• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

i5-13600K esquentando!

Klenkar

New Member
Registrado
Boa pessoal, tudo bem?


Comprei faz pouco tempo um i5-13600K e comprei junto um DeepCool AK620 Zero Dark e eu jogo jogos simples como Fortnite, R6, Insurgency: Sandstorm e The Sims 4. Mas o meu processador está chegando no 100 graus facilmente e eu tenho uma GTX 960 2GB GIGABYTE, então eu sei também que ele deve acabar pedindo mais demanda do processador.

Eu gostaria de saber o porquê dele estar chegando a temperaturas TÃO altas sendo que tem um air cooler legal para ele, muito obrigado pela ajuda pessoal. Um bom dia a todos!
 
Se está chegando assim fácil em 100 graus, provavelmente ou o problema está no cooler, ou na voltagem que o processador está recebendo.

Verifica se o cooler está bem encaixado e em total contato com o processador. Se possível tenta remontar ele. É possível que o cooler tenha vindo com defeito, verifica se as fans estão girando corretamente.

Já o problema de voltagem pode ser alguma configuração da bios, ou até mesmo problema na fonte. O airflow do gabinete também afeta, mas não creio que nesse nível. Se quiser tira a tampa lateral pra ver, principalmente se for esses gabinetes com frente de vidro fechada.
 
Se está chegando assim fácil em 100 graus, provavelmente ou o problema está no cooler

É possível que o cooler tenha vindo com defeito

Uma duvida a titulo de informação e curiosidade.

Diferente de agua e bomba nos WC, quais os possíveis defeitos numa estrutura metálica imóvel que poderiam afetar o desempenho a tal ponto? Ou quando voce diz "cooler com defeito" está se referindo a fans que não giram (queimados)?
 
Se está chegando assim fácil em 100 graus, provavelmente ou o problema está no cooler, ou na voltagem que o processador está recebendo.

Verifica se o cooler está bem encaixado e em total contato com o processador. Se possível tenta remontar ele. É possível que o cooler tenha vindo com defeito, verifica se as fans estão girando corretamente.

Já o problema de voltagem pode ser alguma configuração da bios, ou até mesmo problema na fonte. O airflow do gabinete também afeta, mas não creio que nesse nível. Se quiser tira a tampa lateral pra ver, principalmente se for esses gabinetes com frente de vidro fechada.

Muito obrigado por responder ThunderJaw!

Eu nào tenho nenhum tipo de airflow, está fazendo aqui no RS 33 graus com sensação de 38.

Tirei a tampa para ver se pode ser isso tb e as ventoinhas estão girando normal, mas eu não sei quando estão girando quando chega em temperaturas mais altas, também atualizei a BIOS da PRIME H610M-E D4 para a ultima versão disponivel no site da ASUS (ver. 2801) e tenho uma fonte Corsair CX 500w bem antiga já...

Mas agora fiquei na dúvida se a ventoinha do meio do cooler está girando, pois eu não consigo ver se está realmente girando.
 
Uma duvida a titulo de informação e curiosidade.

Diferente de agua e bomba nos WC, quais os possíveis defeitos numa estrutura metálica imóvel que poderiam afetar o desempenho a tal ponto? Ou quando voce diz "cooler com defeito" está se referindo a fans que não giram (queimados)?
Base fora de nível ou com imperfeições impede contato ótimo com a cpu e aumenta temperatura.

Isso ou heatpipes rachados/vazados, tem um líquido dentro deles que precisa ficar ali dentro pra ótima transferência de calor.
 
Boa pessoal, tudo bem?


Comprei faz pouco tempo um i5-13600K e comprei junto um DeepCool AK620 Zero Dark e eu jogo jogos simples como Fortnite, R6, Insurgency: Sandstorm e The Sims 4. Mas o meu processador está chegando no 100 graus facilmente e eu tenho uma GTX 960 2GB GIGABYTE, então eu sei também que ele deve acabar pedindo mais demanda do processador.

Eu gostaria de saber o porquê dele estar chegando a temperaturas TÃO altas sendo que tem um air cooler legal para ele, muito obrigado pela ajuda pessoal. Um bom dia a todos!

Montei um 13600K + AK620 para uma amiga e já vou dizendo, esse cooler é bom mas não faz milagre. Ela pegou um gabinete com excelente airflow o que ajudou bastante, mas mesmo assim achei melhor fazer UV. Como você disse que o seu gabinete não tem bom airflow a situação deve se agravar mais ainda com o calor que está fazendo agora em dezembro. Como você está usando uma Asus H610 sugiro verificar:
- Verifique se a BIOS possui a opção "Asus Multicore Enhancement" e desligue ela;
- Ajuste o PL1 e o PL2 em 181W. Se a sua placa-mãe possuir a opção mencionada acima "Asus Multicore Enhancement", ao desligar essa opção a placa-mãe faz o ajuste automático do PL1 e PL2 pra 181W não havendo necessidade de mexer;
- Outra opção que você precisa procurar na BIOS é o "Switch Microcode" e mudar para "0x104 Microcode". Se existir na sua BIOS a opção "Undervolt Protection" coloque ela em "Disabled". Esses ajustes vão habilitar o UV na placa-mãe;
- Agora, com o UV liberado, basta diminuir a tensão do processador. Faça via Offset negativo, comece com -0.05, rode um CB R23, se estiver estável, tente -0.075 e assim por diante.

Eu cheguei a testar numa Asus B660 a opção do Microcode e funcionou, só não sei se essa opção existe na placas com chipset H610. Outras coisas que você pode considerar é partir para um Watercooler e um gabinete bem ventilado.
 
Boa noite diefen, eu não esse procedimento, mas liguei o ar em 24 graus e o gabinete aberto, com os mesmos jogos, chegou no máximo a 84 graus. Desde já agradeço por me responder amigo.

Tem alguma coisa a ver com airflow, eu acho, né?
 
Montei um 13600K + AK620 para uma amiga e já vou dizendo, esse cooler é bom mas não faz milagre. Ela pegou um gabinete com excelente airflow o que ajudou bastante, mas mesmo assim achei melhor fazer UV. Como você disse que o seu gabinete não tem bom airflow a situação deve se agravar mais ainda com o calor que está fazendo agora em dezembro. Como você está usando uma Asus H610 sugiro verificar:
- Verifique se a BIOS possui a opção "Asus Multicore Enhancement" e desligue ela;
- Ajuste o PL1 e o PL2 em 181W. Se a sua placa-mãe possuir a opção mencionada acima "Asus Multicore Enhancement", ao desligar essa opção a placa-mãe faz o ajuste automático do PL1 e PL2 pra 181W não havendo necessidade de mexer;
- Outra opção que você precisa procurar na BIOS é o "Switch Microcode" e mudar para "0x104 Microcode". Se existir na sua BIOS a opção "Undervolt Protection" coloque ela em "Disabled". Esses ajustes vão habilitar o UV na placa-mãe;
- Agora, com o UV liberado, basta diminuir a tensão do processador. Faça via Offset negativo, comece com -0.05, rode um CB R23, se estiver estável, tente -0.075 e assim por diante.

Eu cheguei a testar numa Asus B660 a opção do Microcode e funcionou, só não sei se essa opção existe na placas com chipset H610. Outras coisas que você pode considerar é partir para um Watercooler e um gabinete bem ventilado.
Uso meu 13600K com um AK620 em overclock Pcore 5,5 GHz / Ecore 4,3 GHz e voltagem em 1,27v. Aguentou no limite a 98°C usando o Cinebench. Foram 210W de consumo. Mais que isso não dá.
Usar as voltagens padrões de fabrica com ele, não tem como. Chega fácil nos 100°C mesmo.
 
Base fora de nível ou com imperfeições impede contato ótimo com a cpu e aumenta temperatura.

Isso ou heatpipes rachados/vazados, tem um líquido dentro deles que precisa ficar ali dentro pra ótima transferência de calor.

Tem esse review comparativo aqui e opinião do autor aqui.

Segundo o autor o cooler apresentou bom desempenho para o Ryzen, mas não pode dizer o mesmo para Intel.
Aparentemente o projeto da base de contato do cooler foi melhor otimizado do cpu Ryzen e não tanto para o Intel.
O resultado do teste mostra que a Deepcool priorizou o desempenho junto com a popularidade dos processadores Ryzen.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo