HD novo dando alerta

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _CP_
  • Data de Início Data de Início

_CP_

Fala, pessoal. Ando meio sem sorte com HDs. Ano passado um HD Seagate morreu do nada. Aí comprei outro Seagate.

Esse que eu comprei (há uns dez meses), começou a dar alerta faz uns dez dias. Tava dando vermelho no CrystalDiskInfo e outros programas, e resolvi mandar pro RMA Seagate.

Pensei: "acho que é a marca". Aí comprei um Hitachi dias atrás, que chegou hoje. Liguei e criei a partição. Minutos depois já recebo alerta do Crystal de que o HD não está saudável.

Crystal:

screenshot_993.png

Passei o HD Tune e olhem as telas:

16-abril-2018_19-40_cr.png

16-abril-2018_20-00_cr.png

O scan de erros pára no segundo bad block.

Acho que nem adianta devolver pra loja, pois tirando os alertas, o HD parece que funciona ok (pelo menos por enquanto).

Até o Seagate que mencionei acima acho que o RMA está me devolvendo, pois, pelo que entendi, o Seatools achou poucos bad blocks por lá. Vou ver direito quando receber de volta.

O que fazer?

Achei sacanagem receber um hd já com degradação. Compensa fazer algum procedimento, tipo ferramenta de reparo? Ou deixo quieto e fico vivendo no perigo com ele até pifar?

Fico pluto com essas coisas, pois HD é algo onde a gente salva dados. Por isso gosto de deixar eles todos verdinhos. Tenho dois HDs Samsung dormindo numa gaveta por causa desses alertas, mas estes só passaram a dar avisos depois de seis anos de uso. Alerta logo nho primeiro dia de uso pra mim é novidade.

Enfim, qualquer ajuda é bem vinda.

Fala, pessoal. Ando meio sem sorte com HDs. Ano passado um HD Seagate morreu do nada. Aí comprei outro Seagate.

Esse que eu comprei (há uns dez meses), começou a dar alerta faz uns dez dias. Tava dando vermelho no CrystalDiskInfo e outros programas, e resolvi mandar pro RMA Seagate.

Pensei: "acho que é a marca". Aí comprei um Hitachi dias atrás, que chegou hoje. Liguei e criei a partição. Minutos depois já recebo alerta do Crystal de que o HD não está saudável.

Crystal:

screenshot_993.png

Acho que nem adianta devolver pra loja, pois tirando os alertas, o HD parece que funciona ok (pelo menos por enquanto).

Até o Seagate que mencionei acima acho que o RMA está me devolvendo, pois, pelo que entendi, o Seatools achou poucos bad blocks por lá. Vou ver direito quando receber de volta.

O que fazer?

Achei sacanagem receber um hd já com degradação. Compensa fazer algum procedimento, tipo ferramenta de reparo? Ou deixo quieto e fico vivendo no perigo com ele até pifar?

Fico pluto com essas coisas, pois HD é algo onde a gente salva dados. Por isso gosto de deixar eles todos verdinhos. Tenho dois HDs Samsung dormindo numa gaveta por causa desses alertas, mas estes só passaram a dar avisos depois de seis anos de uso. Alerta logo nho primeiro dia de uso pra mim é novidade.

velho, esse HDD já era, não tem o que fazer... devolve e pega o dinheiro de volta... se comprou por novo te tiraram pra trouxa... nem brinque em salvar algo importante nisso daí...

velho, esse HDD já era, não tem o que fazer... devolve e pega o dinheiro de volta... se comprou por novo te tiraram pra trouxa... nem brinque em salvar algo importante nisso daí...
Como assim comprou por novo? O HD é novo. Veja que na tela do Crystal ele foi ligado apenas 4 vezes.

Como assim comprou por novo? O HD é novo. Veja que na tela do Crystal ele foi ligado apenas 4 vezes.
eles zeram o log e revendem os HDD's... o prato deve estar todo danificado pela quantidade de setores pendentes... não existe HDD novo na face da terra com todos esses erros... só remanufaturado da pior espécie...

verifica esse HDD com o HDD Guardian pra ver o que tem nos log...

Já caí nessa também. Comprei como usado, mas, segundo o vendedor, tinha "pouco uso", o que também se via nos softwares de verificação. Não deu uma semana e apareceu uma enxurrada de bad blocks. Ainda bem que não paguei caro e ainda consegui vender a placa lógica.

Crystal:

screenshot_993.png

O que fazer?

tu pode identificar uma inconsistência que já te diz que esse HDD não é novo: a quantidade de vezes que esse HDD não foi desligado corretamente... vide HD Tune C0 - Unsafe Shutdown Count - 389... ou seja, foi desligado incorretamente 389 vezes... seria mágica desligar tudo isso se só foi ligado por 4 vezes...

eles zeram o log e revendem os HDD's... o prato deve estar todo danificado pela quantidade de setores pendentes... não existe HDD novo na face da terra com todos esses erros... só remanufaturado da pior espécie...

verifica esse HDD com o HDD Guardian pra ver o que tem nos log...
screenshot_994.png

Acho que o jeito é ir pra devolução/garantia, né?

HD comprado na Mania Virtual, só para constar.

tu pode identificar uma inconsistência que já te diz que esse HDD não é novo: a quantidade de vezes que esse HDD não foi desligado corretamente... vide HD Tune C0 - Unsafe Shutdown Count - 389... ou seja, foi desligado incorretamente 389 vezes... seria mágica desligar tudo isso se só foi ligado por 4 vezes...
Então é remanufaturado mesmo. Vou entrar em contato com a loja pra fazer os procedimentos.

Muito obrigado pela orientação.

Última edição:
screenshot_994.png

Acho que o jeito é ir pra devolução/garantia, né?

HD comprado na Mania Virtual, só para constar.

Então é remanufaturado mesmo. Vou entrar em contato com a loja pra fazer os procedimentos.
só por curiosidade velho: clica na aba overview e na direita tem as abas general e health... aí clica em health pra ver se acusa quanto tempo de uso esse HDD tem...

os caras são malandros... :D:D:D

mas não tem jeito: RMA ou dinheiro de volta...

no meu caso eu pediria meu dinheiro de volta, visto que os casos que já vi da Hitachi aqui foram troca por outro nas mesmas condições...

os caras são malandros... :D:D:D

mas não tem jeito: RMA ou dinheiro de volta...

no meu caso eu pediria meu dinheiro de volta, visto que os casos que já vi da Hitachi aqui foram troca por outro nas mesmas condições...
Valeu. Vou tentar devolução então.

Se recusarem e mandarem outro HD, posso até testar, mas se for do mesmo lote vai dar pau de novo. O ideal é estornarem a grana mesmo.

Mais um que caiu no conto dos HGST barateza usados vendidos como novos.

Nem perca tempo dando "voto de confiança" pois vem outro igual ou pior, pede o dinheiro de volta e compra um Seagate ou WD.

Comigo foi na WAZ, quando reclamei da primeira vez mandaram outro disco nas mesmas condições e entre indas e vindas só consegui ter meu dinheiro de volta depois de quase 3 meses da abertura da reclamação.

PS: Dá uma olhada na aba "Self test results' no HDD Guardian, foi lá que descobri que o meu tinha mais de 20 mil horas de uso, mas ouvi dizer que tinham conseguido resetar até isso nas ~ultimas versões~ dos discos à venda, piada.

Boa sorte.

Última edição:
Mais um que caiu no conto dos HGST barateza usados vendidos como novos.

Nem perca tempo dando "voto de confiança" pois vem outro igual ou pior, pede o dinheiro de volta e compra um Seagate ou WD.

Comigo foi na WAZ, quando reclamei da primeira vez mandaram outro disco nas mesmas condições e entre indas e vindas só consegui ter meu dinheiro de volta depois de quase 3 meses da abertura da reclamação.

PS: Dá uma olhada na aba "Self test results' no HDD Guardian, foi lá que descobri que o meu tinha mais de 20 mil horas de uso, mas ouvi dizer que tinham conseguido resetar até isso nas ~ultimas versões~ dos discos à venda, piada.

Boa sorte.
screenshot_1000.png

Entendi errado ou o HD "novo" já tem mais de 40 mil horas de uso? :mesa:

Bingo!

E não é 4 mil, é QUARENTA MIL :damn:
Verdade. Até editei o post anterior.

Isso já é sacanagem. Vou abrir até ReclameAqui depois dessa.

Fora que no site da Mania Virtual, na parte de trocas e devoluções, não tem nem link pra abrir o pedido. Tem as orientações escrito "clique aqui", mas sem link.

Entrei no "Fale Conosco" e mandei mensagem, mas acho que já vou no RA pra ficar gravado que o problema foi logo que chegou.

Programinha abençoado esse HDD Guardian. Bem acima da média. Não conhecia.

Parabéns ao pessoal pelas dicas e por matar a charada tão rápido.

Vender HD usado como novo. Só faltava essa. :facepalm:

Por que isso é comum com os Hitachi (o que comprei também era) e não com os de outras marcas?
Cara, sabemos que os Hitachi tem os melhores discos dos mundo (quando são realmente novos) pois são Enterprise, geralmente usados em servidores.

Pelo que pude entender na época que tive este problema basicamente eram discos usados em servidores em algum lugar do primeiro mundo que após alguns anos de vida útil eram trocados por novos. Até que algum gênio (não dá pra tirar o mérito do cara) teve a grande ideia de "zerar" o status deles e revendê-los para o terceiro mundo ao invés de descartá-los ou vendê-los como usados.

Alguns ficaram ricos e sabe-se lá quantas pessoas estão guardando coisas importantes neles achando que se deram super bem comprando um disco bom e barato.

Originalmente eles tem 3 anos de garantia (se não me engano), por isso os comprados em outras lojas tem 6 meses ou 1 ano direto com a loja, se colocar o serial no site da HGST vai avisar que é OEM (https://www2.hgst.com/portal/site/en/support/warranty/)

Tomei a liberdade de checar o serial do disco do @_CP_ :

hgst.png

Além de ML, Mania Virtual, WAZ e Mega Mamute houveram inúmeras outras lojas e distribuidoras que inundaram o mercado com esses discos, e até na Amazon (USA) muita gente caiu no conto do vigário:

https://www.amazon.com/Hitachi-HUA7...ll_reviews&filterByStar=one_star&pageNumber=1

Verdade. Até editei o post anterior.

Isso já é sacanagem. Vou abrir até ReclameAqui depois dessa.

Fora que no site da Mania Virtual, na parte de trocas e devoluções, não tem nem link pra abrir o pedido. Tem as orientações escrito "clique aqui", mas sem link.

Entrei no "Fale Conosco" e mandei mensagem, mas acho que já vou no RA pra ficar gravado que o problema foi logo que chegou.

Programinha abençoado esse HDD Guardian. Bem acima da média. Não conhecia.

Parabéns ao pessoal pelas dicas e por matar a charada tão rápido.

Vender HD usado como novo. Só faltava essa. :facepalm:

Pau neles!

Note que fisicamente o disco deve ter umas marcas "estranhas" como se já tivesse sido instalado em um gabinete antes e que provavelmente a etiqueta superior dele deve ser de 2011~2012 (em alguns casos chegaram a alterar a etiqueta tb).

O que comprei originalmente tinha 28 mil horas de uso (etiqueta AUG-2011) sendo que eu tinha usado por umas 5 mil horas e o que me mandaram depois tinha 34 mil horas (etiqueta JUN-2012) :mad:

Com a WAZ eu tive que descobrir/mandar e-mail até para o dono da loja dar uma agilizada pois chegou uma hora que o suporte começou a me cozinhar em banho maria e não dava resposta, espero que não aconteça contigo.

Não me deram crédito na loja, desconto em outro HD e nem nada, só devolveram o valor que eu havia pago 8 meses antes com o frete e nada mais. (Sim, levei quase 8 meses e 5300h de uso para descobrir o problema, felizmente antes de ter alertas ou problemas, pois tinha coisas bem importantes no disco).

Apesar do "sincero" pedido de desculpas provavelmente nunca mais comprarei nada lá (havia sido minha primeira compra) mesmo sabendo que é uma boa loja, o tempo todo eles se eximiram de responsabilidade jogaram a culpa no distribuidor, mas não pararam de vendê-lo até limpar o estoque.

Deixo abaixo um link de busca aqui mesmo no Fórum, foram inúmeros casos de problemas há pelo menos uns 3 anos:

https://adrenaline.uol.com.br/forum/search/20379952/?q=HUA723020ALA641&o=date

[]'s

Última edição:
Cara, sabemos que os Hitachi tem os melhores discos dos mundo (quando são realmente novos) pois são Enterprise, geralmente usados em servidores.

Pelo que pude entender na época que tive este problema basicamente eram discos usados em servidores em algum lugar do primeiro mundo que após alguns anos de vida útil eram trocados por novos. Até que algum gênio (não dá pra tirar o mérito do cara) teve a grande ideia de "zerar" o status deles e revendê-los para o terceiro mundo ao invés de descartá-los ou vendê-los como usados.

Alguns ficaram ricos e sabe-se lá quantas pessoas estão guardando coisas importantes neles achando que se deram super bem comprando um disco bom e barato.

Originalmente eles tem 3 anos de garantia (se não me engano), por isso os comprados em outras lojas tem 6 meses ou 1 ano direto com a loja, se colocar o serial no site da HGST vai avisar que é OEM (https://www2.hgst.com/portal/site/en/support/warranty/)

Tomei a liberdade de checar o serial do disco do @_CP_ :

hgst.png

Além da Mania Virtual, WAZ e Mamute houveram inúmeras outras lojas e distribuidoras que inundaram o mercado com esses discos, e até na Amazon (USA) muita gente caiu no conto do vigário:

https://www.amazon.com/Hitachi-HUA7...ll_reviews&filterByStar=one_star&pageNumber=1

Pau neles!

Note que fisicamente o disco deve ter umas marcas "estranhas" como se já tivesse sido instalado em um gabinete antes e que provavelmente a etiqueta superior dele deve ser de 2011~2012 (em alguns casos chegaram a alterar a etiqueta tb).

O que comprei originalmente tinha 28 mil horas de uso (etiqueta AUG-2011) sendo que eu tinha usado por umas 5 mil horas e o que me mandaram depois tinha 34 mil horas (etiqueta JUN-2012) :mad:

Com a WAZ eu tive que descobrir/mandar e-mail até para o dono da loja dar uma agilizada pois chegou uma hora que o suporte começou a me cozinhar em banho maria e não dava resposta, espero que não aconteça contigo.

Não me deram crédito na loja, desconto em outro HD e nem nada, só devolveram o valor que eu havia pago 8 meses antes com o frete e nada mais. (Sim, levei quase 8 meses e 5300h de uso para descobrir o problema, felizmente antes de ter alertas ou problemas, pois tinha coisas bem importantes no disco).

Apesar do "sincero" pedido de desculpas provavelmente nunca mais comprarei nada lá (havia sido minha primeira compra) mesmo sabendo que é uma boa loja, o tempo todo eles se eximiram de responsabilidade jogaram a culpa no distribuidor, mas não pararam de vendê-lo até limpar o estoque.

Deixo abaixo um link de busca aqui mesmo no Fórum, foram inúmeros casos de problemas há pelo menos uns 3 anos:

https://adrenaline.uol.com.br/forum/search/20379952/?q=HUA723020ALA641&o=date

[]'s
Putz! Quanto tópico sobre essa linha de HDs! Sinto-me um panaca por não ter pesquisado antes de comprar, mas jamais imaginaria que numa loja que eu tinha como séria (já comprei várias vezes deles) iriam vender um produto recondicionado como novo.

O meu HD é até "sui generis": por fora ele está perfeito. Parece novíssimo. Mas além dos diagnósticos que já postei no tópico ele faz barulho bem acima do normal e trepida muito, coisas nada normais pra um HD novo.

A minha mancada foi querer trocar de fabricante e testar justo a Hitachi. Mas com disse, não imaginava esse tipo de malandragem (venda de usado por novo). Pior que pelo jeito envolveu muitas e muitas lojas.

Sabe dizer se é o próprio fabricante que faz esse procedimento de recondicionar e revender ou se é algum terceiro?

Pelo que sei a Hitachi é da Western Digital, que parece ser uma empresa séria. Difícil pensar nesse pessoal reformando HDs usados e vendendo como novos.

Última edição:
Putz! Quanto tópico sobre essa linha de HDs! Sinto-me um panaca por não ter pesquisado antes de comprar, mas jamais imaginaria que numa loja que eu tinha como séria (já comprei várias vezes deles) iriam vender um produto recondiconado como novo.

O meu HD é até "sui generis": por fora ele está perfeito. Parece novíssimo. Mas além dos diagnósticos que já postei no tópico ele faz barulho bem acima do normal e trepida muito, coisas nada normais pra um HD novo.

A minha mancada foi querer trocar de fabricante e testar justo a Hitachi. Mas com disse, não imaginava esse tipo de malandragem (venda de usado por novo). Pior que pelo jeito envolveu muitas e muitas lojas.

Sabe dizer se é o próprio fabricante que faz esse procedimento de recondicionar e revender ou se é algum terceiro?

Pelo que sei a Hitachi é da Western Digital, que parece ser uma empresa séria. Difícil pensar nesse pessoal reformando HDs usados e vendendo como novos.
O barulho na leitura/escrita é relativamente comum pois trata-se de um disco de alto desempenho e não posso negar que foi um dos melhores discos que já tive em termos de desempenho, justamente por ser mais voltado ao mercado Enterprise e com baixíssimo índice de quebra:

21124700179443.jpg

Acho pouco provável ter sido a própria Hitachi/HGST que tenha feito isso mas vai saber né. Mais provável que alguém tenha comprado lotes de discos de algum provedor ou fabricante de servidores após a troca deles antes da garantia do fabricante acabar. HP, IBM e afins costumam/costumavam usar discos Hitachi.

Na Amazon há alguns "Certified Refurbished" há venda, se devidamente sinalizados não vejo problemas na compra pois o preço é atraente, alguns tem até 3 anos de garantia:

Amazon product ASIN B079SMCB17
Não sei quanto vc pagou no seu mas na época (acho que foi em 2016) eu paguei uns 150 reais a menos que os modelos concorrentes de mesma capacidade, inconscientemente eu sabia que tinha alguma coisa errada até descobrir 8 meses depois :gente:

E cá entre nós, não fossem os alertas logo após a instalação vc também não iria saber de nada, eu mesmo descobri "por acaso" justamente após ver um daqueles tópicos aqui no Fórum.

Prefiro não tentar imaginar quanta gente ainda tem essas bombas em casa/empresa com dados importantes dentro :olho:

[]'s

Última edição:
Não sei quanto vc pagou no seu mas na época (acho que foi em 2016) eu paguei uns 150 reais a menos que os modelos concorrentes de mesma capacidade, inconscientemente eu sabia que tinha alguma coisa errada até descobrir 8 meses depois :gente:

E cá entre nós, não fossem os alertas logo após a instalação vc também não iria saber de nada... Imagina quanta gente tem essas bombas em casa? :olho:

[]'s
O anúncio ainda está na Mania Virtual: https://www.maniavirtual.com.br/hd-hitachi-2tb-sata-iii-hua723020ala641

Por volta de 250 mangos. Essa é a faixa de preço dos Seagate de mesma capacidade no ML.

Achei o preço adequado, e como conhecia a loja, mandei brasa sem pesquisar antes. O único indício de que a loja poderia saber que o HD é recondicionado é o fato de darem apenas 90 dias de garantia, que é o mínimo permitido por lei. Não que isso seja prova de algo, mas indica que a loja não quer se arriscar numa garantia maior, pois talvez nem tenha comprado do revendedor oficial. Sabe-se lá.

Abri reclamação no ReclameAqui. Geralmente primeiro falo com a loja, sento e espero. Mas achei sacanagem anunciar produto recondicionado sem avisar o comprador.

Se tivessem anotado no anúncio que o produto é recondicionado, a situação seria bem diferente. Mas também eu sequer teria comprado, já que buscava um produto novo.

Por desencargo fiz teste também no GSmart, e o resultado foi o mesmo:

GSmart_Selftests.png

Ou seja: tá cravado em algum lugar mais profundo que o danado realmente tem 43k horas de uso.

Ótimas novidades sobre o RMA da Seagate: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/relato-sobre-rma-seagate.630964/

Se eu soubesse que o processo de RMA da Seagate seria tão rápido e positivo, nem teria comprado essa bomba da Hitachi.

@ Hitachi/Mania Virtual: nem sinal de vida. Não responderam nem e-mail que mandei pelo site, nem o chamado no ReclameAqui.

Última edição:
Apenas dando um up para postar o resultado da novela. Acionei a Mania Virtual, que levou uma semana para responder meu contato. Já tinha aberto ReclameAqui também, e por lá levou esse mesmo prazo pra responder.

Pagaram o frete de retorno, e depois de um tempo (+- um mês) acabaram estornando o valor que paguei pelo HD zoado na fatura do cartão.

Então, vida que segue. E agora sabendo desse tipo de treta, passo longe de HD Hitachi. :true:

Users who are viewing this thread

Voltar