Reclamações contra serviço de Banda Larga aumentam em Campo Grande
Apesar de não aparecer em Ranking de 2012 do Procon, GVT tem aumento de queixas em 2013
14/03/2013 às 10:35
Heverton Arguelho
Os serviços de telefonia e telefonia celular, financeiras e prestação de serviços essenciais foram os principais motivos de queixas apresentadas ao Procon em Mato Grosso do Sul em 2012, de acordo com o Boletim 2012 do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o levantamento foi divulgado em janeiro.
Quando o assunto é telefonia, o quesito mais reclamado é a banda larga. Sinal inconstante e lentidão tem dado muita dor de cabeça aos consumidores de Campo Grande. Além de a velocidade estar, muitas vezes, abaixo do contratado.
O principal problema, apurado pelo Jornal Mídia MS, é a queda constante do sinal em algumas regiões. Nas localidades onde são registrados os maiores índices de reclamação, os usuários não recebem esclarecimentos sobre quais problemas a rede poderia estar enfrentando. Os técnicos que visitam as casas chegam a orientar os clientes a pedir o cancelamento do serviço.
Em alguns atendimentos, a empresa estaria alegando enfrentar sobrecarga devido ao aumento do número de clientes. Foi assim com o funcionário público Jorge da Motta Rodrigues, que é cliente da empresa há quatro anos. Desde novembro de 2012, ele está impossibilitado de fazer procedimentos financeiros pela internet, serviço que compreende sua maior necessidade.
O usuário conta que tentou contato por diversas vezes com o serviço de atendimento ao consumidor, mas não obteve sucesso. Segundo Jorge, os atendentes são sempre atenciosos, mas informam que a rede está sobrecarregada e mesmo que ele solicite o aumento da velocidade, que atualmente é de 3mbps, a empresa não poderia oferecer. "A situação está insuportável”, conta o usuário.
A estudante Amanda Faria relatou os mesmos problemas na empresa da família, que está situada na mesma região, no Bairro Panamá, em Campo Grande. "Não sabemos o que fazer, o sinal cai de cinco em cinco minutos”.
A empresa Oi oferece o mesmo serviço na região, mas com limite máximo de 1mps. Outras velocidades não estão disponíveis. A solução encontrada por Jorge foi contratar o serviço da concorrente e manter os dois ativos.
A constatação do déficit no serviço da operadora levou em conta várias denúncias enviadas pelos leitores do Jornal Mídia MS. Até mesmo nossa redação foi prejudicada pela má qualidade do serviço de internet da operadora. O problema só foi resolvido após a substituição pelo serviço de uma empresa concorrente.
O superintende do Procon no Estado, Alexandre Rezende, informou que o crescimento das reclamações é visto como ponto positivo. Ele informou que as reclamações contra o serviço de banda larga não são novidade: “Não é que o problema piorou, mas os consumidores estão mais exigentes e procurando seus direitos”.
Em 2012 foram registrados 59,7 mil atendimentos no Procon-MS. O número é 13% maior do que o de 2011, quando foram contabilizadas 52,8 mil. Segundo o boletim, das 20 empresas com maior índice de reclamações, 17% são de telefonia e telefonia celular, seguidas pelas financeiras (8,2%), pelas prestadoras de serviços essenciais (7,5%) e por bancos comerciais (7,4%).
No ranking geral de 2012 a liderança é ocupada pela empresa Claro com mais de 4,5 mil casos, seguida pela Oi (3,5 mil), pela Enersul (2,4 mil), pela empresa Águas Guariroba (2 mil) e pela Vivo (1,5 mil). Estas demandas decorrem das mais variadas reclamações, desde mau atendimento a cobrança irregular. A GVT não aparece no ranking anual, o que demonstra uma queda recente na qualidade do serviço.
No ranking do site Reclame Aqui, a GVT aparece em 13° na categoria ‘Empresas mais reclamadas de 2012’. Já na categoria “Empresas mais reclamada dos últimos 30 dias” a empresa ocupa o 2° Lugar.
Em nota a empresa reconhece que houve registro de oscilações no serviço entre o fim do ano passado e início deste ano, mas culpa as fortes chuvas e incidência de raios registrados no Brasil e a existência de problemas estruturais em algumas regiões de Campo Grande com instabilidade no serviço de internet para todas as operadoras que atuam na cidade.
A situação está próxima de ser solucionada com a construção da nova rede de transmissão de longa distância, que faz o tráfego de dados entre Estado e outro.
Outro Lado
Em resposta a GVT nega estar sobrecarregada. Ela informou que ampliação dos serviços oferecidos em Campo Grande é uma das prioridades, que já investiu na cidade cerca de R$ 20 milhões em infraestrutura desde 2000. A empresa continua em expansão e prevê investimentos anuais de R$ 2,5 bilhões ao ano até 2016 em todo o Brasil.
No momento, está em fase de conclusão de uma rede de longa distância (backbone) nova, que está sendo construída em consórcio com outras empresas de telecomunicações, e que permitirá ampliar o portfólio de serviços da GVT na cidade, atendendo a demanda local por mais conectividade e interatividade.
A previsão é de que a rede esteja pronta ainda este ano. Com o término dessa obra, Campo Grande poderá usufruir de todos os serviços da companhia, incluindo as ultravelocidades de banda larga e a GVT TV. A cidade também poderá contar com soluções corporativas oferecidas pela GVT que atendem necessidades de profissionais liberais e grandes empresas.
http://www.midiams.com.br/noticia/g...de-banda-larga-aumentam-em-campo-grande/60203
Ainda esse ano. hasuhaushuahsuah! Ou seja até dezembro agente tem as novas velocidades.
Finalmente o povo ta correndo atras reclamando. A gvt ainda mente dizendo q não ta sobrecarregada aqui. Queria era meter um processo nesse pessoal q vende sem ter banda sobrando.¬¬
flws