[HD EXTERNO USB] Retirar da case e ligá-lo diretamente a SATA

roxynando

Hungry Member
Registrado
Olá pessoal...
Depois de tirar a dúvida e certificar-me que o HD não apresenta problemas, venho agora solicitar a ajuda de vocês para a difícil tarefa de ABRIR este HD externo USB da Seagate, e retirar seu HD SATAII de 1,5TB para colocá-lo (ligá-lo) diretamente na placa mãe.

Os testes de velocidade por meio de USB deixaram muito a desejar, e acredito que ligado diretamente a porta SATA terei um melhor desempenho.
Contudo, pesquisei no Google e não encontrei nenhum artigo/tutorial que explique como fazê-lo.

Alguém já o fez ou sabe como se dá este processo?
É simples?

O modelo do ítem em questão é este a seguir:
HD%20externo%20expansion%201-5%20TB-500x500.png
 


Valeu demais, meu amigo. Deu certo!
A boa sorte ficou do meu lado. Não poderia ter feito coisa melhor.

Galera, alguém tem dúvida de que valeu a pena tirá-lo do USB e passar para a porta SATA do computador?
Bom, peguem os testes (primeiros) feitos acima quando ainda USB e comparem os resultados com os atuais, agora sem USB, ligado direto na porta SATA e tirem suas conclusões:

st31500541as1500gbsatai.png


st31500541as1500gbsatai.png



Parece ter dado uma melhorada violenta, não?
Sem dúvida foi a melhor coisa que fiz.
Além da melhora monstruosa em todos os sentidos de velocidade e tudo mais, também tem a questão da temperatura. De 56ºC (pra vocês verem o quanto essa capa esquenta o bichim) agora está trabalhando com pico de 32ºC.


Nada nada economizei uns R$ 200, pois estava já para comprar um HD SATAII de 1,5TB ou 2TB exclusivamente para isso, ou seja, para ficar de backup nesta máquina enquanto o SSD (para sistema operacional e programas não vem).
 
Uma dúvida que tenho é a seguinte. Se a taxa teórica do USB 2.0 é de 480Mbps, ou seja, 60MB/s, por que os HDs USB 2.0 transferem os dados a no máxmo 30MB/s?
 
Uma dúvida que tenho é a seguinte. Se a taxa teórica do USB 2.0 é de 480Mbps, ou seja, 60MB/s, por que os HDs USB 2.0 transferem os dados a no máxmo 30MB/s?


Talvez por conta do gerenciamento de energia do mesmo.
Prefiro considerar esta teoria.
 
Uma dúvida que tenho é a seguinte. Se a taxa teórica do USB 2.0 é de 480Mbps, ou seja, 60MB/s, por que os HDs USB 2.0 transferem os dados a no máxmo 30MB/s?

Não esquece que não são só dados que passam, tem também todo um protocolo de comunicação.

USB é algo extremamente genérico e ainda aceita hubs, o protocolo deve ser relativamente pesado.
 
da mesma maneira que eles informam o tamanho real errado pra gente
a taxa de pico deve ser 60mb/s mas nunca vai bater isso.
 
Negativo, isso depende da controladora USB utilizada no projeto do case, muitos fabricantes utilizam as mais baratas, para não pesar no custo do HD externo USB.

Tenho 2 case, 1genérico, não tem marca nem nada, e por sorte consigo até 45Mb/s
tenho um outro da Sansung, exatamente este modelo: http://www.samsung.com/br/consumer/...d/HXMU050DA/M22/index.idx?pagetype=prd_detail
E pasmem, consigo taxas de até 59Mb/s, so não vai mais por limitação do USB 2.0 mesmo.

Agora tenho outros 3 cases, encostados aqui, que são muito ruins, um deles ficava em media 28Mb/s ridículo.
 
Eu não mexo com HD externo USB nunca mais! Pelo menos USB 2.0.
Vamos esperar para ver como vem a USB 3.0. :)
 
Não esquece que não são só dados que passam, tem também todo um protocolo de comunicação.

USB é algo extremamente genérico e ainda aceita hubs, o protocolo deve ser relativamente pesado.
Cara, não tem absolutamente nada ver. O protocolo de comunicação não é uma quantidade de dados que fica trafegando pelo barramento, mas sim regras que já estão implementadas em cada um dos hardwares dos dois lados do barramento. Se fosse assim, as redes de computadores seriam extremamente lentas e as de 100Mbps ou 1Gbps nunca atingiriam suas velocidades máximas, o que não é verdade. Detalhe que o protocolo TCP/IP é complexo.

Negativo, isso depende da controladora USB utilizada no projeto do case, muitos fabricantes utilizam as mais baratas, para não pesar no custo do HD externo USB.

Tenho 2 case, 1genérico, não tem marca nem nada, e por sorte consigo até 45Mb/s
tenho um outro da Sansung, exatamente este modelo: http://www.samsung.com/br/consumer/...d/HXMU050DA/M22/index.idx?pagetype=prd_detail
E pasmem, consigo taxas de até 59Mb/s, so não vai mais por limitação do USB 2.0 mesmo.

Agora tenho outros 3 cases, encostados aqui, que são muito ruins, um deles ficava em media 28Mb/s ridículo.
Humm, interessante isso, eu já suspeitava disso que você disse mas realmente nunca vi um case sequer que passasse bem dos 30MB/s.

Tem certeza de que esse da Samsung atinge essa velocidade toda? Eu já vi um teste com ele onde ele ficava na faixa dos 30MB/s mesmo. Tem como você postar umas screens dele funcionando?

Obrigado pela resposta.
 
Cara, não tem absolutamente nada ver. O protocolo de comunicação não é uma quantidade de dados que fica trafegando pelo barramento, mas sim regras que já estão implementadas em cada um dos hardwares dos dois lados do barramento. Se fosse assim, as redes de computadores seriam extremamente lentas e as de 100Mbps ou 1Gbps nunca atingiriam suas velocidades máximas, o que não é verdade. Detalhe que o protocolo TCP/IP é complexo.

O protocolo de comunicação contém uma quantidade de dados que trafegam pelo barramento.
Sugiro que pesquises sobre o assunto.

E eu gostaria de ver algum teste do user que tem o HD externo que vai a 59MB/s.
Nunca tinha ouvido falar de algo tão rápido via USB2.
 
Além da gaveta USB exietem tbm as e-Sata que prometem um velocidade maior, tenho uma gaveta que possui as duas saidas e tem resultados diferentes de uma para a outra.:cry:
Nos testes da e-sata o minimo foi de 6,2MB/s o maximo 61,8 MB/s a media foi de 51,4 MB/s com tempo de acesso de 20.6ms
E na USB foi de no minimo 22,9 MB/s Maximo de 26,3MB/s media de 25,7MB/s com tempo de acesso 21.2 ms

outro fator q deve influenciar na velocidade e o modelo do HD, este que testei e um de notebook de 5.400 rpm, claro q os hds 7000 rpm teriam resultados melhores que este. :eek:
 
desculpa levantar o topico depois de tanto tempo, mas estou com a mesma duvida aqui..

eu retirei do case um hd de 2tb da hitachi e pluguei no sata do pc.. Porem o hd nao aparece no "meu computador", somente no gerenciador de disco..
alguem sabe oq eu devo fazer?

no gerenciador aparece a seguinte msg qunado eu tento abrir:

 
alguem consegue ajudar? :)
 
desculpa levantar o topico depois de tanto tempo, mas estou com a mesma duvida aqui..

eu retirei do case um hd de 2tb da hitachi e pluguei no sata do pc.. Porem o hd nao aparece no "meu computador", somente no gerenciador de disco..
alguem sabe oq eu devo fazer?

no gerenciador aparece a seguinte msg qunado eu tento abrir:

[url]http://img526.imageshack.us/img526/6625/1000099b.jpg[/URL]

Na maioria dos HD's, por padrão é utilizado o MBR que suporta até 2TB, no seu caso não tem nenhum problema em utilizar.

GPT é uma nova arquitetura que suporta até 128 partições em um disco e também discos com mais de 2TB.

Fica a seu critério qual escolher. Particularmente, eu iria de MBR.
 
Na maioria dos HD's, por padrão é utilizado o MBR que suporta até 2TB, no seu caso não tem nenhum problema em utilizar.

GPT é uma nova arquitetura que suporta até 128 partições em um disco e também discos com mais de 2TB.

Fica a seu critério qual escolher. Particularmente, eu iria de MBR.


hum... o problema eh o conteudo...tenho quase 1tb nesse hd.. ¬¬
e nao tenho como fazer backup, pq tah tudo lotado..hehe
 
Entra no gerenciamento de discos do sistema, mude a letra de origem dele ou crie outra para o hd, pode excluir tambem o volume, depois reinicie e cria a letra de novo, tenta ai.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo