[AJUDA] Gargalo DO NADA! Placa mãe capando a CPU? | FX 6300 + GTX 950

Larica Total

Member
Registrado
Bom dia, gente.

Tenho o mesmo computador há 7 anos, mas agora em dezembro comprei uma GTX 950 e atualizei o Win 7 pro 10. Tive um ganho de desempenho absurdo, mas depois de duas semanas o FX 6300 começou a gargalar do nada. Tenho jogado Far Cry 3 e, coincidentemente, tirei um print de tela in game quando o desempenho da máquina tava todo ok. Nos sensores do Afterburner, vocês vão poder notar que a CPU trabalhava na faixa dos ~50% de desempenho, enquanto a GPU ficava um pouco acima, o que é realmente o esperado já que existem muitos relatos pela internet alegando que o FX 6300 só gargala a partir de uma GTX 1060/rx 570 e similares. A GTX 950 não chega nem perto do desempenho dessas citadas, deveria ter folga

O segundo print foi tirado ontem, já com o problema do gargalo. Antes o jogo rodava na faixa dos ~55 FPS, agora caiu pra míseros ~30 FPS, com a CPU indo pro talo do desempenho e a GPU dando uma caída (também é curiosa a queda de uso da RAM. Tenho dois chips de 4GB e agora o jogo passou a usar apenas 4GB cravado, como se só reconhecesse um dos chips. estranho)

Esse gargalo começou do nada. Não lembro de ter instalado nenhum programa ou feito qualquer alteração nos softwares da máquina que pudessem me trazer esse problema. Pelo windows ser instalado recentemente, ele passou por algumas atualizações, mas cheguei a desinstalar a última dps que começou esse problema, até restaurei sistema e nada adiantou.
Pesquisando bastante pela internet, a suspeita mais plausível me pareceu a de que a minha placa mãe não é apropriada pra série FX e, por isso, não estaria correspondendo a exigência de voltagem, causando essa queda absurda de desempenho por perda no clock. O problema é que, pelo que entendi, se eu deixasse o computador desligado por algumas horas pra mobo descer a temperatura, ao religar ele o desempenho teria voltado ao normal, e não foi o que aconteceu: deixei 8 horas parado, liguei e fui de cara testar o jogo. Ainda gargalando.
Entendo que o setup é antigaço e que a melhor coisa seria finalmente pular pra plataforma am4 (já to planejando comprar uma b450 aorus m + 5 1600 + 2x8GB 3000MHz), mas eu tava extremamente satisfeito com o desempenho da máquina antes de acontecer essa patacoada e agora to tentando resolver

Se alguém puder dar uma opinião, eu fico muito grato. Forte abraço e segue o setup:

CPU: FX 6300 (boostado em 3.8 GHz)
mobo: GA-78lmt-S2
gpu: GTX 950 2GB ASUS
cpu cooler: GAMMAXX 400
fonte: corsair CX 550
RAM: 2x4GB kingston 1333 MHz
HD: seagate barracuda 500GB
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

antes do gargalo:
pós gargalo:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo