[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Vi naquele post do rtings que o review do Aw2724dm tá na fila pra começar, tem ainda uns 2 monitores na frente pra serem feitos
 
também peguei o AW2724DM ....não tive margem...peguei nos 3mil com 3 anos....enfim........tenho duas duvidas....vi no site da dell que tem uma atualização e um aplicativo de calibração....alguém já viu isso......instalou...ou atualizou..... ? aproveitando....alguém tem ou onde tem um video que mostra a configuração básica dele......
 
Solicitei a devolução do CR27 à Pichau, mas querem que eu leve aos correios, ai fica inviável pra mim

Quem devolveu foi assim tbm? Eu pensei que mandavam a transportadora para recolher
 
Solicitei a devolução do CR27 à Pichau, mas querem que eu leve aos correios, ai fica inviável pra mim

Quem devolveu foi assim tbm? Eu pensei que mandavam a transportadora para recolher
sim , levei até os correios e pra mim foi de boa pois trabalho de turnos alternados , qual seria sua dificuldade em deixar lá? horario de trabalho ? correios fica longe?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ps: o índice de devolução com esse cr27 é muito grande, eles devem ter uma margem muito boa pra continuarem vendendo ele. não consigo ver outra justificativa.
 
sim , levei até os correios e pra mim foi de boa pois trabalho de turnos alternados , qual seria sua dificuldade em deixar lá? horario de trabalho ? correios fica longe?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ps: o índice de devolução com esse cr27 é muito grande, eles devem ter uma margem muito boa pra continuarem vendendo ele. não consigo ver outra justificativa.

Consegui solicitar a coleta pela transportadora através do chat

Dá até uma pena devolver, pq o monitor é bom, e sei que acaba dando um certo prejuízo à loja, mas o ips glow que veio com ele tá incomodando as vezes e ainda por cima apareceu a oportunidade de pegar o Alienware por um preço bacana, tem a questão de durabilidade tbm, tava vendo umas pessoas que tiveram que trocar ele após alguns meses e parece que esse modelo mesmo no começo era mais robusto, eles baratearam as peças e por isso o preço dele decaiu bastante

Mas aquele negócio, assim como o seu, o meu veio direto na caixa e sem lacre, capaz de já ter sido devolvido por alguém antes, a base dele tem umas marquinhas de uso

Mas confirmando tudo, vou pegar o Alienware.
 
se eu pegar qualquer monitor 4K 60/75Hz, posso aumentar essa frequência diminuindo a resolução? e é seguro isso? tipo fazer ele ficar QHD 120Hz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Solicitei a devolução do CR27 à Pichau, mas querem que eu leve aos correios, ai fica inviável pra mim

Quem devolveu foi assim tbm? Eu pensei que mandavam a transportadora para recolher
por que devolveu?
 
se eu pegar qualquer monitor 4K 60/75Hz, posso aumentar essa frequência diminuindo a resolução? e é seguro isso? tipo fazer ele ficar QHD 120Hz?

Normalmente, não. Paineis 60hz são 60hz; 144hz são 144hz, permitindo, às vezes, uma margem de "overclock".
 


Usando esse vídeo como base, com as luzes ligadas não consigo ver nada de blooming.

Com o quarto totalmente escuro tem um pouco de blooming em volta das partes luminosas mas seria impossível não ter afinal as 576 zonas não são tão pequenas assim. Quem sabe o blooming comece a ficar imperceptível se os mini-leds chegarem a ter umas 16 vezes mais zonas num painel de 27" (9216 zonas). Acho que mesmo com 2304 zonas ainda seria perceptível o blooming em um ambiente totalmente escuro.
Atualmente o máximo de zonas que algum monitor 1440p 27" são justamente 576 zonas. Mais que isso só monitores com resolução maior.

No uso normal diário, vendo séries/filmes ou jogando em HDR não percebo nada de blooming. Jogo de terror especificamente não testei ainda.
Algum especificamente que achas que seria bom de testar o HDR?


Obrigado pelo feedback.

Uso real é o que importa pra mim, e se não é perceptível nesse caso acho que eu vou acabar pegando o Perseus mesmo caso a C2 não apareça mais na casa dos 3.2k. Ideal seria um oled ou miniled 4k de 32 polegadas, mas infelizmente não tem muita opção aqui

Falam muito bem do HDR do Dead Space Remake, recomendo testar com ele. E logo logo tem o Starfield também que vai ser bem interessante de testar por ter muita exploração no espaço
 
também peguei o AW2724DM ....não tive margem...peguei nos 3mil com 3 anos....enfim........tenho duas duvidas....vi no site da dell que tem uma atualização e um aplicativo de calibração....alguém já viu isso......instalou...ou atualizou..... ? aproveitando....alguém tem ou onde tem um video que mostra a configuração básica dele......

Esquisito, comprei hoje pelo chat, me fizeram pelos mesmos 2588 que o colega ai havia dito antes.


É foda, eu tava pensando em comprar aquele do aliexpress que tem entrega no brasil, de 4k de resolucao. Mas eu to ficando velho pra ter que lidar com possíveis problemas com deadpixel, devolver, etc.

Eu acho que com relação as specs é em teoria o melhor custo beneficio, mas quis evitar a possível canseira:



E outra, nubank tava com um cashback razoavel pro aliexpress.
 
Última edição:
Não acho que compense 4K em 27 polegadas. A diferença pra um QHD deve ser bem leve. Além do que ninguém sabe a durabilidade desses monitores chineses. Cheguei a cogitar adquirir um mas fui de Dell mesmo.
 
Vi naquele post do rtings que o review do Aw2724dm tá na fila pra começar, tem ainda uns 2 monitores na frente pra serem feitos
Na real acho que ele é o próximo. A ordem ali é invertida. Tenho acompanhado o desdobramento por lá, ele chegou já tem uns dias e os monitores que estavam na frente e com mais pessoas pedindo, eles testaram antes. Então acredito que o próximo a ir para os testes é o AW2724DM mesmo.

também peguei o AW2724DM ....não tive margem...peguei nos 3mil com 3 anos....enfim........tenho duas duvidas....vi no site da dell que tem uma atualização e um aplicativo de calibração....alguém já viu isso......instalou...ou atualizou..... ? aproveitando....alguém tem ou onde tem um video que mostra a configuração básica dele......
Acabei de ver lá, realmente atualizaram o firmware dele. Vou ver se faço a atualização, mas antes uma pesquisada pra ver se está tudo ok.
Agora o app de calibração eu não encontrei. Está na página do monitor mesmo? Tem só uns aplicativos para configuração do monitor ao invés de utilizar o joystick. Seriam esses?
 
Com 2 dias de uso, após ajustes cheguei num bom nível de cor, saturação e contraste com o LG 34GP63-A.
Sendo bem superior ao seu modelo antigo 34WC que era uma vergonha de painel VA, ache que teria os mesmos problemas porém estava enganado o painel deste é outro e melhor.
FreeSync/G-SYNC funcionando perfeitamente sem tela piscar etc.
Ghost dele eu notei no UFO só, porém em jogos tanto Fortnite que jogo mais, BF 2042/Vava, lol não notei tanto, tem um pouco sim como no review do Type-C Canal, mas não é algo que vá prejudicar a gameplay nem a usabilidade. Eu não notei o black smearing no monitor mas talvez uma pessoa mais aguçada deva notar.
Após calibrado com o olhometro tendo como base o IPS que tenho ao lado, consegui bons resultados.
Pontos positivos:
Achei que foi fácil até deixar ele legal em cores em relação ao 34WC.
Boa ergonomia.
Não tem o problema da barra inferior do windows sumir.
Ótima definição de imagem etc.
Pontos negativos.
Possível ghost leve.
Ao tirar da caixa e ligar pela 1x vai notar uma imagem muito enbraquiçada, precisa de ajustes mas logo de cara vc pode achar muito ruim se não souber regular a tela.
Até o momento é isso.

 
Galera, o meu DELL chegou aqui, esse vazamento de luz é normal?

 
Eu já estaria solicitando a troca.
Essa praga de loteria de painel nunca vai acabar...
(e não é só com LCD).
Como funciona a troca deles? Eles mandam outro monitor? Pelo preço que paguei nele achei estranho vir dessa maneira.

OBS. Verifiquei aqui e ele só fica dessa maneira no HDR, sem HDR fica legal.
 
Última edição:
se eu pegar qualquer monitor 4K 60/75Hz, posso aumentar essa frequência diminuindo a resolução? e é seguro isso? tipo fazer ele ficar QHD 120Hz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


por que devolveu?
Não, isso era possível em monitores CRT antigamente, hojem em dia o maximo que da pra fazer é um overclock de leve.
 
Galera, o meu DELL chegou aqui, esse vazamento de luz é normal?


yG1QhCA.jpg



O meu veio exatamente assim também.
 
yG1QhCA.jpg



O meu veio exatamente assim também.
Com HDR ligado né? Sem HDR o preto é bem legal. Não entendo muito disso mas é muito melhor que meu AGON nesse aspecto.
 
Como funciona a troca deles? Eles mandam outro monitor? Pelo preço que paguei nele achei estranho vir dessa maneira.

OBS. Verifiquei aqui e ele só fica dessa maneira no HDR, sem HDR fica legal.
Se o monitor não tiver local dimming nem adianta ativar o HDR, com certeza toda área preta vai ficar estourado assim já que o monitor não consegue apagar a iluminação por trás.

Mas e em SDR, ficou legal a imagem desse modelo?
 
Se o monitor não tiver local dimming nem adianta ativar o HDR, com certeza toda área preta vai ficar estourado assim já que o monitor não consegue apagar a iluminação por trás.

Com HDR ligado né? Sem HDR o preto é bem legal. Não entendo muito disso mas é muito melhor que meu AGON nesse aspecto.
Mas e em SDR, ficou legal a imagem desse modelo?
Exato, parece IPS glow mesmo. No meu ao mudar de ângulos não vejo vazamento de luz.
 
Boa noite clã!
No meu pc estão conectados 2 monitores que uso diariamente e também 1 tv que uso as vezes, então a TV não fica ligada o tempo todo. O problema é que quando eu ligo essa TV, algumas vezes eu sofro com problemas de identificar todos esses monitores.
Qual o melhor programa para gerenciar vários monitores?
Tem como mudar a resolução de cada monitor também? Pois tem um deles que a resolução é bem menor e as vezes dá resolução não suportada (ou algo assim)
 
Inclusive eu discordo com basicamente tudo que ele falou hahaha.

A "vinheta" (entre aspas mesmo) de fato existe, mas é causada pelo ângulo em que você olha para a tela. Ele saiu de um 24' como eu e também notei isso inicialmente, um leve estranhamento, mas se me aproximo com o rosto mais próximo da borda essa "vinheta" some. Aqui não atrapalha em nada, pois é tão imperceptível, que somente em um fundo totalmente branco que consigo perceber, mas no dia a dia é zero problemas quanto a isso.

Quanto às cores, ele disse que não se acostumou com a maior variação de cores comparando com o monitor dele anterior. Colocando lado a lado com o meu Acer, também há diversas diferenças, e eu acho isso super normal. Estranhei colocando os monitores lado a lado, porque o AW2724DM tem muito mais recursos, as cores são mais vivas e mais quentes, mesmo configurando para tonalidades mais frias. Eu ainda tentei por 2 dias deixar os monitores parecidos e até consegui de certa forma, mas alguns tons de vermelho e cinza ficavam bem conflitantes, exatamente por causa que o Dell possui cores mais quentes (e tem um alcance maior de tonalidades que o Acer).

E quanto ao último ponto, não tive problema algum com textos, seja em fóruns, redes sociais, Word, Excel, Photoshop, PDfs diversos. Fico em torno de 10 a 14 horas diárias no PC e nunca tive problema com textos (o único problema que eu tive foi com o jogo Baldur's Gate 3, mas isso é um problema do jogo, já que muita gente tem relatado o mesmo problema). Acredito que seja um problema pontual no caso dele, ou mesmo de configuração do Windows, navegador e aplicativos.

Então são experiências conflitantes, mas entendo o lado dele. São coisas que o incomodaram e que não me incomodaram (tirando o caso do texto que parece ser um problema realmente).

Eu já passei essa dica aqui algumas vezes, mas convém reforçar.

Precisamos entender a reprodução de cores em monitores modernos. Eles possuem uma capacidade de exibição de cores que vai além do padrão sRGB, em parte graças às exigências da certificação HDR. No entanto, em modo SDR, o Windows opera sob a presunção de que o monitor está limitado ao espectro sRGB. É ai que tá o problema.

Quando o Windows pede ao monitor para mostrar, por exemplo, um "vermelho puro", que está dentro do padrão sRGB, o monitor moderno com capacidade superior exibe um vermelho mais intenso. Este fenômeno não é exclusivo do vermelho, acontece com todas as cores, tornando-as mais vibrantes em monitores modernos. Embora muitos apreciem essa vivacidade, é importante destacar que ela não indica maior fidelidade de cores, mas uma interpretação amplificada e, portanto, errada. Resumindo, o Windows espera uma resposta no padrão sRGB, mas o monitor dá o máximo que pode, resultando em super saturação.

Esse inclusive esse é um dos motivos aos quais os jogos ficam com o aspecto "Mario Bros", com verdes e vermelhos super intensos (verdes e vermelhos são as cores que mais conseguimos identificar nuancias devido à seleção natural). Os jogos são criados tendo como base o gamut do sRGB, então certamente quando os jogamos em monitores modernos sem as devidas mitigações, os resultados exibidos aos nossos olhos estão longe do que foram idealizados pelos seus criadores. Portanto, se estamos constantemente expostos a níveis de saturação elevadíssimos, nossos cérebros se adaptam a essa norma e perdemos a capacidade de distinguir cores mais sutis ou nuances. A saturação constante torna mais difícil reconhecer variações e até mesmo deixamos de nos supreender quando um objeto de fato super saturado é representado. No final, perdemos a capacidade de aproveitar essa grande vantagem das telas modernas que é a capacidade de exibição de cores.

Como resolver?

Modo de emulação sRGB no monitor: o monitor ajusta-se às instruções do Windows, aderindo ao gamut do sRGB. No entanto, muitos fabricantes restringem outros ajustes nesse modo. Além disso, imagens criadas fora do sRGB perderão detalhes de tons e cores se exibidas sob essa configuração.

Usar o desktop Windows em HDR: isso ajuda que Windows e monitor se comuniquem corretamente, evitando cores super saturadas. Muita gente diz que as cores parecem "lavadas", mas isso ocorre porque elas estão acostumadas com cores mais saturadas. No entanto, a representação "lavada" é mais precisa. O problema surge quando monitores sem tecnologias de backlight avançadas (como mini LEDs ou OLED) são usados. Esses monitores podem não ser capazes de representar o contraste de forma adequada devido a diferenças no cálculo do gamma entre SDR e HDR. Uma solução parcial pode ser a utilização de perfis de cores que imitam o gamma 2.2 (SDR) no HDR, mas essa não é uma solução perfeita. Isso levou a uma percepção de que apenas monitores com mini LED ou OLED valem a pena para HDR, embora isso seja uma generalização. Muitas telas sem array de backlight são capazes, sim, de exibir ótimas imagens em HDR.

Limitação através do driver: O software Adrenalin da AMD tem uma opção para emular sRGB (não lembro onde fica). A NVIDIA também oferece essa funcionalidade e, apesar de expor o comando em sua API, a interface no Painel de Controle da NVIDIA não nos dá essa opção. Sendo assim, é necessário um software externo chamado "novideo_srgb". Nesses métodos, o driver de vídeo age como um intermediário, assegurando que as cores sejam exibidas corretamente.

Calibração: esses equipamentos medem a capacidade de reprodução de cores do seu monitor e criam um perfil de cor personalizado que são usados como uma espécie de "tabela de correção".

Eu, particularmente, utilizo uma combinação dessas formas.

Em desktop utilizo padrão SDR, no monitor deixo no perfil padrão (sem emulação de sRGB) e utilizo o novideo_srgb para limitar em sRGB. No entanto, como eu tenho um calibrador, eu aplico o perfil de calibração no Windows e também utilizo ele dentro do novideo_srgb, dessa forma eu consigo usar o desktop em gamma padrão 2.2, sem cores estouradas em conteúdo sRGB e sem perder detalhes em conteúdo além do sRGB.

Quando vou jogar ou assistir alguma coisa em HDR, eu simplesmente adquiro o hábito de habilitar e desabilitar conforme a necessidade. O atalho "Windows + Alt + B" é bem útil e torna o processo bem prático.

Links:

novideo_srgb:

Transform Windows 11's virtual SDR-in-HDR curve from piecewise sRGB to Gamma 2.2
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo