• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

HIS 6970 muito quente

davidcmc

know-it-all Member
Registrado
Notei que a VGA estava aquecendo bastante quando rodava algum software com gráfico intensivo.

Pelo GPU-Z, o sensor #1 marcava 93~95 graus, enquanto o sensor #3 chegava a marcar 150 graus (sim, 150).

Resolvi abrir a placa, fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica.

Agora o sensor #1 está chegando a 105 graus em poucos segundos quando abro alguma coisa com gráfico intenso.
Porém, o sensor #3 baixou para 93 graus.

Cheguei a abrir de novo a placa para reaplicar a pasta térmica, dessa vez com quantidade reduzida na GPU (imaginei que tinha colocado em excesso antes).
Remontei e o resultado foi o mesmo. Essa porra de sensor #1 dispara rapidinho só de rodar 3 segundos do Demo do 3DMark11.

Eu imagino que o sensor #1 seja da GPU em si.
Já apliquei pasta térmica diversas vezes na minha vida e nunca tive um problema desse tipo.

A placa tem 2 anos de uso e nunca fiz OC.

O que pode estar acontecendo? Tô usando o Catalyst 13.9 no momento.
Placa morrendo, mesmo? Alguma pane elétrica que está fazendo ela puxar energia demais em heavy load?
Não creio que a pasta térmica esteja mal aplicada (já apliquei 3 vezes nessa placa, na verdade).
O cooler também não parece ser o problema, tanto é que ele dispara para 100% (conforme o GPU-Z) em poucos segundos de 3DMark11.

Que saco.
:nooo:
 
Qual a fonte da sua configuração?
 
Antec High Current Gamer 620W.

Também tem 2 anos de uso.

Ela sempre teve um problema no cooler, fazendo um ruído.
Sempre usei o PC com esse ruído, que de tempo em tempo desaparece e volta.

Será que é instabilidade no fornecimento de energia?
Se for, não era para o resto do PC inteiro estar instável também?
 
Antec High Current Gamer 620W.

Também tem 2 anos de uso.

Ela sempre teve um problema no cooler, fazendo um ruído.
Sempre usei o PC com esse ruído, que de tempo em tempo desaparece e volta.

Será que é instabilidade no fornecimento de energia?
Se for, não era para o resto do PC inteiro estar instável também?

enquanto você roda o 3DMark11 , a fonte faz o ruido? em em Idle?
 
enquanto você roda o 3DMark11 , a fonte faz o ruido? em em Idle?

Mesmo ruído, tanto em idle quanto em full load.

O ruído é do cooler da fonte, mesmo.

Não tô acreditando que apliquei pasta térmica errado 3 vezes seguidas, principalmente porque na terceira vez fiz questão de aplicar bem menos do que antes.

O mais bizarro é que, mesmo eu setando o clock da GPU para 500MHz (o default são 880MHz) pelo AMD OverDrive, a temperatura sobe para 105 graus e o cooler dispara para 100%.
 
Mesmo ruído, tanto em idle quanto em full load.

O ruído é do cooler da fonte, mesmo.

Não tô acreditando que apliquei pasta térmica errado 3 vezes seguidas, principalmente porque na terceira vez fiz questão de aplicar bem menos do que antes.

O mais bizarro é que, mesmo eu setando o clock da GPU para 500MHz (o default são 880MHz) pelo AMD OverDrive, a temperatura sobe para 105 graus e o cooler dispara para 100%.

eu não faço a minima ideia doque pode ser.. pois tbm n sou um expert nessas coisas, espera os caras te responde , que eles manjam!
 
Amigo tente rodar algum game com o RTSS nele junto com MSI afterburner / EVGA precision x com todas informações, no meu caso as temp ficava meio bugada no gpu z e não mostrava as rotações do cooler,voltando ao assunto pegue algum game pesado e faz o que eu disse acima pode ser o gpu z que ta bugado ja tento outro software para ver as temps da vga?
Boa sorte.
 
Amigo tente rodar algum game com o RTSS nele junto com MSI afterburner / EVGA precision x com todas informações, no meu caso as temp ficava meio bugada no gpu z e não mostrava as rotações do cooler,voltando ao assunto pegue algum game pesado e faz o que eu disse acima pode ser o gpu z que ta bugado ja tento outro software para ver as temps da vga?
Boa sorte.

Não é o GPU-Z.

No próprio Catalyst a leitura fica igual à do GPU-Z.
Inclusive, quando a temperatura sobe pra 106 graus, o cooler dispara pra 100%.

A temperatura sobe para esse patamar em praticamente qualquer software que exija processamento 3D.
Já testei no 3DMark11, no Natural Selection 2 e até no World of Warcraft rodando no LOW.
Já testei baixando o clock da GPU para 500MHz e diminuindo o power para -20% pelo AMD OverDrive.

Em qualquer situação essa porra dispara para 106 graus e o cooler dispara querendo decolar com meu gabinete.
 
Será que o sensor não está danificado? Com essas temperaturas a placa não iria nem exibir vídeo, ela seria reiniciada e iria apresentar que o driver de vídeo parou de responder.
 
Será que o sensor não está danificado? Com essas temperaturas a placa não iria nem exibir vídeo, ela seria reiniciada e iria apresentar que o driver de vídeo parou de responder.

O mais bizarro é que, antes de eu fazer a troca da pasta térmica, ele não aguentava muito tempo na Demo do 3DMark11. Em pouco tempo crashava a Demo e o Windows dava a mensagem de que o driver de vídeo parou de responder.

Agora, depois da limpeza e de trocar a pasta térmica, ele vai até o final do teste, porém com o cooler disparado e o sensor acusando 106 graus.

8zp.png


Realmente não dá para entender.
Só se, na hora de remontar, eu caguei com o sensor de temperatura, se é que isso é possível...
 
Última edição:
O mais bizarro é que, antes de eu fazer a troca da pasta térmica, ele não aguentava muito tempo na Demo do 3DMark11. Em pouco tempo crashava a Demo e o Windows dava a mensagem de que o driver de vídeo parou de responder.

Agora, depois da limpeza e de trocar a pasta térmica, ele vai até o final do teste, porém com o cooler disparado e o sensor acusando 106 graus.

http://gpuz.techpowerup.com/13/10/19/8zp.png

Realmente não dá para entender.
Só se, na hora de remontar, eu caguei com o sensor de temperatura, se é que isso é possível...
Como disse o Runner algo teve ta errado por que se ela realmente estivesse a esse temp ele iria reiniciar,diminuir os clocks e por ai vai,alguma coisa aconteceu com o sensor.


EDIT Pode ser burrice minha mas por que a VGA tem 3 sensors de temp?
 
Pergunta para vc amigo.
Apesar das leituras estarem altas ( acima de 90 graus ) a placa funciona Quente a ponto de queimar o dedo se vc deixar em cima da vga por alguns segundos? Ou simplesmente os sensores mostram altas temp mas a placa trabalha normal?

Uma coisa pode estar acontecendo , sua placa estar prestes a morrer caso seja algum problema no BGA , como em demais equipamentos que o Chip está problematico o sintoma é bem parecido , mas como citaram acima a temperaturas altas assim o video possivelmente apresentaria falhas , ou deixaria de dar imagens etc.
 
Pergunta para vc amigo.
Apesar das leituras estarem altas ( acima de 90 graus ) a placa funciona Quente a ponto de queimar o dedo se vc deixar em cima da vga por alguns segundos? Ou simplesmente os sensores mostram altas temp mas a placa trabalha normal?

Uma coisa pode estar acontecendo , sua placa estar prestes a morrer caso seja algum problema no BGA , como em demais equipamentos que o Chip está problematico o sintoma é bem parecido , mas como citaram acima a temperaturas altas assim o video possivelmente apresentaria falhas , ou deixaria de dar imagens etc.

Quando o sensor acusa esses 106 graus, eu toco no bloco do cooler e ele não está tão quente assim. Fica um pouco quente, mas nada insuportável.
Se eu encostar o dedo na parte traseira, exatamente na região onde fica a GPU, a temperatura já fica sensivelmente maior. Nada que chegue a queimar meu dedo, mas é maior do que a temperatura no cooler.

Não aparecem artefatos na tela quando chega a essa temperatura.
Pelo 3DMark11 e nos jogos, a temperatura chega aos 106 graus, o cooler dispara para 100%, mas não dá nem artefato e nem erro de "driver de vídeo parou de responder".
Porém, quando eu rodo o stress test de GPU do AIDA64, em uns 8 segundos ele crasha o teste e dá o erro do driver de vídeo.

Eu acredito que essa porcaria esteja realmente aquecendo. Já li em alguns lugares que essa GPU foi projetada para aguentar até uns 105 graus (mas, obviamente, não é o ideal).

A pasta térmica já apliquei de todas as maneiras, desde em excesso até em quantidade reduzida.
Atualmente estou usando uma pasta térmica comum, dessas brancas. Sei que não é muito boa, mas sinceramente acredito que mesmo uma pasta térmica de baixa qualidade deveria, se aplicada corretamente, segurar a temperatura de uma GPU a níveis aceitáveis sem overclock.

Uma possibilidade é que a base de cobre do cooler esteja deformada. Essas Radeons sempre foram mais quentes do que as GeForces (tem sido assim desde que eu comprei minha primeira Radeon, uma HD 4850), e é possível que nesses 2 anos de uso frequente o cobre tenha sido deformado pelas altas temperaturas da GPU.

Tem até um caso desses de um usuário daqui do fórum.
 
Olha pelos sintomas informados , eu honestamente acho que a tua GPU pode estar com problemas no BGA , bom mesmo seria um reballing para tirar a duvida mas isso não é algo que qualquer um possa fazer e ainda é bem arriscado.

Sobre a aplicação da pasta termica ou a qualidade da mesma não faria tanta diferença assim , digamos que ( Pasta ruim 99º e pasta Boa 80º ) Afinal a pasta serve apenas como auxilio na transferencia de calor do Chip para o Dissipador , mas eventualmente estando corretamente parafusado o dissipador e alinhado o calor seria transferido até mesmo sem pasta porém não com a mesma eficiencia.

Se o GPU está disparando o cooler para 100% é pq ele sente a necessidade de ser refrigerado, tomo esse exemplo a partir dos consoles ( Playstation3 e xbox360 ) pela experiencia de meu trabalho ,consoles desses com GPUs problemáticas aceleravam seus coolers facilmente alguns resolviam com reballing e outros só mesmo com a troca do chip.:feelbad:
 
Olha pelos sintomas informados , eu honestamente acho que a tua GPU pode estar com problemas no BGA , bom mesmo seria um reballing para tirar a duvida mas isso não é algo que qualquer um possa fazer e ainda é bem arriscado.

Sobre a aplicação da pasta termica ou a qualidade da mesma não faria tanta diferença assim , digamos que ( Pasta ruim 99º e pasta Boa 80º ) Afinal a pasta serve apenas como auxilio na transferencia de calor do Chip para o Dissipador , mas eventualmente estando corretamente parafusado o dissipador e alinhado o calor seria transferido até mesmo sem pasta porém não com a mesma eficiencia.

Se o GPU está disparando o cooler para 100% é pq ele sente a necessidade de ser refrigerado, tomo esse exemplo a partir dos consoles ( Playstation3 e xbox360 ) pela experiencia de meu trabalho ,consoles desses com GPUs problemáticas aceleravam seus coolers facilmente alguns resolviam com reballing e outros só mesmo com a troca do chip.:feelbad:

Vou passar um tempo longe das Radeons, porque todas que tive foram mais esquentadas do que o normal. Aliás, todo mundo fala que Radeon é mais esquentada do que GeForce. Sei que tem o papo de que elas foram projetadas para aguentar essa temperatura, mas definitivamente superaquecimento não é bom para qualquer circuito elétrico.

Por desencargo de consciência, já testei a placa em outra fonte. O aquecimento persistiu.
Levei a placa para a casa de um amigo e testei numa Corsair de 1200W dele. O cara ficou espantado quando viu os 106 graus! hahahaha

É. Enfim, não vou mais me estressar com essa placa.
Funcionou por 2 anos com uso frequente. Até hoje ainda rodava tudo no high/ultra de boa, e isso é a prova de que vale a pena um bom investimento em VGA para rodar tudo quanto é jogo a longo prazo.

Comprei uma GTX 760 na WAZ, e ainda aproveitei para comprar uma fonte nova (a minha está funcionando normal, mas o ruído do cooler tá me irritando e não me sinto confortável em desencaixar a ventoinha dela para fazer manutenção). Acho que essa semana chegam.
 
Fez um ótimo upgrade, essa GTX760 é muito boa.
Já tive radeon antigamente 4870 e depois 5970 que era dual core , essa aquecia bastante mas não lembro de ter problemas com ela.

Acho que não é um motivo para dizer que AMD é ruim ou NVIDIA é boa.Eu mesmo só migrei para Nvidia pois estava de saco cheio dos drivers bugados da Ati
Se vc pega a GTX470 e 480 vai saber que ambas são torradeiras :bwahaha: Um colega de trabalho tem uma 470 e a dele estava beirando os 95~100º em certos games após de um tempo e isso é bastante mas é meio normal para placas dessa série 400.

A minha 690 em full load com um leve overclock nos games mais pesados chega aos 80~82º. O fluxo de ar no gabinete também ajuda nas temperaturas , é sempre bom dar uma analisada nisso também vlw.

Abraços.
 
A minha 690 em full load com um leve overclock nos games mais pesados chega aos 80~82º. O fluxo de ar no gabinete também ajuda nas temperaturas , é sempre bom dar uma analisada nisso também vlw.

Com relação a essa questão, não coloco tampa lateral no meu gabinete, justamente porque o fluxo de ar, quando ele está fechado, não é legal.

Amigo meu tem uma GTX 680 (o da Corsair 1200W, onde testei minha 6970) e me mostrou a temperatura dela em full load.
Não passou dos 62 graus no stress test de GPU do AIDA64. Creio que numa jogatina prolongada ela deva chegar a uns 70 graus.
Agora isso porque ele já trocou a pasta térmica dela para Arctic Silver 5, logo quando pegou a placa.

De qualquer forma, obrigado à galera que prestou ajuda aqui no tópico!

Abraço.
 
Se o GPU está disparando o cooler para 100% é pq ele sente a necessidade de ser refrigerado, tomo esse exemplo a partir dos consoles ( Playstation3 e xbox360 ) pela experiencia de meu trabalho ,consoles desses com GPUs problemáticas aceleravam seus coolers facilmente alguns resolviam com reballing e outros só mesmo com a troca do chip.:feelbad:

sim , meu PS3 , que ja teve problema daquelas luzes da morte( não lembro o nome) , mandei consertar , agora depois de alguns instantes jogando , o bicho parece que é um Transformers , parece que vai vira um jato :seferrou: .
 
sim , meu PS3 , que ja teve problema daquelas luzes da morte( não lembro o nome) , mandei consertar , agora depois de alguns instantes jogando , o bicho parece que é um Transformers , parece que vai vira um jato :seferrou: .

Definitivamente é algum problema no circuito elétrico da placa aqui.

A bichinha aquece até os 106 graus mesmo quando baixo o clock da GPU para 500MHz (880MHz é o stock) e diminuo 20% na energia pelo AMD OverDrive.

Tá aquecendo até quando eu abro um vídeo FullHD no Twitch.TV.
Porém, nesse caso, só aquece quando deixo o vídeo em full screen. Se eu rodá-lo em uma janela menor, mesmo mantendo a resolução alta (que, obviamente, acabará sofrendo down scale), o cooler se mantém na rotação normal.
 
150 graus só se não for a GPU. Sendo, ela desarmaria ou derreteria.

Ou tem leitura errada, ou esse sensor realmente não é o da própria GPU. Ideal é ligar o MSI Afterburner, ele dá só uma temperatura é ela que importa.

Já 100 graus pode ser deterioração natural do processador gráfico. Nunca repararam que as temperaturas aumentam até 30% depois de alguns anos. Isso é normal e tá dentro das margens da fabricante.

O problema é que em alguns casos especiais, como talvez este, essa margem não é respeitada. Por falta de tecnologia, a desenvolvedora do chip vai lá e coloca o clock no limite para tentar esbarrar na concorrência ou não passar muita vergonha.

Não que seja o caso, mas isso realmente acontece. Agora 150 graus não existe. Na verdade em nenhum hardware de um PC aguenta isso tudo.
 
Eu tenho uma 5870 da XFX. A ventoinha dela estava falhando parando de funcionar e mesmo nessas condições pegava 92 graus no max jogando. Troquei o cooler dela recentemente por um akasa de 2 ventoinhas e a temperatura jogando fica entre 70~74 graus.
 
150 graus só se não for a GPU. Sendo, ela desarmaria ou derreteria.

Ou tem leitura errada, ou esse sensor realmente não é o da própria GPU. Ideal é ligar o MSI Afterburner, ele dá só uma temperatura é ela que importa.

Já 100 graus pode ser deterioração natural do processador gráfico. Nunca repararam que as temperaturas aumentam até 30% depois de alguns anos. Isso é normal e tá dentro das margens da fabricante.

O problema é que em alguns casos especiais, como talvez este, essa margem não é respeitada. Por falta de tecnologia, a desenvolvedora do chip vai lá e coloca o clock no limite para tentar esbarrar na concorrência ou não passar muita vergonha.

Não que seja o caso, mas isso realmente acontece. Agora 150 graus não existe. Na verdade em nenhum hardware de um PC aguenta isso tudo.

Também acho que o Sensor #3 (o que marcava 150 graus antes de eu fazer a limpeza e troca da pasta térmica) está(va) bugado.
Depois do procedimento, ele agora está marcando 89~93 graus (conforme a foto).

No AIDA64, o Sensor #3 aparece como "GPU Diode (Shader)".
O Sensor #1 é o "GPU Diode (DispIO)", e o #2 é o "GPU Diode (MemIO)".

Creio que o Shader seria o núcleo da GPU, a parte principal dele onde ocorre o processamento gráfico.

Eu tenho uma 5870 da XFX. A ventoinha dela estava falhando parando de funcionar e mesmo nessas condições pegava 92 graus no max jogando. Troquei o cooler dela recentemente por um akasa de 2 ventoinhas e a temperatura jogando fica entre 70~74 graus.

E ae, Zerocalz! :coolface:

@topic

Tirei essa foto aqui para ver o que vocês acham desses parafusos ao redor da base da GPU.
OXXskeW.jpg


Só por referência, achei essa foto aqui no site Guru3D (é da 6970 Lightning da MSI).
IMG_4072.jpg


Tenho a impressão de que o parafuso nessa da MSI está mais apertado.
Não quis forçar na minha placa porque o próprio espaço aonde o parafuso vai fica exposto para o lado de fora, criando o espaçamento entre a placa e o parafuso (exatamente a região onde a mola faz força).

Sim, antes que comentem, um dos buracos ali está sem parafuso. Minha chave não era muito apropriada para esse tipo de parafuso e eu acabei, de tanto parafusar, espanando o bicho. Daí resolvi pegar um parafuso de dimensão igual a esse num TV BOX USB que tenho aqui. O problema é que o parafuso era de baixa qualidade e frágil pra cacete, acabou quebrando dentro do buraquinho ali.

Porém, importante ressaltar que a temperatura subiu para 106 graus (do Sensor #1) e o cooler começou a disparar desde a primeira vez que abri. Nessa vez ainda estavam os 4 parafusos originais nessa mesma posição. O original só ficou espanado e o outro quebrou lá dentro na terceira vez que abri a placa.
Portanto, colocando um parafuso ali não fará diferença na situação.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo