I7 2600k Travado em 1.6GHz.

JohnnieK

know-it-all Member
Registrado
Boa noite pessoal.

Tenho um PC com i7 2600k, placa mãe é uma ASUS sabertooth P67.

Ocorre que o clock dele tá travado em 1.6GHz..não passa disso nunca, seja jogando, seja com stress no Prime95, não há diabo que aumente essa frequência.

Já mexi em tudo na BIOS, tentei dar restore para configurações padrão, não adiantou. Nem desativar speedstep, turbo, nada disso, NADA funciona.

O que pode ser? BIOS está atualizada, versão 3602.

Não fui eu quem atualizou, mas vi lá a versão e está como 3602 mesmo.

Adianta alguma coisa instalar a bios novamente? Mesmo não tendo uma nova versão?

Já estou ficando sem opções, não consigo usar nem metade do potencial desse processador!
 
Esse conjunto foi adquirido recentemente?

Ainda há duas possibilidades: 1 - o processador esquenta demais e o Thermal Throttling é ativado;

2 - o processador, placa-mãe ou ambos estão com algum defeito.

 
Esse conjunto foi adquirido recentemente?

Ainda há duas possibilidades: 1 - o processador esquenta demais e o Thermal Throttling é ativado;

2 - o processador, placa-mãe ou ambos estão com algum defeito.


Bom, as temperaturas do processador não passam de 35º C, ainda que jogando.

Foi adquirido recentemente sim.
 
Entra na BIOS e tenta aumentar o multiplicador.
 
Se estiver usando Windows 7 vá em Painel de Controle/Hardware e Sons/Opções de Energia e veja se o sistema está em Economia de energia, se estiver, mude para Equilibrado (recomendado), talvez possa ser isso.
 
Bom, estou usando Windows 8. Também tem a opção de energia. Mesmo colocando em alto desempenho, ou seja, processador 100%, continua nessa frequência.

Vou formatar tudo e instalar o Windows 7, será que pode resolver o problema?

Na BIOS eu já mudei o "ratio" para 34. Tem de 16 até 34, acredito que seja isso, correto? 16 para frequência em 1.6GHz e 34 para 3.4GHz. Mesmo assim não muda. Nem deixando no automático ele muda =/
------------
Pessoal, não sei se é recomendável fazer, mas estou pensando em pegar a .ROM da bios e "reinstalar". Dá pra fazer isso? Tipo um refresh.


EDIT: Lembrei de outro detalhe!! No monitor do intel Turbo Boost, não aparece a frequência do processador. A barrinha azul sempre fica lá embaixo, não mostra a frequência. Acredito que algo tenha sido instalado de forma errada...
 
Última edição:
Já que o conjunto foi recentemente comprado, então procure o vendedor e faça a troca.
 
Atualiza novamente a bios, mal não vai fazer. Após atualizar carregue as opções padrão e faça alguns testes. Não conheço sua mobo, mas na minha antigo Asus P8Z68 Deluxe havia alguns mini switchs na placa para ativar os recursos de economia de energia.

Aqui no windows 8 se eu deixo em economia de energia ele nunca sai dos 1600mhz, e deixando em máximo desempenho ele não baixa dos 4500mhz

você chegou a instalar o "Asus AI Suite" ?
 
Bom, pesquisei na net e nos manuais e nao achei nenhum switch. Quanto ao Asus AI Suite, não consigo instalar no Win8.

Como já disse, não adianta nada pra mim mudar as opções de energia.

Vou formatar e instalar o windows 7 mesmo, quem sabe melhora.

As memórias são 2x4 GB Corsair.
 
Seguinte, formatei o PC e instalei o Windows 7. Não resolveu o problema.

Consegui instalar o Asus Suite II. Rodei o Prime95, e todos os cores realmente ficam em 100%, mas a frequência não sobe. Continua travada em 16x

Achei que poderia ser problema na BIOS e resolvi instalar a BIOS pelo Suite.

Ele fez a instalação, pediu para reiniciar, cliquei em sim.

O PC reiniciou, porém não aparece mais nada na tela. Meu monitor acusa que está sem sinal. O PC está ligando, todos os coolers funcionando, como se estivesse normal, mas não aparece nada na tela, nem o BOOT.

Fiz o clear da CMOS pelo jumper. Desconectei ele, coloquei nos pinos 2-3, esperei 1 minuto e coloquei na posição normal. Coloquei o cabo de alimentação, o cabo HDMI, continua ligando normal, mas não resolveu. Parece que não surtiu efeito ese Clear da CMOS, não sei nem se funcionou.

Ah, não tem nenhum bipe também, aparentemente tudo normal.

Alguma ideia? Melhor levar pra um técnico logo de cara?

To pensando seriamente em levar, já resolve esse problema novo e o problema antigo (processador travado).
 
Poste uma imagem do CPUz e da bios.
 
Poste uma imagem do CPUz e da bios.

Então rapaz, o pc liga, mas não aparece nada na tela. O monitor fica em standby, sem sinal. Tudo liga normal, aparentemente sem erro, mas não aparece nada no monitor. =/ Isso depois da instalação da BIOS. A versão foi a correta sim, para a placa mãe certa. Verifiquei várias vezes qual BIOS estava baixando, e sem dúvida era a correta.
------------
Será que a mo-bo morreu? To começando a ficar preocupado já. Não to podendo gastar com uma placa mãe nova agora =/
 
Então rapaz, o pc liga, mas não aparece nada na tela. O monitor fica em standby, sem sinal. Tudo liga normal, aparentemente sem erro, mas não aparece nada no monitor. =/ Isso depois da instalação da BIOS. A versão foi a correta sim, para a placa mãe certa. Verifiquei várias vezes qual BIOS estava baixando, e sem dúvida era a correta.
------------
Será que a mo-bo morreu? To começando a ficar preocupado já. Não to podendo gastar com uma placa mãe nova agora =/

Chance grande da mobo ter ido para o espaço.
 
Não morreu!! Liguei o PC hoje cedo e graças a Deus funcionou. Acho que o cmos demorou pra funcionar..o pc ta ligando normal, mas esse raio de problema persiste!!! Vou levar em um técnico pra resolver isso. Quando arrumar, posto aqui a solução!! Valeu a todos!
 
Kraio, essa mobo tá com incorporada !!

Mobos modernas dificilmente dão erro no update da bios ou até mesmo aceitam uma bios errada, então tudo leva a crer que realmente há algum defeito com ela. Se tiver como acionar a garantia ou levar numa assistência que disponha de mais recursos de teste é o certo a se fazer.

o/
 
Não morreu!! Liguei o PC hoje cedo e graças a Deus funcionou. Acho que o cmos demorou pra funcionar..o pc ta ligando normal, mas esse raio de problema persiste!!! Vou levar em um técnico pra resolver isso. Quando arrumar, posto aqui a solução!! Valeu a todos!

Agora que funcionou, execute o CPUz e poste aqui para gente antes de levar ao técnico.
 
Agora que funcionou, execute o CPUz e poste aqui para gente antes de levar ao técnico.

Blz, farei isso!

Depois que fez o reset da BIOS, não mexi mais em nada.

O técnico vem amanhã buscar o PC para fazer uma avaliação.

O mais estranho é que eu usei um software da Intel, que faz o teste no processador, e o resultado foi que estava tudo perfeito, inclusive o clock era de 3.4 GHz. Tá tudo zoado essa p****!!

Já atualizo com a SS do CPU-Z.

CPU http://imageshack.us/a/img153/1001/jxnu.jpg
Cache http://imageshack.us/f/17/mvnk.jpg/
Mobo http://imageshack.us/a/img850/1589/afd2.jpg/
Memo: http://imageshack.us/a/img46/6601/xh6m.jpg/
SPD http://imageshack.us/a/img42/5541/a7n9.jpg http://imageshack.us/a/img577/2121/v5ui.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo