• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Grandes empresas, pouca ética e grandes lucros

Pescador

Niii
Registrado
Dado momento de renovação do mercado frente ao recente lançamento do sistema operacional Windows Vista venho por este tópico dissertar sobre a realidade dos fatos.

Todos sabem que por volta de quatro anos as estruturas do mercado de informática e tecnologia são abaladas, dado o lançamento do sucessor do Windows vigente. Entretanto uma observação criteriosa do mercado deve ser feita, já que com novas plataformas de desenvolvimento e tecnologias empregadas, novas empresas e conceitos podem surgir suprimindo modelos antigos.

Neste texto, porém, não irei expôr aprofundadamente os modelos de negócios, mas tentar discutir sobre o mercado de uma maneira mais superficial e ao mesmo tempo pretensa a demonstrar o que eu chamo de: "Grandes empresas, pouca ética e grandes lucros".


O MODELO BASE

Na visão geral de quem acompanha os mercados de informática e tecnologia nos últimos anos, quanto mais na última década, viu-se o crescimento exagerado de algumas empresas, a consolidação de outras, e o desaparecimento de gigantes, mas concentrarei-me somente em alguns nomes já que estes esclarecem totalmente a visão que quero passar.

Nomes como Adobe, AMD, Apple, Dell, HP, IBM, Intel, Microsoft e Nvidia são conhecidos por todos. Acredito que muitos, somente ao apreciarem estes nomes, já saberão do que irei tratar a seguir.

É incrível a similaridade de negócios entre eles, nem todos são concorrentes mas adotam, no geral, o mesmo tipo de planejamento e até o desenvolvimento de tecnologias em si, é muito similar e peculiar.

Fora o fato das fusões de grandes concorrentes, compras e quebras...


O MERCADO DE PROCESSADORES - CORAÇÃO DA COMPUTAÇÃO

Desde que a IBM, inexplicavelmente, deixou o mercado de computação móvel nas mãos da então concorrente Intel, a revolução tecnológica no setor se transformou em renovação tecnológica. Desde seu primeiro Pentium, a Intel simplesmente abraçou a teoria de um de seus fundadores - Gordon Moore e a transformou em lei, suprimindo o mercado de grandes avanços no processamento. A consolidação no mercado da AMD, na prática, de nada serviu deste quesito.

Alguns de vocês podem estar questionando tal argumento afirmando que a AMD acelerou a implantação de novas plataformas, como a "x64" em substituição a "obsoleta" "x86".

Eu retruco, senhoras e senhores, questionando se o "x64" que vemos hoje é tudo aquilo que foi marketeado antes de seu lançamento ou se, na prática, foi somente um nome dado a um conjunto de instruções embutidas numa pastilha de silício, assim como foi o MMX e o SSE?

Que não me venham falar que a controladora de memória embutida no processador é o divisor de águas desta discussão pois restrucarei com fatos técnicos de que a plataforma "x86" poderia muito bem adicionar este componente a sua salada russa.

Na prática, senhoras e senhores, todos já observamos as desleais jogadas de marketing e de concorrência de diversas empresas que continuam a reinar por aí, senão todas, pois as raízes deste modelo de negócio foram constuídas desta maneira e, indubitavelmente, assim o será eternamente.


O WINDOWS VISTA E OS FAMIGERADOS DRIVERS - O "X" DA QUESTÃO

E notória a fragilização da imagem de diversas empresas sempre que lança-se um novo Windows principalmente no que se refere ao suporte técnico.

Contarei-vos um caso recente:

Faz algumas semanas, assinei para a casa de minha futura esposa, o serviço "Speedy" de 1Mbps já que a operadora NET não dispõe do serviço "Vírtua" para o endereço dela. Entretanto, quem usa Speedy sabe, que a Telefônica fornece um CD de instalação (na verdade nada mais é do que um serviço PPOE que serve para que tenhamos que assinar um provedor, adquirir um nome de usuário e senha junto a ele, infringindo assim o código de defesa do consumidor e finalmente poder usufruir de todos os benefícios da banda larga brasileira).

Solamente sinto informar que o CD não é compatível com o novíssimo Windows Vista! E a Telefônica ainda não têm uma solução para o caso.

Ou seja, você compra um computador novinho, paga aquela fortuna de preço, impostos e lucros mas mesmo assim nao consegue usar o serviço assinado, tudo por um jogo de poder entre a Anatel e as empresas de Voz e Dados.

Então usei todos os meus conhecimentos técnicos, acessei a ajuda passo a passo do meu próprio Windows Vista e Voilá: Finalmente minha banda larga!

Liguei para o suporte da Telefônica para dar um suporte a eles ensinando como se fazer, exercício de cidadania senhoras e senhores!


Este caso demonstra o pouco caso das empresas junto aos seus clientes.

Outro fato que assola o mundo é a fatídica falta de suporte de drivers de dispositivos.

Vejamos a situação:

A Microsoft, dois anos antes do lançamento do Windows Vista, informa a todos os fabricantes que a plataforma de desenvolvimento de drivers sofrerá algumas modificações estruturais com o intuito de preservar a estabilidade do sistema operacional. Ela libera pacotes de desenvolimento (SDK´s) e fornece total disposição para sanar possíveis dúvidas e/ou dificuldades.

Ainda assim faz o maior programa de teste de versão Beta de um sistema que o mundo já viu, inclusive tornando-o público.

Mesmo assim, dois anos depois, as grandes empresas discursam dizendo que não ouve tempo suficiente para o desenvolvimento de drivers otimizados, e mesmo assim não lançam drivers, sequer funcionais.

Querem o nome destas empresas? Eu respondo: T-O-D-A-S!

Nenhuma empresa, indiferente de sua grandeza, capacidade técnica, quadro de pessoal, dinheiro em caixa, localização e relação amigável com a Microsoft possuem drivers nestes requisitos (que a Microsoft chama de WHQL e eu chamo de "Balela").

Os próprios drivers para Windows XP eram sofríveis, imaginem agora para o Vista com todas essas modificações.


A CULPA É DE QUEM?

Simples e direto: da Microsoft e de todas as empresas.

Da Microsoft por saber que as empresas não tiverem interesse em lançar estes drivers e mesmo assim lançou seu sistema operacional e das empresas por não possuirem o interesse em desenvolvê-lo a tempo.

"OK, mas e o AERO?"

O AERO é a desculpa da Microsoft para respeitar o cartel que possue com estas empresas (inclusive as desenvolvedoras de games) e forçando os consumidores a comprarem placas com GPU´s, pelo menos, compatíveis com DirectX 9.

Uma mão lava a outra, mas quem lava a nossa?

Logo senhores, não preciso explicar os "grandes lucros" do título, está bem claro neste texto.

Só espero que as pessoas se conscientizem da atual situação e comecem a questionar essas empresas de suas famigeradas políticas de mercado, que pintam nossas caras de palhaço toda vez que lançam uma nova linha de produtos com promessas surreais.
 
Muito boa dissertação. Concordo com a existência da involução tecnológica que nos é definida por todas as grandes empresas. Quanto mais emperrarem nosso crescimento e mais elas puderem empanturrar seus bolsos, já gordos, melhor (para elas claro).

Questiono-me se já não era para estarmos utilizando maquinário com alto grau de poder de processamento das informações ao invés de ainda utilizarmos um modelo arcaico de 30 anos atrás. Sinceramente não vejo razão para que se mude toda esta estrutura por parte das grandes empresas. É possível que estivéssemos usando computadores muito poderosos em nossas casas mas não é de interesse das grandes corporações.

Acredito que as pessoas estão acordando, aqui e ali, aos poucos, despertando para o desatino que estas mega-corporações vem praticando nas últimas décadas. Nós sempre podemos mostar que quem manda somos nós. Nós é que ditamos as regras, basta que todos nós nos conscientizemos e não compremos nada, nem façamos atualizações de nossas máquinas nem consumamos estes serviços de telefonia, nem internet, que pratiquemos um verdadeiro boicote utópico e maciço (uma face da verdade é que REALMENTE não precisamos de nada disso que eles nos oferecem). Caso o "planeta inteiro" deixasse de consumir estas tranqueiras eletrônicas, colocaria estas grandes empresas de joelhos em pouco tempo e bastaria um pequeno empurrão de ponta de dedo para jogá-las ao chão.
 
É a verdade absoluta dos fatos, mas não há uma maneira mais prática de se alcançar os objetivos, pois como você mesmo disse é algo utópico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo