Gentoo 2007 - Minhas impressões

blackbrain

©
Registrado
Tava meio de saco cheio de tanto rpm -ivh paralelepipedo e apt-get install abcdefg. Então decidi tentar uma coisa diferente, e aproveitei o lançamento do Gentoo 2007 para testá-lo.

Utilizei a versão live-cd. Durante o processode boot não ocorreu nenhum problema.

Fui então abrir o instalador em modo gráfico (existe também em modo texto) e após eu escolher o tipo de instalação (networkless - tudo gerado a partir do live-cd) o instalador simplesmente fechava. Tentei mais umas 2 vezes e o resultado foi o mesmo. Dei uma pesquisada (fórum oficial) e descobri que o instalador em modo gráfico tá cheio de bugs.

Parti então para o instalador em modo texto. Este funcionou perfeitamente. Escolhi o mesmo tipo de instalação (pois não tava afim de baixar e nem compilar nada) e tudo correu normalmente.

Depois de instalado, tava lá eu com o bagulho funcionando e sem saber instalar nada. Depois de umas pequenas pesquisas aprendi a usar o Portage através do comando emerge. É um esquema parecido com o apt-get, com a diferença dele buscar as fontes e compilar tudo (sim, tudo).

Atualizar o kernel foi fácil, com o genkernel. Ele baixou as fontes, carregou as configurações atuais (se executar genkernel --menuconfig all, depois de carregar as conf. atuais ele abre o menuconfig pra poder fazer as gambiarras que você quiser) compilou, instalou, tudo certinho.

Driver da Nvidia também rolou fácil (com a versão oficial do site).

Aí resolvi instalar o KDE (vem com Gnome). Como já tava com sono, pensei: "vou deixar ele ai compilando e vou dormir.. vai demorar pra acabar mesmo...".

Só que eu não pensei que ia demorar entre 16~20 horas (sim, isso mesmo...:eek::eek:). Começou a compilar eram 2 da madruga e terminou entre as 6 e 10 da noite (hora que eu tava na faculdade).

Depois da parte mais "grossa" instalada, foi só fazer ajustes... instalar os programas que eu uso (deixei um porre de coisa compilando de noite pra não perder tempo) e pronto. Beryl + AIGLX também rolaram de boua.

Agora tô aqui... com um sistema mais estável que rocha...:D:D:D

Apesar da demora, por enquanto tá valendo a pena, pois o bagulho ficou animal.... rápido, estável e limpo!!

Fica aí a dica. Se alguém tiver paciência (MUUUITA paciência) pra compilar os bagulhos, compensa. Principalmente pelo KDE.
 
Parabéns! Eu uso gentoo a 3 anos +-
Nao sei se voce sabe mas da pra escolher o que quer compilar no kde, pode escolher compilar ele inteiro (emerge kde) ou uma versao light (emerger kde-light) ou entao vc pode escolher quais programas vc quer (emerge kde-meta -pv) esse ultimo vai te dar todos os pacotes do kde que voce pode instalar, eu instalo bem pouca coisa demora 2-3hrs tudo, o que mais demora mesmo é o kdelibs que demora 1hrs em media.

O diferencial do gentoo com relação aos outros não é sua velocidade, apesar de ser um bonus, ele nao vem tunado pra velocidade de fabrica, ainda mais usando o genkernel pra fazer o kernel, mas sim o poder de customização e transparência que voce tem instalando só o que você quer e nada mais.

É uma ótima distro para quem já tem alguma noção de linux, mas pra usuários de 1a viagem é meio complicado, apesar de ter mta documentação disponivel.

É isso aí, qualquer duvida tamos ai!
 
heheh,,, fala aew Black,,,
Faz tempo que não brinco com o Gentoo...

Realmente tem que ter paciência, mas é divertido, e o resultado de compilar tudo é a performance...

O Gentoo é legal quando se tem em mente algo especifico para aplicar o sistema, mas para usar no dia a dia, fica bem complicado...

Mas para Geeks de plantão é diversão pura!!!

Valeu pela dica, não sabia que tinha sido lançado o Gentoo 2007, se tiver tempo vou instalar ele no fim de semana...
 
Parabéns! Eu uso gentoo a 3 anos +-
Nao sei se voce sabe mas da pra escolher o que quer compilar no kde, pode escolher compilar ele inteiro (emerge kde) ou uma versao light (emerger kde-light) ou entao vc pode escolher quais programas vc quer (emerge kde-meta -pv) esse ultimo vai te dar todos os pacotes do kde que voce pode instalar, eu instalo bem pouca coisa demora 2-3hrs tudo, o que mais demora mesmo é o kdelibs que demora 1hrs em media.

O diferencial do gentoo com relação aos outros não é sua velocidade, apesar de ser um bonus, ele nao vem tunado pra velocidade de fabrica, ainda mais usando o genkernel pra fazer o kernel, mas sim o poder de customização e transparência que voce tem instalando só o que você quer e nada mais.

É uma ótima distro para quem já tem alguma noção de linux, mas pra usuários de 1a viagem é meio complicado, apesar de ter mta documentação disponivel.

É isso aí, qualquer duvida tamos ai!

Vlw ai.. essa eu não sabia...:thumbs_up:thumbs_up

Nunca fui fã de compilar kernel e sempre achei um trabalho um pouco "desnecessário" pra um usuário doméstico, e o genkernel ajudou bastante por fazer o trabalho todo e deixar eu configurar (--meunconfig)...

Mas seu fiquei impressionado mesmo foi com a performance do KDE.

Mais uma coisa: ALGUEM ME AJUDA A RODAR OS VIDEOS DA NBA NO GLOBO.COM!!!!!!
 
Agora tô aqui... com um sistema mais estável que rocha...:D:D:D

Apesar da demora, por enquanto tá valendo a pena, pois o bagulho ficou animal.... rápido, estável e limpo!!

Fica aí a dica. Se alguém tiver paciência (MUUUITA paciência) pra compilar os bagulhos, compensa. Principalmente pelo KDE.

Meus parabéns pela escolha!
Em minha opinião, mesmo usando Debian, o Gentoo é a ferrari dos sistemas Linux.

Estou baixando o DVD dele para instalar aqui também e aprender um pouco sobre ele, só ouvi ótimos comentários a respeito dessa distribuição.
 
Meus parabéns pela escolha!
Em minha opinião, mesmo usando Debian, o Gentoo é a ferrari dos sistemas Linux.

Estou baixando o DVD dele para instalar aqui também e aprender um pouco sobre ele, só ouvi ótimos comentários a respeito dessa distribuição.


Jilcbcamt,

experimente o Sabayon Linux, é um gentoo compilado pronto pra usar e da pra instalar por ele também, facilita as coisas, depois de instalado da pra atualizar normalmente como se fosse o Gentoo...
 
essa história de variar de sistema às vezes é legal..

essa semana resolvi instalar algo diferente tb: baixei o .iso do NexentaOS Alpha 7 (OpenSolaris) e comecei a brincar. no final, vc sempre aprende bastante.

[]'s
 
Jilcbcamt,

experimente o Sabayon Linux, é um gentoo compilado pronto pra usar e da pra instalar por ele também, facilita as coisas, depois de instalado da pra atualizar normalmente como se fosse o Gentoo...

Opa! Valeu pela dica, vou baixar essa distro que falou e fazer um teste.
No momento estou baixando o DVD do Gentoo...
Começei a ler a respeito dele, quando for começar meus testes não quero me sentir tão perdido pelo costume do apt.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo