[AJUDA] Hyper 212x / Themis Evo

Yagozera

know-it-all Member
Registrado
Olá,

Tenho um gabinete ThermalTake V4 Black. Atualmente meu WC H55 queimou e estou usando o cooler box e claro sofrendo com as temps altas do CPU. Moro no RJ e o calor é complicado. Não pegarei outro WC pelo fato de só seria bom caso pegasse os de radiador duplo, porém no momento não tenho R$ para isso. Andei pesquisando e vi esses coolers citados abaixo. Porém no site da Thermaltake diz que o V4 Black suporta CPUS até 160mm então eu fico "limitado" a qual cooler pegar. Estou aberto a dicas de todos. Temperatura ambiente em dias quentes chega acima de 30°. Levando em consideração isso, gostaria de tentar manter jogando jogos como CSGO/LOL a temperatura em 65~70° estourando para eu não ter queda de FPS. Quanto mais baixo melhor óbvio ;) Comparei junto com o cooler a pasta térmica Xigmatek PTI-G4512

Coolers que olhei

CoolerMaster Hyper 212X (158mm)
CoolerMaster Hyper T4 (152mm)
Raijintek Air Themis Evo (165mm) (Se fosse melhor que o Hyper 212x coubesse no TT V4 Black iria nele)

Dicas? Recomendações?

Minha config completa:

CPU FX 8120 3.1 GHz ~ 4.0 GHz TurboCore (Não pretendo fazer overclock)
MB Gigabyte GA 990XA UD3 -REV 3.0
Memória Corsair 4GB 1333mhz ( Não terei problema dos coolers encostar na memoria)
VGA Gigabyte GTX 550TI
Fonte Corsair CX500
HD Seagate Barracuda 500GB
Gabinete ThermalTake V4 Black

Fans no PC

1 12 cm Frontal - Puxando Ar
1 Lateral (Tampa) 12 cm - Puxando Ar
1 Base ( Do lado da fonte embaixo) 12 cm - Puxando Ar
1 Traseiro 12 cm - Exaustor
1 Superior 12 cm - Exaustor
Se conseguir colocar os 2 superior que acho dificil devido o cabo de força da fonte atrapalhar colocarei como exaustor também.

 
O H55 já passou da garantia?
A Corsair oferece 5 anos de garantia.

Pessoalmente optaria pelo 212X, por ter mais certeza de caber no gabinete.

O T4 não é a melhor opção, pois em placas para AMD a única forma de instalação seria com o dissipador virado para a placa de vídeo, com risco de obstruir algum slot de memória.

Não iria no Themis pelo fato de usar pinos de borracha para prender as fans.
Imagino que com o tempo de uso e aquecimento, esses pinos podem acabar fragilizando.

Uma outra opção que consideraria, seria o Evercool Venti Heatpipe.
 
Eu aconselho o Evercool Venti Heatpipe, como o amigo acima disse, uso ele e aqui as temps não passam de 50 em full load e segurou a 62 graus 4,5ghz
 
Evercool Venti Heatpipe

Em relação ao Hyper 212x, esse Evercool Venti Heatpipe é melhor?
Eu andei pensando muito em pegar o Hyper 212x, mais oque me deixa com pé atrás é o verão chegando e não da para deixar o ar ligado 24 horas. No verão deve chegar a temperatura ambiente 35° fácil. E o Hyper 212x vai aguentar esse tranco? A refrigeração do gabinete eu postei acima como ficará. Aguenta o tranco eu digo em jogos como CSGO/LOL ele irá conseguir aguentar pelo menos abaixo de 70°.
 
Em relação ao Hyper 212x, esse Evercool Venti Heatpipe é melhor?
Eu andei pensando muito em pegar o Hyper 212x, mais oque me deixa com pé atrás é o verão chegando e não da para deixar o ar ligado 24 horas. No verão deve chegar a temperatura ambiente 35° fácil. E o Hyper 212x vai aguentar esse tranco? A refrigeração do gabinete eu postei acima como ficará. Aguenta o tranco eu digo em jogos como CSGO/LOL ele irá conseguir aguentar pelo menos abaixo de 70°.
Amigo, eu moro no maranhão, aqui faz sol até de noite, a temperatura em full load não chega dos 55 graus ( Tanto em bench quanto em jogos), e em navegação/videos na net fica na casa dos 30 graus ( Que é menor do que a temp ambiente)

Tá aqui meu tópico com os resultados que obtive com o Evercool Venti.

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...ercool-venti-heatpipe.590840/#post-1072047634
 
É possível que você não vá ver diferença de desempenho entre eles.

O 212 é um cooler mais popular em fóruns.
O 212X é uma atualização, vindo com uma fan de melhor qualidade.

Sei que é possível instalar em 90 graus nas placas AMD, embora já tenha ouvido falar de um ou outro colega que tiveram alguma dificuldade em fazê-lo.

O Venti Heatpipe garante a instalação em 90 graus pelo fabricante.
Ele geralmente custa mais em conta e possui dimensões parecidas e tem os mesmo número de heatpipes do 212.

A escolha vai mais de cada um, qualquer um dos dois deve atender bem o que precisa.
 
Amigo, eu moro no maranhão, aqui faz sol até de noite, a temperatura em full load não chega dos 55 graus ( Tanto em bench quanto em jogos), e em navegação/videos na net fica na casa dos 30 graus ( Que é menor do que a temp ambiente)

Tá aqui meu tópico com os resultados que obtive com o Evercool Venti.

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...ercool-venti-heatpipe.590840/#post-1072047634

Gostei muito desse cooler, um problema agora seria em relação ao tamanho. Caberia no meu gabinete Thermaltake V4 Black? Uso a placa mãe GA 990XA-UD3 Rev 3.0.
Estou em dúvida nele e no Hyper 212x

É possível que você não vá ver diferença de desempenho entre eles.

O 212 é um cooler mais popular em fóruns.
O 212X é uma atualização, vindo com uma fan de melhor qualidade.

Sei que é possível instalar em 90 graus nas placas AMD, embora já tenha ouvido falar de um ou outro colega que tiveram alguma dificuldade em fazê-lo.

O Venti Heatpipe garante a instalação em 90 graus pelo fabricante.
Ele geralmente custa mais em conta e possui dimensões parecidas e tem os mesmo número de heatpipes do 212.

A escolha vai mais de cada um, qualquer um dos dois deve atender bem o que precisa.

Entendi, pq a galera do Clube do Hardware indicou o CM Hyper212x e aqui vocês indicaram o Venti Heatpipe. Estou em dúvida entre os 2 mesmo. Se eu pegar o Hyper 212x tentarei instalar com a fan jogando ar para trás com outra fan de 12cm tirando. Estou pensando seriamente em pegar o Hyper 212x irá me atender bem mesmo com temperatura ambiente acima dos 30° ?
 
Última edição:
Qualquer um dos dois atenderia o processador, ainda mais que não tem pretensão em fazer over.

Geralmente o uso de 2 fans em push pull não traz vantagem significativa no desempenho.

O 212 usa suportes de plástico para prender as fans e eles são um pouco frágeis, exigindo algum cuidado para instalar ou retirar as fans.

Pessoalmente iria preferir guardar os suportes adicionais mais para o caso de sem querer acabar danificando algum.

500x1000px-LL-f4ac8636_IMG_0137.jpeg
 
Última edição:
Qualquer um dos dois atenderia o processador, ainda mais que não tem pretensão em fazer over.

Geralmente o uso de 2 fans em push pull não traz vantagem significativa no desempenho.

O 212 usa suportes de plástico para prender as fans e eles são um pouco frágeis, exigindo algum cuidado para instalar ou retirar as fans.

Pessoalmente iria preferir guardar os suportes adicionais mais para o caso de sem querer acabar danificando algum.


500x1000px-LL-f4ac8636_IMG_0137.jpeg
Entendi, vou comprar o Hyper 212x então e instalar em 90°. Comparei a pasta térmica citada no 1° post. Na verdade o unico over é o do proprio CPU de 3.1 até 4.0. Unica coisa que irei fazer é desativar o Turbo Core para não jogar o vcore la pra 1.4 e tentarei colocar 1.2vcore manual para rodar os 4.0 quando estiver jogando.
 
Bota 1.2 o vcore no máximo e bota nuns 3.9 o cpu.
Pega o212. Eu tenho e é excelente
 
Tinha a mesma dúvida que voce, em qual air cooler comprar, pesquisei muito e o melhor custo beneficio disparado foi o Raijintek Themis Evo. Aqui no Brasil ele não é tao conhecido como esses Hyper 212x da cooler master, mas li forums gringos, e lá fora é bastante elogiado, nos review ele até ganha desses ai que vc citou. Enfim, uso ele num I7 6700k e já fiz over e a temperatura nao passou de 60. Da uma olhada nesse site: http://www.pcgameware.co.uk/reviews/cpu-coolers/raijintek-themis-evo-cpu-cooler-review/
 
Tinha a mesma dúvida que voce, em qual air cooler comprar, pesquisei muito e o melhor custo beneficio disparado foi o Raijintek Themis Evo. Aqui no Brasil ele não é tao conhecido como esses Hyper 212x da cooler master, mas li forums gringos, e lá fora é bastante elogiado, nos review ele até ganha desses ai que vc citou. Enfim, uso ele num I7 6700k e já fiz over e a temperatura nao passou de 60. Da uma olhada nesse site: http://www.pcgameware.co.uk/reviews/cpu-coolers/raijintek-themis-evo-cpu-cooler-review/
Infelizmente o Themis Evo não cabe no meu gabinete, terei q ficar com Hyper 212x
 
Será? Meu gabinete é um corsair spec 3, acho ele pequeno e deu certinho.
 
tbm pensei muito, e ia comprar o 212x, porem acabei encontrando o cooler raijintek tisis, e ele é muito bom, ficou td meio apertado e tive q tirar um dos coolers da lateral para poder fechar a tampa.

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/1-jpg--4174
 
Tenho um hyper 212x e nada a reclamar! Silencioso e tem um ótimo desempenho e vai segurar abaixo dos teus 70C sim, moro em Manaus e sei do que estou falando :D
 
Tenho um hyper 212x e nada a reclamar! Silencioso e tem um ótimo desempenho e vai segurar abaixo dos teus 70C sim, moro em Manaus e sei do que estou falando :D

A seringa com pasta térmica que vem é boa? Estava pensando em comprar a DeepCool z5 mais estou em duvida se será beneficio em relação a que vem com o 212x
 
A seringa com pasta térmica que vem é boa? Estava pensando em comprar a DeepCool z5 mais estou em duvida se será beneficio em relação a que vem com o 212x
Acho que a coolermaster não venderia um cpu cooler desses com uma pasta térmica vagabunda.
 
A seringa com pasta térmica que vem é boa? Estava pensando em comprar a DeepCool z5 mais estou em duvida se será beneficio em relação a que vem com o 212x

É boa, utilizei somente ela aqui.
 
Eu iria de Themis também. Vi reviews e o desempenho dele é excelente.
Abraço
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo