• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

HD Seagate 3TB aparece e desaparece (morreu?)

Ariga

know-it-all Member
Registrado
Tenho um HD da Seagate 3TB (Barracuda ST3000DM001 7200rpm) que comprei nos EUA (eBay) e uso no meu NAS 24h/dia, que roda Windows Server 2008 R2.
Costumo fazer backup de todo meu trabalho e estudo nele.

Nos ultimos dias, notei que uma determinada pasta tava dando erro para escrita (colocar mais arquivos na pasta). Leitura, tava funcionando normalmente. Achei que pudesse ser um bad sector / block.
No dia seguinte, o HD simplesmente sumiu do Windows, inclusive no Disk Management. Reiniciei e não apareceu.

Peguei o HD e coloquei no meu desktop. Não apareceu nem na BIOS / UEFI, e nem no Windows 7.
Troquei de porta SATA e apareceu no Windows 7 por uns 10 segundos, e depois desapareceu. Não aparece nem no Disk Management.

Voltei o HD para o NAS e mesma coisa: apareceu por uns 10 segundos, com todas as pastas normalmente, e depois desapareceu.

Alguem já teve alguma coisa parecida?
O SMART não deu nenhum aviso de que o HD estivesse ruim, e o HD é relativamente novo (~9 meses).

Se eu não conseguir ressuscitar aqui, vou ter que mandar pro RMA. Mas fica a dúvida: como faço pra fazer backup de todos meus dados? (chega a ser irônico: fazer backup do HD de backup...)
Teria que enviar para alguma empresa recuperar, correto? Mas nesse caso, o RMA ficaria inválido?

EDIT: Talvez seja o "BSY error" (HD entra em estado Busy, fica invisivel até pra BIOS).
As I've already posted few days ago I've been bitten (or better said my wife was) by the Seagate's Barracuda hard disk BSY error. If your disk is made before December 2008 then it's a matter of time when your disk will become invisible hence inaccessible. It appears as if dead.

But some websites (the one I linked in my previous disk related post) along with the video below I was able to tackle this problem myself without taking my disk to experts that would charge me much much more than I spent to rescue this baby.

I had to buy the CA-42 cable that's used to talk to old(er) Nokia phones. Costed me a bit over 8€. Also had to buy a set of Torx screwdrivers (another 15€) which I'll be reusing until I drop dead. But that's it.

The biggest problem was getting the driver for the CA-42 for Windows 7... After a few hours of searching I've actually found a working driver that I was able to use. So for anybody looking for a suitable driver, just open up the USB cable where it has the converter to serial and check the microchip manufacturer. It's likely that they'll have the driver. Mine was OTi6858. ANd of course some hyper terminal software for Windows 7...

Although all linked resources talk about battery or power for the interface (as seen on the video as well) I didn't connect any power to it and it still worked flawlessly... I sent a few commands to disk and voila. I resurrected my wife's disk back to living. And it's working as if nothing happened.

If anybody has a Seagate Barracuda disk that doesn't show up in BIOS or shows up with capacity of 0 bytes... If you intend to throw it away you can easily send it to me. I'll be glad to use it. ;)




Uma idéia seria comprar um outro PCB, mas acho que teria que fazer a transferencia de firmware do PCB atual pro novo.
Exemplo de loja que vende PCB: http://www.hdd-parts.com/
 
Última edição:
Tente isso:
  1. Faça a imagem (clonagem bit a bit) do disco para outro de 3T ou maior.
  2. Faça testes no HD original. Se acusar defeito físicos, RMA!
 
Ele faz algum barulho?
 
Ele faz algum barulho?
Barulho normal como meus outros HDs.
Quando faz o boot, faz um barulho mais agudo, e o HD vibra como se tivesse lendo/escrevendo.

Quando aparece no Windows, consigo navegar por uns 10 segundos nas pastas, ver os arquivos, mas logo depois "trava" e some (some do Windows Explorer e some do Disk Management).

Nunca recebi nenhum aviso do SMART ou algo do tipo, nesses 8 meses de vida.
Me parece ser mais "firmware" do que um problema físico.
 
Barulho normal como meus outros HDs.
Quando faz o boot, faz um barulho mais agudo, e o HD vibra como se tivesse lendo/escrevendo.

Quando aparece no Windows, consigo navegar por uns 10 segundos nas pastas, ver os arquivos, mas logo depois "trava" e some (some do Windows Explorer e some do Disk Management).

Nunca recebi nenhum aviso do SMART ou algo do tipo, nesses 8 meses de vida.
Me parece ser mais "firmware" do que um problema físico.

Ano passado comprei um HD que fazia a mesma coisa.
Aparecia no windows, dava 30s, sumia.
Mandei pra RMA mesmo, mas no meu caso ele chegou assim, então não tinha arquivo nenhum pra me preocupar.
 
Ano passado comprei um HD que fazia a mesma coisa.
Aparecia no windows, dava 30s, sumia.
Mandei pra RMA mesmo, mas no meu caso ele chegou assim, então não tinha arquivo nenhum pra me preocupar.
Esse é o problema.
Mando pro RMA e perco os arquivos. E eu preciso deles pra agora...
:fuuu:
 
Esse é o problema.
Mando pro RMA e perco os arquivos. E eu preciso deles pra agora...
:fuuu:

Cadê o backup? :)

Veja se a Seagate não disponibilizou uma atualização de fw no sites deles pro seu modelo. Costumam liberar em .ISO, aê basta tu gravar num CD, retirar todos os outros HDs do sistema, bootar com ele e deixar ele trabalhar. Alguns updates alertam pra possível perda de dados.
 
Cadê o backup? :).
ESSE era o HD do backup!

A questão é:
1) Recentemente, eu fiz backup de CENTENAS de GIGAS de material do trabalho para esse HD, para depois voltar para o escritório quando voltasse o servidor lá. São arquivos que não existem mais no trabalho.
2) Recentemente, comprei 2 HDs de 4 TB. Estive (e ainda estou) manobrando arquivos de lá pra cá porque algumas coisas não cabem tudo num unico HD.
3) Recentemente, eu estive configurando o BitTorrent Sync nesse HD para sincronizar com outros HDs em outros computadores (pasta de trabalho nos computadores do trabalho, pasta de estudos nos meus computadores pessoais). Mas o Sync não terminou! (HD apresentou esse problema)

Veja se a Seagate não disponibilizou uma atualização de fw no sites deles pro seu modelo. Costumam liberar em .ISO, aê basta tu gravar num CD, retirar todos os outros HDs do sistema, bootar com ele e deixar ele trabalhar. Alguns updates alertam pra possível perda de dados.
A atualização do firmware da Seagate acontece assim:
1) Você instala o Seatools e roda o programa no computador que tem o HD da Seagate
2) Ele detecta os HDs e os firmwares
3) Você seleciona a opção de atualização de firmware, sabendo que isso poderá acarretar em perda de dados
4) Ele mostra os firmwares disponiveis e atualiza

O problema é que como a BIOS/UEFI não enxerga o HD, o Windows (SO) não enxerga o HD. Logo, o aplicativo Seatools também não detecta o HD (item2).
Então, não dá pra atualizar
. E se desse pra atualizar, eu poderia perder os dados.

EDIT: são 11 anos de trabalho e 8 anos de estudo que eu não posso perder! Dei um azar desgraçado de perder o HD "NOVO" de BACKUP no momento em que eu MANOBRAVA ARQUIVOS e CONFIGURAVA SINCRONIA ENTRE COMPUTADORES (gerencia dos backups)
 
Última edição:
eu já atualizei alguns HDs da Seagate usando uma .ISO própria pra um modelo ou uma série de modelos. Não recomendo fazer nada de baixo nível em HDs ou qualquer outro hardware a partir de um SO gráfico.
 
eu já atualizei alguns HDs da Seagate usando uma .ISO própria pra um modelo ou uma série de modelos. Não recomendo fazer nada de baixo nível em HDs ou qualquer outro hardware a partir de um SO gráfico.
Concordo.
Mas mesmo tendo ISO propria, não detecta o HD.
 
Tu tinha um NAS e não fazia mirror?
Explica melhor ai! Ter um NAS e não fazer mirro!:facepalm:
Se é mirror de um HD, os arquivos estão no 1º HD.
 
Tu tinha um NAS e não fazia mirror?
Explica melhor ai! Ter um NAS e não fazer mirro!:facepalm:
Se é mirror de um HD, os arquivos estão no 1º HD.
Nunca fiz RAID1 porque:

1) No inicio, você tem poucos HDs e pouco espaço (RAID1 "mata" um espaço que você poderia estar usando).
2) Eu esperei ter dois HDs iguais (fosse pra fazer RAID0 ou RAID1), mas nunca tive dinheiro pra comprar dois HDs gigantes ao mesmo tempo. (até recentemente; o que não significa que hoje eu tenha espaço sobrando pra poder fazer RAID1)
3) Eu não tinha (e não tenho) espaço pra "manobrar" os arquivos. (queria deixar dois HDs iguais, vazios, atualizar firmware, pra depois, fazer o RAID1)
4) Já tive uma experiência de tirar um HD do Windows Server e ele se perder completamente, a ponto de ter que reinstalar. Ao fazer o RAID1, eu gostaria de instalar tudo do zero, incluindo o Windows Server.

Meu NAS serve de backup para os arquivos pessoais meus e de mais 5 pessoas, incluindo fotos, musicas, videos (720p e 1080p para streaming pro HTPC), jogos (PC e Emulação do Nintendinho ao XBOX360 e PS3), além dos meus arquivos de trabalho e estudo.
 
Última edição:
Nunca fiz RAID1 porque:

1) No inicio, você tem poucos HDs e pouco espaço (RAID1 "mata" um espaço que você poderia estar usando).
2) Eu esperei ter dois HDs iguais (fosse pra fazer RAID0 ou RAID1), mas nunca tive dinheiro pra comprar dois HDs gigantes ao mesmo tempo. (até recentemente; o que não significa que hoje eu tenha espaço sobrando pra poder fazer RAID1)
3) Eu não tinha (e não tenho) espaço pra "manobrar" os arquivos. (queria deixar dois HDs iguais, vazios, atualizar firmware, pra depois, fazer o RAID1)
4) Já tive uma experiência de tirar um HD do Windows Server e ele se perder completamente, a ponto de ter que reinstalar. Ao fazer o RAID1, eu gostaria de instalar tudo do zero, incluindo o Windows Server.

Meu NAS serve de backup para os arquivos pessoais meus e de mais 5 pessoas, incluindo fotos, musicas, videos (720p e 1080p para streaming pro HTPC), jogos (PC e Emulação do Nintendinho ao XBOX360 e PS3), além dos meus arquivos de trabalho e estudo.

Então, tu simplesmente jogou os arquivos no HD de 3tb que servia como backup e não tinha raid1 nele? Entendi isso nos seus relatos no tópico.
Tenta usar o GetDataBack (NTFS), ele tenta pegar os arquivos mesmo se o HD não aparecer na Bios.
Faz backup do HD e manda ele para o rma.
 
Então, tu simplesmente jogou os arquivos no HD de 3tb que servia como backup e não tinha raid1 nele? Entendi isso nos seus relatos no tópico.
Meu HD de 3TB estava servindo de backup dos meus arquivos importantes. Eu não tenho nenhum RAID1.

No momento em que falhou, ele estava rodando o BitTorrent Sync, que é um programa que faz sincronia de arquivos (tipo Dropbox).
Ele estava fazendo sincronia com meus computadores pessoais (arquivos pessoais e de estudo) e computadores do trabalho (arquivos de trabalho).
Então, de uma certa maneira, eu já fazia Backup do Backup. Já existia um "espelhamento", mas não era a nivel RAID1. Era um espelhamento over the Gigabit Ethernet, e over the Web.

Como o servidor rodava 24/dia, não tinha problema de ficar fazendo upload de gigabytes de dados. Meus computadores pessoais, no entanto, só sincronizavam quando eu os ligava.
EDIT (pra ficar mais claro):
OBS1: eu não tinha tudo sincronizado. Cerca de 500 GB ou mais, estão apenas nesse HD que deu defeito.
OBS2: o BitTorrent Sync, as vezes, transferia EM REDE LOCAL com velocidade de INTERNET, mesmo configurando para forçar descoberta pela LAN, não usar Tracker, DHT e retirar Criptografia. Por isso, muita coisa não estava sincronizada. Como já estava em andamento, não tive tanta preocupação.
Tenta usar o GetDataBack (NTFS), ele tenta pegar os arquivos mesmo se o HD não aparecer na Bios.
Faz backup do HD e manda ele para o rma.
Se o HD não aparece na BIOS, como ele consegue enxergar o HD?
A idéia é essa! Backup, primeiro. RMA, depois.
 
Última edição:
Se o HD não aparece na BIOS, como ele consegue enxergar o HD?
A idéia é essa! Backup, primeiro. RMA, depois.

Não sei. Só usei esse programa uma vez e a muito tempo, não lembro e vi essa recomendação em outro fórum.
 
Não sei. Só usei esse programa uma vez e a muito tempo, não lembro e vi essa recomendação em outro fórum.
Você não deve ter lido direito.
Não foi a partição que sumiu. Foi o HD.

Em outras palavras, o HD não sumiu apenas do Windows Explorer. Sumiu do Disk Management do Windows.
Se a BIOS/UEFI não detecta, a placa-mãe (controladores SATA) não detecta. Logo, não tem como o Windows (sistema operacional) detectar. Logo, qualquer aplicativo rodando no sistema operacional não tem como detectar.

Obviamente, o GetDataBack não funciona.
Vou tentar quando o HD voltar a aparecer no Windows Server. Por enquanto, sem sucesso.
 
Você não deve ter lido direito.
Não foi a partição que sumiu. Foi o HD.

Em outras palavras, o HD não sumiu apenas do Windows Explorer. Sumiu do Disk Management do Windows.
Se a BIOS/UEFI não detecta, a placa-mãe (controladores SATA) não detecta. Logo, não tem como o Windows (sistema operacional) detectar. Logo, qualquer aplicativo rodando no sistema operacional não tem como detectar.

Obviamente, o GetDataBack não funciona.
Vou tentar quando o HD voltar a aparecer no Windows Server. Por enquanto, sem sucesso.

Li direito, você que não leu. :p
Disse que o aplicativo encontra o HD mesmo se não estiver na BIOS como foi dito no outro fórum.

O GetDataBack deve funcionar antes de inciar o OS, via DOS. Realmente não lembro.

Bem, já deve ter tentado em outra entrada SATA e em outro PC.
 
Li direito, você que não leu. :p
Disse que o aplicativo encontra o HD mesmo se não estiver na BIOS como foi dito no outro fórum.

O GetDataBack deve funcionar antes de inciar o OS, via DOS. Realmente não lembro.

Bem, já deve ter tentado em outra entrada SATA e em outro PC.
Hehehe
Eu não sei qual é a mágica de conseguir detectar o HD quando não aparece na BIOS. E nesse tópico que você me mandou, o cara que recomenda o GetDataBack é claro ao dizer:
Esse programa recupera dados mesmo com a partição corrompida, o hd só precisa ser reconhecido pela bios.

Já testei em outra entrada SATA.
Já testei em outras 2 controladoras SATA diferente.
Já testei em outro PC.

No momento, a situação está assim:
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD não aparece. [SITUAÇÃO1]
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD não aparece.
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD não aparece.
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD aparece por alguns segundos (dá pra navegar pelas pastas, mas não dá pra ler e nem escrever). [SITUAÇÃO2]
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD não aparece.
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD aparece, mas fica "travado" (partição não é reconhecida direito e não dá pra ver as pastas/arquivos). [SITUAÇÃO3]
Eu reinicio o server (desligo e ligo), e o HD não aparece.

Quando estive na SITUAÇÃO2:
-Tentei copiar e colar os arquivos pra um HD local, mas no meio da transferencia, ela se fecha sozinha (como se o HD tivesse desconectado).
-Tentei copiar e colar os arquivos pra um HD em outro computador na rede, mas no meio da transferencia, ela se fecha sozinha (como se o HD tivesse desconectado do PC).
-Disk Management do Windows mostra o HD como Healthy (saudavel)
-Disk > Properties > Error-Checking: Demora umas 30 horas pra processar 1% do HD, e trava aleatoriamente, tendo que fechar e abrir novamente.
-Disk > Properties > Backup: não consegue ler e trava.
-Seatools (Windows): Demora uns 20 min pra abrir na tela principal
-Seatools (Windows) > Teste de Base > Reparar Todos > Reparação Rápida ou Reparação de Longa: Teste Não Disponível
-Seatools (Windows) > Teste de Base > SMART: Ele nem começa o teste e acusa "SMART - Reprovado"
-Seatools (Windows) > Teste de Base > Teste Rápido Automatico da Unidade: Aparece "Short DST" por um tempo. Fica testando. E depois aparece "Short DST - Aprovado"
-Seatools (Windows) > Teste de Base > Informações Rapidas: Aparece uma janela com quase tudo "0" ou "Não Suportado"
-Seatools (Windows) > Teste de Base > Teste Genérico Rapido: Durante os testes, aparece "Varredura Externa", "Varredura Interna", "Leitura leatoria". E por fim "Teste Generico Rapido - Aprovado".
-Seatools (Windows) > Teste de Base > Teste Genérico Completo: Depois de testar por um tempo, aparece "Teste Generico Completo - Aprovado".
ffte.png

Quando estive na SITUAÇÃO1:
-Tentei rodar o GetDataBack pelo Windows. Obviamente, sem o Windows detectar o HD, o aplicativo não conseguiu detectar o HD também.

Quando estive na SITUAÇÃO3:
-Tentei rodar o GetDataBack pelo Windows. Ele achou o HD, mas ao tentar fazer o scan, ele entra no erro "Error 1117 ReadLBA". Aí o programa trava.
-Quando o GetDataBack pelo Windows travou e eu pedi para aguardar, o programa voltou e começou o scan. Algumas horas depois, travou e não voltou mais.
-Seatools pelo Windows: mesma coisa que na SITUAÇÃO2.

Agora tenho que testar por fora do Windows.
 
Essa semana aconteceu isso comigo, porém ainda não consegui resolver, bem no meu HD de backup... na hora do boot ele da erro, diz não achar um arquivo BOOTNG algo assim, ai reinicio e dou F12 pra escolher o HD de Boot, ai seleciono o normal e ele liga o PC, porém, demora 5x mais pra carregar, depois no Windows o HD de backup até aparece mas clico nele e da erro.

Vou tentar trocar os cabos na placa mãe pra ver se resolve algo.
 
Não li direito mesmooo...cara! Desculpa! Bem, infelizmente não sei como te ajudar. :(
 
Dando um feedback final aqui:
Mandei pra duas empresas de recuperação (DRS Recuperação de Dados e CBL Tech) e as duas não conseguiram recuperar NADA. Discos arranhados.

Apesar da Seagate sugerir a empresa, não recomendo a DRS Recuperação de Dados (eles também atuam com outros nomes) pelo péssimo atendimento e cobrança indevida (no meu caso, cobraram pela remontagem depois de dizer que seria gratuito e cobraram duas vezes pelo retorno; ou você paga, ou eles descartam seu HD).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo