Bom gastei duas horas hoje testando as opções de câmera e também o Open Camera e a Camera FV-5 comparadas com o programa original da Xiaomi.
Tenho muitas fotos para upar e o Adrenaline infelizmente exige que eu pegue o link de outro lugar o que é uma encheção.
Vou fazer um zip para quem quiser checar as fotos na íntegra e postar algumas das imagens no IMGUR.
De qualquer forma as minhas considerações são os seguintes:
Especificações técnicas da câmera:
A câmera usa um sensor Samsumg S5k3P3 . Não achei especificações técnicas em nenhum lugar apenas um release de imprensa citando que o sensor possui pixels de 1.0μm, o que é muito pequeno e, com 16mpx, indica que estamos falando de um sensor de 1/3". A título de comparação, um Iphone 6 que também usa sensor de ⅓ de polegada, tem 1.5um, ou seja, pixels 50% maiores. Os pixels são 50% maiores porque a resolução é 50% menor (8 megapixels). Num dia ensolarado, com Iso mínimo com certeza a câmera da Xiaomi capturará mais detalhes que a câmera de um Iphone 6, mas no escuro as coisas mudam: Quanto maior o pixel mais luz ele consegue captar, isso não resulta em mais detalhes para 1 pixel individual, mas em maior precisão para captar o espectro correto da luz o que na somatória de toda imagem resulta em menos ruído. Eu tenho uma Panasonic GH2 com sensor 4/3 de 17mm de largura, o interessante que ela também tem 16 megapixels, mas o pixel tem 3.5um, 350% maior que o da Xiaomi! Vocês verão o reflexo na qualidade na comparação em Iso 1600. A maioria dos sites e videos de reviews amadores apenas citam a abertura de 2.0 da lente. Isso pouca importa, realmente uma lente 2.0 vai capturar 30% menos luz do que uma lente 1.8, (não é uma escala linear), mas o que define a qualidade de imagens no escuro no fim das contas será primariamente o tamanho (e também a qualidade) do sensor. Em relação a lente, eu estaria mais interessado em saber se são lentes ED de baixa distorção.
Enfim, vamos as considerações tirando fotos com o Redmi Note 3. Primeiro comecei com uma foto padrão, sem mexer nas configurações do aparelho, Estava interessado em ver como ele lidava com a exposição em uma cena com bastante latitude (contraste entre o ponto mais escuro e o mais claro) que escolhi. Vi muitas pessoas reclamando que o Xiaomi não acertava muito bem o ponto de exposição e estourava a luz no céu. Queria testar isso hoje, mas como está nublado a luz não está adequada para os testes que queria fazer (apesar de ser comum algumas câmeras estourarem a luz das nuvens em completamente branco, e não em tons claros de cinza), vai ficar para outro dia.
Primeira foto sem mexer em nada nas configurações:
Antes de mais nada é importante entender que toda câmera possui pelo menos 3 configurações de cálculo de exposição: Ponto: A exposição será ajustada para o ponto exato onde o foco está, Ponderado: A exposição será um balanco entre toda a luz do quadro e o ponto escolhido e finalmente: Quadro: A exposição será a média de todo o quadro. Em geral isso significa que não importa onde você clique para focar, a luz ficará constante na média da imagem, mas o Xiaomi estranhamente não dá uma media do quadro independente do ponto de foco, parece uma Ponderado pesando mais para o quadro do que uma exposição de média de quadra pura… Não é uma falha grave, mas não é o ideal.
Em geral, em cenas de alto contraste, eu prefiro configurar a exposição manualmente partindo de um balanço ponderado. Câmeras amadoras não mostram o controle de obturador, o que é uma limitação na hora de configurar a exposição. Eu achava que na API do Lollipop o controle manual a que se referiam dava a possibilidade de controlar o obturador, mas pelo visto isso foi mais uma falsa propaganda focada para leigos. Em nenhum dos softwares de câmera tive a possibilidade de controlar o obturador com precisão, então tivemos que recorrer a velha compensação de exposição que vai de +- 2 f stops, o que é razoável, mas nada de excepcional. A câmera da Xiaomi libera a compensação de exposição no modo “manual” (que na verdade deveria chamar PROGRAMA, oras bolas, de manual não tem nada). após você selecionar o ponto de foco da imagem, você pode deslizar o dedo para cima e para baixo para aumentar a exposição ou diminuí-la. Pronto, com isso pude ajustar para evitar que a luz no fundo da janela estourasse.
Entretanto como podem ver na segunda foto, isso resultou na parte escura da imagem ficando preta, o quadro no canto inferior esquerdo some, e as sombras das estátuas escondem seus rostos. Normalmente é preferível que não se tenha luz estourando em uma foto, se as sombras ficarem muito escuras, você pode “puxá-las” com um ajuste de Levels (eu prefiro as curvas como videografista) no Photoshop e trazer à tona os detalhes escurecidos, (contanto que eles não tenham ficado totalmente pretos) mas você não pode escurecer o branco estourado, porque, bem, é só branco, todo o detalhe se foi.
Mas infelizmente o alcance dinâmico do sensor Samsung deixava muito à desejar. Fotógrafos profissionais prezam sensores com alto alcance dinâmico, e nas fotos iniciais que tirei, eles mal e mal chegavam a 8 f stops, uma lástima. Os pretos estavam realmente completamente pretos… estava triste, tudo parecia perdido…. Só que não. No menu de configurações avançadas da câmera, eu encontrei configurações de Contraste nitidez e saturação! Normalmente as fabricantes de câmeras amadoras aplicam filtros agressivos de contraste e saturação para fazer com que as imagens apareçam para os reviewers e youtubers amadores formadores de opinião que não sabem porcaria nenhuma e só falam bosta, dizerem que a imagem parece VÍVIDA BRILHANTE E COLORIDA: Entenda: Brancos estourandos, preto esmagado e cores como alguém que tomou um ácido. O ideal é aplicar FILTROS ou editar a imagem DEPOIS, não estragar o raw da imagem. Pelo menos a Xiaomi colocou as opções para reduzir os filtros de contraste, nitidez e cor ao mínimo, diferente da câmera do meu antigo S4. Eu vou deixá-los no muito baixo a partir de agora, mas a imagem pode parecer um pouco “morta” sem filtros devido a isso, pode colocar saturação em muito baixo ou baixo, mas não recomendo aumentar o contraste para baixo, a exposição vai ser severamente afetada dessa forma.
EDIT: Depois de analisar melhor várias imagens comparando o ajuste de Normal, Baixo, Muito Baixo e Baixíssimo estou achando que no Baixíssimo há perda de detalhe, é melhor utilizar o Muito Baixo ou Baixo para o contraste.
Enfim, veja como a imagem ficou depois que ajustei a exposição para não estourar o fundo e com contraste no mínimo:
Melhor, apesar que talvez um pouquinho mais de contraste fique mais “natural”. Mais próximo do que a minha câmera profissional Uma Panasonic Gh2 Micro 4/3 com lente 14-42 e F3.5 pode entregar:
Inclusive ficou melhor que uma Point & Shoot bem amadora da Sony que minha mãe comprou para ela com um Sensor de 1/2.3 e 18 megapixels (apesar de ter mais ruído):
O próximo passo foi fazer um teste de ISO 1600 para ter uma noção de como a câmera vai lidar com ambientes de pouca luz, o resultado foi um pouco triste, mas não esperava nada muito melhor com um sensor com pixels tão pequenos:
Contraste mínimo
Contraste padrão
Obturador: 1/300
O maior problema não é o ruído, mas a perda da precisão de cores, a imagem fica muito mais acinzentada e sem “vida”. E não adianta querer aumentar a saturação no Photoshop, porque só vai ressaltar borrões amarelos e verdes.
Veja a comparação do que um sensor com pixels com mais de o triplo do tamanho pode fazer quando editado o RAW diretamente e não tentando tirar o ruído deixando tudo borrado:
O ruído preservado em um nível controlado e natural deixa a imagem muito mais agradável.
Uma comparação com a minha câmera do Galaxy S4 em Iso 1600:
As cores estão um pouco melhor, mas o ruído foi totalmente processado deixando a imagem parecendo aquarela de tão borrada.
E a Sony P&S com ISO 1600:
Apesar daquele problema de baixa latitude e contraste excessivo, dá para perceber que a Sony tem MUITO menos ruído e as cores não estão “lavadas”. Isso se dá pelo fato de ela ter pixels também consideravelmente maiores que a 1um, mesmo não chegando próximo dos 3.5 da GH2, já faz bastante diferença. Inclusive, eu achei que ficou até bom demais para um P&S, eu suspeito que a Sony esteja trapaceando no processamento e tirando mais de uma foto, se fosse algo em movimento talvez saísse mais tremido, mas mesmo assim o obturado dessa foto da Sony está em 1/250s.
Preparei outro cenário para testes, dessa vez de macro. Vou postá-los depois mas você já pode pegar todas as fotos no zip. Também posso falar sobre a qualidade do vídeo e a capacidade da câmera de filmar em 4k se alguém interessar. Já adianto que as configurações do Codec não parecem promissoras.
Link com todas as fotos:
https://www.dropbox.com/s/q5qtndsfmbrz2jv/teste celular novo RN3p.7z?dl=0
Por enquanto a conclusão é que a câmera é melhor do que eu esperava pelos reviews e samples que vi por aí. Saber expor a foto corretamente pode melhorar muito as coisas. Eu precisaria pegar emprestado o Galaxy S7 de um amigo que tem um sensor muito maior e ver quão mais capaz a câmera de um flagship de verdade realmente é, mas por enquanto estou satisfeito com a câmera, poderia ter estabilização ótica e um sensor maior, mas com o controle de exposição e contraste reduzido dá para tirar fotos decentes até mesmo indoors.
Aqui o vídeo:
https://my.mixtape.moe/quucce.mkv
Se quiser testar, deixe o vídeo todo rodar, nas partes estáticas o vídeo toca normalmente, mas nas partes de ação com bastante pan e shake na câmera que a coisa começa aos poucos a atrasar. Mesmo o S7 Edge tendo um processador bem mais forte, eu dúvido que seja o suficiente para reproduzir em Software (S/W) o vídeo, agora se ele rodar em H/W ai sim ficarei impressionado, não pela potência, mas pela Samsumg ter dado suporte à HEVC 10 bits no seu SoC.
Isso eu vou poder dizer depois que tiver passado mais tempo com o celular, nem saí mais de casa desde que busquei o aparelho ontem de noite. O que pude notar foi que o Sinal Wi-fi é bom, melhor que o meu S4 nas partes da casa onde fica bem fraco. Vou também fazer um teste de gravação dos microfones do S4 com o meu piano, os microfones estéreos do galaxy S4 eram muito bons nesse aspecto.
Agora outra coisa, eu estou gostando da tela maior, mas já estou com saudades do AMOLED do meu S4:
E o LCD do Redmi Note 3 apesar de ter um tom balanceado, que eu gosto, não veio muito bem calibrado, pelo menos no meu, ele tem um tint claramente avermelhado.