i7 2600K a 94 graus com um Corsair A70!

Já testou com outro cooler?
 
Já testou com outro cooler?

Só tenho o meu A70 e o cooler box. Não creio que seja o cooler, pois não é possível que, pelo simples fato de trocar ele, ele tenha perdido eficiência. Estava normal no meu 2500K.
 
O IHS do Sandy Bridge que eu saiba é soldado se ele tirou fez alguma cagada.
Devolve isso ai então!
 
O IHS do Sandy Bridge que eu saiba é soldado se ele tirou fez alguma cagada.
Devolve isso ai então!

Estou cogitando isso. Problema é a provável dor de cabeça que eu teria. É mais fácil fazer troca em loja física e de nome, mas ainda assim há margem pra dor de cabeça. Pior ainda quando se trata de um vendedor comum e que vende produto usado. Se eu resolver fazer o lapping, é adeus troca.

E a questão que fica no ar é: pra quê tirar o IHS do Sandy Bridge, sendo que ele não precisa disso? Vai saber, né?
 
Estou cogitando isso. Problema é a provável dor de cabeça que eu teria. É mais fácil fazer troca em loja física e de nome, mas ainda assim há margem pra dor de cabeça. Pior ainda quando se trata de um vendedor comum e que vende produto usado. Se eu resolver fazer o lapping, é adeus troca.

E a questão que fica no ar é: pra quê tirar o IHS do Sandy Bridge, sendo que ele não precisa disso? Vai saber, né?
Vai ver o cara achou que era igual o 3770 pra cima, sei lá que se passa na cabeça desses caras.
Ou vai saber se não é um Xeon modificado tmb, não duvido mais de nada rs.
 
E meu caro se ele removeu o IHS desse processador, o caso ficou bem serio, pq pesquisando um pouco vi que ele e soldado, então ele fez uma bela de uma cagada.
E vc vai ter dor de cabeça para devolver isso ai, isso se vc achar o cara novamente, cretinos assim somem logo que conseguem seus objetivos.
 
Mas, pro clock que eu setei (4.5 GHz), essa voltagem de 1.368 não é tão alta. Esse 1.135V que você sugere poderia ser pra deixar o PC em stock. Duvido que fique estável os 4.5 GHz com essa voltagem de 1.135V.

Ah! O momento em que eu printei eu já não estava com o Prime95 ativo. Já estava em idle. Logo, o 1.044V seria a voltagem normal em idle, sendo que eu já vi ficar na casa de 0.8.

Eu tenho um i7-7700k, em 4.5 e setei o Vcore em 1.125.
Meu irmão tem um i7-4790k e tá setado em 1.120.
Ambos foram exaustivamente testados no prime95 e no aida64.
Qdo vc for fazer os testes, utiliza is dois programas citas. O Prime95 a temperatura sempre fica 5ºC acima dos demais.
 
Muito difícil tirar um IHS soldado sem danificar o die. Acho extremamente improvável que ele tenha feito isso.
 
Muito difícil tirar um IHS soldado sem danificar o die. Acho extremamente improvável que ele tenha feito isso.

Bem, criei coragem e lapidei o processador. E, pra minha felicidade, as temperaturas baixaram! :)

Tô rodando nesse momento o Prime95 e tá em 78 graus com gabinete fechado, após 25 minutos com 4.3 GHz (antes, estava 87 graus e gabinete aberto). Como parece que ficou mais estável, acho que dá pra baixar mais o Vcore, que eu setei DVID 0.000. Temo que eu tenha lixado mais que o necessário, mas tá funcionando. O chip parece ser pior pra overclock que o meu 2500K, pois está esquentando um pouco mais que o 2500K. Mas, como tá meio quente onde moro, isso pode estar a influenciar. Vou tentar refinar o OC e ver o que eu consigo.

Bem, acho que resolvi o problema. Acho que aquelas manchas é que estavam atrapalhando a dissipação. O dono antigo usava cooler box e a pasta deve ter secado de uma maneira que só lapidando pra sair tudo. Grato pela ajuda e sugestão de todos vocês. Agora, só espero que o processador não dê pau.:D
 
Após uns testes de estabilidade e temperatura, cheguei ao resultado de 85 graus no Prime95 a 4.5 GHz e DVID +0.0050 (chegou a 83 graus no AIDA64). Lembrando que está um tanto quente em SP e cheguei nesse resultado no fim da noite, com temperatura lá na casa dos 25 graus, abafado pra um fim de noite/começo de madrugada. Com esse mesmo clock, meu 2500K chegou a 77 graus. Se eu desativar o HT, já que o i7 é a mesma coisa que um i5, com o diferencial do HT e de 2MB a mais de cache L3, provável que eu chegue no mesmo valor já que, antes da lapidação, o processador baixou 7 graus com o HT desligado. E meu quarto é um tanto abafado (se eu levasse o PC pra minha sala, provável que as temperaturas baixariam) e o gabinete não é bem ventilado, tendo só um fan na frente que suga o ar pro gabinete e outro na traseira que sopra o ar pra fora. Vocês acham que a temperatura, mesmo assim, está normal?

E eu estou achando que lixei mais que o necessário o IHS do processador. Eu me confundi com um tutorial que eu vi na net, onde achava que não bastava só tirar a camada de cima do processador, mas que eu tinha que tirar o cobre dele, já que eu tinha visto um dos vídeos do mesmo cara e o processador estava cinza, e não com cor de cobre. Ai, depois de muito tempo lixando, na espera do cobre sair, revisei um dos vídeos e bastava tirar a camada de cima. Será que eu tirei muito da camada de cima e diminui muito o contato do IHS com o dissipador do cooler? Isso tiraria muito a eficiência de dissipar do cooler? Talvez, eu tire a gaiola em que fica o processador pra garantir um contato maior do cooler com o processador, já que me falaram que não tem problema nenhum.

E procede que é necessário dar uma polida com limpa metais nele de 6 em 6 meses pra que o cobre presente nele não oxide?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo