[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Cara, isso ta parecendo artefato de gpu ou cpu, vc tem como testar em outro monitor? Acontece a mesma coisa?
Cara, eu usava outro monitor até ontem. O problema é exclusivamente com esse monitor, e detalhe, não acontece em todos os jogos. Não é artefato de GPU nem CPU, pois se eu desligo o G-SYNC some.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso ai é freesync com gpu nvidia, chuto que se usar uma gpu amd não vai ocorrer, ou se desligar o vrr freesync, vai parar o flicker mesmo em 165hz.
Sim, o problema é só com o Free Sync. Se eu desativo some. Se eu reduzo pra 144hz o problema acontece raramente.

Tem alguma forma de eu usar Free Sync em 165hz? E por que em jogos que eu alcanço 120FPS+ não sofro com o problema?
 
@Tiolazo @Lost Byte @Deh.

Segue o vídeo do problema do monitor. Problema só ocorre em alguns jogos, por exemplo no LOL eu não sofro o problema. Problema só persiste com G-Sync ativo, sem o mesmo, posso usar em 165hz que não enfrento o problema.

Se eu reduzo o monitor para 144hz o problema praticamente some, e consigo usar com G-Sync ativo.


Lembrando, o problema só ocorre em 165hz e com VRR ativo, e no LOL por exemplo o problema não acontece. Chuto que pelo alcance, mas de qualquer forma o alan wake roda aqui tranquilamente acima dos 60FPS então não sei.


A princípio parece ser coisa do monitor mesmo. Contudo, não descarto a GPU em primeiro momento. Alan Wake 2 e BF são jogos que usam muito da GPU, e sua média de FPS neles provavelmente seja menor que em League of Legends, fora que neste jogo aí a variação de frames é provavelmente bem menor.
O bom seria realizar testes com o monitor primeiro.

Cara, eu usava outro monitor até ontem. O problema é exclusivamente com esse monitor, e detalhe, não acontece em todos os jogos. Não é artefato de GPU nem CPU, pois se eu desligo o G-SYNC some.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, o problema é só com o Free Sync. Se eu desativo some. Se eu reduzo pra 144hz o problema acontece raramente.

Tem alguma forma de eu usar Free Sync em 165hz? E por que em jogos que eu alcanço 120FPS+ não sofro com o problema?
Seu outro monitor também tinha Freesync?
 
A princípio parece ser coisa do monitor mesmo. Contudo, não descarto a GPU em primeiro momento. Alan Wake 2 e BF são jogos que usam muito da GPU, e sua média de FPS neles provavelmente seja menor que em League of Legends, fora que neste jogo aí a variação de frames é provavelmente bem menor.
O bom seria realizar testes com o monitor primeiro.


Seu outro monitor também tinha Freesync?
Não é problema da GPU, testei outro monitor aqui com gsync(gsync mesmo nao free sync emulado) e não tive problema.
 
Última edição:
Cara, eu usava outro monitor até ontem. O problema é exclusivamente com esse monitor, e detalhe, não acontece em todos os jogos. Não é artefato de GPU nem CPU, pois se eu desligo o G-SYNC some.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, o problema é só com o Free Sync. Se eu desativo some. Se eu reduzo pra 144hz o problema acontece raramente.

Tem alguma forma de eu usar Free Sync em 165hz? E por que em jogos que eu alcanço 120FPS+ não sofro com o problema?

isso ai é compatibilidade, sem modulo gsync, apenas sendo gsync compatível, corre o risco de ter, eu ja tive o mesmo problema em outro monitor. Pode ser que driver corrija ou não.
Vê se tem update de firmware do monitor tbm.
 
isso ai é compatibilidade, sem modulo gsync, apenas sendo gsync compatível, corre o risco de ter, eu ja tive o mesmo problema em outro monitor. Pode ser que driver corrija ou não.
Vê se tem update de firmware do monitor tbm.
Recomenda eu trocar o drive? E ah, por que quando eu reduzo pra 144hz isso fica bem raro acontecer?

E outra pergunta, usar assim tem chance de queimar?
 
Recomenda eu trocar o drive? E ah, por que quando eu reduzo pra 144hz isso fica bem raro acontecer?

E outra pergunta, usar assim tem chance de queimar?

eu acho que esses 165hz são overclock
no monitor desative ou deixa no normal/padrão qualquer tipo de overdrive, input lag, mbr, tempo de resposta etc
poe 144, tenta essas configs:

Nvidia Control Panel Settings:

  • Set up G-SYNC > Enable G-SYNC, G-SYNC Compatible > Enable for full screen mode.
  • Manage 3D settings > Vertical sync > On (Why?).
In-game Settings:

  • Use “Fullscreen” or “Exclusive Fullscreen” mode (some games do not offer this option, or label borderless windowed as fullscreen).
  • Disable all available “Vertical Sync,” “V-SYNC,” “Double Buffer,” and “Triple Buffer” options.
  • If an in-game or config file FPS limiter is available, and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (57 FPS @60Hz, 97 FPS @100Hz, 117 FPS @120Hz, 141 FPS @144Hz, etc).

RTSS Settings:

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (see G-SYNC 101: External FPS Limiters HOWTO).
OR

Nvidia “Max Frame Rate” Settings*:


*Introduced in Nvidia driver version 441.87

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set “Max Frame Rate” to “On,” and adjust slider to (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate.
 
eu acho que esses 165hz são overclock
no monitor desative ou deixa no normal/padrão qualquer tipo de overdrive, input lag, mbr, tempo de resposta etc
poe 144, tenta essas configs:

Nvidia Control Panel Settings:

  • Set up G-SYNC > Enable G-SYNC, G-SYNC Compatible > Enable for full screen mode.
  • Manage 3D settings > Vertical sync > On (Why?).
In-game Settings:

  • Use “Fullscreen” or “Exclusive Fullscreen” mode (some games do not offer this option, or label borderless windowed as fullscreen).
  • Disable all available “Vertical Sync,” “V-SYNC,” “Double Buffer,” and “Triple Buffer” options.
  • If an in-game or config file FPS limiter is available, and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (57 FPS @60Hz, 97 FPS @100Hz, 117 FPS @120Hz, 141 FPS @144Hz, etc).

RTSS Settings:

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (see G-SYNC 101: External FPS Limiters HOWTO).
OR

Nvidia “Max Frame Rate” Settings*:


*Introduced in Nvidia driver version 441.87

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set “Max Frame Rate” to “On,” and adjust slider to (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate.
Se eu por 144 os flicks ficam muito raros, tipo extremamente raro, só em tela de loading ou sei lá.


Acho que não é OC, embora com 144 não acontece com frequência se o g-sync estiver ligado.
 
Recomenda eu trocar o drive? E ah, por que quando eu reduzo pra 144hz isso fica bem raro acontecer?

E outra pergunta, usar assim tem chance de queimar?

n tem perigo nenhum não.
Como não é monitor conhecido, vai ser difícil ter driver que corrige ou update de firmware

Usa 144hz com vrr on e seja feliz, melhor q 165hz sem

Normalmente pode ta ocorrendo só quando sai do range do freesync o fps, isso é mais normal tbm.
 
Chegou o bixão, AW2724DM.

Gostei muito do monitor, com o cabo DP no mac foi até o máx do refresh rate 165hz, e o combo 27" + QHD para mim é o ideal, gostei bem mais do que o ultrawide do s3422dwg. Uma coisa que notei, a base dele é BEM menor que a do s34, apesar de ter o formato quase igual. A construção do monitor também parece bem premium.
Testei no eizo.be e nada de dead pixel, não mexi nada de configuração ainda, apenas mudei o perfil de cor. Não testei no windows também, depois vou fazer isso.
A princípio, vou casar com ele 🤍
Recomendo para quem está procurando um monitor com essas características.

Foto
Demorou quanto tempo pra chegar?
 
n tem perigo nenhum não.
Como não é monitor conhecido, vai ser difícil ter driver que corrige ou update de firmware

Usa 144hz com vrr on e seja feliz, melhor q 165hz sem

Normalmente pode ta ocorrendo só quando sai do range do freesync o fps, isso é mais normal tbm.
Sim, é quando sai do range, pois com fps acima de 120 não ocorre.

Mas tira uma dúvida, peguei zoado então ne? Porque em 165hz com free sync fica ocorrendo isso até em cenário de um jogo rodando entre 70-100fps.

Será que ocorre quando oscila muito?
 
Sim, é quando sai do range, pois com fps acima de 120 não ocorre.

Mas tira uma dúvida, peguei zoado então ne? Porque em 165hz com free sync fica ocorrendo isso até em cenário de um jogo rodando entre 70-100fps.

Será que ocorre quando oscila muito?


Pode ser implementação ruim no monitor, bug, ou problema, vários fatores.
O certo é pedir alguém que tenha ele e nvidia e confirmar no caso dos 165h com vrr on se ocorre.
 
Pode ser implementação ruim no monitor, bug, ou problema, vários fatores.
O certo é pedir alguém que tenha ele e nvidia e confirmar no caso dos 165h com vrr on se ocorre.
Pode ser cabo também? Qualquer coisa compro outro display port, já que só tenho HDMI aqui em casa e acho que G-sync não funciona com DP.

E ah, você acionaria RMA ou usaria em 144hz com free sync mesmo?
 
AOC Hero 27" 144hz IPS tá saindo 969,00 no mercado livre com os cupons em até 21x sem juros...

Meu primo tem um de 24 que até hoje está de boa.

Será que é tão arriscado assim??? A forma de pagamento tá bem atraente pra não pesar muito no orçamento 🥲
 
Pode ser implementação ruim no monitor, bug, ou problema, vários fatores.
O certo é pedir alguém que tenha ele e nvidia e confirmar no caso dos 165h com vrr on se ocorre.
Eu tenho esse mesmo monitor, e nessa mesma situação não acontece.
 
Pode ser cabo também? Qualquer coisa compro outro display port, já que só tenho HDMI aqui em casa e acho que G-sync não funciona com DP.

E ah, você acionaria RMA ou usaria em 144hz com free sync mesmo?

se confirmar que outras pessoas tem o mesmo problema, usaria 144hz com freesync sem problemas, a dif de 144 pra 165 é ridicula, não da pra notar.

só trocaria se confirmar que realmente é problema na minha unidade somente.

Se tiver algum amigo com gpu AMD, leva ele e testa, se funcionar 165hz com vrr, ai vc ja desencana.
 
AOC Hero 27" 144hz IPS tá saindo 969,00 no mercado livre com os cupons em até 21x sem juros...

Meu primo tem um de 24 que até hoje está de boa.

Será que é tão arriscado assim??? A forma de pagamento tá bem atraente pra não pesar muito no orçamento 🥲
Tenho tbm o de 24, comprei em 2019, ta aqui perfeito, desde o dia que chegou \o/, só vou aposentar ele pq ta na hora de ir para quadhd, to esperando mais análises do Perseus P1, senão vou de AW2724DM
 
se confirmar que outras pessoas tem o mesmo problema, usaria 144hz com freesync sem problemas, a dif de 144 pra 165 é ridicula, não da pra notar.

só trocaria se confirmar que realmente é problema na minha unidade somente.

Se tiver algum amigo com gpu AMD, leva ele e testa, se funcionar 165hz com vrr, ai vc ja desencana.
Fiz uma publicação na PHE e vi que algumas pessoas tem e outras não. O liberty que faz Review de monitor relatou o problema. Então, não sei.
 
AW2724DM ou Perseus P1 para jogar no PS5?

Perseus tem HDR de verdade, só ai já vence e a tela é melhor, alienware tem garantia melhor
MAS se for mais pro PS5 com o preço dele, melhor juntar pra uma tv oled logo...
 
Pessoal o meu CR27 eu consigo ativar 10bits em 165hz. Foi uma unidade a parte ou é algum bug? E tem algum problema eu ativar? Pode prejudicar de alguma maneira?
image.png
 
Pessoal o meu CR27 eu consigo ativar 10bits em 165hz. Foi uma unidade a parte ou é algum bug? E tem algum problema eu ativar? Pode prejudicar de alguma maneira?
image.png
Pode utilizar em 10bits, o seu a saída é DP 1.4, por isso suporta 165 a 10bits.
 
Pode utilizar em 10bits, o seu a saída é DP 1.4, por isso suporta 165 a 10bits.
Tem alguma desvantagem usar em 10bits? Pode me prejudicar em algo?


E ah, por isso consigo usar HDR no DP e alguns só no HDMI, dei sorte de vir 1.4 então.

Mas enfim, ativar 10bits força mais o painel ou algo do tipo ou tranquilo?
 
Estou a dois dias com o Perseus P1

Testei o ghost e ele não tem, muito rápido deve ser um Fast IPS

HDR 1400 depois de calibrado devidamente pelo Windows


Ele é atualizável, funciona em 10bits 165hz com HDR sem problema.

Estou aguardando a posição da Pichau, solicitei o arrependimento dos 7 dias, devido aos dois dead pixels que encontrei no canto superior esquerdo.

Me pediram para fazer um e colocar no e-mail, jhá o fiz mas só responderão acho que na segunda, eles levam um dia pra responder.

:crycat:

Se eles oferecem uma troca, posso fazer uma tentativa mas se vir com dead pixel, vou solicitar reembolso e seguir para o Cooler Master
 
Última edição:
Perseus tem HDR de verdade, só ai já vence e a tela é melhor, alienware tem garantia melhor
MAS se for mais pro PS5 com o preço dele, melhor juntar pra uma tv oled logo...
Não tenho espaço pra uma outra TV.

Estou mais pro lado do Perseus pela tela ser melhor, uma vez que vou usar pro trabalho também. Por outro lado, o Alienware é praticamente o único monitor 1440p que tem compatibilidade com o VRR do PS5...

Escolher monitor não é fácil.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo