[Games de Futebol] ..porque tão longe da realidade?

vini_lessa

know-it-all Member
Registrado
Enquanto os games de basquete (em especial nba 2k10) são o ápice da simulação, e os de hockey e futebol americano seguem de perto, os games de futebol parecem ser os últimos da fila. Estamos em 2010 e nenhum jogo lançado até hoje conseguiu retratar as sutilezas do esporte real,da forma como os games de outros esportes conseguem. Porque será isso? Falta de interesse? Uma suposta dificuldade computacional?

- - -

Bem, eu tenho uma teoria: o paradigma da duração da partida. É impossível uma partida de 10 a 15 mins retratar minimamente o esporte. Se quisermos ver uma simulação fiél do nosso querido esporte, precisamos convencer os fabricantes a fazerem jogos com uma duração maior de jogo, pelo menos em torno de 30 a 45 minutos. Dessa forma, conseguiriamos ver cadência de jogo mais lenta (e realistas), batalhas de meio-campo mais realistas, taxa de acerto de chute a gol mais realistas, etc. e toda a minúcia que faltam ao games de futebol de hoje.

E pra isso funcionar, é preciso que os jogadores mudem de mentalidade, de imediatista a hardcore - o público de games de futebol geralmente é composto por aficcionados pelo esporte real que, na maioria das vezes, não são gamers de carteirinha. Assim, eles só querem sentar, jogar partidas rápidas de 10 mins, e pronto. Ou seja: são imediatistas. Pra termos games mais duradouros (de 30 mins pra cima) e portanto, mais fiéis ao esporte real, precisamos de um público que tenha paciência pra jogar jogos longos, exatamente o que temos hoje com os NBAs.

Bom, essa é apenas minha opinião. O que acham? ;)
 
Penso que jogo de futebol é o mais difícil de ser "realista", em termos de jogo de esporte.

Futebol são 2 tempos de 45 min, 22 jogadores em campo, árbitro, bandeirinha, física da bola. É muito detalhe para se colocar em um jogo, enquanto esses outros que você citou, penso ser mais fáceis, por não ter tanto detalhe como o futebol.

PES e FIFA fazem muito bem o papel de "simulação", na minha opinião.
 
Enquanto os games de basquete (em especial nba 2k10) são o ápice da simulação, e os de hockey e futebol americano seguem de perto, os games de futebol parecem ser os últimos da fila. Estamos em 2010 e nenhum jogo lançado até hoje conseguiu retratar as sutilezas do esporte real,da forma como os games de outros esportes conseguem. Porque será isso? Falta de interesse? Uma suposta dificuldade computacional?

- - -

Bem, eu tenho uma teoria: o paradigma da duração da partida. É impossível uma partida de 10 a 15 mins retratar minimamente o esporte. Se quisermos ver uma simulação fiél do nosso querido esporte, precisamos convencer os fabricantes a fazerem jogos com uma duração maior de jogo, pelo menos em torno de 30 a 45 minutos. Dessa forma, conseguiriamos ver cadência de jogo mais lenta (e realistas), batalhas de meio-campo mais realistas, taxa de acerto de chute a gol mais realistas, etc. e toda a minúcia que faltam ao games de futebol de hoje.

E pra isso funcionar, é preciso que os jogadores mudem de mentalidade, de imediatista a hardcore - o público de games de futebol geralmente é composto por aficcionados pelo esporte real que, na maioria das vezes, não são gamers de carteirinha. Assim, eles só querem sentar, jogar partidas rápidas de 10 mins, e pronto. Ou seja: são imediatistas. Pra termos games mais duradouros (de 30 mins pra cima) e portanto, mais fiéis ao esporte real, precisamos de um público que tenha paciência pra jogar jogos longos, exatamente o que temos hoje com os NBAs.

Bom, essa é apenas minha opinião. O que acham? ;)

Odeio jogos de esportes, e so consigo jogar jogos de futebol porque a duracao e de 2.5 min e/ou 10 minutos.

Eu simplesmente nao consigo ver 45minutos de nada. (MINHA OPINIAO)
 
Simulador de futebol é complicado, uma que a forma de fazer pontos(gols, cestas etc) é diferente de outros esportes, diferença de tamanho de campo(quadra) etc...

No futebol de verdade.. assistindo pela TV vc quer um jogo disputado com roubos de bola, dribles, chutes fora de area, muitos gols no caso, e não um jogo um truncado, monotomo, varios passes errado no meio de campo. faltas bestas etc..

No videogame não é diferente, o gamer quer ver ação(gols) e se isso não acontecer a jogatina fica chata e cansativa.


Resumindo: Acredito que a Konami ou EA não fazem um simulador ao extremo de futebol pelos motivos que falei, e a base de jogadores não é somente de fã assíduos de futebol... e enfim quebrar a cara não tendo retorno do $$.
------------------------------------------------------------

Complementando: Que jogou Gran Turismo do PS1 deve lembrar das corridas que tinha umas 50 voltas, essas duravam 45m~1hr de jogatina sem parar... era muito CHATO, fazia pq queria terminar o jogo msm, senão skipava....enfim no futebol não eh diferente.
 
com 5 min pra cada lado eu ja nao jogo, imagina com 45 de cada lado!

Seria o mesmo de jogar um simulador de corrida de F1 com a mesma quantidade de voltas da corrida (1 hora e meia pilotando) + treino + ajustes + qualificaçao, eu fico puto e jogo fora!

no maximo 3 voltas, sem bandeira, batendo em todo mundo e cortando os caminhos hahahahah
 
pra mim tanto faz, não curto esses jogos de esportes...
 
com 5 min pra cada lado eu ja nao jogo, imagina com 45 de cada lado!

Seria o mesmo de jogar um simulador de corrida de F1 com a mesma quantidade de voltas da corrida (1 hora e meia pilotando) + treino + ajustes + qualificaçao, eu fico puto e jogo fora!

no maximo 3 voltas, sem bandeira, batendo em todo mundo e cortando os caminhos hahahahah

Muitas pessoas pensam assim, chegam cansadas do trabalho, querem se divertir e jogar algo rapido, ligo o pc/console joga uma partida rapida, se diverte e ja era...num é todo mundo que tem tempo de sobra e gosta de ficar jogando 2~3 hrs sem parar...
E quanto ao realismo eu acho que esta muito bom, a diferença entre jogadores, a fisica, clima...
So acho os goleiros +- :D
 
Cara não entendi o motivo da sua reclamação.

Até onde pude perceber, vc está mais indignado com as pessoas que estão jogando o jogo do que com ele próprio.

Não sou fã de jogos de futebol mas até onde me lembro é possível customizar o tempo de partida, de 5 min até 45min.

O que é ótimo, afinal não é todo mundo que é "gamer de carteirinha" e quer ter que ficar 90 minutos jogando cada partida. Imagine fazer um campeonatinho com 5 amigos!

Assim como o contrário tbm é verdadeiro. Se algum aficcionado quiser jogar uma partida simulada pode por os 45 minutos por tempo e se divertir!

Não acho que tenha algo a ver com "falta de interesse" ou "suposta dificuldade computacional".
 
Nunca vai existir, se ninguem jogaria um partida de 45mins, eles nunca venderiam, e nunca fariam um jogo assim
 
Vini vc tá certo em alguns pontos. Entretanto eu acho que um game de futebol nunca irá simular a realidade. O futebol, de todos os esportes coletivos é o mais sutil e imprevisível. Temos grandes defesas num momento e frangos homéricos no minuto seguinte. Gols feitos do meio de campo por canelas de pau e gols perdidos em cima da linha por craques.
A meu ver o grande pecado dos games de futebol é a movimentação dos bonecos e a física. No fifa consoles está muito bom estes quesitos, podendo melhorá-los no futuro e a Konami precisa mudar a engine do PES pra fugir dos robozinhos cadeirudos de seu game.


Enfim, é por isso e muito mais que grandes softhouses se negam a fazer um game de futebol, apesar do imenso apelo comercial do esporte.
Sorte da Konami e da EA.
:yes:
 
Seria totalmente insuportável aturar 40 minutos numa partida, mas entendo o ponto de vista.

Pra mim é possível simular 90 minutos em 10 ou 15, como sempre foi feito por ótimos jogos de futebol.

O que acontece é muito simples: parece que não temos mais bons jogos de futebol. Não bons de verdade.

PES2010 é fraco e o FIFA2010 pra PC, apesar de mais realista, bem antiquado em vários aspectos.
 
Seria totalmente insuportável aturar 40 minutos numa partida, mas entendo o ponto de vista.

Pra mim é possível simular 90 minutos em 10 ou 15, como sempre foi feito por ótimos jogos de futebol.

O que acontece é muito simples: parece que não temos mais bons jogos de futebol. Não bons de verdade.

PES2010 é fraco e o FIFA2010 pra PC, apesar de mais realista, bem antiquado em vários aspectos.

Não é que não tenhamos bons jogos de futebol. Questão é que com o avanço que houve na tecnologia, pouco se mudou no PES (que desde o PS2 é praticamente a mesma coisa) enquanto houve um grande salto no FIFA (por parte dos consoles).

Enfim... tenho jogado bastante o FIFA 10 no Xbox 360, e vejo que a Konami tem que aprender muita coisa com a EA. PES e FIFA esse ano estão muito bons. Porém, depois de jogar 2 semanas o FIFA 10 (Xbox 360), constatei que o jogo da EA é melhor, mais bem acabado. Mas nem por isso deixo de jogar PES contra meus amigos.

Negócio é escolher o jogo de futebol, e se divertir. :thumbs_up
 
Última edição:
PES2010 é mais legal... não curto o FIFA desde o 1°que lançou, sei lá, mt fora do real os caras.. até no último
 
Não entendo esse negativismo com relação à duração.

Se o jogo for realmente uma simulação, não vai ficar chato. Os basquetes estão aí pra provar. Não digo fazer uma duração de 90 mins, não. Mas pelo menos aumentar pra 30 mins já seria um bom começo.

Os jogos de basquete no início eram exatamente como os de futebol - partidas rápidas, de 8 a 10 mins, totalmente "arcade". Mas a partir de um momento os desenvolvedores resolveram arriscar e fazer algo mais realista, houve um salto de duração, junto de um salto de qualidade tremendo (pra quem é fã do esporte obviamente). Acho que é isso que precisamos no futebol - um salto, uma tentativa. Por mais que não dê certo, acho que vale a pena. Se deu certo com os basquetes, tem que dar com o futebol. Até concordo com os colegas que dizem que futebol é um esporte mais complexo (Bondbyte, Castor_Troy, Vfrag) mas acredito que, havendo interesse por parte das desenvolvedoras, tudo é possível.

Eu sempre fui um fã de FIFAs e PES/Winning Elevens, mas depois que conheci os Basquetes (em especial os 2Ks), vejo que não ha comparação - é outro nível, outra concepção de jogo. Chega a ser covardia comparar a forma como esses esportes são retratados eletronicamente - é como se os de futebol fossem caricaturas de suas contrapartes reais, enquanto os de basquete fossem modelos virtuais foto-realistas. Dá até uma tristeza no coração. :(
 
Última edição:
Se os jogos de futebol já beiram o insuportável hoje com 90 minutos, uma simulação de 30 minutos, que seja, seria ainda mais insuportável. E olha que poucos gostam de futebol como eu, mas foi atingido um nível físico tão excelente, tão excepcional, que o futebol acabou se tornando algo muito chato.

Essa idéia é até meio esquisita, pra mim. Nunca precisamos disso pra ter bons jogos com bom nível de simulação.
 
O único mal dos jogos de futebol são mesmo SÓ A GALERA DA PLATEIA (bancadas) é simplesmente ridículo, quase todos os bonecos são iguais e é um poster muito froxo mesmo, de resto até acho que está + - bom.....
 
Eu lembro de certa vez ter jogado um Pro Evolution Soccer numa partida de 15 minutos ou mais e os bonecos realmente iam se cansando, final da partira era foda. Acho que já dá pra chegar mais ou menos onde você deseja ou não?
 
Justamente por ser jogo: por ser vídeo-game. Você esta querendo um simulador de futebol na realidade, sendo assim, vai você mesmo jogar ora bolas :p

Fora que você esta criticando drásticamente os seus coleguinhas de jogo. Isso esta parecendo mais um desabafo nerd! irairiaira
 
Última edição:
Justamente por ser jogo: por ser vídeo-game. Você esta querendo um simulador de futebol na realidade, sendo assim, vai você mesmo jogar ora bolas :p

Assino embaixo ! Seria o fim da picada vc gastar 90 minutos em apenas uma partida de futebol no PC. Sem contar que teria que jogá-lo duas vezes por semana durante seis meses para poder terminar um campeonato.

Ou seja, realidade demais, diversão de menos !
 
Mas não to propondo aqui duração de 90 mins, aí já seria demais.

Outra coisa, não digo para deixar de existirem FIFAs e PES de 10 mins para os jogadores imediatistas - esses podem cotinuar existindo, óbvio. Mas digo para termos TAMBÉM simuladores de verdade para aqueles que curtem. Da mesma forma que temos shooters casuais e imediatistas (Modern Warfare, Medal of Honor, Crysis, etc) e shooters simuladores (Rainbow Six 1 e 2, Operation Flashpoint: Cold War Crisis, ARMA II, etc). Tem gente que se diverte com uma experiência rápida e casual de 10 mins, mas tem gente que se diverte sentindo toda o grau de imersão que só uma experiência próxima do real oferece. O grande problema é que no momento NÃO existe um jogo de futebol do tipo simulador, apenas do tipo casual.

Pra terminar, um desafio: se tem algum fã de basquetebol (ou da NBA) por aqui, que jogue NBA 2K10 configurado para duração de 30 minutos (8 mins cada quarter, com sliders ajustados pra isso). Depois venha aqui e me diga se não é uma experiência fodástica e totalmente superior em termos de simulação ao que os games de futebol oferecem.

Quem fizer isso vai entender exatamente minha angústia, por ver meu esporte favorito tão pobremente representado em termos de realismo.
 
Assino embaixo ! Seria o fim da picada vc gastar 90 minutos em apenas uma partida de futebol no PC. Sem contar que teria que jogá-lo duas vezes por semana durante seis meses para poder terminar um campeonato.

Ou seja, realidade demais, diversão de menos !

Frase perfeita :thumbs_up
 
Vini a ideia do prolongamento do tempo das partidas não concordo, poderia ter a opção para os mais fanáticos.

Eu vejo que os jogos de futebol pararam no tempo, a simulação foi colocada de lado em detrimento de mais gols nas partidas para agradar os "imediatistas", enquanto isso os outros esportes que vc citou evoluiram muito. O NBA 2k10 mesmo jogando com apenas 5 minutos em cada quarto é um jogo muito desafiante.

Esssa foi ótima. Konami precisa mudar a engine do PES pra fugir dos robozinhos cadeirudos de seu game.
Nesse natal, depois de 4 anos de PES, o jogo escolhido para os torneios da família foi o NBA. O PES perdeu completamente a moral, tem até um expectativa de conseguir um console para jogar o FIFA 2010.
Torcendo pela virada no PES 2011.
 
Só joguei futebol com 45 minutos no Master System, velho truque de chegar bem no canto da grande area e chutar, sempre era gol hauahuahau
 
Pra aqueles que acham 90 minutos insuportáveis numa partida de futeba, eu tenho uma opinião contrária; Que deveria ser de 270 minutos a duração da partida ou até o último jogador cair morto de exaustão, pois eu ADORO futebol.
Um domingão; umas brejas geladas; minha nega fazendo cafuné nimim; o PEIXE metendo um sacode no curintias, num tem nada melhor.:lol:


PS. Tem melhor sim; Duas negas fazendo cafuné e um milhão de dólar na conta!!!!
Isto sim que é vidão...:music:
 
Essa palavra, imediatista, pra definir é uma utilização muito estapafúrdia. Beira a ignorância.

Imediatista. Vê se pode.... A essência dos jogos está sendo perdida mesmo, não tem jeito.

Imagina você com um controle na mão tocando de lado o tempo inteiro, durante uns 10 minutos seguidos pra conseguir criar uma chance de gol, como no futebol real. Sério, não tem como isso animar qualquer pessoa. É impossível. Ainda mais chato do jeito que ficou o futebol.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo