Core? provavel q seja TC, pois o multiplicadpr dele é esse memo: 20.5x
entra na BIOS e desativa o TC (dps q estiver estável vc faz um over manual q é mais confiável). tbm na BIOS, coloca o Bus Clock Control pra manual e seta em 200Mhz (q é o clock nativo do auto... mas por via das duvidas...)

vc conseguiu atualizar o driver do W10?

yMSx3e3.png


hahahah dahora, floripa é sensacional.. apesar de quem mora aqui não conseguir aproveitar o verão direito! =(

mas tbm... no último reveillon q passei aí (2016/2017), tinha +1,5 milhão de pessoas. até li no jornal q fazia anos q ñ tinha falta d'agua, e qndo eu tava aí teve. fora os comuns congestionamentos de 3, 4 horas em trajetos q demorariam 20~30min
 
Última edição:
então... variou pouco no BCLCK. 1% só

esse multiplicador é overclock ou Turbo Core? provavel q seja TC, pois o multiplicadpr dele é esse memo: 20.5x
entra na BIOS e desativa o TC (dps q estiver estável vc faz um over manual q é mais confiável). tbm na BIOS, coloca o Bus Clock Control pra manual e seta em 200Mhz (q é o clock nativo do auto... mas por via das duvidas...)

vc conseguiu atualizar o driver do W10?

yMSx3e3.png




mas tbm... no último reveillon q passei aí (2016/2017), tinha +1,5 milhão de pessoas. até li no jornal q fazia anos q ñ tinha falta d'agua, e qndo eu tava aí teve. fora os comuns congestionamentos de 3, 4 horas em trajetos q demorariam 20~30min

Cara, fiz mais testes aqui jogando 2 horas seguidas, e nada de congelamentos.. tava usando o driver do chipset que o outro usuário recomendou, mas agora atualizei para o que você disse.
Joguei duas horas e coletei mais alguns prints... ah, eu também ajustei essas outras configs que você disse na bios! O que notei é que parece que o cooler ficou trabalhando mais enquanto jogava, ou é viagem minha, não sei..

Tentei atualizar a bios, mas só joguei os arquivos lá no pendrive e o q-flash não reconheceu ele.. dps eu fuço de novo pra atualizar ela. Por fim, seguem os prints:

ivnuhz

https://prnt.sc/ivnuhz
https://prnt.sc/ivnujw
https://prnt.sc/ivnum5

E sobre o trânsito, é foda mesmo, você não imagina pra quem mora aqui hahahahaha.. a temporada é loooooooonga e sofrida.
ivnujw


ivnum5
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo