[GUIA] Undervolt da CPU com ThrottleStop

Tenho um A10-9600P e o ThrottleStop não funciona nele (aparece uma mensagem informando que o CPU não é suportado).

Tem algum outro software que aceite o A10-9600P e faça o mesmo que o ThrottleStop?
 
Tenho um A10-9600P e o ThrottleStop não funciona nele (aparece uma mensagem informando que o CPU não é suportado).

Tem algum outro software que aceite o A10-9600P e faça o mesmo que o ThrottleStop?

Algumas opções que você poderia tentar:
AMD overdrive utility
CrystalCPUID
RMClock

Como nunca tive nenhum processador AMD não consigo te ajudar muito mais que isso
 
Eu copiei a configuração do marcb, está mais para cima do tópico, ligo o modo game(2) e entro nos jogos, está dando certo ... jogo cs go com fps 120-200 . Tenta ver se todas as configurações estão para o desempenho máximo, do windows e da placa de vídeo.
Beleza, vou botar aqui e testar.
 
Algumas opções que você poderia tentar:
AMD overdrive utility
CrystalCPUID
RMClock

Como nunca tive nenhum processador AMD não consigo te ajudar muito mais que isso
O Overdrive também não funciona.
Vou tentar com os outros citados.
Agradeço a ajuda.
 
Eu copiei a configuração do marcb, está mais para cima do tópico, ligo o modo game(2) e entro nos jogos, está dando certo ... jogo cs go com fps 120-200 . Tenta ver se todas as configurações estão para o desempenho máximo, do windows e da placa de vídeo.
desculpe o atraso, só vi a notificação agora...
não tenho este problema nao... sinceramente com este calor que esta fazendo, eu nem estou usando o ThrottleStop... eleva demais a temperatura...
Eu troquei a pasta térmica do meu notebook quando ele chegou pra mim e tirei os filtros de poeira embaixo dele... só esse pequeno "mod" que eu fiz ja foi suficiente pra reduzir en uns 3º a 5º a temperatura da CPU e GPU...
uma coisa que eu faço e percebi que ajuda bastante é levantar a traseira dele pro fluxo de ar embaixo do fan ficar maior... e cai bem a temperatura viu...
Agora to querendo comprar uma base da CoolerMaster pra reduzir a temperatura de tudo, memória, CPU, GPU, VRMs, etc... to pensando tbm em fazer alguns furos na base dele com uma furadeira, pro ar bater diretamente em componentes chaves, principalmente os VRMs da GPU...
Após esses mods eu vou ter confiança de rodar o ThrottleStop 100% do tempo jnos jogos... eu ja percebi que a fonte é de 65w entao não da conta de alimentar 100% da potência da CPU e da GPU ao mesmo tempo... com o ThrottleStop vc percebe que a GPU não chega tanto no boost dela porque a CPU ta puxando mais energia...

Vocês observaram a temperatura que fica o pc de vocês enquanto jogam? Tipo, tento jogar fortnite e mesmo com todas essas configurações ainda fica tendo queda de fps, e a temperatura alta.
 
Pessoal, segui o tutorial e fiz undervolting de -50mV no meu velho notebook Asus X550LN. No entanto, quando inicio um jogo, após um tempo ele baixa os clocks da CPU para 800MHz. Alguém tem idéia de por que isto está ocorrendo?
 
Pessoal, segui o passo a passo do tópico mas parece que de nada adiantou, clico no Turn On do TS e boto o OCCT pra rodar e a única coisa que me chama a atenção é que a frequência da CPU fica cravada nos 3500 MHz enquanto o original diz que é 2800 MHz, portanto um overclock de 27%+-, ta certo isso?

Tenho um Nitro 5 i7 16GB GTX 1050 Ti novo

Prints do TS e do OCCT:
 
Pessoal, segui o passo a passo do tópico mas parece que de nada adiantou, clico no Turn On do TS e boto o OCCT pra rodar e a única coisa que me chama a atenção é que a frequência da CPU fica cravada nos 3500 MHz enquanto o original diz que é 2800 MHz, portanto um overclock de 27%+-, ta certo isso?

Tenho um Nitro 5 i7 16GB GTX 1050 Ti novo

Prints do TS e do OCCT:

Isto é porque vc colocou o Speed Shift EPP em 0. O Speed Shift pode variar de 0 (sempre fica no clock máximo) a 255 (performance mínima com máximo de economia de energia). Eu deixo em 0 quando está na tomada e 192 na bateria. Tente colocar um outro valor como 32 ou 64 e observe o clock e temperatura
 
Isto é porque vc colocou o Speed Shift EPP em 0. O Speed Shift pode variar de 0 (sempre fica no clock máximo) a 255 (performance mínima com máximo de economia de energia). Eu deixo em 0 quando está na tomada e 192 na bateria. Tente colocar um outro valor como 32 ou 64 e observe o clock e temperatura

Obrigado pela resposta rmontroni, minha dúvida quanto ao Speed Shift em 0 é se não é prejudicial para o PC rodar no talo apesar de eu jogar mais cs/pubg que não acredito que vão atolar o pc, mesmo assim vale a pena rodar com 0? Fiz um teste usando o speed shift em 96 e a freq ficou variando bastante mas em uma média de 2700 MHz e a temperatura não passou dos 69ºc usando a mesma config das prints de cima mas mudando o Speed Shift. Vi que você usa o mesmo note que eu, qual config você usa pra jogos?
 
Obrigado pela resposta rmontroni, minha dúvida quanto ao Speed Shift em 0 é se não é prejudicial para o PC rodar no talo apesar de eu jogar mais cs/pubg que não acredito que vão atolar o pc, mesmo assim vale a pena rodar com 0? Fiz um teste usando o speed shift em 96 e a freq ficou variando bastante mas em uma média de 2700 MHz e a temperatura não passou dos 69ºc usando a mesma config das prints de cima mas mudando o Speed Shift. Vi que você usa o mesmo note que eu, qual config você usa pra jogos?

O importante é vc testar os jogos que vc usa e ver a performance com diferentes níveis de Speed Shift. Quanto a deixar sempre em 0, quando ligado na tomada, não tem problema algum desde que a temperatura esteja controlada. Eu costumo deixar em 0 se ligado na tomada. As vezes quando está muito calor reduzo para 32 ou 64. Na bateria que uso sempre para tarefas leves deixo em 196
 
Comprei o ideapad 330, irei testar nos jogos que tenho na steam (witcher, cs:go, pubg, gtav, etc) mas pelo que vi vou fazer o undervolt e esse "overclock" de fixar no talo o clock. Acompanhando o tópico.
 
Não vi ninguém mencionando o Turbo Ratio Limits por aqui... O tutorial que eu vi do Geekzilla (https://www.geekzilla.com.br/thrott...tutorial-completo-de-como-usar-este-programa/) fala que reduzir o turbo do processador pode reduzir a temperatura sem muita perda de performance. Confesso que não sei...

Perguntei sobre o turbo ratio limits lá ontem de madrugada!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O importante é vc testar os jogos que vc usa e ver a performance com diferentes níveis de Speed Shift. Quanto a deixar sempre em 0, quando ligado na tomada, não tem problema algum desde que a temperatura esteja controlada. Eu costumo deixar em 0 se ligado na tomada. As vezes quando está muito calor reduzo para 32 ou 64. Na bateria que uso sempre para tarefas leves deixo em 196

Ao manter ele no 0 dia temperatura base não acaba ficando muito alta ( no meu acaba ficando 60 e tantos graus mano com uso leve no 0)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra questão, porque a leitura da temperatura na CPU oscila tanto. Aquilo é fisicamente impossível. São de 60 para 90 em menos de segundo!
 
Fiz o Undervolt em meu Legion Y540, aí estou tendo tela azul do windows de vez em quando. Como faço para saber se eu forcei demais na CPU ou na Intel HD? Qual a característica de cada travada?

Na tela inicial do ThrottleStop existe o botão speedshift e speedstep. Ambos podem ser marcados ao mesmo tempo? Se eu marcar o speedshift devo desativar o speedstop?
 
Fiz o Undervolt em meu Legion Y540, aí estou tendo tela azul do windows de vez em quando. Como faço para saber se eu forcei demais na CPU ou na Intel HD? Qual a característica de cada travada?

Na tela inicial do ThrottleStop existe o botão speedshift e speedstep. Ambos podem ser marcados ao mesmo tempo? Se eu marcar o speedshift devo desativar o speedstop?
Ola. Tire o undervolt do intel hd e faça testes de estabilidade. Se ficar estável está solucionado. Senão tem que reduzir o undervolt da cpu.
Quanto a segunda pergunta, sim, pode deixar os 2 marcados sem problemas
 
Pessoal,
O processador Ryzen 5 5600H é bloqueado para fazer isso?
Baixei o programa e ao tentar instalá-lo, diz "Esse processador não tem suporte".
Também tentei fazer o procedimento pelo programa "Ryzen Master" da AMD, e ao tentar instalar a mensagem é a mesma, de que o processador não tem suporte.
Queria travar o clock do processador, pois em jogos, o mesmo fica variando entre 3K e 4.2K, gerando uma temperatura muito alta (começa em 60graus e sobe até 90graus dependendo do jogo) desnecessariamente.
Pela Bios, sem chance, esses Lenovo possuem a Bios bloqueada nessa função.
 
Pessoal,
O processador Ryzen 5 5600H é bloqueado para fazer isso?
Baixei o programa e ao tentar instalá-lo, diz "Esse processador não tem suporte".
Também tentei fazer o procedimento pelo programa "Ryzen Master" da AMD, e ao tentar instalar a mensagem é a mesma, de que o processador não tem suporte.
Queria travar o clock do processador, pois em jogos, o mesmo fica variando entre 3K e 4.2K, gerando uma temperatura muito alta (começa em 60graus e sobe até 90graus dependendo do jogo) desnecessariamente.
Pela Bios, sem chance, esses Lenovo possuem a Bios bloqueada nessa função.
Usa o Ryzen controler e limita a temperatura que vc deseja.
 
Putz, genial!!!!!
Acabei de fazer aqui, realmente fica na temperatura que você escolher. Muito bom!
Acham que 65 graus é uma boa temperatura pra rodar games?
Depende, no geral 65c é mto conservardor se tratando de notebook gamer.
Se tu ta feliz com a temp e n perdeu performance nos jogos que vc joga, está tranquilo.
Mas pode travar ele em 80~85c que ainda está bem tranquilo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo