HD Sata faz mta diferença?

yurimg

New Member
Registrado
Existe uma diferença na pratica muito grande entre os hds atuais de 7200 RPM e os Serial ATA ?
 
Não.

Se for SATA 8MB de cache até faz um pouco de diferença. Mas pra usuário home não há necessidade de tudo isso, pois ainda são mais caros que os IDE. Só quem trabalha com arquivos pesados (10, 20, 40Gb por arquivo), como o pessoal de video e 3D é que compensa na minha opinião.

[]s
 
teoricamente os sata usam 150 mb/s de transferencia e os ide 133 mb/s , eu ficaria com os sata por serem + estilosos e os fios nao causarem emaranhados no gabinete e tbm pelo fato dele SIM , serem + rapidos , pouca coisa + sim e o preço de 1 ide e 1 sata a diferença não deve ser 10 % , to com 2 sata 7200 rpm 8 mb buffer em raid 0 e to feliz da vida , se puder fazer raid dai sim que vc ira ver diferença :D
 
eu acho sata muito bom vale a pena mesmo!
 
Tambem axo que o sata vale mais a pena, o preco entre eles e os ides sao mto proximos, alem do mesmo o cabo do sata é mto mais compacto, mas em termos de desempenho nao tras aquela diferenca nao :p
 
a diferença entre o IDE e o SATA I é mínima, quase imperceptível.

Basta fazer os teste do sandra q vc vai constatar isso. eu tinha um HD seagate IDE 80gb 7200rpm e 2mb de buffer, fazia 48 mb/s. no teste do sandra.

COm esse seagate 250gb 8mb de buffer 7200rpm, passou a fazer 56mb/s. diferença só em número, pq na prática não senti nada!!!

uma coisa, o HD IDE não tem limite teórico de 133mb/s!!! isso pq a interface IDE usa um canal pci comum de comuniação, cujo limite máximo de banda é 100 mb/s. A inteface IDE 133 não é oficial, apenas alguns fabricantes a usam, como a maxtor e a samsung. Seagate e western digital não usam. na minha opinião é só pra enganar o consumidor, q ve um HD 133 e o outro 100, é óbvio q o desinformado vai optar pelo 133!
 
Eu não vi diferença nehuma......
 
gente pra vcs ver a diferênça basta vcs copia 3 gb de kalker coisa arquivos, jogos ate programas de Sata pra Sata, e fazem isto com Ide pra Ide, conserteza ke copiando de um sata pra sata e 10 mas rapido do ke de um Ide pra Ide. agora c vcs forem fazer de um sata pra ide vcs nem pesebem a diferênça.
 
jayronbc disse:
gente pra vcs ver a diferênça basta vcs copia 3 gb de kalker coisa arquivos, jogos ate programas de Sata pra Sata, e fazem isto com Ide pra Ide, conserteza ke copiando de um sata pra sata e 10 mas rapido do ke de um Ide pra Ide. agora c vcs forem fazer de um sata pra ide vcs nem pesebem a diferênça.

Esse teste tem diversos fatores que influenciam, em condições normais não é 10x mais rapido de jeito nenhum.
A copia de dados de HD para HD é influenciada pelo slot em que os HDs estao (se estao os dois no mesmo slot IDE ou cada um sozinho, isso influencia bastante), como esta a desfragmentação do disco, qual o tipo de placa mãe utilizado, etc.

E como postaram ali em cima, o incremento no teste do sandra foi de apenas 8Mb/s, que nem em arquivos medios (10Gb) faz grande diferença (daria de 3 a 4 segundos mais rapido pro SATA).

Mas daí vai de cada um. Esteticamente compensa pois fica menos poluido os cabos, mas a pergunta inicial parece ser direcionada a performance.

[]s
 
pra mim sata vale a pena, tem Raid e tal..
Só de usar aqueles cabos pequenos inves desses monstros que os IDE usam pra mim ja vale a pena, atrapalha muito cabo IDE ><
 
Aqui, quando eu tive a oportunidade de ficar com 2 HDs SATA, a inicialização do windows passou de 15 segundos pra 4 segundos... Só também. Pra jogos, o loading melhorou pouquíssima coisa. Imperceptível.

Na verdade onde você verá o maior avanço são em HDs com 10mil RPM e 16mb de cache. Existem alguns HDs assim já. São caros, mas, pra quem tem grana, é uma boa.
 
Posso estar errado, trabalho com edição de video, acho o IDE bom para usuário em casa e o SATA para o trabalho.
Até porquê os SATA e os IDEs de agora não tem uma diferença tããããoooo grande assim de preço.
 
No Everest está aparecendo Ultra ATA/133 :confused:
O meu é SATA??
 
eu senti a diferença >:p trabalho com video e jogo muito. tenho um de 160 e outro de 250 todos com 16mb e um ide 120. >:p fora akeles cabos q sao otimos para manter organizado o pc.
 
jayronbc disse:
gente pra vcs ver a diferênça basta vcs copia 3 gb de kalker coisa arquivos, jogos ate programas de Sata pra Sata, e fazem isto com Ide pra Ide, conserteza ke copiando de um sata pra sata e 10 mas rapido do ke de um Ide pra Ide. agora c vcs forem fazer de um sata pra ide vcs nem pesebem a diferênça.
Como é que é o negócio???

Agora explica em português.

obs: Eu prometi parar com isso, mas juro que não agüentei!!!! Juro!!!
 
Baixem o HDTach
 
Maurivillas disse:
Como é que é o negócio???

Agora explica em português.

obs: Eu prometi parar com isso, mas juro que não agüentei!!!! Juro!!!

Hauhauhauh o cara não para :lol:
 
haUhauhua uns 750 poste do maurivillas eh corrigindo os otro :p

ta ae o meu teste com o hd tach agora soh acha alguem q tenha um IDE

Obs: O meu Hd ta lotado nao sei se faz diferenca na hora de fazer o teste
 

Attachments

  • hdtach.JPG
    hdtach.JPG
    157.8 KB · Visitas: 146
tH disse:
pra mim sata vale a pena, tem Raid e tal..

RAID... desde que eu entendo por computador existe RAID, porém, antes era restritro aos servers. Tanto que dificilmente você verá uma placa-mãe com RAID 5.

SoUL_Of_DEviL disse:
Na verdade onde você verá o maior avanço são em HDs com 10mil RPM e 16mb de cache. Existem alguns HDs assim já. São caros, mas, pra quem tem grana, é uma boa.

Já teve a oportunidade de ver um HD SCSI? Pois ele atinge velocidade acima desses 10.000rpm.
 
Não confio no HD Tach.
Sei lá........ acho os resultados meio tendenciosos.

Bem, quanto a eu corrigir e coisa e tal, eu nem corrigi o usuário, mas é que não dá pra ficar de braços cruzados enquanto se lê aquela quantidade de barbaridades. Agora quanto ao nº de posts, pô, eu garanto que é muito mais ajudando do que corrigindo.
E, como eu disse, não vou mais fazer isso, mas confesso que às vezes não dá. Não dá mesmo.
 
nossa, imagina por um hd de 15k rpm e 16mb de buffer!!!!
ai sim a merd* do hd ia parar de segurar o desempenho de um pc!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo