Gtx 1060, tv samsung 4k com e a saga de fazer o hdr funcionar corretamente...

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Gpzt

know-it-all Member
Registrado
Amigos bom dia

Estou com uma bola curva para ver se alguém resolve.

Comprei a Samsung mu6100 de 43' na bf e estou sofrendo para fazer ela funcionar no meu pc (utilizando de video uma gtx 1060) e um cabo pix hdmi 2.0 de 5m um de embalagem azul com um puta "suporte a hdr" bonito na frente da embalagem. Por sinal é o segundo cabo hdmi que eu compro, comprei um cabo 1.4 por engano. 40 conto no lixo de um carrefour da vida).

O que acontece é o seguinte. No momento estou utilizando a entrada HMDI 1 da TV e ela mostra a resolução de 3840x2160 60p na tv. Sem uhd/hdr.

No painel da Nvidia aparece dessa maneira. 3840x2160 60hz e nas configurações de cor da nvidia aparece ycbcr 420, 8 bpc, intervalo de saída dinâmica limitado (sem opção para mudar em nenhum deles). A qualidade de imagem está boa, dentro do que se espera de uma tv 4k acho.

O problema é quando eu ligo o UHD color na tv (hdr), a imagem cai e o micro fica em looping tentando ligar o hdr.

Mais cedo eu liguei o cabo na entrada HDMI3 ARC. Ele até deu imagem e ligou o HDR (inclusive o painel da nvidia deu as opções de 4:4:4 e 4:4:2, 10 e 12 bpc, mas continuava no modo limitado) porem a imagem ou fica em 3840x2160 em 50hz e as cores ficam MUITO ruins (muito piores que o o modo sem hdr e com o famoso preto que vira cinza) ou entra naquele modo de 4096x2160 não nativa da tv. a imagem não fica legal e não é toda vez que funciona. Claramente não esta certo.

Driver atualizado e windows na ultima

Alguém sabe o que pode ser? É problema da tv (estou dentro dos 7 dias ainda) ou do cabo? Ou tem que fazer algo no painel da nvidia antes de ligar na tv?

Se for o cabo, quais cabos desses bons bonitos e baratos são recomendados para funcionar 4k hdr 60hz? Já gastei 80 pau de cabo jogados no lixo nessa brincadeira
 
Comprei essa mesma TV na BF e consegui fazer o HDR funcionar com a GTX 1060. O teste que fiz foi relativamente rápido porque preciso montar ela no lugar certo ainda, então vou te ajudar com o que eu lembro.
Tente isso:
1) No painel da NVIDIA deixe no "Use default color settings" (em change resolution)
2) Deixe desligado o HDR do Windows
3) Ligue o HDR para todas as saídas (não vai mudar nada na sua tela porque HDR está desligado)
4) Configure a saída que você usar como "PC"
5) Rode um jogo que suporte HDR (testei com um trial do Destiny 2) e ligue o HDR. Tem que mudar as cores e aparecer na info da saída da TV o HDR ativo

Nota: meu cabo HDMI é extremamente vagabundo. Eu acho que eu testei na saída ARC, mas não tenho certeza.
Nota 2: no Destiny 2 se o HDR é ligado no jogo mas tem alguma conf errada, as cores ficam extremamente saturadas e não dá para enxergar nada.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo