HD 57XX e 58XX, problema com "listras" verticais

R1C8

RICARDO
Registrado
Fala ai pessoal, beleza?

Então tive este problema com a minha HD5770 da Sapphire, novinha, ai falando com o amigo 8800´s@over ele falou que teve o mesmo problema com a placa dele, bem comigo estava sem overclock nem nada do tipo, tudo padrão... e não é algo constante, tipo comigo aconteceu depois de várias horas de jogo e com alguns aconteceu no próprio desktop do windows, a imagem fica mais ou menos assim:

http://img121.imageshack.us/img121/8999/ati5870chrash.jpg

Foi então que ele me passou este tópico:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=241042

Há vários casos parecidos, bem em fim, vi no forum da AMD onde tem VÁRIAS reclamações do mesmo problema, será o problema apenas um bug facilmente corrigido com um driver ou troco a placa via RMA com a loja como alguns fizeram?

Abraço!
 
Última edição:
Isso me parece defeito na sua Vga, eu add a RMA o quanto antes!

Boa sorte!

[]'s
 
Nossa, um bug desse ai parece mais problema de hardware do que software. Talvez seja um lote defeituoso, por isso o alto numero de pessoas com o mesmo problema. Eu faria a troca, com certeza.
 
isso ai é BUG de driver provavelmente, pois aqui a Minha Sapphire HD4850 HDMI de 512mb novinha deu isso uma vez também, isso depois que instalei o driver mais novo. 9.12

antes com o 9.8 original que veio no CD não deu nada disso, acredito que seja isso ;)

se não a minhã série 4850 não seria afetada também
 
Outro dia deu isso aqui, mas foi por causa do overclock na cpu quando estava testando as voltagens mínimas pra vcore e vtt pra 3600 Mhz. Do nada deu essa tela listrada e assim ficou. Reiniciei e quando entrou no desktop o w7 avisou que tinha dado erro 124, que é falta de vcore ou falta/excesso de vtt.
 
Outro dia deu isso aqui, mas foi por causa do overclock na cpu quando estava testando as voltagens mínimas pra vcore e vtt pra 3600 Mhz. Do nada deu essa tela listrada e assim ficou. Reiniciei e quando entrou no desktop o w7 avisou que tinha dado erro 124, que é falta de vcore ou falta/excesso de vtt.

Olha só, o meu aqui nas duas vezes que aconteceu não deu mensagem de erro, na verdade entrou aquela tela de reparação antes de entrar no windows...

O que pode ser Japa? você deve entender bem mais do que eu nisso, será o overclock do meu CPU? pois ele passou no intelburn de boa...

Abraço!
 
Outro dia deu isso aqui, mas foi por causa do overclock na cpu quando estava testando as voltagens mínimas pra vcore e vtt pra 3600 Mhz. Do nada deu essa tela listrada e assim ficou. Reiniciei e quando entrou no desktop o w7 avisou que tinha dado erro 124, que é falta de vcore ou falta/excesso de vtt.

Japa eu até achei que podia ser problema de over no CPU, mas não era, deu até com o cpu em stock, mas isso foi antes da bios nova da ATI, essa nova bios resolve esse problema em uso 2D, mas não resolveu em uso 3D, estou na espera de uma nova bios ou um driver novo que resolva isso, no forum da AMD tem varios topicos sobre esse problema e é com as 57xx e 58xx.
 
Japa eu até achei que podia ser problema de over no CPU, mas não era, deu até com o cpu em stock, mas isso foi antes da bios nova da ATI, essa nova bios resolve esse problema em uso 2D, mas não resolveu em uso 3D, estou na espera de uma nova bios ou um driver novo que resolva isso, no forum da AMD tem varios topicos sobre esse problema e é com as 57xx e 58xx.

Exatamente Fguarezi, eis a minha dúvida.

Porque se trocar de placa, tenho o receio de ter o mesmo problema, e a troca ter sido em vão, aqui Fguarezi aconteceu apenas nos jogos e foram duas vezes em dois jogos diferentes...

Será que vale apena tentar a troca? ou é um problema de driver/bios?

Abraço!
 
a minha 4850 ficava assim direto.. mandei pro RMA e a nova nao faz mais isso
 
Exatamente Fguarezi, eis a minha dúvida.

Porque se trocar de placa, tenho o receio de ter o mesmo problema, e a troca ter sido em vão, aqui Fguarezi aconteceu apenas nos jogos e foram duas vezes em dois jogos diferentes...

Será que vale apena tentar a troca? ou é um problema de driver/bios?

Abraço!

Cara já fiz de tudo aqui, agora por ultimo coloquei outra bios a mais nova da XFX 5870 do dia 26/11/2009, e to usando o driver 9.12 + hotfix, mas estou sem tempo para jogar não testei em jogo, mas fiz um teste de stress na VGA por mais de 15 min e nada de erro, esse problema é bem estranho mesmo, não tem uma hora certa de acontecer, muitas vezes nem acontece.

Comigo quando acontece é geralmente no inicio do jogo, tipo uns 10 min de jogo da o problema, dai tenho que dar restart no pc pelo botao do power, quando volta posso jogar 2 horas e nao tenho mais problema, aconteceu comigo no GTA4, varias vezes, sempre no inicio do jogo, e no Dirt2 aconteceu tbm nas primeiras corridas.

Mas acho que driver tem culpa tbm, pois com o 9.10 esse problema em 3D nunca tinha acontecido, acontecia em 2D por causa da bios antiga da ATI, então pensei que usando a bios nova da ATI que corrige o problema em 2D tudo estaria resolvido usando o driver 9.10, mas dai começaram os travamentos em 3D, hehe.

Quem sabe o 10.1 é a salvação :).

Vamos trocar umas ideias sobre esse problema, que eu to achando bem chato, quando tiver tempo devo testar em mais jogos, mas aqui ate agora so deu no GTA4 e Dirt2.
 
Cara já fiz de tudo aqui, agora por ultimo coloquei outra bios a mais nova da XFX 5870 do dia 26/11/2009, e to usando o driver 9.12 + hotfix, mas estou sem tempo para jogar não testei em jogo, mas fiz um teste de stress na VGA por mais de 15 min e nada de erro, esse problema é bem estranho mesmo, não tem uma hora certa de acontecer, muitas vezes nem acontece.

Comigo quando acontece é geralmente no inicio do jogo, tipo uns 10 min de jogo da o problema, dai tenho que dar restart no pc pelo botao do power, quando volta posso jogar 2 horas e nao tenho mais problema, aconteceu comigo no GTA4, varias vezes, sempre no inicio do jogo, e no Dirt2 aconteceu tbm nas primeiras corridas.

Mas acho que driver tem culpa tbm, pois com o 9.10 esse problema em 3D nunca tinha acontecido, acontecia em 2D por causa da bios antiga da ATI, então pensei que usando a bios nova da ATI que corrige o problema em 2D tudo estaria resolvido usando o driver 9.10, mas dai começaram os travamentos em 3D, hehe.

Quem sabe o 10.1 é a salvação :).

Vamos trocar umas ideias sobre esse problema, que eu to achando bem chato, quando tiver tempo devo testar em mais jogos, mas aqui ate agora so deu no GTA4 e Dirt2.

Interessante e "intrigante" ao mesmo tempo amigo, bem aqui aconteceu no GTA IV uma vez e a outra foi jogando Project Reality (Mod de BF2 Online)...

No GTA IV diferente de você não foi bem no inicio, pelo contrario foi depois de 1 ou 2 horas de jogo, já no PR foi depois de umas 3 horas jogando, isso que durante os jogos eu dou vários Alt+tab para ver quem ta entrando no TS(não sei se isso vem ao caso)...

Em fim, podemos ver que o problema é o mesmo porém acontecendo em diferentes momentos/jogos e não apenas em uma ocasião... realmente eu não sei se troco de placa ou não...

Qual o SO ai?
 
Interessante e "intrigante" ao mesmo tempo amigo, bem aqui aconteceu no GTA IV uma vez e a outra foi jogando Project Reality (Mod de BF2 Online)...

No GTA IV diferente de você não foi bem no inicio, pelo contrario foi depois de 1 ou 2 horas de jogo, já no PR foi depois de umas 3 horas jogando, isso que durante os jogos eu dou vários Alt+tab para ver quem ta entrando no TS(não sei se isso vem ao caso)...

Em fim, podemos ver que o problema é o mesmo porém acontecendo em diferentes momentos/jogos e não apenas em uma ocasião... realmente eu não sei se troco de placa ou não...

Qual o SO ai?

Ta aí uma coisa que já fi falarem em forum gringo, SO, aqui é Win7 64, eu li num forum outro dia um caso que esse problema só dava com um cara no Win7 64, ele usava tbm o XP e nele não tinha problema.

Outra coisa que li foi de problema de instabilidade usando o programa da MSI versão 1.40 e 1.41, por isso até não estou mais usando esse programa, mas como falei até agora so testei no teste de stress mesmo, amanha a noite que vou ter tempo de jogar alguma coisa e ver se as mudanças que fiz aqui surtiram efeito.
 
Outro dia deu isso aqui, mas foi por causa do overclock na cpu quando estava testando as voltagens mínimas pra vcore e vtt pra 3600 Mhz. Do nada deu essa tela listrada e assim ficou. Reiniciei e quando entrou no desktop o w7 avisou que tinha dado erro 124, que é falta de vcore ou falta/excesso de vtt.

Exatamente, aqui já aconteceu de eu reduzir o VTT e acabar ocorrendo esse Crash no Windows.
 
Isso acontecia aqui direto.. troquei a bios da VGA para uma da Asus e parou.. agora, pode ser o VTT também, porque eu mudei tudo de uma vez só...
 
Japa eu até achei que podia ser problema de over no CPU, mas não era, deu até com o cpu em stock, mas isso foi antes da bios nova da ATI, essa nova bios resolve esse problema em uso 2D, mas não resolveu em uso 3D, estou na espera de uma nova bios ou um driver novo que resolva isso, no forum da AMD tem varios topicos sobre esse problema e é com as 57xx e 58xx.

Pois é, são muitas variáveis pelo visto, uma delas é o OC da máquina que influencia nisso, mas acho que o principal vilão é mesmo o driver.

Mas observe que em 3D a placa exige mais do NB, mesmo em stock é capaz de dar zica se a máquina não estiver 100% estável, e testes de stress como LinX ou prime small não forçam o NB, portanto pode passar 1000 passos no LinX usando toda a memória que pode dar pau ao jogar.
 
Por aqui, minha vga continua firme e forte. Se ainda fosse uma questao de drives, acho que daria com todos. Arrisco ainda dizer que pode estar relacionado a faricacao desses chips de 40nm, visto que existia uma grande perda dos mesmos durante a fabricacao.
 
Pois é, são muitas variáveis pelo visto, uma delas é o OC da máquina que influencia nisso, mas acho que o principal vilão é mesmo o driver.

Mas observe que em 3D a placa exige mais do NB, mesmo em stock é capaz de dar zica se a máquina não estiver 100% estável, e testes de stress como LinX ou prime small não forçam o NB, portanto pode passar 1000 passos no LinX usando toda a memória que pode dar pau ao jogar.

Então Japa, o que vc recomendaria para aferir de fato a absoluta estabilidade de uma gamerstation? Tipo, para não se precisar de um software espécífico para verificar a estabilidade do oc da cpu, outro para o oc na vga, outro para o sistema como um todo... blablabla... Ou isso não existe? Rotinas e mais rotinas de testes a cada oc enchem o saco :lol:. Pior que eu até gosto;), mas as vezes o cara tá sem a devida paciência... Não teria algo mais direto, digo, genérico mas tão eficaz qt?
 
Última edição:
Por aqui, minha vga continua firme e forte. Se ainda fosse uma questao de drives, acho que daria com todos. Arrisco ainda dizer que pode estar relacionado a faricacao desses chips de 40nm, visto que existia uma grande perda dos mesmos durante a fabricacao.

Pensei nisso também, qual o SO ai?

Estou achando isso muito estranho, muito mesmo, bastante gente com o problema, várias marcas/fabricantes diferentes e todos relacionados a estas listras INFERNAIS!

É só acompanharem o fórum gringo lá, agora mesmo vi um cara que teve o problema e foi mais intenso, vejam: http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=4189257&postcount=1

Bem, e até agora nenhuma noticia oficial por parte da ATI sobre este problema eu acho... :said:
 
eu tava afim de pegar uma 5870 e jah fiquei com o pé atraz tb...
 
Malditas listras reds huashashashash, eu já vir esse filme em algum lugar.
 
"Dear Sir :
Please download the atiflash tool that only can use under pure dos mode here -

http://www1.sapphiretech.com/global/lib_files/40.zip

Then check the SOP step1 to step7 to make a bootable USB stick that can help to boot into pure dos mode -

http://www1.sapphiretech.com/global/lib_files/103.zip

After booting into pure dos mode , please type below command after prompt

atiflash -p 0 s3c00101.103 -f



BTW , flashing the VBIOS from offical side will not void the warranty.

The new VBIOS adjust the powerplay function in 2D mode.

Thanks."

Should all else fail I will make my updated sapphire VBIOS available to all of you.


Provavel solução para o seu problema Ricardo, procurei na sapphire e achei esse procedimento para quem esteja com o problema mistake/stripes, ja aconteceu isso a um tempo atras com as hd4870 inclusive uma minha que eu tinha tive de atualizar pois qd eu ia jogar arma2 e abria o mapa ela travava e somente com reset pra voltar.

Bom ve se resolve de uma estudada ae sobre isso.


Nóis ki avua bruxãooo!!!
 
Olha só, o meu aqui nas duas vezes que aconteceu não deu mensagem de erro, na verdade entrou aquela tela de reparação antes de entrar no windows...

O que pode ser Japa? você deve entender bem mais do que eu nisso, será o overclock do meu CPU? pois ele passou no intelburn de boa...

Abraço!

Já tentou sem overclock?

Qual windows está usando? 32 ou 64-bit?

Pra quem está com problemas, achei essa dica que parece resolver ou pelo menos amenizar o problema:

1. No CCC, ative o overdrive e crie um profile (ex: FIX), não aplique, apenas salve e feche a tela.
2. Abra o arquivo FIX.xml que encontrará na pasta C:\Users\USUARIO\AppData\Local\ATI\ACE\Profiles
3. Edite os valores 15700 com 60000 e 30000 por 60000
4. Salve o arquivo
5. No CCC, aplique o profile FIX. Os clocks deverão mostrar 600/600 na aba Overdrive.

Especula-se que o problema tem a ver com alguma atualização do Windows 7 + alguma porcaria que a ATI colocou nos drivers da série HD 5000.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo