Inclusive eu discordo com basicamente tudo que ele falou hahaha.
A "vinheta" (entre aspas mesmo) de fato existe, mas é causada pelo ângulo em que você olha para a tela. Ele saiu de um 24' como eu e também notei isso inicialmente, um leve estranhamento, mas se me aproximo com o rosto mais próximo da borda essa "vinheta" some. Aqui não atrapalha em nada, pois é tão imperceptível, que somente em um fundo totalmente branco que consigo perceber, mas no dia a dia é zero problemas quanto a isso.
Quanto às cores, ele disse que não se acostumou com a maior variação de cores comparando com o monitor dele anterior. Colocando lado a lado com o meu Acer, também há diversas diferenças, e eu acho isso super normal. Estranhei colocando os monitores lado a lado, porque o AW2724DM tem muito mais recursos, as cores são mais vivas e mais quentes, mesmo configurando para tonalidades mais frias. Eu ainda tentei por 2 dias deixar os monitores parecidos e até consegui de certa forma, mas alguns tons de vermelho e cinza ficavam bem conflitantes, exatamente por causa que o Dell possui cores mais quentes (e tem um alcance maior de tonalidades que o Acer).
E quanto ao último ponto, não tive problema algum com textos, seja em fóruns, redes sociais, Word, Excel, Photoshop, PDfs diversos. Fico em torno de 10 a 14 horas diárias no PC e nunca tive problema com textos (o único problema que eu tive foi com o jogo Baldur's Gate 3, mas isso é um problema do jogo, já que muita gente tem relatado o mesmo problema). Acredito que seja um problema pontual no caso dele, ou mesmo de configuração do Windows, navegador e aplicativos.
Então são experiências conflitantes, mas entendo o lado dele. São coisas que o incomodaram e que não me incomodaram (tirando o caso do texto que parece ser um problema realmente).
Eu já passei essa dica aqui algumas vezes, mas convém reforçar.
Precisamos entender a reprodução de cores em monitores modernos. Eles possuem uma capacidade de exibição de cores que vai além do padrão sRGB, em parte graças às exigências da certificação HDR. No entanto, em modo SDR, o Windows opera sob a presunção de que o monitor está limitado ao espectro sRGB. É ai que tá o problema.
Quando o Windows pede ao monitor para mostrar, por exemplo, um "vermelho puro", que está dentro do padrão sRGB, o monitor moderno com capacidade superior exibe um vermelho mais intenso. Este fenômeno não é exclusivo do vermelho, acontece com todas as cores, tornando-as mais vibrantes em monitores modernos. Embora muitos apreciem essa vivacidade, é importante destacar que ela não indica maior fidelidade de cores, mas uma interpretação amplificada e, portanto, errada. Resumindo, o Windows espera uma resposta no padrão sRGB, mas o monitor dá o máximo que pode, resultando em super saturação.
Esse inclusive esse é um dos motivos aos quais os jogos ficam com o aspecto "Mario Bros", com verdes e vermelhos super intensos (verdes e vermelhos são as cores que mais conseguimos identificar nuancias devido à seleção natural). Os jogos são criados tendo como base o gamut do sRGB, então certamente quando os jogamos em monitores modernos sem as devidas mitigações, os resultados exibidos aos nossos olhos estão longe do que foram idealizados pelos seus criadores. Portanto, se estamos constantemente expostos a níveis de saturação elevadíssimos, nossos cérebros se adaptam a essa norma e perdemos a capacidade de distinguir cores mais sutis ou nuances. A saturação constante torna mais difícil reconhecer variações e até mesmo deixamos de nos supreender quando um objeto de fato super saturado é representado. No final, perdemos a capacidade de aproveitar essa grande vantagem das telas modernas que é a capacidade de exibição de cores.
Como resolver?
Modo de emulação sRGB no monitor: o monitor ajusta-se às instruções do Windows, aderindo ao gamut do sRGB. No entanto, muitos fabricantes restringem outros ajustes nesse modo. Além disso, imagens criadas fora do sRGB perderão detalhes de tons e cores se exibidas sob essa configuração.
Usar o desktop Windows em HDR: isso ajuda que Windows e monitor se comuniquem corretamente, evitando cores super saturadas. Muita gente diz que as cores parecem "lavadas", mas isso ocorre porque elas estão acostumadas com cores mais saturadas. No entanto, a representação "lavada" é mais precisa. O problema surge quando monitores sem tecnologias de backlight avançadas (como mini LEDs ou OLED) são usados. Esses monitores podem não ser capazes de representar o contraste de forma adequada devido a diferenças no cálculo do gamma entre SDR e HDR. Uma solução parcial pode ser a utilização de perfis de cores que imitam o gamma 2.2 (SDR) no HDR, mas essa não é uma solução perfeita. Isso levou a uma percepção de que apenas monitores com mini LED ou OLED valem a pena para HDR, embora isso seja uma generalização. Muitas telas sem array de backlight são capazes, sim, de exibir ótimas imagens em HDR.
Limitação através do driver: O software Adrenalin da AMD tem uma opção para emular sRGB (não lembro onde fica). A NVIDIA também oferece essa funcionalidade e, apesar de expor o comando em sua API, a interface no Painel de Controle da NVIDIA não nos dá essa opção. Sendo assim, é necessário um software externo chamado "novideo_srgb". Nesses métodos, o driver de vídeo age como um intermediário, assegurando que as cores sejam exibidas corretamente.
Calibração: esses equipamentos medem a capacidade de reprodução de cores do seu monitor e criam um perfil de cor personalizado que são usados como uma espécie de "tabela de correção".
Eu, particularmente, utilizo uma combinação dessas formas.
Em desktop utilizo padrão SDR, no monitor deixo no perfil padrão (sem emulação de sRGB) e utilizo o novideo_srgb para limitar em sRGB. No entanto, como eu tenho um calibrador, eu aplico o perfil de calibração no Windows e também utilizo ele dentro do novideo_srgb, dessa forma eu consigo usar o desktop em gamma padrão 2.2, sem cores estouradas em conteúdo sRGB e sem perder detalhes em conteúdo além do sRGB.
Quando vou jogar ou assistir alguma coisa em HDR, eu simplesmente adquiro o hábito de habilitar e desabilitar conforme a necessidade. O atalho "Windows + Alt + B" é bem útil e torna o processo bem prático.
Links:
novideo_srgb:
Calibrate monitors to sRGB or other color spaces on NVIDIA GPUs, based on EDID data or ICC profiles - ledoge/novideo_srgb
github.com
Transform Windows 11's virtual SDR-in-HDR curve from piecewise sRGB to Gamma 2.2
Transform Windows 11's virtual SDR-in-HDR curve from piecewise sRGB to Gamma 2.2 - GitHub - dylanraga/win11hdr-srgb-to-gamma2.2-icm: Transform Windows 11's virtual SDR-in-HDR curve from pi...
github.com