Homem cego recupera parcialmente a visão após tratamento genético com alga

Huondil

Embaixador do Mundo Cão
Registrado
"O homem de 58 anos era cego, mal podia dizer se era noite ou dia. Após receber uma terapia genética que adicionava moléculas sensíveis a luz a uma de suas retinas, ele pôde localizar um caderno posto na mesa à sua frente.

Cientistas na Europa e nos EUA estão reportando hoje o que descrevem como o primeiro êxito no uso de optogenética para melhorar a visão de uma pessoa. O feito envolveu introduzir o gene de uma alga na retina do homem."

O paciente perdeu a visão devido a uma doença degenerativa que destruiu os fotoreceptores, as células sensíveis a luz do olho. E os cientistas usaram as propriedades fotoreceptoras de uma alga pra recuperar as funções de visão do olho do paciente.

A que ponto chegamos?

Tenho um amigo daltônico que juntou uma grana e comprou aqueles óculos que "ajustam a cor", ele disse que a experiência é surreal, que ele queria "conhecer tudo de novo" pra ver tudo pelas novas cores, ficou bem emocionado das primeiras vezes que usou.

Mas temos condições que tiram ainda mais a liberdade das pessoas, tipo o Parkinson, que tem um tratamento cirurgico, com um implante de estimulação cerebral que praticamente anula os sintomas enquanto está ativo. Agora temos um caminho, uma pista no que pode ser a cura da cegueira (nos casos compatíveis com esse tipo de tratamento).

Fontes: https://www.technologyreview.com/20...after-a-gene-from-algae-was-added-to-his-eye/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo