i5 7600k ou i7 7700k - para jogos melhor melhor custo benefício?

Não esqueçam o seguinte. Pra jogos o desempenho single core ainda reina.

Nesse cenário o 1600x e os 1800x tem o mesmo TDP, mesmo cache L3, mesmos clocks etc. São os tops da linha Ryzen. Só diferem em questões de núcleos. Se for pra jogar eu iria de 1600x, uma opção barata e que faria sentido pra outras aplicações tb. Mas se for apenas pra jogos 7700k ainda segue sendo a melhor opção. Lembrando que o I5 7600k é melhor de over que o seu irmão maior, o que é outro fator que pode influenciar, visto que os Ryzen são fracos de over.

Custo-benefício geral eu iria de 1600x e com desempenho top pra jogos na linha Ryzen. Custo-benefício priorizando jogos eu iria de 7600k, principalmente se tiver interesse em fazer overclock. Não sejamos fãs de linha A ou B, apenas realistas e verifiquemos os testes. O próprio Adrenaline já testou e fez review de todos esses que citei. Essa opinião é apenas um resumo de uns testes que olhei recentemente pq estou com uma dúvida similar.

Estava pra pegar o 1700x, achei fraco pra jogos, inferior ao 1600x e resolvi ir pra 7700k. Aí vi que já estão lançando o novo e fiquei querendo aguardar o 8700k. Mas nesse meio tempo voltei a me interessar no 1600x. Acho que vou esperar outubro ainda pra ver se os novos chegam ou o preço dos antigos cai.
 
Aproveitando o gancho, qual compensa mais, 1600 por R$805 ou 1700 por R$1099?

Depende do seu orçamento, mas a compra mais sensata puramente pra jogos é o 1600 e a diferença de 300 reais pro 1700 ser investida numa placa de vídeo melhor. (1070 em vez de uma 1060) Mas como você já tem uma RX480 (não sei se vai reaproveitar) e peças de sobra pra montar o PC, eu acho que 300 a mais no 1700 vale a pena. E o 1700 vai acabar durando mais ao longo prazo por ser mais CPU.

Eu gosto do 1700 e não quis me contentar com "apenas" seis cores depois de esperar seis anos para fazer upgrade de um 2500k. Queria dobrar os cores e um processador não-capado. Mas eu também mexo com vídeo então a diferença valeu ainda mais a pena pra mim. Realisticamente para jogos, a diferença vai ser de uns 10~15% no máximo em frames mínimos comparado ao 1600 na mesma frequência devido a latência gerada por ter 2 núcleos desabilitados.
 
Depende do seu orçamento, mas a compra mais sensata puramente pra jogos é o 1600 e a diferença de 300 reais pro 1700 ser investida numa placa de vídeo melhor. (1070 em vez de uma 1060) Mas como você já tem uma RX480 (não sei se vai reaproveitar) e peças de sobra pra montar o PC, eu acho que 300 a mais no 1700 vale a pena. E o 1700 vai acabar durando mais ao longo prazo por ser mais CPU.

Eu gosto do 1700 e não quis me contentar com "apenas" seis cores depois de esperar seis anos para fazer upgrade de um 2500k. Queria dobrar os cores e um processador não-capado. Mas eu também mexo com vídeo então a diferença valeu ainda mais a pena pra mim. Realisticamente para jogos, a diferença vai ser de uns 10~15% no máximo em frames mínimos comparado ao 1600 na mesma frequência devido a latência gerada por ter 2 núcleos desabilitados.

Vou vender o kit memo + mobo + cpu e reaproveitar o resto. Eu pensei na longevidade mesmo na hora que cogitei o 1700, mas tem dois poréns, o primeiro é que cabe no meu orçamento, mas apertadíssimo e a segunda é que, disseram que o AM4 vai estar aí até 2020, então eu acho que vou pegar uma nova CPU em 2020 pra tirar o máximo da plataforma, não me parece que o 1600 vai gritar quando chegar lá, mas ao mesmo tempo, com o 1700 eu poderia talvez segurar 5 anos ou mais e só trocar de GPU.
 
Vou vender o kit memo + mobo + cpu e reaproveitar o resto. Eu pensei na longevidade mesmo na hora que cogitei o 1700, mas tem dois poréns, o primeiro é que cabe no meu orçamento, mas apertadíssimo e a segunda é que, disseram que o AM4 vai estar aí até 2020, então eu acho que vou pegar uma nova CPU em 2020 pra tirar o máximo da plataforma, não me parece que o 1600 vai gritar quando chegar lá, mas ao mesmo tempo, com o 1700 eu poderia talvez segurar 5 anos ou mais e só trocar de GPU.
Nada impede de trocar o 1700 em 2020 também que é o que eu cogito fazer se o upgrade valer a pena. Por outro lado se o Zen 2 não for lá um grande upgrade, dá pra manter o 1700 por mais um tempo. Realisticamente acho que o Zen 2 vai ser coisa de 10% mais rápido no IPC e passar dos 4.5ghz, o que dá um ganho de performance de uns 20% em relação ao 1700 comparado a um zen 2 octa core.

Mas com certeza o 1600 vai aguentar fácil até 2020, só que vejo ele desvalorizando mais ao longo prazo que o 1700 com o lançamento dos cpus hexa cores da intel.
 
Nada impede de trocar o 1700 em 2020 também que é o que eu cogito fazer se o upgrade valer a pena. Por outro lado se o Zen 2 não for lá um grande upgrade, dá pra manter o 1700 por mais um tempo. Realisticamente acho que o Zen 2 vai ser coisa de 10% mais rápido no IPC e passar dos 4.5ghz, o que dá um ganho de performance de uns 20% em relação ao 1700 comparado a um zen 2 octa core.

Mas com certeza o 1600 vai aguentar fácil até 2020, só que vejo ele desvalorizando mais ao longo prazo que o 1700 com o lançamento dos cpus hexa cores da intel.

Qual sua opinião em relação aos preços? Será que eles se mantêm nessa faixa de 1099? Seria melhor pra mim pegar o 1700 daqui uns 15 dias.
 
Qual sua opinião em relação aos preços? Será que eles se mantêm nessa faixa de 1099? Seria melhor pra mim pegar o 1700 daqui uns 15 dias.
Não creio que os preços vão aumentar em 15 dias.
 
Quando eu fui montar o meu, os 7700k e 7600k estavam mais baratos que as versões anteriores.
E a diferença de 500 reais entre um e outro, me fez optar pelo 7600k+1070 ao 7700k+1060.
E vendo alguns reviews, preferi assim.
Porque o 7600k super bem minha necessidade e sequer usa 50% do processador.

E na minha opinião, se você não for trabalhar com edição de vídeo, muita tarefas e etc, um i5 tá de ótimo tamanho.
 
Aqui estou com um i5 7600k@4.8GHz com 1.28V,e a temperatura não passa de 57°C jogando ,mas vale lembrar que eu uso WC customizado com radiador de 3 fans(1800RPM x 3).
Daqui uns meses estarei comprando um i7 7700K.
 
Aqui estou com um i5 7600k@4.8GHz com 1.28V,e a temperatura não passa de 57°C jogando ,mas vale lembrar que eu uso WC customizado com radiador de 3 fans(1800RPM x 3).
Daqui uns meses estarei comprando um i7 7700K.
Por enquanto estou tranquilo.
Quem sabe ano que vem só que eu pense em mudar pro i7.
 
Se eu tivesse comprado um 7600k por mil reais esse ano provavelmente estaria batendo minha cabeça na parede daqui 2 meses quando o i3 8350k 4/4 threads destravado chegar no mercado por 700 reais
 
Se eu tivesse comprado um 7600k por mil reais esse ano provavelmente estaria batendo minha cabeça na parede daqui 2 meses quando o i3 8350k 4/4 threads destravado chegar no mercado por 700 reais
Do que adianta, as mobo Z100/200 não serão compatíveis.
 
Então, depois das opiniões eu vou de Ryzen R7 1700.
Agora uma moto de até 550,00 que valha a pena, alguém tem uma sugestão?

E já estou vendendo meu kit. quem quiser comprar está barato demais.

Obs. nem uma ano de uso o processador e memória. Placa mãe tem 6 meses.

O que acham do preço?
KOPxlx7.png
 
Última edição:
Então, depois das opiniões eu vou de Ryzen R7 1700.
Agora uma moto de até 550,00 que valha a pena, alguém tem uma sugestão?

E já estou vendendo meu kit. quem quiser comprar está barato demais.

Obs. nem uma ano de uso o processador e memória. Placa mãe tem 6 meses.

O que acham do preço?
KOPxlx7.png

Então, depois das opiniões eu vou de Ryzen R7 1700.
Agora uma moto de até 550,00 que valha a pena, alguém tem uma sugestão?

E já estou vendendo meu kit. quem quiser comprar está barato demais.

Obs. nem uma ano de uso o processador e memória. Placa mãe tem 6 meses.

O que acham do preço?
KOPxlx7.png
Por 550 só a Asus Prime ab350 mesmo. Apesar que eu não gosto de Asus.
 
Quad core hoje só vale a pena os modelos de entrada R5 1400 ou i5 7400 no máximo, para montar um PC "budget" para rodar junto com GTX1050Ti/1060 em jogos em full no médio/high.

Pagar 1300 reais num quad core hoje é burrice, desculpem...o 7700K/7600K são ótimos processadores, mas por enquanto...com a Intel finalmente colocando os i5 e i7 em 6 cores vai elevar o padrão para os Ryzen, assim começaremos a ter mais jogos otimizados para multi-core no futuro.

Penso que os core i7 de 4 cores hoje sofrerão do mesmo mal dos E8400 no passado...melhores processadores para games na época, mas foi só a família Core Gen1 aparecer para ficar obsoleto.

Invista nos Ryzen 6C e 8C, economize dinheiro, tenha plataforma para fazer upgrade pelo menos até 2020. Ou espere os Intel 8Gen.
 


Amigo, este teste foi feito no lançamento...de lá para cá o mundo deu muitas voltas. Foram lançados várias BIOS que corrigiram inúmeros problemas como unlock de memórias, instabilidades e muitos games se beneficiaram disto. O Tomb Raider mesmo teve um salto de +35% na performance. Aquele vídeo fresquinho do Digital Foundry já mostra os Ryzen bem otimizados, empatados com os Core i5 e já pegando i7 na rabeira.

Procure por vídeos atualizados dos Ryzen no YT, existe uma diferença grande para os Ryzen atualizados. ;)

Não tem como comparar com o E8400, Todos sabemos q já existe processadores 6/12 a anos e eles nunca tiveram vantagem em jogos, com toda certeza a nova geração da Intel é um grande passo mas não diria q quem tem um i7 4/8 deva se preocupar, a indústria de games tem como barreira limitadora os consoles.... Tanto q até hoje um 2600k leva qualquer jogo como um 7700k
 
Não tem como comparar com o E8400, Todos sabemos q já existe processadores 6/12 a anos e eles nunca tiveram vantagem em jogos, com toda certeza a nova geração da Intel é um grande passo mas não diria q quem tem um i7 4/8 deva se preocupar, a indústria de games tem como barreira limitadora os consoles.... Tanto q até hoje um 2600k leva qualquer jogo como um 7700k
Como assim, com certeza não leva qualquer jogo.
 
Eu acho que a gente não tá mais em 2012 quando CPU 4C/4T era considerado cpu "gamer"..
Se a Intel ainda quer vender 4C/4T em 2017, tudo bem, chama de i3 e cobra R$400 no máximo pois não passa disso, cpu low-end pra quem vai usar em escritório ou com 1050 Ti ...
Não me interessa se desempenho single thread ainda reina, o fato é que 4C/4T já é passado e qualquer um desses I5 atuais vai limitar imensamente a longevidade do sistema, é literalmente trocar de cpu no próximo up de VGA.
Já um I7 4C/8T não tem esses problemas, porém não valem o que custam..
Enfim, a Intel tem que aumentar a quantidade de cores/threads na plataforma mainstream urgentemente...
 
Eu acho que a gente não tá mais em 2012 quando CPU 4C/4T era considerado cpu "gamer"..
Se a Intel ainda quer vender 4C/4T em 2017, tudo bem, chama de i3 e cobra R$400 no máximo pois não passa disso, cpu low-end pra quem vai usar em escritório ou com 1050 Ti ...
Não me interessa se desempenho single thread ainda reina, o fato é que 4C/4T já é passado e qualquer um desses I5 atuais vai limitar imensamente a longevidade do sistema, é literalmente trocar de cpu no próximo up de VGA.
Já um I7 4C/8T não tem esses problemas, porém não valem o que custam..
Enfim, a Intel tem que aumentar a quantidade de cores/threads na plataforma mainstream urgentemente...
Se você for ver desempenho a desempenho em jogos, a diferença é pífia perante ao valor entre os 2.
I7, na minha opinião, é pra quem trabalha com vídeos, aplicativos que exigem bastante processamento e não exclusivamente jogos.
O meu está sobrando e roda tudo o que um 7700k roda e não perde por muito.
 
Se você for ver desempenho a desempenho em jogos, a diferença é pífia perante ao valor entre os 2.
I7, na minha opinião, é pra quem trabalha com vídeos, aplicativos que exigem bastante processamento e não exclusivamente jogos.
O meu está sobrando e roda tudo o que um 7700k roda e não perde por muito.
Cara você está parado no tempo,estou com o i5 7600k com GTX 1080Ti e é nítida as quedas de frames com meu antigo i7 3770k caía bem menos...
Galera que falar que sims de 4C/4T não aproveita todos núcleos é por que não sabe fazer un pack no processador...
 
Acabei de pegar uma plataforma Ryzen 5 1600 + x370 + (1x8) 8gb 2666mhz por 1878,91 (à vista) estou esperando chegar...
Achei bem mais viável do que um i7 7700 ou o i5 7600k pelo fato de os preços quase dobrarem.
Creio que não irei me arrepender,visto que a plataforma já ta bem Atualizada e pelo que vi o desempenho nos jogos estão cada vez melhores...
Só darei o veredito quando estiver com a plataforma, mas de antemão eu aconselharia a plataforma ZEN pelo fato da 1151 está sendo descontinuada (não que seja ruim, mas que vai perder e muito o seu valor no mercado e a intel vai deixar de mão, creio eu).
 
Acabei de pegar uma plataforma Ryzen 5 1600 + x370 + (1x8) 8gb 2666mhz por 1878,91 (à vista) estou esperando chegar...
Achei bem mais viável do que um i7 7700 ou o i5 7600k pelo fato de os preços quase dobrarem.
Creio que não irei me arrepender,visto que a plataforma já ta bem Atualizada e pelo que vi o desempenho nos jogos estão cada vez melhores...
Só darei o veredito quando estiver com a plataforma, mas de antemão eu aconselharia a plataforma ZEN pelo fato da 1151 está sendo descontinuada (não que seja ruim, mas que vai perder e muito o seu valor no mercado e a intel vai deixar de mão, creio eu).
A LGA 1151 não vai descontinuar,mas os Gen8 é que não terão suporte a chips z170 e z270...
 
A intel está adiantando muito a troca da mobo. No caso da AMD já não temos esses problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo