Help - Qual? Cache? RAID0, Particionamento ...

overk1ll

New Member
Registrado
Ah, eu tinha feito um **** texto antes, mas fechei sem querer, então vo ser rápido rs

bom, o pc é razoavelmente ruim, mas serve pra mim, por enquanto pelo menos .. um Athlon 64 3200+ rodando numa K8V-X SE, ok.

É Preferível pegar 2 Seagate 500gb 7200.12 com 16 de cache e só um prato (LINK) e fazer um RAID0, ou pegar só um de 1Tb 7200.12 também, com 32 de cache (LINK) ?

Lembrando que vai rodar em SATA1, e só tenho 2 slots, e até a metade do ano pretendo trocar de máquina.
Enfim, to entre pagar aprox 240$ em dois Seagate de 500gb e 16 de cache em RAID0, ou 180$ em um Seagate 7200rpm 1tb e 32 de cache.

As perguntas são .. mesmo rodando em SATA1 e com o meu computador, vai melhorar o desempenho com os dois de 500 em RAID0? 16mb de cache versus 32mb, como fica? E aproveitando .. caso eu faça o RAID com os dois de 500, eu posso particionar como quiser, como se fosse um só disco .. sem perda de desempenho, certo ?

se falei alguma besteira me corrijam :D UWEUAEH , abs
 
O ganho de desempenho ocorrerá, mas será pequeno. O sistema carregará mais rápido, loading em games ficarão menores, etc...

Porém, precisa ver se a tua placa mãe permite boot pelo RAID e se precisará dos drivers de RAID dela para instalar o Windows.

Estou usando um RAID de 03 HDs de 500GB + 01 HD de 1,5TB para guardar os arquivos.

É importante frisar que se der pau no RAID ou em um dos HDs, você perde todos os arquivos pois é muito difícil recuparar dados em um RAID 0 (ZERO).

Um abraço,
Peter
 
Então, Boot eu sei que aceita, inclusive já tenho o driver da controladora instalado e tudo, tenho acesso .. só não posso fazer nada porque só tenho 1 hd rs, tem todo o manual de como usar a controladora ... acho que com isso não vo ter problemas.

Mas .. falando em desempenho, é preferível então os dois de 500gb certo ?

abs, e obrigado =)
 
No desempenho sim, RAID é sempre superior a qualquer HDD que seja usado em modo AHCI ou IDE (normal).

Mas tenha em vista de ter um hd de backup para o Raid-0.

Falow
 
Bom, decidi pegar só um de 500gb mesmo, e quando trocar essa máquina, eu compro outro de 500 + 1tb pra backup .. agora só mais uma duvida rs

Seagate SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM ST3500418AS ou WD SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM Caviar Blue WD5000AAKS ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo