H60 no I5 750 + DP55WB

Cubanacan

Active Member
Registrado
[RESOLVIDO]
Galera, vejam se podem me ajudar

Comprei uma GTX 970 e tive que comprar alguns outros componentes como fonte e WC pra OC no I5 pois como é uma geração ultrapassada, teria muita falta de otimização entre a GPU e a CPU sem OC né... Eu nem comecei a fazer o over ainda pq foi a primeira vez que instalei um WC e fiquei meio desconfiado se instalei certo a direção do fan do WC, o melhor seria puxando pra fora do gabinete ou pra dentro mirando no radiador do wc?

Tenho um CM 690 III e abaixo tenho as fotos de como ficou, gostaria que se tivessem mais algumas dicas de como eu poderia melhorar a refrigeração, eu agradeceria muito também

yGnCEg4.jpg


UTU02ax.jpg


q8NhUiu.jpg


as fans estão distribuidas assim:
1x 200mm na frente intake
2x 120mm topo exhaust
1x 120mm atrás do H60


Valeuuu :joia:
 
Última edição:
fiquei meio desconfiado se instalei certo a direção do fan do WC, o melhor seria puxando pra fora do gabinete ou pra dentro mirando no radiador do wc?

Ambas as formas de instalação são possíveis.
A melhor opção dependeria mais da preferência pessoal de cada um.

Dependendo da configuração ou dos testes, as pessoas acabam preferindo injeção de ar ou exaustão de ar.

A Corsair recomenda a fan soprando para dentro do gabinete, pois o radiador se beneficiaria com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
No entanto, o ar mais aquecido do radiador estaria entrando também no gabinete.

Eu pessoalmente recomendaria deixar a fan soprando para fora do gabinete, pois na minha opinião pessoal o processador não é o único componente do gabinete que necessita de refrigeração.

as fans estão distribuidas assim:
1x 200mm na frente intake
2x 120mm topo exhaust
1x 120mm atrás do H60

Eu pessoalmente deixaria apenas 1 fan no topo.
Eu vejo sendo mais útil colocando essa outra fan como injeção de ar na gaiola do meio (de frente para a placa de vídeo), assoalho ou painel lateral (se o gabinete permitir).

 
Ambas as formas de instalação são possíveis.
A melhor opção dependeria mais da preferência pessoal de cada um.

Dependendo da configuração ou dos testes, as pessoas acabam preferindo injeção de ar ou exaustão de ar.

A Corsair recomenda a fan soprando para dentro do gabinete, pois o radiador se beneficiaria com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
No entanto, o ar mais aquecido do radiador estaria entrando também no gabinete.

Entendi, realmente quando instalei, no manual a corsair recomenda dessa forma "we recommend mounting the fan as an air-intake to your PC case" entendi que seria puxando ar pra dentro do gabinete.

Eu pessoalmente recomendaria deixar a fan soprando para fora do gabinete, pois na minha opinião pessoal o processador não é o único componente do gabinete que necessita de refrigeração.


Eu pessoalmente deixaria apenas 1 fan no topo.
Eu vejo sendo mais útil colocando essa outra fan como injeção de ar na gaiola do meio (de frente para a placa de vídeo), assoalho ou painel lateral (se o gabinete permitir).

Pela sua explicação, inclusive muito boa, obrigado desde já e pelo pouco que entendo de fluxo de ar, nessa forma com que esta distribuído o fan de 200mm na frente esta puxando ar pra dentro e o de trás também, mantendo o fluxo de ar praticamente inteiro no meio do gabinete e os fans de cima puxando pra fora. O ideal não seria instalar mais um fan embaixo para que assim ainda ajude mais os fans de cima a tirarem todo o ar quente que ficaria no meio?

Estou pensando em adicionar mais umas 2 ou 3 fans, botar uma embaixo e outra no local onde você recomendou, acho que daí ficaria legal deixando a fan do WC, a da frente e a de baixo e a da placa de video puxando pra dentro e as de duas de cima pra fora, o que você acha?

Eu até me esqueci de fazer os testes de temperatura, vou checar um programa legal pra esse fim hoje e tentar vêr daí posto os resultados.
 
Não acho que dê gargalo não.

Inverte o radiador atrás pros cabos ficarem pra cima, fica melhor esteticamente.
 
Jogar o ar para fora perde pouca coisa mas deixa a temperatura interna melhor para os componentes.
 
Entendi, realmente quando instalei, no manual a corsair recomenda dessa forma "we recommend mounting the fan as an air-intake to your PC case" entendi que seria puxando ar pra dentro do gabinete.

Essa forma de instalação não está errada.
Tem pessoas que defendem essa forma de instalação como sendo a melhor em suas configurações.

Outras pessoas em contrapartida viram algum aumento de temperatura em outros componentes como a placa de vídeo.

O ganho de desempenho pode ou não ser interessante dependendo da configuração ou ventilação do gabinete usada por cada um.


O ideal não seria instalar mais um fan embaixo para que assim ainda ajude mais os fans de cima a tirarem todo o ar quente que ficaria no meio?

Estou pensando em adicionar mais umas 2 ou 3 fans, botar uma embaixo e outra no local onde você recomendou, acho que daí ficaria legal deixando a fan do WC, a da frente e a de baixo e a da placa de video puxando pra dentro e as de duas de cima pra fora, o que você acha?

Eu até me esqueci de fazer os testes de temperatura, vou checar um programa legal pra esse fim hoje e tentar vêr daí posto os resultados.

Eu diria que adicionar ou não essas 2 ou 3 fans seria mais opção pessoal.

Eu pessoalmente não me preocuparia com essas fans extras.
Em geral gabinetes com bom espaço interno e configurações simples com apenas uma placa de vídeo, algumas fans já seriam suficientes.
 
Não acho que dê gargalo não.

Inverte o radiador atrás pros cabos ficarem pra cima, fica melhor esteticamente.

Eu até tentei mano mas os cabos ficam sendo forçados pela posição, então preferi deixar assim, até porque não me importo muito com a estética ali dentro... O gabinete fica quase sempre fechado.



------------
Essa forma de instalação não está errada.
Tem pessoas que defendem essa forma de instalação como sendo a melhor em suas configurações.

Outras pessoas em contrapartida viram algum aumento de temperatura em outros componentes como a placa de vídeo.

O ganho de desempenho pode ou não ser interessante dependendo da configuração ou ventilação do gabinete usada por cada um.

Entendi, o jeito vai ser eu fazer os testes pra ver o que ficará melhor.



Eu diria que adicionar ou não essas 2 ou 3 fans seria mais opção pessoal.

Eu pessoalmente não me preocuparia com essas fans extras.
Em geral gabinetes com bom espaço interno e configurações simples com apenas uma placa de vídeo, algumas fans já seriam suficientes.

Pois então, eu quero colocar esses fans justamente pelo fato de saber que essa minha placa de video tem um histórico de esquentar bastante pelo fato de os coolers dela serem quase que igual a do modelo de referência. E também não custa gastar uns 50 reais em fan para dar uma melhorada na vida util dos componentes e possivelmente desempenho também.
 
Não li os comentários, mas não tem muito o que mexer, no máximo colocar uma fan na frente do radiador e pronto, sua maquina está bem limpa e organizada, se fosse um amontoado de cabos poderia prejudicar a circulação, mas dessa forma está muito bom.

Parabéns!!!! Esse gabinete mesmo depois de tanto tempo ainda é um dos meus preferidos!
 
Não li os comentários, mas não tem muito o que mexer, no máximo colocar uma fan na frente do radiador e pronto, sua maquina está bem limpa e organizada, se fosse um amontoado de cabos poderia prejudicar a circulação, mas dessa forma está muito bom.

Parabéns!!!! Esse gabinete mesmo depois de tanto tempo ainda é um dos meus preferidos!

Você diz inverter a fan pra frente do radiador ali? Ou adicionar uma na frente, tem como fazer isso?

Obrigado pelos elogios a maquina :gaming:
 
Você diz inverter a fan pra frente do radiador ali? Ou adicionar uma na frente, tem como fazer isso?

Obrigado pelos elogios a maquina :gaming:


Cara uma fan a mais na parte da frente (push and pull), nada mais! :joia:
 
Cara uma fan a mais na parte da frente (push and pull), nada mais! :joia:

Po não tinha pensado nisso, pela lógica acho que seria o ideal mesmo. Só que dai a teria que inverter as fans no caso ne, a que for adicionada na frente do radiador puxando ar pro radiador e a que fica atrás, parafusada na parte de trás do gabinete, jogando ar pra fora certo?


Ficaria |<fan< radiador <fan<

Sendo que < é a direção do ar e | a porta de trás do gabinete.
 
Po não tinha pensado nisso, pela lógica acho que seria o ideal mesmo. Só que dai a teria que inverter as fans no caso ne, a que for adicionada na frente do radiador puxando ar pro radiador e a que fica atrás, parafusada na parte de trás do gabinete, jogando ar pra fora certo?


Ficaria |<fan< radiador <fan<

Sendo que < é a direção do ar e | a porta de trás do gabinete.

Exato isso mesmo, todas empurrando o ar no mesmo sentido, nesse caso o fundo do gabinete, como descreveu! <<radiador<<
 
Exato isso mesmo, todas empurrando o ar no mesmo sentido, nesse caso o fundo do gabinete, como descreveu! <<radiador<<

Show!! vou dar uma procurada numa fan boa agora pra por ali!! Valeu pela ajuda mano :yes:
 
Show!! vou dar uma procurada numa fan boa agora pra por ali!! Valeu pela ajuda mano :yes:

Imagine!

Cara uma Akasa Viper ali vai bem, e o melhor, não é cara.

Abraços
 
Dei uma pesquisada rápida aqui, seria esse ?
Tenso é que é amarelo hahahah :fuuu:

Há um tempo atrás eu tava dando uma pesquisada em fans e ouvi falar bem desses dois modelos:

Cougar fan dual black CF-D12HB e Aerocool Shark

O akasa é melhor você acha?


Basta deixar ela atrás e a sua original na frente!

Caramba, como subiu de preço, não custava 25 reais.
------------
A Apache também é boa, silenciosa com CFM bom, não tão alto como o da Viper, mas já ajuda. (preço e na cor preta)

http://www.socooler-digital.com.br/apache-black-fan---120x120x25-mm---conector-placa-pwm-hd-bearing/

foto_thumb_70_foto_0_264732_BLACK%201.JPG
 
O que eu gosto de fazer é botar o cooler pushando ar frio de fora pro radiador na lateral como tu fez, com dois fan push/pull pra dentro do gabinete e um fan diretamente em cima jogando ar pra fora pra cima.
 
Então gira o block da CPU pra direita 90 graus =)
 
Basta deixar ela atrás e a sua original na frente!

Caramba, como subiu de preço, não custava 25 reais.
------------
A Apache também é boa, silenciosa com CFM bom, não tão alto como o da Viper, mas já ajuda. (preço e na cor preta)

http://www.socooler-digital.com.br/apache-black-fan---120x120x25-mm---conector-placa-pwm-hd-bearing/

http://www.socooler-digital.com.br//img_sistemas/ecommerce/img_produtos/565/foto_thumb_70_foto_0_264732_BLACK%201.JPG

Boa!! Andei dando uma pesquisada e dizem que pra radiador é bom as fans que tem bastante pressão estática, o viper seria uma boa opção pro push'n'pull ja que ele tem uma pressão considerável.

Vou comprar um viper, dai deixo atrás do radiador pra não aparecer esse amarelo e pra reforçar na refrigeração vou meter um cougar dual-x, andei dando uma olhada dizem que é muito bom e silencioso.

Só queria ver algo a mais pra comprar, porque pagar frete pra 2 fans só é tenso..
 
Boa!! Andei dando uma pesquisada e dizem que pra radiador é bom as fans que tem bastante pressão estática, o viper seria uma boa opção pro push'n'pull ja que ele tem uma pressão considerável.

Vou comprar um viper, dai deixo atrás do radiador pra não aparecer esse amarelo e pra reforçar na refrigeração vou meter um cougar dual-x, andei dando uma olhada dizem que é muito bom e silencioso.

Só queria ver algo a mais pra comprar, porque pagar frete pra 2 fans só é tenso..


Acho que vai ficar bem legal.

Mas cara, não precisa fazer isso agora, deixa para quando estiver precisando comprar mais alguma coisa realmente, não fica arranjando coisas pra comprar sem necessidade.... vai virar acumulador entusiasta de coisas que ficarão sem uso. ;)
 
Acho que vai ficar bem legal.

Mas cara, não precisa fazer isso agora, deixa para quando estiver precisando comprar mais alguma coisa realmente, não fica arranjando coisas pra comprar sem necessidade.... vai virar acumulador entusiasta de coisas que ficarão sem uso. ;)

Exato. Nem estou com pressa não, agora que ja sei o que vou comprar e fazer fico mais tranquilo que saindo uma promocão ou necessidade de comprar outra coisa ja incluo os fans...

Valeu pela ajuda ai adriano e todos os demais que perderam um tempinho ai no tópico!!

Abraco:fechado:
 
Legal, tenho certeza de que vai gostar!

Qualquer coisa é só chamar!

Abraços
 
Eu também tenho uma DP55wb, estou em dúvida se dá para dar o boot e instalar um hd SSD nela?
Obrigado pela ajuda!
 
Eu instalei o radiador encostado no gabinete e o fan na frente dele, pegando o ar do case e jogando no radiador e para fora.

Uso atualmente um Seidon 120V mas acho que terei que trocá-lo, penso em pegar um Corsair H55 pois minha CPU i7 2600 não faz over, então não preciso de nada muito "badass"...

Do jeito que você colocou seu radiador tá certo também, se colocar um fan a mais fica melhor ainda (push & pull)... aqui só deixei um fan que vem com o kit pois não gosto de barulho.

Os fans do meu case são todos de 200mm de baixa rotação, prefiro fans maiores que fazem mais vento e que giram a menos de 1000RPM, sendo praticamente inaudíveis.
 
[RESOLVIDO]
...


as fans estão distribuidas assim:

1x 200mm na frente intake

2x 120mm topo exhaust

1x 120mm atrás do H60



Valeuuu :joia:

Pelo que eu vi na foto, você colocou o h60 puxando o ar pra fora, o que seria incorreto, ficou com 3 fans extraindo o ar do gabinete e apenas 1 fan puxando pra dentro, tem que deixar a entrada de ar fria e a saída de ar quente balanceada... pra criar uma corrente continua, detalhe que posso estar errado porque nunca tive fan de 200mm, talvez ela até seja equivalente a 3x 120mm... pelo menos no meu caso a exaustão na parte de cima do gabinete é livre, a entrada de ar frontal é um pouco obstruida pelo filtro anti-poeira (espuma) e a própria parte da frente do gabinete.
______________________________________
Eu estava usando: puxando ar frio de fora pra dentro (gabinete/fan/radiador), inverti porque eu achava que o gabinete estava empoeirando muito rapido por dentro, no momento estou usando a mesma forma que o torrentman, puxando o ar de dentro pra fora, passando pelo radiador (gabinete/radiador/fan), penso que tive um aumento de temperatura consideravél principalmente quando estou usando a placa de video, porque a placa enche o gabinete de ar quente, ai a fan do cooler pega esse ar quente e joga no radiador, no momento só tenho o h60 com fan original e a fonte (de cabeça pra baixo) jogando ar para fora, ventoinhas adicionais desligadas (vou trocar o gabinete em breve), normalmente ficavam 2 fans 140mm no topo + fonte puxando ar pra fora, 1 fan 140mm + 120mm frontais + o h60 puxando ar de fora pra dentro. Aparentemente se você vai usar apenas o h60... é melhor colocar ele puxando o ar frio de fora pra dentro, provavelmente grande parte do ar quente sai naturalmente pela parte de cima do gabinete mesmo sem ventoinha no topo (pelo menos quando tem as aberturas pra ventoinhas no topo).
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo