GUIA: Undervolting o processador de seu notebook

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Filippo

One big myoma that thinks
Registrado
Esse é um tweak importante, e nunca achei um guia em português... Muitos nem sabem o que o undervolt e quais são seus benefícios. Bom então aqui vai um guia rápido e fácil, espero que ajude vocês:

O que é undervolt?

Os processadores requerem uma corrente de energia para funcionarem. Quanto maior a voltagem. Os fabricantes costumam setar os processadores para voltagens muito altas, mas como cada chip é diferente do outro, alguns conseguem rodar a voltagens menores.


Quais são as vantagens e os perigos de se fazer um undervolt?

vantagens:
-Redução da temperatura do CPU
-Aumento no tempo de bateria
-Não há perda de performance

Desvantagens
-Nenhuma! não tem como dar problema... você não estará dando Overclock, não há risco de queimar ou acontecer nada do tipo. Tudo é feito através de software, então se você não estiver feliz é só fechar o programa e volta tudo ao normal.


O que eu preciso para fazer o undervolt?

Vá em http://cpu.rightmark.org/ e baixe o programa RMClock

Vá em http://www.mersenne.org/freesoft.htm e baixe o programa Prime95

RM Clock é o programa que vamos usar para mudar as voltagens do processador, e o prime95 é para estressar o CPU, para sabermos se a voltagem selecionada é estável ou não.


Como fazer o undervolt?

1)Instale os dois programas acima (RMClock e Prime95)
2)Abra o RMClock, va na aba "General" para ver as voltagens defaults
3)Clique na aba "Management", se você usa chipset intel 855 ou 915 selecione "Run HLT command when the system is idle"
4)Clique na aba "Profiles", e escolha "Performance on demand" para bateria e AC.
5)Dentro da aba "Profiles" escolha o profile "Perfomance on demand" e selecione 'Use P-Station Transitions (PST)"
6)Agora volte para a aba "Profiles", e selecione o primeiro index (0). Agora mude a voltagem (na barra de rolagem VID) para um passo menor. Normalmente todos os chips pentium M (que dão downclock automático) conseguem dar um undervolt mínimo de 0.700V. Se voce sentir que o computador nao está funcionando direito nesta voltagem aumente passo a passo até ficar normal.
7)Agora vamos setar a voltagem mais alta. Abra o programa Prime95 e comece a fazer os calculos, deixe ele aberto minimizado.
8)Agora volte para a aba "Profiles" escolha o profile "Perfomance on demand".
9)Selecione o ultimo index (6) e deixe os outros descelecionados.
10)Agora volte para a aba "Profiles", e selecione o último index (6). Selecione ele e mude a voltagem (na barra de rolagem VID) para um passo menor.
11)Deixe assim por alguns minutos. Se nada acontecer, abaixe mais um passo. Repita até o copmutador travar, para achar o limite de voltagem do processador.
12)Agora que você já saber a voltagem limite do seu CPU, escolha uma voltagem acima dela. Deixe o prim95 rodando por 12 a 24 horas para ter certeza absoluta que esta voltagem é 100% estável.
13)Uma vez que você encontrou as voltagens máxima e mínima, vá para a aba "Management" e selecione "Run Automatically at Startup" e "Start Minimized to Tray."

Pronto! Agora é só ver os resultados!

Eu passei meu pentium M de 0.7000/1.308 para 0.700/0.972. A temperatura passou de 60C para 49C, e ganhei aproximadamente 25 minutos a mais de bateria!
 
Maneiro, enquanto nao se cria baterias decentes ou peças com menos consumo o lance é fazer isso mesmo :cool:
 
Excelente tópico Filippo, muito legal você ter postado isso aqui, pois tem muita gente que não sabe e como vc mesmo disse, sempre que achamos um tutorial sobre Undervolt ele está em inglês (assim como a maioria de tudo o que procuramos), parabéns pelo tutorial :yes:
 
que interessante Filippo. Se undervolt não influencia na perfomance, diminui temperatura e economiza bateria. Porque não vem assim de fábrica?
 
Funciona nos semprons sim!

que interessante Filippo. Se undervolt não influencia na perfomance, diminui temperatura e economiza bateria. Porque não vem assim de fábrica?

Por que isso varia de chip para chip. O meu foi pra 0.972V, mas outro pode ir ate 0.9, e outro so ate 1.1

A fabrica usa uma voltagem padrao mais alto para que todos os chips passem no controle de qualidade, por exemplo, (isso eh um chute) digamos que 50% dos chips conseguem funcionar abaixo de 1V, mas 99.9999% conseguem funcionar abaixo de 1.38V, e por isso eles escolhem esta voltagem para todos
 
Coloquei :p
Galera poderia postar seus resultados aqui :cool:
 
Vou fazer o teste no meu P4 2.4 que consome uma batera fudida.

Valeu pela dica.
 
meu notebook tah xegando daki uns meses, mto bom isso ai, fiz no do meu pai
 
To usando no meu pc da assinatura mesmo, meu Pentiun D roda com over e undervoltage desde o 1º dia que chegou aqui.
Completamente estável.
 
o meu semprom 3000+ tem uma coisa chamada "power now", que poe ele a 700mhz quando nao precisa dos 1800 mhz. vale a pena fazer mais alguma coisa pra reduzir temperatura, mesmo nos 700mhz? é que esse ze2410 da HP esquenta por demais :/
tambem queria saber se da pra deixar o cooler dele ligado o tempo todo ..
 
pode crer, comprei um note rpa dar pra minha mãe..ela nem vai usar toda a potencia do processador, vou fazer isso.

Abraços...

Mário
 
Chateado

Eu estou com um problema....
Alguém poderia me ajudar? Nao estou conseguindo mexer nas voltagens pois elas estao fixas.
Meu processador é um AMD turion tl-52...
 
notebook xegando dia 7, logo q ligar vou fazer isso ai
muito bom
tive resultados legais no note do meu pai
 
Seguinte, estou tentando aqui no meu G1S, mas o vcore não baixa alem de 1.12, normal isso?
E pra fazer o/c (sem aumento de vcore) rola?
 
otimo, meu notebook chega dia 21, eh um turion 64 x2 TL-58
espero que funcione
 
opa tenho um CCE vou testar e ver as temperaturas e tempo de bateria e desempenho dele
 
Gente, esse tópico é meio antigo. Recomendo baixar o notebook hardware control e fazer o undervolt por lá mesmo, é muito mais simples. É grátis também, baixe aqui: Notebook Hardware Control (NHC) - Homepage, Downloads, Help, Docu, FAQ, News - www.pbus-167.com

Callan: É normal, eles travaram os Core Duos e os Core 2 Duos, então nesses CPUs é mais difícil de baixar muito a voltagem...

opa aprovado o programa aprovado

a bateria durava 1:30 agora foi pra 2:15

o clock original é 1867mhz é um celeron nucleo yonah

467mhz claro que cai o desempenho esta com windows vista

temperatura de 58º foi para 35º

mas perfeitamente navegavel

100% APROVADO:thumbs_up
 
Nao consegui baixar a voltagem do meu note

alguem com um core2 duo conseguiu?
 
bom o os core2duo ja tem um gerenciamento de energia para portateis
agora se da pra baixar ou não e so testando
 
Muito interessante mesmo! Eu estou agora com o EeePC 900 e ja fiz o mode de mexer no clock dele, então quando estou utilizando a bateria, coloco o clock dele em 630mhz... Só uso 900mhz com a bateria, se eu estiver executando algo mais pesado, ou varios aplicativos no mesmo momento.

Mais anoite eu vou testar e depois posto como foi minha experiência! :)
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo