HELP (Multiplicador FX8120)

HunS

Anti-Nutella
Registrado
Bom dia a todos , estou sem saber o que fazer...

Comecei a brincar no over quando ainda possuia o Hyper 612 , levei o fx8120 até 4.4 e ficou muito bom o desempenho , não oscilava , muito estável tanto no prime quanto em gameplay , porem ele chegava já perto do seu limite de temperatura , dai não conseguia subir mais o clock , porem nunca travava ou esquentava fora dos limites ( 68º proc e 58 nos nucles ) se não me engano os limites são 74 e 62 , porem rodei prime por + de 20min , joguei bf por horas e nunca tive oscilacoes de desempenho e nem desarme por temperatura.. enfim perfeito até ae... Foi o máximo que encontrei com o AIR cooler , voltagens a 1.38vcore e 1.20 na NB ... qlq resultado acima disso , o air cooler n segurava e desarmava por temp..

Querendo mais , resolvi pegar um WC , peguei o Nepton 140XL , um monstro de cooler apesar de não ser DUAL , ruido bem grande , porem eficiencia de grandes , mais n vamos falar sobre ele..

Resolvi brincar mais pesado... Primeiro chute foi @4.8 vcore 1.48 nb 1.23 , tentei várias combinações , sempre tomava erro em 1 ou 2 nucleo no prime então acabei descidindo por descer um pouco..
Mandei 4.7 a 1.46vcore e 1.27nb , ele rodou o prime sem ERRO algum , rodei por 20, 25 minutos , todos nucleos passaram , o WC segurou de boa a temperatura , mesmo setado em SILENCE, nem foi preciso ativar o turbo , máximas na faixa de 60ºcpu e 49º nucleos, porem aqui entra 1 problema agora , há uma váriação MUITO grando do MULTIPLICADOR , ele está tudo bem rodando os 4.7 com o multiplicador a 23.5 , do nada ele cai pro minimo 7(1.400) e volta pros 23.5 , isso no prime n acusou erro algum , porem ingame(bf4) quando levo essa queda do multplicador meu fps de 100 , 120 cai pra 30 , 35 fps por alguns segundos e depois o multiplicador sobe e fica normal , e fica sempre rolando isso... o mais engracado é , depois d ehoras e horas jogando , sexta , sabado , domingo não tive esse problema ( mesmo oscilando no prime )... ontem a noite fui jogar mais um pouco ,, sem ter feito QUALQUER alteração ele voltou a dar esse problema de FPS...
Na sexta , no sabado , ontem durante o dia rodou tudo ok , acontecia essas quedas no multplicador SIM , porem o fps n caia e agora voltou a dar isso..

Detalhe , quando rodava no AIR @4.4 esse multiplicador nunca nem pensou em mecher , sempre cravado , ow seja as config da MB estão exatamente iguais antes , só alterei o Multi , o vcore e o core da NB... é claro que andei mechendo em tudo mais ali agora pra encontrar algo estável mais sem resultado... ontem dei 1 default em tudo e rodei ele total stock no prime , ficou cravadin em 3.9 e sem oscilação do multiplicador em nenhuma hora , com temperaturas a 49cpu e 32nucleo , voltei la desativei tudo os necessairios , setei os LLC e demais configs a maioria em extreme e tentei rodar a 4.6 4.7 4.8 5.0 e sempre o meu problema é essa queda do multiplicador depois do prime estar rodando a uns 2 ou 3 minutos...

quais configs estou usando na BIOS ? praticamente 95% igual ao desse video abaixo..

https://www.youtube.com/watch?v=fb2Uzbm6PVU

video básico mostrando a queda do multi..

https://www.youtube.com/watch?v=H_EcgcaOzrg

meu setup é da assinatura ..

abraços vlw :D
 
Esse aí vou deixar para os velhos navegantes; até porque já tentamos de tudo, não é mesmo, Huns?!
Acompanhando!
 
Esse aí vou deixar para os velhos navegantes; até porque já tentamos de tudo, não é mesmo, Huns?!
Acompanhando!

Pois é Fabiano.. no sabado a tarde chegamos aos 4.7 e jogamos por horas e horas sem problema de temp , sem problema de perca de fps, ontem joguei o dia todo praticamente e nada , quando foi fim de noite comecou dinovo :S (tinha a mesma queda do mult , mais n despencava o fps para 30 )..

tomara que alguem consiga desvendar esse mistério..
 
boa tarde amigo

você desligou as opções de economia de energia da bios? aqui ,também ficava nessa "inconsistência" de multiplicador, quando em testes de stress (tem que desligar o "c1e support" e o "c6 support"), podendo deixar o cool and quiet ligado.
lembrando que fazendo isso, o processor não vai oscilar o multiplicador e tende a esquentar mais, durante os testes...

espero ter ajudado

obs: isso não acontecia no phenon1090t que eu tinha , mas tanto no no 8120 quanto no 8320 que tive, isso acontecia...
 
boa tarde amigo

você desligou as opções de economia de energia da bios? aqui ,também ficava nessa "inconsistência" de multiplicador, quando em testes de stress (tem que desligar o "c1e support" e o "c6 support"), podendo deixar o cool and quiet ligado.
lembrando que fazendo isso, o processor não vai oscilar o multiplicador e tende a esquentar mais, durante os testes...

espero ter ajudado

obs: isso não acontecia no phenon1090t que eu tinha , mas tanto no no 8120 quanto no 8320 que tive, isso acontecia...

boa tarde amigo , obrigado pela dica , porem TODAS as opções daquele setor estão DISABLE , incluindo o CollQuiet..
 
:damn: so no exorcismo então:rip:

desculpe ai não ter ajudado...:trollfail:

estranho, aqui era isso, e demorei muito para descobrir, foi meio que por acaso um dia, que desabilitei as economias na bios e depois fui testando uma a uma para ver quem era a responsável pela oscilação...

testou a configuração de energia do Windows? aqui deixo em equilíbrio, se deixar em economia, tb oscila...

fica a dica!
 
:damn: so no exorcismo então:rip:

desculpe ai não ter ajudado...:trollfail:

estranho, aqui era isso, e demorei muito para descobrir, foi meio que por acaso um dia, que desabilitei as economias na bios e depois fui testando uma a uma para ver quem era a responsável pela oscilação...

testou a configuração de energia do Windows? aqui deixo em equilíbrio, se deixar em economia, tb oscila...

fica a dica!

agradeço e muito pela atenção , pois sabemos que pode ser algum minimo detalhe de enable e disable para tal solução , e tenho ctz que é isso , porem ali naqeulas 5 ou 6 opções não me lembro que está o CadnQuiet estão TODAS DISABLE...

sobre a alimentação no WIN , não estou em casa , mais que me recordo estava TUDO NO TALO de desempenho... li algo n sei onde sobre uma opcao avancada de ALIMENTACAO DO CPU , isso existe??
 
opa
e como diria o ex presidente... " a luta continua companheiro" hehehe

tem sim, uma opção de gerenciamento do processador

é dentro de opções de energia, você clica em "opções do plano", depois configurações avançadas, depois em "gerenciamento de energia do processador"
mas creio que não seja isso, pois nunca mexi nisso e aqui sempre deu certo...
tem uma coisa, que quando feita, ajuda muito, o famoso reset de bios! deixa a bios toda defalt, e refaz seu over, testa primeiro sem over, porem com as economias de energia "disable" (bios)
vai no Windows, eescolhe o plano: "alto desempenho" - alterar configurações de plano - restaurar configurações padrão desse plano... e vai testando, aguardo o feedback

boa sorte!
 
opa
e como diria o ex presidente... " a luta continua companheiro" hehehe

tem sim, uma opção de gerenciamento do processador

é dentro de opções de energia, você clica em "opções do plano", depois configurações avançadas, depois em "gerenciamento de energia do processador"
mas creio que não seja isso, pois nunca mexi nisso e aqui sempre deu certo...
tem uma coisa, que quando feita, ajuda muito, o famoso reset de bios! deixa a bios toda defalt, e refaz seu over, testa primeiro sem over, porem com as economias de energia "disable" (bios)
vai no Windows, eescolhe o plano: "alto desempenho" - alterar configurações de plano - restaurar configurações padrão desse plano... e vai testando, aguardo o feedback

boa sorte!

vlw por todas as dicas.. essa do DEFAULT bios eu ja fiz ontem , porem rodei com tudo no default e ele rodou o prime sempre a 3.8 cravado , sem oscilar o multiplicador nem nada , dexei por uns 15 min...

chego em casa as 21:00 mesmo não achando que possa ser essa questão da energia da CPU n custa tentar hehehe..

vou gravar 1 video dai , de como está todo meu SETUP na bios.. as vezes é 1 detalhe apenas q está me causando essa dor de cabeca... apesar que ja revirei tudo kkkk...

cara , pode parecer super besta esta questão.. mais há alguma POSSIBILIDADE de minha fonte causar isso ?? o_O duvido muito , mais como sou leigo em over , preciso tirar essa hipotese da minha cabeca..
 
Desliga o APM e o C1E e C6 no CPU Settings, eu não passaria de 1.42V com este cooler. 1.23 no NB para algo como 2200 ou no máximo 2400mhz.. as memorias vale a pena dar uma verificada se estão estáveis e se estão com timings voltagem e frequência compatíveis com o seu padrão.
 
Desliga o APM e o C1E e C6 no CPU Settings, eu não passaria de 1.42V com este cooler. 1.23 no NB para algo como 2200 ou no máximo 2400mhz.. as memorias vale a pena dar uma verificada se estão estáveis e se estão com timings voltagem e frequência compatíveis com o seu padrão.

Obrigado pela atenção , mais infelizmente não funciona , e o problema n acredito ser Voltage... essas 3 opcoes que vc situou para desabilitar , já estão as 3 desabilitadas e mais duas que tem lá tbm desabilitada. Desculpe minha leiguisse talvz , mais vc conhece o potencial desse nepton 140xl ? ele pede de 2~3º pro h110.. :O , minhas memorias estão intáctas , não mechi em NADA delas ,só setei os 1333 ao invez de auto , porem sem sucesso..

setei em auto a nb frequency e ht frequenci para testar e nada , mesmo rodando a 4.6 4.7 4.8..

dei load na bios e vim roda o prime , sem turbo nada.. stock todal , ele ta rodando a 3.1 n oscilou o multiplicador uma vez se quer em 20 min de teste...
 
Obrigado pela atenção , mais infelizmente não funciona , e o problema n acredito ser Voltage... essas 3 opcoes que vc situou para desabilitar , já estão as 3 desabilitadas e mais duas que tem lá tbm desabilitada. Desculpe minha leiguisse talvz , mais vc conhece o potencial desse nepton 140xl ? ele pede de 2~3º pro h110.. :O , minhas memorias estão intáctas , não mechi em NADA delas ,só setei os 1333 ao invez de auto , porem sem sucesso..

setei em auto a nb frequency e ht frequenci para testar e nada , mesmo rodando a 4.6 4.7 4.8..

dei load na bios e vim roda o prime , sem turbo nada.. stock todal , ele ta rodando a 3.1 n oscilou o multiplicador uma vez se quer em 20 min de teste...

H100 não segura um FX 8 cores em 1.46v 4.7GHz amigo
 
Bom dia a todos , obrigado a todos pelas dicas , infelizmente ou felizmente eu já havia feito exatamente como me passaram e assim como me mandaram mp tbm , mais o importante é isso , a ajuda em todos os detalhes , as vezes passa 1 pequeno detalhe e alguem acaba dizendo e soluciona , porem infelizmente não era nenhum Enable/Disable e sim temperatura..

Vamos lá... Ontem chegui P***** da vida em casa por isso , e fomos a mais uma batalha para encontrar algo e rebotar em tese a opiniao de todos e conferir tudo , estava tudo OK , dei 1 load dinovo e refiz tudo e nada.. , dai fiz testes de tudo q eh forma , setando nb e ht altos , baixos , acabou q deixei AUTO! , dps setei tudo extreme , com tudo no talo e nada.. acabei deixando UltraHigh/extreme/130%/130%/Extreme/Auto/T-Probe e fiquei na bateria de testes.. Qualquer valor que setava de 4.5 para cima , quando Vcore era mto baixo , dava erro em 1 ou 2 nucleo no prime, quando aumentava Vcore , capava o multiplicador ..

Setei 4.5 @ 1.3875 e nb 1.225 , e rodei o prime , sem ERRO nos cores , porem com uns 5 min depois , ele atingiu a temp na CPU a 67º e nucleo bem frio a 45º e capou o multiplicador. Cancelei o teste , deixei abaixar temperatura e fiz dinovo , mesma coisa , quando a CPU passa de 66-67-68 ela capa o multiplicador , cancelei o teste e rodei benchs (firestrike,3dmark11,vantage) todos esses rodaram sem capar e atingiram máxima de 54~55º.. Fui para Gameplay bf4 , joguei por uns 15 , 20 min , pico máximo 53~54º e nucleos a 45º , sem problema algum de dropzero fps e nada de capar no cpu-z... fui para Bios , subi para 4.7@1.42 e nb 1.22500 e rodei prime , deu erro 2nucleo , cancelei , subi para 1.43 , rodei o prime sem erro de nucleos , atingiu 67º capou , porem o cooler não deixa esquentar acima disso , ele chega nesse pico e dps estabiliza a 65 , 64 , porem o proc já fica oscilando.. fui gameplay , passei aprox 1h , 1h30 jogando bf4 , pico máximo 59º , média 55 , 56º , sem capar , sem nada... dps de gameplay , fui rodar benchs novamente agora a 4.7 , rodos firestrike,3dmark11,vantage,valley,heaven todos dando pico no máximo de 53~55º..

Enfim , minha conclusão é , realmente esse FX8120 esquenta muito quando colocado um over alto , e auto se capa dps dos 66º mesmo o wc segurando para não chegar a 70... os 6 nucleos vão mais longe (4.9 , 5.0 . 5.1) com um pouquinho mais de facilidade por suportarem alguns graus a mais..

Por enquanto deixarei o meu assim em 4.7@1.43v@nbvoltage1.225 acho um bom vcore para ambos , rodei com o nepton no TALO!, e no talo o barulinho dele é bem alto ( casa dos 59db ).. hj farei mais testes, pois a principo semana passada para segurar abaixo de 60º( em GAMEPLAY ) ele n precisava dar todo seu máximo , dava pra usar um modo Silent mais básico..

Se alguem quiser comentar algo sobre , alguma dica , estou aberto a mais testes hehehe... Obrigado a todos que de certa forma tentaram encontrar o problema cmg hehe .. E claro o meu muito obrigado sempre ao bbG0123 que me dá uma força no skype todo dia , e q me auxilio desde o começo na brincadeira de over.. :D

Só para dados , o pessoal dos 8320,8350 que rodam ae na faixa de 4.4 a 4.8, quantos pontos estão fazendo no teste de PSYCH do FIRESTRIKE??
 
Opa mal pela demora broder rs

Então, a principio fiz pela bios só alterei voltagem (ñ lembro qto) e multiplicador mas logo de cara percebi q perdi o C&Q que p/ mim é essencial... tenho um h100i

Faz assim.... baixa e instala o amdoverdrive (mais nada), depois abre o catalyst (tenho uma 7970) vai em desempenho / cpu overdrive.... auto ajuste... pronto já acredito q ae vai chegar a @ 4.9 / 5.0 facil

Se quiser refinar o vcore seta mais um tico pelo overdrive e depois volta e refaz o procedimento pelo catalyst ... aqui se fizer tudo pelo overdrive ao entrar no Windows ñ carrega o over, fica sempre em stock

Testei algumas vezes q subiu automático até @5.2 jogos ficaram de boa, mas em testes no prime dava erro em 1 nucleo e nos jogos não vi mta diferença ente @4.8 ~ 5.0

Aqui deixei o 8350 a @4.9 estavel (vcore acho q 1.475), mas por mania deixo em @4.8 rs .... não sou noia de bench, mas vi q nos testes os fps mínimos dobraram mesmo fazendo o over de forma rápida e ainda mais por programa que grande maioria ñ curte (foi a única forma de fazer over deixando C&Q ativado)

Como sempre jogo com vsync ativado então vga grande maioria nem fica em full, mas qdo jogo e gravo pelo afterburner a diferença foi nítida tb

Lembrando q deixo la em opções e energia em equilibrado senão C&Q ñ funciona e fica direto @ 4.8.... Aqui poderia dar uma bela refinada, mas nem tenho mto tempo.. fico estável assim com boas temps ... bora jogar rs

Desculpa se ficou meio estranho ta mei ocorrido aqui no tramps

Abs
 
cara bem provavel q seja as temps, pois qndo xega proximo ao limite ele tende a dar erros , para evitar isso ele faz um auto downclock... para reduzir as temps, acontece muito em vgas isso, principalmente na 290x
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo