[PROJETO] Gabinete Sharkoon QB One + Ryzen 5 1600 + GTX 1060

Qual melhor posicionamento do gabinete e orientação dos coolers?

  • Posicionamento Horizontal. 2x120mm em cima ADMISSÃO e 1x80mm traseiro EXAUSTÃO

    Votes: 0 0.0%

  • Total de votos
    5

RodrigoHurst

New Member
Registrado
Boa tarde pessoal. Meu nome é Rodrigo, sou do RJ e recentemente decidi fazer um downsize no meu PC Gamer por motivos de viagem.
Sempre curti jogos em geral, videogames, PC, celular. Recentemente recebi uma proposta para sair do pais e não queria desmontar meu PC para comprar um notebook por conta de valores e por não me adatpar a notebooks e preferir também meter a mão na massa e fazer meus proprios projetos.

Meu PC atual é um:
- Ryzen 5 1600 (sem overclock);
- Placa mãe Gigabyte A320M-DS2 mATX;
- GPU EVGA GTX 1060 3gb (sem overclock);
- 2x8Gb Kingston HyperX ddr4 2400mhz;
- Fonte Corsair CX650 650w;
- HD Seagate Barracuda 2Tb.

Com essas peças, utilizava uma torre pequena da Zalman zm-t1 plus, que apesar das dimensões compactas, ainda não tinha os tamanhos máximos para transporte como bagagem de mão em voos domesticos e internacionais. Além de não possuir uma boa refrigeração e apresentar construção muito simples e com varios pontos mal encaixados. Anunciei no Mercado Livre e vendi em 1 semana por quase o mesmo valor que comprei.

Ai parti para o meu projeto atual. No Brasil ainda é dificil achar peças para Mini ITX, ainda mais para procesdadores AMD Ryzen. O que me limitou a comprar apenas 1 placa com valores mais em conta. A Gigabyte AB350n. Li varios reviews sobre ela e alguns informavam aquecimentos nos módulos VRM, nada muito preocupante visto que não pretendo trabalhar com overclock.

images


Aproveitei a promoção no Kabum também e comprei o gabinete Sharkoon QB One, li bastante sobre ele, achei o mais adequado para o meu uso, novamente aproveitando o melhor custo x beneficio, e a questão peso x dimensões para poder transportar ele comigo na cabine das aeronaves.

images


Como é possivel ver nas fotos, ele possui 2 opções de posicionamento. O normal seria o primeiro (da esquerda para a direita), no qual a placa mãe ficaria na HORIZONTAL e a GPU na VERTICAL no lado esquerdo do gabinete.
A segunda opção seria montar deitado, com a placa mãe na VERTICAL e a GPU na HORIZONTAL (na foto, ele posiciona o lado da GPU para baixo, mas é possivel posicionar o outro lado para baixo e por a GPU apontada para cima, com mais espaço para o cooler puxar ar frio de fora).

Essa aliás, é minha dúvida:

Qual o melhor posicionamento visando a refrigeração no interior do PC?

No caso, esse gabinete possui suporte para 2x120mm coolers na parte superior, e 1×80mm na parte traseira atrás do processador. Eu montando ele na vertical, esses 2x120mm da parte superior viriam a ser na parte lateral. E minha ideia era por eles como intake para o sistema, e deixar apenas o de 80mm na parte traseira como exaustão.

Imagino que seria um problema eu montar os dois de cima como intake se fosse deixar o gabinete na posição normal dele por conta do fato do ar quente geralmente acumular na parte superior.Ou não teria problema?


images


Essa seria a vista dele com a GPU virada para baixo, minha ideia era fazer ao contrario. Ela para cima.

Esse gabinete tem um sistema diferente dos que andei vendo para Mini ITX. A Fonte fica na frente, impossibilitando a tomada de ar dianteira com algum cooler. Então acabo ficando restrito a usar apenas os 3 coolers nas posições que citei. E as 3 opções são de coolers para exaustão. A unica forma de por eles como admissão de ar, seria posicionado o gabinete de lado.

E ai, o que fazer?

Obs: Ainda não chegaram a placa mãe e o gabinete. Assim que chegar posto fotos e vou atualizando aqui.
 
Curto muito esses gabinetes compactos, tive um CM Elite 120 uns tempos atrás. Sugiro que tu teste as combinações possíveis já que estamos falando de apenas 3 fans, atualmente no meu Aero 500 estou usando 2 fans na frente e os 2 superiores jogando ar para dentro e o traseiro como exaustor (todos 120mm). O resultado está melhor do que quando eu usava três como exaustores (traseiro e superiores) e 2 na admissão (frontal)
 
Curto muito esses gabinetes compactos, tive um CM Elite 120 uns tempos atrás. Sugiro que tu teste as combinações possíveis já que estamos falando de apenas 3 fans, atualmente no meu Aero 500 estou usando 2 fans na frente e os 2 superiores jogando ar para dentro e o traseiro como exaustor (todos 120mm). O resultado está melhor do que quando eu usava três como exaustores (traseiro e superiores) e 2 na admissão (frontal)

Minha duvida é por causa disso mesmo. Todos falam que o correto é: frente e inferior puxando ar frio. Todo o resto jogando ar quente para fora.

Estou esperando chegar para ver como vai ficar a organização dos cabos e demais peças para ver se sobra algum espaço para adaptar algum outro fan.

Cheguei a cogitar a possibilidade de um watercooler para a CPU, mas o Ryzen 5 1600 não tem muita necessidade por conta do TDP que é baixo. Minha preocupação maior é acumulo de calor dentro do gabinete por conta da placa mãe mesmo.
 
Minha duvida é por causa disso mesmo. Todos falam que o correto é: frente e inferior puxando ar frio. Todo o resto jogando ar quente para fora.

Estou esperando chegar para ver como vai ficar a organização dos cabos e demais peças para ver se sobra algum espaço para adaptar algum outro fan.

Cheguei a cogitar a possibilidade de um watercooler para a CPU, mas o Ryzen 5 1600 não tem muita necessidade por conta do TDP que é baixo. Minha preocupação maior é acumulo de calor dentro do gabinete por conta da placa mãe mesmo.
não estou usando nenhuma fan no meu gabinete,até comprei um de 8" para a traseira dele mas n instalei ainda,e com esse meu cooler da cpu me resta só 1cm até o teto,o que impossibilita a instalação do fan no teto que já vem com o gabinete,no caso o que iria em cima da mobo,do lado frontal onde fica os espaços pro HD até rola mas tbm n pus ainda,as temperaturas tão de boa até,cpu e vga n passam dos 70% mesmo em jogos pesados com uso em 100%,essa fonte minha xing ling que tá arregando,tô até pensando em pegar o fan de 12" que vem com o Shrakoon e fazer um sistema "push and push" nela.. kkkkk,até poder comprar outra decente.
 
a,o que eu iria fazer se tudo coubesse direitinho seria o de 8" puxando ar de fora que já bateria praticamente direto no dissipador da cpu e os 2 de 12" de cima como exaustor mandando o ar quente pra fora,
 
Então, fazendo um update aqui do projeto. Correu tudo bem.
Eu retirei aquela bandeja que vem rebitada nele com as baixas pra HD. assim criei mais espaço entre a Fonte e o teto do gabinete. Consegui por 2 Fan de 120mm da Aerocool Shark Black Edition puxando ar frio de fora.

No caso, eu to usando meu gabinete "em pé" e o teto dele onde tem o espaço para 2 fans de 120mm virou lateral. Sem nenhum fan até o momento fazendo exaustão, e acho que vou manter assim. Ta bem limpo por dentro o gabinete, os filtros seguram bem a entrada de ar na lateral, e não deixam entrar poeira.

Temperaturas estão ótimas. Essa placa tende a esquentar um pouco mas nada absurdo. Em uso normal ou idle, tá ficando por volta de:

CPU: 40°
Mobo: 30° a 45° em algumas partes
GPU: 38° a 41°
HD: 30°
SSD M2: 35°

Os coolers estão sendo controlados pelo Gigabyte APP Center, raramente passam dos 50% de operação. Ainda não testei em full load ou jogando para ter noção, mas assim que tiver resultados posto aqui.

Não me preocupo muito com a temperatura em jogos, porque quase não estou jogando, a maioria do tempo meu PC fica ligado para eu acessar ele remotamente pelo Celular ou fico vendo videos no Youtube na TV. Tanto que fiz um underclock nele pelas opções de gerenciamento de energia do próprio Windows 10. Os esquemas de frequência maxima estão assim:

Power Save Mode: 1600Mhz
AMD Balanced Mode: 2200Mhz
Performace Mode: 3400Mhz

Ajuda bastante a manter baixas as temperaturas internas, os fans ficam bem silenciosos, e não fica o CPU com clock alto sem necessidade. Deixando no automatico dificilmente eu via frequencias menores que 2600Mhz no CPU até sem uso ele ficava alto.

Ai vão as fotos:







 
Ficou muito bom,parabéns
 
Atualizando aqui com as temperaturas jogando PUBG.

Unica alteração que fiz, foi no fan curve da GTX 1060 3Gb usando o MSI Afterburner. Ela entra muito tarde, e fica batendo 83°C direto, ai acaba baixando os clocks para diminuir a temperatura, sem nem usar mais de 70% do fan speed. Isso ja acontecia nos meus gabinetes ATX, então não é culpa do gabinete ser menor ou mal ventilado, o que pelo contrario, achei muito bom até pelo tamanho. A GPU é assim mesmo, trabalha mais quente do que as outras que conheco.



 
Uso o meu na horizontal. Com a vga na lateral esquerda. Como não estou com nenhum fan na traseira tive de improvisar, estou usando 1 de 120mm do radiador para exaustão e o que veio no gabinete como entrada de ar. Ambos na parte superior. Mês que vem vou pegar uns coolers novos (Noctuas que me venham) para ver se melhorar a situação das temps, não que estejam ruim, mas circula pouco ar dentro do gabinete e o M.2 esquenta um absurdo (70-80° easy). 1 de 80mm soprando ar e 2 120mm tirando ar.
 
meu tá sem nada ,só do cpu cooler msmo =(
 
até comprei um de 8'' pra traseira mas nem instalei,tenho que mudar a posição do cpu cooler ai vem a preguiça ^^
 
Uso o meu na horizontal. Com a vga na lateral esquerda. Como não estou com nenhum fan na traseira tive de improvisar, estou usando 1 de 120mm do radiador para exaustão e o que veio no gabinete como entrada de ar. Ambos na parte superior. Mês que vem vou pegar uns coolers novos (Noctuas que me venham) para ver se melhorar a situação das temps, não que estejam ruim, mas circula pouco ar dentro do gabinete e o M.2 esquenta um absurdo (70-80° easy). 1 de 80mm soprando ar e 2 120mm tirando ar.

Que isso jovem, 80° embaixo da placa mãe? po então nem posso reclamar do meu. nunca passou de 50°c.
Eu ia por 2x120mm puxando ar em cima, e 1x80mm como exaustor na traseira, mas acabou que nem valeu a pena. do jeito que tá já ficou bom, então não vou mexer. Na verdade, fiquei bem desesperado com a possibilidade de esquentar demais sem ao menos testar o gabinete antes. Depois que coloquei pra funcionar e vi que não é isso tudo, se bobiar meus 2 de 120mm tão até sobrando, talvez 1 só em cima do CPU bastaria, e caberia outro hd em cima do atual e sem cooler na parte frontal.
 
Que isso jovem, 80° embaixo da placa mãe? po então nem posso reclamar do meu. nunca passou de 50°c.
Eu ia por 2x120mm puxando ar em cima, e 1x80mm como exaustor na traseira, mas acabou que nem valeu a pena. do jeito que tá já ficou bom, então não vou mexer. Na verdade, fiquei bem desesperado com a possibilidade de esquentar demais sem ao menos testar o gabinete antes. Depois que coloquei pra funcionar e vi que não é isso tudo, se bobiar meus 2 de 120mm tão até sobrando, talvez 1 só em cima do CPU bastaria, e caberia outro hd em cima do atual e sem cooler na parte frontal.
Se fosse em baixo da mobo até entenderia, mas é em cima mesmo. Creio que como não tem nenhum fan soprando ar direto na mobo o m.2 acaba esquentando mesmo. Em idle fica em 60°C +/-. O

FjQmrtG.jpg
 
Uso o meu na horizontal. Com a vga na lateral esquerda. Como não estou com nenhum fan na traseira tive de improvisar, estou usando 1 de 120mm do radiador para exaustão e o que veio no gabinete como entrada de ar. Ambos na parte superior. Mês que vem vou pegar uns coolers novos (Noctuas que me venham) para ver se melhorar a situação das temps, não que estejam ruim, mas circula pouco ar dentro do gabinete e o M.2 esquenta um absurdo (70-80° easy). 1 de 80mm soprando ar e 2 120mm tirando ar.

Se fosse em baixo da mobo até entenderia, mas é em cima mesmo. Creio que como não tem nenhum fan soprando ar direto na mobo o m.2 acaba esquentando mesmo. Em idle fica em 60°C +/-. O

FjQmrtG.jpg

Não existe a possibilidade desse sensor estar mostrando a temperatura errada não? pq nao faz muito sentido. tenta fazer um teste, abre a tampa do gabinete, poe um ventilador soprando diretamente em cima do M2 e ve se diminui, se continuar quente no HWMonitor, é pq algo ta errado.

Suas temperaturas todas estão menores que as minhas, só o M2 parece muito distante do restante do hardware. O que indica que pode ter algo errado nessa leitura, ou no proprio SSD.
 
Muito bom. Estou montando um sistema muito parecido. (ainda não chegaram todas as peças)

Só fiquei na dúvida da fonte. Como ficou o gerenciamento dos cabos com a fonte ATX não modular?
 
Muito bom. Estou montando um sistema muito parecido. (ainda não chegaram todas as peças)

Só fiquei na dúvida da fonte. Como ficou o gerenciamento dos cabos com a fonte ATX não modular?

Na verdade nesse gabinete não é recomendado usar fonte modular, justamente porque atrapalha na hora de por 1 dos slots de memoria RAM. Com fonte ATX normal, já fica complicado por, com modular voce basicamente só consegue usar 1 dos slots de RAM.

No geral, ficou bem tranquilo, a minha GTX 1060, é aquela single fan da EVGA, entao fica sobrando um espaço bem razoavel entre ela e a frente do gabinete, dai eu conectei todos os cabos, colei com dupla face o HD em cima da fonte, e passei todos os cabos proximos ao painel frontal do gabinete, por cima do HD e prendi eles com aquelas abraçadeiras de plástico pretas no canto onde ficava sobrando o espaço da GPU.

O que "prejudica" um pouco o airflow desse gabinete é o fato da fonte ficar na frente do PC, onde geralmente se põe um cooler de intake, o outro lugar ideal para fan, é justamente em cima do CPU, e outro a 90° que fica atras do CPU, ou seja, se eu por um fan puxando ar frio em cima, e um tirando ar quente atras, basicamente um vai ficar lutando contra o outro e o fluxo de ar fica muito restrito à area acima do CPU, o que não é interessante nesse caso. Minha prioridade era resfriar a placa mãe e os periféricos, já que o cooler box da AMD que vem no R5 1600 dá conta de resfriar o CPU sem nenhum fan no gabinete.

Pesquisei bastante, e vi que esses Fans da AeroCool Shark, tem tendencia a espalhar o vento dentro do gabinete ao inves de direcionar ele a um ponto mais concentrado, então acabei optando por eles, para que conseguisse atingir todos os cantos do gabinete. Assim, eu tenho 2 coolers fazendo intake de ar frio no gabinete, e nenhum jogando para fora, o ar quente naturalmente vai saindo por onde o flux permitir. Diminuindo assim o acumlo de poeira dentro do gabinete.

O gabinete não é exatamente compacto, apesar de ser um MiniITX, ele eh bem grande, mas bem menor que um Cooler Master HAF por exemplo, se eu tivesse vendido meu R5 1600, e pegasse um R5 2600 por exemplo, eu usaria ele sem uma GPU dedicada, e procuraria algo bem mais compacto. Mas no geral estou bem satisfeito com o resultado. ele é bem resistente, praticamente foi desenhado para operar sem fans no gabinete, realmente eu estava muito preocupado com temperaturas, sem motivo.
 
Legal a explicação, e como ficou a questão do ruído?

Você está usando o AeroCool Shark em modo 12v ou 7v ?

Já chegou a rodar aquele teste de CPU burn do FurMark pra ver quantos graus chega a CPU ?
 
As mensagens são bem antigas, mas o Ryzen 5 2600 não tem GPU integrada.
Estou pensando em montar uma máquina nesse gabinete também, mas minha fonte é a CX 550 M da Corsair.
Semi-modular, com as mesmas dimensões dessa CX 650, mas pelo jeito não cabe.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo