• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] I7 4790K Esquentando demais

DaemonTools

Banido
Banido
Fala Galera Beleza?

Fiz um Up aqui hoje e notei que o 4790K está esquentando demais.

Em Idle as temperaturas estão em torno de 40º, porém fui jogar o BF1 por aqui e notei picos de 100º, parei na hora e vim criar o tópico porque tenho certeza que algo está errado.

O Cooler que eu utilizo é um Seidon 120 da Cooler Master.

Valeu galera.
 
voce deveria passar pasta thermica
 
mas sem placa de video o bf1 esquenta mesmo, e ai ta travando muito ?

Mas eu tenho placa de vídeo, uma GTX 1060, acho que o culpado é o BF1 mesmo que está estressando tudo que é CPU.

Abraços.
 
Galera, descobri aqui era o Cooler mal encaixado, desmontei tudo agora e montei novamente, estou joogando o BF1 as temperaturas máximas estão batendo na casa dos 80 ~ 82º, é normal?

Valeu.
 
Já tentou testar com o Prime95 e o Afterburner? Para ver como está? Tive algumas dúvidas sobre as temps do i3 4160:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/duvida-sobre-temperatura-i3-4160.600759/

O problema é onde vc está vendo a temp, se for direto no die, até não é tão problemático, apesar de estar alto, mas se for o sensor externo, são 5 graus a mais, a recomendação da Intel é max 77 no die.

Estranho porque o Seidon deveria aguentar tranquilo.

Boa sorte!
 
Já tentou testar com o Prime95 e o Afterburner? Para ver como está? Tive algumas dúvidas sobre as temps do i3 4160:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/duvida-sobre-temperatura-i3-4160.600759/

O problema é onde vc está vendo a temp, se for direto no die, até não é tão problemático, apesar de estar alto, mas se for o sensor externo, são 5 graus a mais, a recomendação da Intel é max 77 no die.

Estranho porque o Seidon deveria aguentar tranquilo.

Boa sorte!


Estou monitorando pelo Aida64 e o AfterBurner enquanto eu jogo os cores ficam nessa média variando de 67 até 85º, a CPU mesmo fica em torno de 68 a 80º em picos, você me recomenda algum outro tipo de monitoramento?

Obrigado pelo apoio.
 
Estou monitorando pelo Aida64 e o AfterBurner enquanto eu jogo os cores ficam nessa média variando de 67 até 85º, a CPU mesmo fica em torno de 68 a 80º em picos, você me recomenda algum outro tipo de monitoramento?

Obrigado pelo apoio.

Cara, o Afterburner é bem recomendado, só precisa ficar atento com qual o sensor, se for o Tcase é externo e a temp dele no die é 5 graus a mais.

Monitorar acho que é legal, o problema é que não dá para saber como ele fica em full load, o primeiro teste que rodei no i3 com o cooler box ele passou dos 93 com o Prime95. O que os sites recomendam é fazer o teste de stress com o Prime95 que dá a carga ideal para saber a temp máxima que o cpu está chegado, Lembrando que você deve verificar se o Throttle está configurado na bios para resetar se chegar nos 100 graus pois aí é muito perigoso, eu configurei para resetar aos 95 graus para garantir, após fazer um offset no vcore ficou bem mais tranquilo por aqui. Consegui estabilizar com -0,041, mesmo com o speedstep em iddle e ficou estável, isso deixou ele 15 graus mais gelado em full load.

Verifique também pela bios se o iddle está a mesma coisa, já vi relatos na net de bug no sensor com programas via Windows.

Outra coisa, a temp para comparação é a média dos Cores.

Se for fazer o teste e verificar que passou dos 85/90 acho que já dá para desligar o teste, provavelmente tem algo errado.

Boa sorte!
 
Última edição:
Isso acontecia comigo no meu i5 4440, quando eu não usava cooler de gabinete para jogar o ar de dentro pra fora do gabinete, ai o que acontecia era o seguinte, quando minha placa de vídeo começava a esquentar, e chegava em 75º, todo calor liberado por ela dentro do gabinete, ficava preso lá dentro, pois o ar quente não tinha por onde sair. E isso, aumentava em média 10 a 15º a temperatura do meu processador. Resolvi o problema de uma forma bem simples e barata, coloquei um cooler de gabinete de 8mm, jogando o ar de dentro pra fora, através da parte traseira do gabinete. Recomendo fazer o mesmo. Caso não resolva, tente comprar um cooler baratinha, somente para melhorar um pouco a temperatura. o Cm Blizzard t2 é baratinho, e deve resolver seu problema.
 
Cara, o Afterburner é bem recomendado, só precisa ficar atento com qual o sensor, se for o Tcase é externo e a temp dele no die é 5 graus a mais.

Monitorar acho que é legal, o problema é que não dá para saber como ele fica em full load, o primeiro teste que rodei no i3 com o cooler box ele passou dos 93 com o Prime95. O que os sites recomendam é fazer o teste de stress com o Prime95 que dá a carga ideal para saber a temp máxima que o cpu está chegado, Lembrando que você deve verificar se o Throttle está configurado na bios para resetar se chegar nos 100 graus pois aí é muito perigoso, eu configurei para resetar aos 95 graus para garantir, após fazer um offset no vcore ficou bem mais tranquilo por aqui. Consegui estabilizar com -0,041, mesmo com o speedstep em iddle e ficou estável, isso deixou ele 15 graus mais gelado em full load.

Verifique também pela bios se o iddle está a mesma coisa, já vi relatos na net de bug no sensor com programas via Windows.

Outra coisa, a temp para comparação é a média dos Cores.

Se for fazer o teste e verificar que passou dos 85/90 acho que já dá para desligar o teste, provavelmente tem algo errado.

Boa sorte!

Vou verificar essa questão do Throttle na Bios da minha H97 Gaming 3, será que preciso fazer um offset no Vcore pra diminuir por aqui? ou acha que os valores estão aceitáveis? ou primeiro devo rodar um Prime95 para verificar durante o Benchmark qual temperatura pegou, pois se baixar pelo menos 10º já é um salto e tanto.

Valeu.
 
Vou verificar essa questão do Throttle na Bios da minha H97 Gaming 3, será que preciso fazer um offset no Vcore pra diminuir por aqui? ou acha que os valores estão aceitáveis? ou primeiro devo rodar um Prime95 para verificar durante o Benchmark qual temperatura pegou, pois se baixar pelo menos 10º já é um salto e tanto.

Valeu.

Então, essas informações que estou te passando são do guia oficial de temps dos Intel Core lá no Tomshardware, é muito bom o tópico, aborda todas as gerações;

http://www.tomshardware.co.uk/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html

Esta informação é bem importante:

Section 6 - Throttle Temperature

Also called "Tj Max" (Tjunction Max), this is the Thermal Specification that defines the Core temperature at which the processor will Throttle (reduce clock speed) to protect against thermal damage. Although Intel processors are capable of operating above 90C, we also know that excessive heat kills electronics.

Sustained Core temperature greater than 80C is too hot for ultimate stability, performance and longevity.

Eles recomendam fazer o teste, verificar instalação, o Throttle etc, informam que a geração 4 é 72 externo e 77 interno etc, e recomendam fazer o offset se passar dos 75 no die em full load. Dá uma lida lá que tem tudo bem explicado.

Boa sorte!
 
BF1 tá tenso, temperaturas nas alturas mesmo em tudo que é cpu...
 
Então, essas informações que estou te passando são do guia oficial de temps dos Intel Core lá no Tomshardware, é muito bom o tópico, aborda todas as gerações;

http://www.tomshardware.co.uk/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html

Esta informação é bem importante:



Eles recomendam fazer o teste, verificar instalação, o Throttle etc, informam que a geração 4 é 72 externo e 77 interno etc, e recomendam fazer o offset se passar dos 75 no die em full load. Dá uma lida lá que tem tudo bem explicado.

Boa sorte!

Extremamente bem explicado, vou dar uma lida com calma.

Valeu.

BF1 tá tenso, temperaturas nas alturas mesmo em tudo que é cpu...

Eai @torrentman Beleza?

Chegou hoje a CPU que comprei a qual conversamos no outro tópico, só que ela tá fritando no BF rs, vou testar em outros jogos e dar uma lida no conteúdo acima que o amigo informou. Mas ainda que é má otimização do game.

Valeu pela ajuda.
 
vou verificar aqui com meu xeon 12 cores essa sua tese , depois volto compartilhar

Aqui esquentou bastante meu cpu jogando por 20min..a VGA não chegou a esquentar tanto.

Lembrando que rodei em 1080p com tudo setado no ultra.
 
Aqui esquentou bastante meu cpu jogando por 20min..a VGA não chegou a esquentar tanto.

Lembrando que rodei em 1080p com tudo setado no ultra.


aqui de boa uso do meu cpu eh de 20% xeo 2673 v3, chegou 50 graus algumas vezes e 50% uso
 
Mas eu tenho placa de vídeo, uma GTX 1060, acho que o culpado é o BF1 mesmo que está estressando tudo que é CPU.

Abraços.
 
Galera, descobri aqui era o Cooler mal encaixado, desmontei tudo agora e montei novamente, estou joogando o BF1 as temperaturas máximas estão batendo na casa dos 80 ~ 82º, é normal?

Valeu.
Ele está com OC? Olha as voltagens.
Estranho ele chegar a 80 graus mesmo sem estar em full load, ainda mais com um Seidon o_O
 
Mas eu tenho placa de vídeo, uma GTX 1060, acho que o culpado é o BF1 mesmo que está estressando tudo que é CPU.

Abraços.
 
Galera, descobri aqui era o Cooler mal encaixado, desmontei tudo agora e montei novamente, estou joogando o BF1 as temperaturas máximas estão batendo na casa dos 80 ~ 82º, é normal?

Valeu.
Essas temperaturas tão altas, é aconselhável manter as temperaturas dos núcleos em até uns 75~77º C, acho que tem algo errado aí, aqui o 4790k com um thermaltake frio (inferior ao seu Seidon) da maneira que está na assinatura fica no máximo 64º no BF1 (estressando bem a CPU, uso bem alto), com overclock pra 4.6 Ghz e 1.199V fica no max uns 78º, então acho que tem algo errado aí
 
Mas eu tenho placa de vídeo, uma GTX 1060, acho que o culpado é o BF1 mesmo que está estressando tudo que é CPU.

Abraços.
 
Galera, descobri aqui era o Cooler mal encaixado, desmontei tudo agora e montei novamente, estou joogando o BF1 as temperaturas máximas estão batendo na casa dos 80 ~ 82º, é normal?

Valeu.

Ainda dá pra melhorar mais a temperatura diminuindo o Vcore. A mobo em default normalmente sempre joga o Vcore muito acima do necessário, se refinar essas voltagens sua temperatura vai baixar bem.
 
Ainda dá pra melhorar mais a temperatura diminuindo o Vcore. A mobo em default normalmente sempre joga o Vcore muito acima do necessário, se refinar essas voltagens sua temperatura vai baixar bem.
Exato, em jogos que não demandam tanto de CPU, com a voltagem que a placa jogava padrão pro meu processador eu nem entrava no jogo e já ficava em 60º, fui descobrindo os limites do meu chip e vi que ele estabiliza em 4.4 na média aí de 1.12V, agora a temperatura máxima que ele fica no jogo é cerca de 60º C, a temperatura que só de entrar antes já era alcançada
 
Ele está com OC? Olha as voltagens.
Estranho ele chegar a 80 graus mesmo sem estar em full load, ainda mais com um Seidon o_O

Pelo que olhei na BIOS não está com over porque o multiplicador está em 40 o que dá os 4.00Ghz, vou reiniciar aqui pra olhar o Vcore e já posto pra vocês.

EDIT: Galera..

Seguem os valores que estão setados na BIOS pra Vcore e Vrin

Vcore 1.215
Vrin 1.800

Posso mudar algo?

Valeu.
 
Última edição:
Pelo que olhei na BIOS não está com over porque o multiplicador está em 40 o que dá os 4.00Ghz, vou reiniciar aqui pra olhar o Vcore e já posto pra vocês.

EDIT: Galera..

Seguem os valores que estão setados na BIOS pra Vcore e Vrin

Vcore 1.215
Vrin 1.800

Posso mudar algo?

Valeu.
Vai diminuindo o vcore até ficar instável (tela azul, PC reiniciando, etc), deixa no limite de estabilidade mais uma pequena margem de segurança, normalmente 0.005~0.010v. Lembrando que isso depende muito de chip, o meu mesmo estabiliza em 4.4 GHz com meros 1.119v, basicamente 0.1v a menos que o seu, pode parecer pouco mas é muita coisa. Pra você ter ideia o meu estabiliza com menos voltagem que o seu (1.199v) em 4.6 GHz
 
para referência, o meu a 4.7@1.28vcore, fica 30 idle, 68 full load, no ar condicionado. H80i
 
VCore, amigo. Pesquise sobre e vá fazendo mudanças decrescentes até chegar a instabilidade, chegando nela você dá uma uma pequena margem de segurança pra voltagem e pronto. Meu i7 6700 batia 58 Cº em full load, baixei de 1.14 pra 0.995V e consegui deixar 48 Cº em full load, frio demais. Dá uma segurança mental que você não tem noção.

Recentemente fiz até um tópico sobre: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...undervolting-e-uma-pitada-de-overclock.601467
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo