I5-9600K ou mudar para Ryzen?

derickball

know-it-all Member
Registrado
Tenho um i3 6100 aqui, e preciso dar um up na minha máquina para trabalho (trabalho como programador).

Config atual:
i3 6100
8GB de RAM DDR4
placa mãe gigabyte h110m-h
GTX 1050TI

Queria alterar para:
i5 9600K
16GB de RAM DDR4
placa mãe gigabyte h110m-h
GTX 1050TI

Mas dizem que os Ryzen tão dando um pau na intel. Mas será que valeria trocar o kit pra isso?

Jogos eu jogo mais no PS4, então não seria o foco.
 
Para programação a diferença entre Intel e AMD não é tão relevante, vai do seu gosto.
Independente da escolha, irá precisar comprar placa mãe nova, no caso se for de intel tem que pegar uma z370 ou z390, que são desbloqueadas para overclock, assim podendo extrair um desempenho a mais, caso queira um dia.


Particularmente eu iria de Intel, o 9600k, para jogos, chega perto do i7 9700k que eu tenho e é um processador absurdo. Assim caso queira evoluir futuramente nos games de PC por exemplo, você trocaria apenas a GPU para conseguir jogar com mais folga os jogos da atualidade sem precisar deixar de lado a qualidade.
 
Tenho um i3 6100 aqui, e preciso dar um up na minha máquina para trabalho (trabalho como programador).

Config atual:
i3 6100
8GB de RAM DDR4
placa mãe gigabyte h110m-h
GTX 1050TI

Queria alterar para:
i5 9600K
16GB de RAM DDR4
placa mãe gigabyte h110m-h
GTX 1050TI

Mas dizem que os Ryzen tão dando um pau na intel. Mas será que valeria trocar o kit pra isso?

Jogos eu jogo mais no PS4, então não seria o foco.
Em todo caso é melhor aguardar pelos novos ryzen 3000 já pra 07/07 pra decidir qual plat. migrar. H110 não é compatível c/ 8ªg e 9ªG, teria que ser h310, melhor b360 pois tem 4 slots de ram. Se for de Intel e não for fazer OC, recomendaria o i5 9400f como mín no lugar do 9600k.
 
Obrigado pela resposta. To meio por fora, então não sabia sobre a incompatibilidade também. Não sabia que estava não perto de lançar os Ryzen 3000, vou esperar mesmo para dar uma olhada.
 
Vale a pena verificar o que você usa como programa, no caso a linguagem, e o desempenho nas plataformas.

Existe certos programas que ainda são melhores nos Intel, por serem otimizados para eles.

Mas no caso de igualdade a preferencia, na minha opinião seria os ryzem, pois por ter mais núcleos geralmente mostra melhor desempenho, são mais frios e tem um custo melhor.
 
Eu acho que vale a pena esperar o lançamento dos Ryzen 3000 e comparar benchmarks de seu interesse. O lançamento é domingo agora, dia 07/07/2019, e mesmo que você não goste do desempenho, é bem provável que os outros cpus tenham algum desconto por conta desse lançamento.
 
 
O único review confiável que saiu até o momento é desse site

https://ithardware.pl/testyirecenzje/premierowy_test_amd_ryzen_5_3600_zen_na_trzecim_biegu-9706.html

É um site polonês muito bom, use o Google translator ou vai pela figurinha.

O 9600k compete com o 3600, da uma olhada no site para tomar sua decisão. Não tem muita diferença entre os dois processadores.


A unica diferença é que um tem 12 Threads e outro apenas 6... Isso porque nao tem diferença né? kkkkkkkkk
 
pessoal enxerga apenas games sendo que querem saber sobre programação:

unreal-engine-lighting.png


compiler.png


fonte https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-9-3900x/7.html

Lembrando que os Ryzens R9 estão, em alguns games, sofrendo perda de performance por conta do software do jogo não trabalhar bem com os seus núcleos, conforme relatei no thread https://adrenaline.uol.com.br/forum...-am4-zen-zen.584419/page-1244#post-1074253035
 
Poderia ter 100 threads, se a performance é a mesma não tem diferença.
A mesma velho? 30 a 50% superior em qualquer outra tarefa que não seja jogos, realmente não deve ter diferença.
 
A mesma velho? 30 a 50% superior em qualquer outra tarefa que não seja jogos, realmente não deve ter diferença.

Ele deve ser Fanboy pra ter falado isso, só pode!

Vivi pra ver o dia em que alguem defende um 6/6 em detrimento de um 6/12 que é equivalente e custa mais barato ainda.
 
Última edição:
Ponto pra AMD, finalmente conseguiram, e isso é excelente não só pra AMD, mas pra nós consumidores também, ter algo melhor por menos.
Sem falar que agora a Intel vai ter que correr atrás, pra ter algo melhor e com preço menor, porque agora a coisa ficou feia pro lado azul da força.
 
Multi vai de Ryzen, games vai de Intel neste momento.
 
Ryzen 3600 leva a melhor em qualquer cenário vs um Hexa Core sem HT.

i5 9600k não tem HT, e nos testes da Gamer Nexus se saiu melhor em quase todos os jogos. Adrenaline não fez comparativo mas no teste do 3600 ele ficou engasgando no jogo, não é algo que se espera de um processador nessa faixa de preço.
 
i5 9600k não tem HT, e nos testes da Gamer Nexus se saiu melhor em quase todos os jogos.
Caramba, jura que não tem HT? 9600K custa 1300 e vem sem cooler, você acha que isso vale a pena vs um 3600 que custa 1100 no fucking lançamento, vem com cooler e tem o dobro de threads, de verdade tem que ser bem idiota.
 
Caramba, jura que não tem HT? 9600K custa 1300 e vem sem cooler, você acha que isso vale a pena vs um 3600 que custa 1100 no fucking lançamento, vem com cooler e tem o dobro de threads, de verdade tem que ser bem idiota.

Sai mais caro mesmo, tudo tem um preço.
 
Pagar mais por menos, quem não quer né? Intel foi passada pra trás amiguinho, aceite isso.

Engano meu, não sai mais caro. O que torna o 9600k caro é o cooler para OC e placa Z390.

Mas a Gamer Nexus também testou sem over clock o que dispensa um cooler OC e dispensa placa z390.
https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3489-amd-ryzen-5-3600-cpu-review-benchmarks-vs-intel

Mesmo sem OC se saiu em geral melhor. Sem OC você pode pegar o 9600k com placa b360 ou até a310. Ou então pega o 9600 não K que já vem com cooler e é mais barato.
 
Engano meu, não sai mais caro. O que torna o 9600k caro é o cooler para OC e placa Z390.

Mas a Gamer Nexus também testou sem over clock o que dispensa um cooler OC e dispensa placa z390.
https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3489-amd-ryzen-5-3600-cpu-review-benchmarks-vs-intel

Mesmo sem OC se saiu em geral melhor. Sem OC você pode pegar o 9600k com placa b360 ou até a310. Ou então pega o 9600 não K que já vem com cooler e é mais barato.
Caramba, essa Gamer Nexus parece saber de bastante coisa, é tipo sua bíblia? Mas enfim, vou ignorá-lo, paciência com fanboy é menor que zero.
 
Se jogos não é seu foco espere logo pelos AMD Ryzen, não compensa mais investir em um processador 6/6.

Sem contar que o Ryzen 5 3600 vai ser um custo-benefício monstruoso...
 
Não vejo o menor motivo pra pegar Intel hoje em dia, mesmo pra jogos. Mas cada um, cada um.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo