• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Hearts of Iron IV - [TÓPICO OFICIAL]

Esse é primeiro grand strategy da Paradox que me dediquei a jogar. Apesar de gostar do gênero estratégia, nunca havia me aventurado porque os jogos pareciam complexos de mais. O tema me chamou a atenção de mais, os gameplays pré-lançamento do Rizzao me conquistaram e comprei na pré-venda e me apaixonei.
Ele parece difícil, e realmente o é, pelo menos pra quem não estava acostumado com jogos nesse estilo, e isso faz cada vitória parecer mais recompensadora. Quando derrubei a França, jogando como Mussolini - no primeiro jogo, continuação do tutorial mesmo - foi uma conquista muito comemorada!
Estou com vontade de partir pros outros jogos grand strategy da Paradox, Europa Universalis, Vicotria e Crusader Kings, mas desanima a quantidade de DLCs que tem pra comprar e não saber quais realmente valem a pena e quais são só perfumaria. Inclusive aceitaria ajuda dos companheiros do forum para me orientar. Da mesma forma, topo uma partidinha MultiPlayer qualquer dia desses!
O que mais joguei da Paradox foi o CK2. Tem dlc pra caramba, mas as que realmente importam são umas 6. Na sale você deve conseguir todas + jogo base por um preço bem legal.
Mas apesar dos jogos serem do mesmo estilo, grand strategy, a temática é diferente e a jogabilidade também. Se você curtiu HoI, tenho certeza que vai curtir Crusader Kings também.

Pensa no jogo como sua tentativa de levar sua família durante centenas de anos, conquistando territórios, brigando com outras famílias, instituindo religiões diferentes, cuidando das brigas dos seus filhos, problemas com amantes, bastardos, etc. Esse é o vanilla. Agora coloca tudo isso no mod do Game of Thrones hahahaha
 
Esse é primeiro grand strategy da Paradox que me dediquei a jogar. Apesar de gostar do gênero estratégia, nunca havia me aventurado porque os jogos pareciam complexos de mais. O tema me chamou a atenção de mais, os gameplays pré-lançamento do Rizzao me conquistaram e comprei na pré-venda e me apaixonei.
Ele parece difícil, e realmente o é, pelo menos pra quem não estava acostumado com jogos nesse estilo, e isso faz cada vitória parecer mais recompensadora. Quando derrubei a França, jogando como Mussolini - no primeiro jogo, continuação do tutorial mesmo - foi uma conquista muito comemorada!
Estou com vontade de partir pros outros jogos grand strategy da Paradox, Europa Universalis, Vicotria e Crusader Kings, mas desanima a quantidade de DLCs que tem pra comprar e não saber quais realmente valem a pena e quais são só perfumaria. Inclusive aceitaria ajuda dos companheiros do forum para me orientar. Da mesma forma, topo uma partidinha MultiPlayer qualquer dia desses!

EU IV pra mim é o melhor (não joguei Vic 2 ainda), CK 2 é muito bacana mas a escala do EU IV o torna mais empolgante.

Quanto às DLCs, pro CK 2 não é preciso comprar nenhuma, embora algumas adicionem features que ajudam bastante nas campanhas, vou quotar abaixo um trecho do meu review que falo das DLCs.

Para quem tem apenas o jogo base, recomendo joga-lo e ver se realmente te interessa, a partir dai, compre as DLCs que te interessam quando houver promoção. As essenciais são:

Legacy of Rome: Pra poder tentar reunificar o Império Romano, mas principalmente adicionar Retinues, um recurso militar que ajuda bastante.
Old Gods: Coloca um novo ano pra inicio, dando mais 200 anos de jogo, além de permitir jogar com pagãos e adicionar muitas mecânicas para esses povos.
Sons of Abraham: Pra poder jogar com Judeus, mas principalmente torna o sistema religioso mais refinado, além de adicionar recursos e possibilidades com os Judeus.

Sword of Islam e Rajas of India são mais para quem desejar jogar com muçulmanos e indianos, The Republic para jogar com Republicas Comerciais e Sunset Invasion é um spinoff que faz com que Maias/Aztecas invadam a Europa ao mesmo tempo que os mongóis, algo sem sentido apenas para quem quiser um grande desafio. Charlemagne e Way of Life são as mais recentes e últimas DLCs para o jogo, a primeira adiciona mais tempo de jogo e novas mecânicas, a segunda adiciona mais eventos e aperfeiçoa o sistema de ambições.

Além das 3 que destaquei, recomendo a Way of Life também. Horse Lords e Conclave eu não sei muito a respeito, seria melhor olhar a wiki do jogo pra se informar melhor.

Já a respeito do EU IV, acredito que algumas DLCs são essenciais para uma boa experiência de jogo. São elas: Art of War, El Dorado e Common Sense. Cossaks e Mare Nostrum são as mais recentes mas são interessantes também.

Acredito que CK 2 seja o mais fácil para aprender, mas EU IV não é tão complexo assim também não, só precisa entender o básico das mecânicas pra não ficar completamente perdido durante o jogo.
 
Tai uma franquia que eu realmente gostaria de aprender a jogar...
 
O melhor jogo da Paradox é o Darkest Hour (um mod standalone do HoI2), seguido de perto pelo Victoria2.


E sobre DLCs do EU4 e CK2, basta pegar as de valor mais alto e claro, agora na promo do steam que está vindo essa semana.
 
Alguém sabe de algum lugar que de pra comprar parcelado?
pagar o valor da steam tá foda...
 
Mas na Steam dá pra comprar parcelado cara... qdo vc coloca cartão de crédito nacional ele te dá opção de escolher em quantas vezes quer fazer o pagamento
Estranho que aqui não dá nem a opção de selecionar cartão de crédito nacional, já vai direto pra parte de revisar a comprar e finalizar...

EDIT::
Já consegui alterar rsrs, o problema era que a steam estava debitando uma parte da carteira, assim não tinha como comprar parcelado.
 
Estranho que aqui não dá nem a opção de selecionar cartão de crédito nacional, já vai direto pra parte de revisar a comprar e finalizar...

EDIT::
Já consegui alterar rsrs, o problema era que a steam estava debitando uma parte da carteira, assim não tinha como comprar parcelado.
Ah blz! Pq a Steam aceita até boleto hj... rsrsrs
 
A

Aproveita a sale e compra o CK2, costuma vir com uns bons descontos. Consigo me divertir bastane ainda com CK2 vanilla mesmo sem nenhum dlc grande. Sem falar que o mod do game of thrones é quase perfeito...

O que mais joguei da Paradox foi o CK2. Tem dlc pra caramba, mas as que realmente importam são umas 6. Na sale você deve conseguir todas + jogo base por um preço bem legal.
Mas apesar dos jogos serem do mesmo estilo, grand strategy, a temática é diferente e a jogabilidade também. Se você curtiu HoI, tenho certeza que vai curtir Crusader Kings também.

Pensa no jogo como sua tentativa de levar sua família durante centenas de anos, conquistando territórios, brigando com outras famílias, instituindo religiões diferentes, cuidando das brigas dos seus filhos, problemas com amantes, bastardos, etc. Esse é o vanilla. Agora coloca tudo isso no mod do Game of Thrones hahahaha

EU IV pra mim é o melhor (não joguei Vic 2 ainda), CK 2 é muito bacana mas a escala do EU IV o torna mais empolgante.

Quanto às DLCs, pro CK 2 não é preciso comprar nenhuma, embora algumas adicionem features que ajudam bastante nas campanhas, vou quotar abaixo um trecho do meu review que falo das DLCs.

Para quem tem apenas o jogo base, recomendo joga-lo e ver se realmente te interessa, a partir dai, compre as DLCs que te interessam quando houver promoção. As essenciais são:

Legacy of Rome: Pra poder tentar reunificar o Império Romano, mas principalmente adicionar Retinues, um recurso militar que ajuda bastante.
Old Gods: Coloca um novo ano pra inicio, dando mais 200 anos de jogo, além de permitir jogar com pagãos e adicionar muitas mecânicas para esses povos.
Sons of Abraham: Pra poder jogar com Judeus, mas principalmente torna o sistema religioso mais refinado, além de adicionar recursos e possibilidades com os Judeus.

Sword of Islam e Rajas of India são mais para quem desejar jogar com muçulmanos e indianos, The Republic para jogar com Republicas Comerciais e Sunset Invasion é um spinoff que faz com que Maias/Aztecas invadam a Europa ao mesmo tempo que os mongóis, algo sem sentido apenas para quem quiser um grande desafio. Charlemagne e Way of Life são as mais recentes e últimas DLCs para o jogo, a primeira adiciona mais tempo de jogo e novas mecânicas, a segunda adiciona mais eventos e aperfeiçoa o sistema de ambições.

Além das 3 que destaquei, recomendo a Way of Life também. Horse Lords e Conclave eu não sei muito a respeito, seria melhor olhar a wiki do jogo pra se informar melhor.

Já a respeito do EU IV, acredito que algumas DLCs são essenciais para uma boa experiência de jogo. São elas: Art of War, El Dorado e Common Sense. Cossaks e Mare Nostrum são as mais recentes mas são interessantes também.

Acredito que CK 2 seja o mais fácil para aprender, mas EU IV não é tão complexo assim também não, só precisa entender o básico das mecânicas pra não ficar completamente perdido durante o jogo.

Bah gurizada, valeu pela ajuda! Vai ser bem proveitoso! Vou jogar o HOI 4 mais um pouco até a SALE e depois explorar esses outros jogos, mais refinados devido as DLCs, e depois voltar pro HOI 4.
 
Olá pessoal,

Resolvi postar dando minhas opiniões e dicas sobre o jogo para quem sabe assim ajudar aos indecisos que estão pensando em compra-lo ou não...

Primeiramente preciso dizer que eu NUNCA havia jogado algo da franquia Hearts of Iron antes. Tinha já alguma experiência com jogos da Paradox, tais como CK2 e EU4 (este último eu joguei muito) e mais recentemente Stelaris.

Eu comecei a jogar e fiquei desesperado pq estava completamente perdido... obviamente fiz muitas 'cagadas', meu primeiro gameplay foi um desastre e não deu certo. Aí resolvi parar e estudar mais sobre o jogo antes de voltar a joga-lo: li muita coisa e principalmente, vi muitos vídeos para conseguir absorver e entender realmente como as coisas funcionavam. Comecei procurando vídeos de BRs no Youtube. Achei alguns canais legais, pessoas até bem intencionadas, mas nenhum realmente "ensinava" passo a passo como fazer as coisas no HOI4. Daí parti pros canais gringos e como falo bem inglês isso não foi problema, até mudei a interface do meu jogo do português para o inglês pra ficar mais fácil o entendimento. Descobri alguns canais legais e um em específico me cativou e eu passei a ver vários vídeos dele! É o canal do Bridger ... e eu dou o seguinte conselho pra quem está começando: se vc também quer jogar esse excelente jogo de 'grand strategy wargame', tem zero experiência com a franquia "HOI" (assim como eu tinha), mas se vira bem no inglês, veja os vídeos desse cara! Tem os curtos aonde ele explica várias coisas/mecânicas e até os gameplays longos (live streaming). Tem um inclusive de mais de 2 horas aonde ele pegou um amigo dele que não conhecia NADA do jogo e saiu explicando tudo, tudo mesmo...desde o mais básico.

Enfim... se vc realmente quer jogar bem o HOI4, vc precisa dedicar um tempo para aprender como ele funciona. Não é um joguinho simples aonde vc sai jogando e tudo dá certo...

Bom, depois disso eu voltei a jogar e aos poucos fui melhorando minha performance...comecei com países menores para não ter que gerenciar 30 mil coisas ao mesmo tempo logo de cara. Até que depois de me sentir bem confiante, parti para o gameplay com a Alemanha... a primeira tentativa não foi catastrófica, mas eu desisti depois de ficar meio que "ilhado": a Itália fora devorada pelos Aliados e eu fiquei 'preso' num eterno combate com os soviéticos que não saia do lugar. :/ ... No meu segundo gameplay, tentei seguir as idéias que o Bridger fez qdo jogou com a Alemanha tb: ele se aliou a Polônia e conseguiu traze-la para o Eixo, além disso ele postergou a guerra contra os Aliados e junto com a Polônia e cia, derrotou a União Soviética, para só então, já no finalzinho desta guerra, começar a batalhar contra os Aliados em outro fronte. Bom... as coisas acabaram não rolando da mesma forma pra mim, apesar do sucesso que obtive ao final, mas o legal do jogo é isso: a IA toma suas próprias decisões e no meu caso a Polônia fez diferente... vou contar como foi minha partida e dar dicas tb para quem quiser jogar com a Alemanha:

A primeira coisa que fiz logo que comecei em 1936 foi incentivar o fascismo nos EUA, França e alguns outros países. Isso eu havia observado por experiência própria em gameplays anteriores: basicamente em países democráticos, aonde rolam eleições, vai vencer o partido que tiver maioria naquele gráfico que fica ao lado da carinha do líder do país. Acontece que há eleiçòes logo ao fim de 1936 tanto na França qto nos EUA, então vc só vai obter sucesso se fizer logo que o jogo começar e só vai dar certo (se não houver percalços no caminho), para as eleições de 1940. Na França são em abril ou maio e nos EUA já no finalzinho do ano, em novembro. Minha idéia com isso era tentar neutralizar os 2 países, evitando que ambos entrassem para facção dos Aliados. Com a França acabou não dando certo, pq eles entram logo para a facção e bizarramente, mesmo tornando-se um país fascista em 1940 (consegui!), eles não deixaram os Aliados... :/
Bom, já com os EUA a coisa foi diferente... pra melhor: eles não só não entraram para os Aliados, como se tornaram meus parceiros no... Eixo! Huahahahaha... muito bom:

45cKYz7.png


eJP9OLg.png



Vale ressaltar que jogando com a Alemanha vc consegue já de cara ganhar bastante "Political Points", tem um bônus com o Hitler e outros conselheiros políticos...eu peguei uns 2 ou 3 no início do gameplay que me davam bônus, com isso pude gastar e manter bastante pontos investindo no fascismo em diversos países. Com o Brasil tb funcionou...mas neste caso, rolou uma guerra civil que foi obviamente bem financiada por mim:

040kA9o.png



Ao final os fascistas ganharam...masss, eles não quiseram entrar pro Eixo... Brasil só no carão...rs


ldimYTy.png



Uma coisa engraçada que rolou nas Américas, depois que os EUA viraram fascista foi que outros golpes de Estado surgiram pelas Américas... é o jogo imitando a vida, digo, a história, só que desta vez com um viés fascista... o bom da Paradox não ser uma empresa americana é que eles não tem papas na lingua...kkkk

lK19Tus.png



Mas bem...voltando a Polônia... tentei seguir a idéia do Bridger, ficar amiguinho da Polônia, te-la no Eixo e juntos derrotarmos a USSR... deu quaaaase certo: ficamos super amiguinhos...íntimos até...a Polônia até virou fascista (graças a minha forcinha rs)...mas eis que qdo resolvo convida-la pro eixo.....surpresa: a FDP da Polônia resolveu formar sua própria facção junto com países Bálticos! Pior que eu havia jogado antes um gameplay com a Polônia e pra quem não sabe, apesar dela não ser uma "major nation", tem um DLC que a Paradox disponibiliza um "Focus Tree" personalizado pra Polônia e lá tem mesmo esta opção do país criar sua própria facção... Maldita Polônia: ficamos amigos, mas em facções diferentes.... resumindo: depois de fazer a limpa pela Europa, EVITANDO entrar em guerra com os Aliados, usando apenas as opçòes de Focus Nacional, eu resolvi que seria hora de atacar a Romênia (que não estava aliada a ninguém), para pegar seu delicioso petróleo...eis que qdo começo a trabalhar na declaração de guerra, a Inglaterra assegura o direito de independência da Romênia...isso foi pra me sacanear, é claro...então me preparei para atacar a Romênia e obviamente brigar com os Aliados...deixaria a USSR pra depois, invertendo totalmente a ordem que o Bridger fez... ao meu lado, no Eixo, eu já tinha um naipe bom de países: Bulgária, Hungria e Itália....e, apesar de não ser aliado direto da polônia, tínhamos um pacto de não agressão e eu podia andar com tropas pelo seu território...Bom, comecei a guerra com a Romênia que, sozinha ali no canto, foi devorada rapidamente...abaixo a Itália comia a Grécia e já brigava com os Aliados! Mas eu não tinha ainda entrado na guerra...para minha surpresa, eis que a Inglaterra não declarou guerra contra mim! Ufa... eu teria tempo pra destruir a USSR? Qdo eu achava que sim, eis que rola uma GUERRA CIVIL na Polônia! WTF?! Sim, eu fiquei muito tempo sem monitora-la e olha o que a IA da USSR fez: começou aos poucos a inflar o comunismo na Polônia... fuck! 2 Polônias...uma fascista e outra comunista...só que...eu não podia ajudar a "minha" Polônia diretamente, pq ela não era minha aliada formal! Pra piorar olha o que os russos fizeram: convidaram a polônia comunista pra facção deles, eles aceitaram e juntos comeram a minha Polônia...e eu não podia fazer nada, até pq pra justificar uma guerra com a Russia iria demorar... Resumo: Polônia foi-se toda pros comunistas... Alerta vermelho!

Well, eu ainda estava pensando em o que fazer qdo me dou conta de que a Itália estava sendo jantada com farofa pelos Aliados: Inglaterra já em solo italiano, devorando a Bota! Socorro, precisava fazer algo ou cairia no mesmo beco sem saida do gameplay anterior...então pensei rápido, fiz os ajustes necessários e pedi pra entrar na guerra da Italia... ou seja, começou a Segunda Guerra Mundial! WoW! E já comecei fazendo uma M grande: esqueci da "Linha Maginot" e coloquei minhas tropas que moravam há anos na fronteira com a França pra...ataca-la... noooo! Idiota, não aprendeu com a história! rs... Temos que dar a volta pela Bélgica, porra! E o foco nacional pra isso? Não tinha ainda! Socorro...espera acabar o anterior, põe esse pra pesquisar... meda de perder a guerra...por sorte eu tinha muitas tropas, ficamos ali nos esgoelando na Maginot, num clássico "não fode e nem sai de cima", zero a zero...rs.. até que finalmente ganhei permissão pra atacar a Bélgica e começar a comer a França por cima! Os Deuses da guerra me deram uma forcinha e nesse meio tempo, a Espanha de Franco pediu pra entrar no Eixo e começou a dar trabalho pra França ao sul...ou seja, França em 4 frentes de batalha: ao sul contra a Espanha, ao leste com a Itália e ao Norte e Nordeste comigo.... por sorte a Inglaterra até ai estava concentrando todo seu poder de fogo dentro da Itália e na África... foi em algum momento por ai que o Japão pediu pra entrar no Eixo... Aliás, aproveito este pedaço pra dar uma dica preciosa: se for jogar com a Alemanha começando em 1936, participe da Guerra Civil Espanhola e da Guerra entre a China e o Japão... vc pode enviar expedições, que são pequenas tropas que vão participar da guerra, sem vc estar em guerra diretamente com os países envolvidos...no caso da Alemanha, é claro, vc pode oferecer ajuda à Espanha Nacionalista e ao Japão... e pq isso é importante? Não só pra vc garantir que terá aliados no futuro (especialmente se vc jogar com o foco histórico da IA desligado, como eu sempre jogo), isso vale mais pra Espanha, pq já joguei partida em que o lado comunista ganhou a guerra, contrariando a história. Entào vá lá ajudar os fascistas a ganhar, assim vc terá ajuda no futuro. Masss...isso tudo tb é importante pelo seguinte: participar dessas guerras com pequenas tropinhas vai te dar bastante pontos de exército (não sei direito como é a tradução pro portugues no jogo), são aqueles pontos que permitem que vc possa criar novos modelos de batalhão, mudar os já existentes e 'tunar" tanques e navios, por exemplo. E é muito bom vc já começar a fazer isso antes de entrar pra grande guerra em si, não é mesmo? eu fiquei uns 3 anos ajudando o japão a DESTRUIR completamente a China e nossa, ganhei um bocado de pontos...deu pra ir já mudando meus batalhões a medida em que eu ia pesquisando os avanços tecnológicos...assim, qdo entrei em guerra pra valer eu já tinha tropas muito boas...

Mas voltando... tava rolando a guerra contra os Aliados... a coisa estava melhorando pro nosso lado...a Itália apesar de ter perdido 90% do seu território na África e não ter avançado um passo dentro do território francês, tinha ao menos expulsado quase que completamente a Inglaterra do seu território...tava rolando porradaria na Grécia tb, que tinha sido invadida pelos gulosos italianos e tinha entrado pros Aliados, ou seja, tinha Inglaterra ali tb defendendo a Grécia...mas por sorte jamais foi uma ameaça grande a ponto de entrar significativamente no meu território (deixei tropas ali só vigiando a princípio - posteriormente devoramos a Grécia...rs... aliás, foi um saco, tive que usar minha brigada de montanhistas, pq aquelas montanhas ali são um pé no saco e dão um penalty horrível). Mas bem...da minha parte estávamos aos poucos chegando em Paris...já tinha devorado Bélgica e Holanda...posteriormente Luxemburgo....e eis que a USSR começa a justificar uma guerra contra... MIM! OMG... socorro... como eu iria conseguir dar conta de duas guerras ao mesmo tempo?! Bom... posicionei as tropas que eu tinha que não estavam na guerra na França, na fronteira com a Polônia...e...na fronteira com a Rússia tb... sim, pq os gulosos russos nisso já tinham jantado os países bálticos...foi ai que então resolvi jogar toda a merda no ventilador e usar as opções de foco nacional que propõe um pacto "anti-comunista" ... se colar, colou...rs

Eis que começa a guerra com a USSR: para minha sorte, a coisa colou: vários países entram pro Eixo e declaram guerra aos malditos comunas (rs): Turquia! Irã! ... Japão, que já era do Eixo, começa a ataca-la do outro lado do mapa tb... ou seja, várias frentes de batalha ao mesmo tempo... os Russos não contavam com isso! Mas eu mesmo assim estava com medo...eles tinham MUITO mais tropas do que eu e tinham a fucking Polônia versão "Raquel" ao lado deles me atacando tb...zezus, já estavam começando a entrar no meu território pelo centro... muito pouco é verdade, mas estavam! Mas por cima eu estava avançando. Foi ai que tive que tomar uma decisão e vou explicar pq a tomei: cheguei em Paris com minhas tropas... venci a França? Não exatamente! Rolou uma opção no jogo para eu escolher: ou a França se rendia e se tornava um "peão" meu ou eu continuaria a guerra até derrotar cada centímetro do seu território... eu escolhi transforma-la num joguete meu, ou seja, parar a guerra por ai, e digo pq fiz isso: Bom, não sei se sou eu que sou "limitado", mas chegou um momento no jogo que eu tinha 38459438549359043853490854390854 exércitos pra controlar...nenhum jogo é perfeito e, por mais que HOI4 seja muito legal, chega uma hora em que fica muito difícil vc conseguir controlar tudo isso e ainda pensar na logística, gerenciar provincias, indústrias e etc...o sistema de planos de batalha funciona bem e quase sempre, evitando que vc precise clicar em cada exército. Mas uma hora a coisa começoua ficar difícil demais, pq eram muitos exércitos, muitas LINHAS desenhadas no mapa, eu me confundia, e por mais que fizesse vários teatros, colocasse nomes pra ajudar a me achar e até usar addon que me davam mais símbolos diferentes pros teatros, eu já estava numa hora completamente LOUCO, com exército que era inicialmente pra estar lá na Polônia, por exemplo, combatendo na África, e eu não tinha saco de ficar dando pausa a cada minuto pra reorganizar tudo...fora que, meus aliados, a IA do jogo, ficava a cada hora me oferecendo tropas...essas tropas surgem no seu "pool" de tropas, mas sem estarem obviamente designadas a um general/marechal específico...e pra piorar, descobri que as vezes uma estava na PQP e a outra no Koo do Conde e qdo vc tentava junta-las, demorava mil anos, claro. Vejam na imagem abaixo...isso é só a parte da geurra contra a Rússia-Polônia....ainda tinha toda a parte contra a França na Europa do lado Oeste, mais porradaria na África e um cadinho na Ásia... e ah... ainda tem que ficar tomando conta do que acontece no ar, mandando os aviões e no mar, com navios... SOCORRO... achei que minha cabeça ia explodir..hahaha... achei que não ia conseguir...estava ficando cada vez mais impossível, estava me sentindo como um polvo com zilhões de braços fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Por isso resolvi aceitar o fim da guerra com a França...ela seria minha 'serva', ou seja, não seria de todo ruim o resultado. Ai pude focar na Rússia...na África tomei o canal de Suez pra cortar suprementos e tropas dos Aliados e dai resolvi tomar uma postura defensiva lá por hora..



Nbp9BfI.png



Nessa confusão, na guerra com a Rússia, foi qdo os Americanos pediram pra se juntar ao Eixo (acho que o medo do comunismo falou mais alto rs)...no início eles não me ajudaram muito diretamente não, se concentraram em jantar os canadenses, como mostra a screenshot abaixo (já era o Canadá), mas depois eles começaram a fazer invasòes dentro da própria USSR! Foi muito bom, me ajudou bastante!

040kA9o.png


Infelizmente esqueci de tirar screenshots das invasões dos EUA na USSR...mas finalizando: deu tudo certo, comemos a União Soviética... primeiro caiu Moscou.. Aliás, agora que vi... nesse screenshot, dá pra ver os EUA comendo os Russos, tá atrás do "jornal", mais pra baixo na tela, essa fagocitose em azul são os americanos...rs


lNCBd90.png



E depois Leningrado:

YQKepUw.png


E com isso, terminou a guerra com a União Soviética... fomos pra mesa de negociações...eu com APENAS 2500 pontos, seguido pelos EUA com 900 e poucos e depois o Japão com 460...

Preciso dizer qual foi o fim da GRANDE União Soviética? rs

YxxPzd9.png




A partir daí a guerra se tornou apenas Eixo vs Aliados...mas com o tanto de território que ganhei (+ fábricas e recursos, yummie!rs) e tendo os EUA, Itália, Japão, e até a França (minha escrava rs) e outros países menores do meu lado, ficou difícil para a Inglaterra e basicamente suas ex-colônias (Austrália, Nova Zelândia e etc), sendo que o Canadá já tinha, como falei, sido devorado pelos EUA... a parte chata foi que enquanto eu finalizava a Rússia e me reorganizava para atacar os Aliados, a Inglaterra tentou várias vezes me invadir pelo mar...passei um sufoco um bocado de tempo, eles tinham toda a supremacia no mar, lógico, e estavam me dando um trabalho nos "ares" tb... eu tinha muitas fábricas destruidas (foram bombardeadas) por conta da guerra contra a França de um lado e Rússia do outro ... e demorei um pouco até me reerguer... mas no final consegui entrar com mariners na Inglaterra, tomei Londres e logo depois a Inglaterra "capitulou" ...rs... só achei meio bizarro: eu primeiramente enviei apenas 4 tropas de mariners...era só pra testar...mas eles não só conseguiram invadir, como não morriam pra NADA... bizarro pq tinha bombardeio em cima deles, tanques e etc e eles simplesmente ganhavam tudo defendendo o porto que eu havia tomado dentro da Inglaterra...LOL.... tudo bem que eu gastei pontos e fiz um modelo de tropa de mariners bem fodinha..masss, mesmo assim, achei ridiculamente fácil demais entrar na Inglaterra com eles e sobreviver...dai foi só enviar mais e com uns 12 eu matei a Inglaterra! \o/

Finalizando... não curti o final sem final..digo, o jogo não acabou! Na verdade depois disso teve a mesa de negociações, eu fiquei com muitos territórios pelo mundo todo, 5/6 do mundo virou "Eixo" ...mas o jogo continuou...isso era fim de 1944...sobraram uns países pequenos como "Aliados", mas não estávamos em guerra...declarei guerra a todos..pensei que de repente rolaria algum "THE END" qdo eu acabesse com os Aliados, mas não rolou isso, mesmo eu exterminando com TODOS... não sobrou nenhum... ai resolvi atacar os países que não eram ainda do Eixo... rs... enfim, 1949 e não teve "The End"... rs...

Massss, eu amei o jogo. Vou jogar outras partidas...
Multiplayer eu já joguei um pouco com um amigo... mas vi já streaming de umas 15 pessoas jogando...que diliça! Acho que o multiplayer elimina várias imperfeiçòes da IA e deixa o jogo melhor. HOI4 deve ser ainda melhor jogado com outras pessoas...
E a comunidade do workshop do jogo tá bem legal, tem vários addons bons... mas eu só uso addon cosmético ou de músicas...

Depois de umas 80 horas de jogo posso dizer com propriedade que é um jogão pra quem curte o estilo. Mas se vc não jogava os anteriores como eu, vai precisar estudar um pouco jogo...se sabe falar inglês, indico este canal abaixo, o cara (Bridger) da muitas dicas, desde as mais simples, mas úteis, como por exemplo, nas pesquisas, vc pode abrir 2 janelas ao mesmo tempo, para por exemplo, comparar os stats de 2 modelos de tanque: mantenha shift pressionado e aperta no item...pode abrir várias assim - até as mais complexas envolvendo as estatísticas/aquelas números dos batalhões no painel de criação.

Prós:

- Gráfico bacana;
- Interface amigável;
- Gameplay TOTALMENTE diferente pra cada nação principal, proporcionando que vc possa jogar várias partidas e todas bem diferentes entre si;
- Comunidade no workshop do Steam já tá bombando: vários addons interessantes e úteis;
- Gerenciamento de MUITAS coisas diferentes (incluindo fora da batalha) sem tornar isso algo chato;
- Sistema de plano de batalha funciona quase sempre bem e é uma mão na roda (li que no grande patch que irão lançar no fim do mês vão ampliar até as opçòes) , mas vc pode se quiser gerenciar exército por exército sozinho (tem maluca pra isso rs).


Contras:

- IA não é das melhores nos combates...
- Qdo vc tem muitos exércitos no mesmo front, pode ser difícil identificar qual linha pertence a cada um, o que pode ocasionar em uma grande lambança.
- A mecânica de terreno/clima poderia ser realmente mais impactante no jogo: não que ela não exista (vide o que comentei sobre a Grécia), mas por exemplo, eu invadi a Rússia no meio do inverno e não tive qualquer problema. Sei que tem addons/mods no Workshop que mudam isso, mas estou evitando mods que alterem o gameplay;
- A parte de rebelião em territórios poderia ser mais complexa. A parte política tb.
- Jogo ficou "pesado" um cadinho - nada que prejudicasse o gameplay, mas eu notei - em certo momento com 38657483748739. Achei isso estranho pq meu computador (da assinatura) é muito melhor do que o recomendado para jogar.


Canal do Bridger:

https://www.youtube.com/user/SoundStrategyNetwork/videos


[ ]s


grauhase
 
Última edição:
Estou gostando do jogo, acho que ele você aprende mais com os erros do que acertos, o Eixo cresceu muito e por incrível de que pareça a Itália tá chutando bundas em toda Africa, agora não sei mais se meu pequeno Brasil comunista vai conseguir alcançar a gloria...
 
Olá pessoal,

comecei uma nova campanha, desta vez jogando com o Japão...
Acabei ficando preso por anos, na guerra com a China. Venci, mas sinceramente foi uma vitória com cara de derrota, pq não sobrou muito do mundo pra eu enfrentar e tanto a Alemanha, qto a Itália, meus aliados, já foram pro saco.
Dai fui ver um vídeo de um gringo e ele conseguiu derrotar a China toda em apenas 1 ano... afff... fiz algo muito errado, pois eu demorei quase 4!!!
Alguém já jogou com o Japão e derrotou a China tb ai? Qto tempo demorou a guerra?
 
Uma pena que o game não entrou em promoção na steam.. to sem nenhum puto no bolso :mr2::bua:
 
tem algum ts ou pessoal disposto a ajudar iniciantes e muito osso sozinho!
 
tem algum ts ou pessoal disposto a ajudar iniciantes e muito osso sozinho!
Eu segui um gameplay do Rizzao e deu pra enteder legal o jogo. Da uma tentada, problema e que demora horrores.
 
Olá pessoal,

comecei uma nova campanha, desta vez jogando com o Japão...
Acabei ficando preso por anos, na guerra com a China. Venci, mas sinceramente foi uma vitória com cara de derrota, pq não sobrou muito do mundo pra eu enfrentar e tanto a Alemanha, qto a Itália, meus aliados, já foram pro saco.
Dai fui ver um vídeo de um gringo e ele conseguiu derrotar a China toda em apenas 1 ano... afff... fiz algo muito errado, pois eu demorei quase 4!!!
Alguém já jogou com o Japão e derrotou a China tb ai? Qto tempo demorou a guerra?

Resolvi tentar novamente com o Japão e desta vez consegui vencer a guerra (contra a China) em menos de 2 anos! \o/
O que acho que estava fazendo errado era que demorei demais pra começar e tentei uma invasão naval indo debaixo pra cima qdo pelos vídeos que vi, o melhor é começar de um porto lá em cima e ir descendo...ajudou tb que desta vez eu resolvi ser mais prudente com minha linha de produção, estoque e etc... antes eu estava ficando sem suprimentos e armamentos nas tropas muito rápido. :p

Ps: Uma dica: Não lembro exatamente o nome, mas há um focal nacional logo abaixo do que permite que vc entre em guerra com a China, que lhe dá o direito de anexar os outros países que se tornam parte da China assim que vc começa a guerra contra ela. Com este foco vc vai poder depois, na negociação de paz adquirir os territórios gastando menos victory points. Mas atenção: vc precisa pesquisar esse foco antes de entrar em guerra com a China, pq senão ele ficará indisponível. Exemplo prático disso: nas duas vezes que fiz guerra com a China, numa eu tinha esse foco, noutra não... como a Alemanha me ajudou na guerra, da vez que eu não tive esse foco acabei não conseguindo 'comprar' depois do fim da guerra, todo o território da China. Isso vai variar tb dependendo de como foi a guerra, a participação dos outros países e o tamanho da mesma (se ficou só uma guerra Japão vs China ou se sua guerra foi 'anexada' à outra).

PS2:Um mod interessante sobre o Brasil. Alguém já testou?

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=705647815
 
Última edição:
Quais mods o pessoal recomenda ai pra deixar o jogo mais bacana?:
 
Alguma chance de vir com pelo menos 50% ate o final do ano ?
 
Gosto muito do jogo, mas não consigo mais jogar. 3 meses atrás a jogabilidade era fluída, perfeita.

Agora tudo trava, uma lentidão sem fim no jogo. E só acontece isso nele.
 
Bom dia pessoal, estou usando o driver da amd 17.10.1 e o jogo abre, para em atualizando historia, qual e o melhor driver para jogar
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo