i7 6700k - Overclock

então mano, pior que ja tirei e recoloquei ele umas 3x as temps melhoraram um pouco pq estava com bastante pasta termica mas não fez milagre, não adianta falar que segura 70ºC mas ai o cara ta com um h100i não da pra comparar kkkkkk, to com air cooler, pelo que vi o i7 é bem mais esquentadinho que o i5-6600k, acho q vou ter que partir para um h45 =/

essa temp não é em uso normal mas sim em benchmark tipo OCCT/ x264 benchmark.onde é pra estressar a cpu mesmo

Eu tenho o Hyper 212 plus tb. Ele segura fácil em 4.7ghz o i5 6600k. Eu acho que pra esse clock esta alto as temperaturas. Testa em jogos por duas horas e ve a máxima dele. Se ficar até 70° passando um pouco ta bom. Se não vai usar esses programas de testes no uso diário.
 
Eu tenho o Hyper 212 plus tb. Ele segura fácil em 4.7ghz o i5 6600k. Eu acho que pra esse clock esta alto as temperaturas. Testa em jogos por duas horas e ve a máxima dele. Se ficar até 70° passando um pouco ta bom. Se não vai usar esses programas de testes no uso diário.
pelo q estava lendo o i7 é bem esquentadinho kkkk praticamnete 20 graus mais quente que o i5, isso stock usando air cooler.

vou tentar um choro no vcore pra ver se consigo tirar um pouco

09-Temperatures-Torture.png


http://www.tomshardware.com/reviews/skylake-intel-core-i7-6700k-core-i5-6600k,4252-11.html

essas temps são usando um h100i

xtemps.png.pagespeed.ic.DHqlvUE3cx.webp


http://www.kitguru.net/components/cpu/luke-hill/intel-core-i7-6700k-i5-6600k-skylake-cpu-review/9/
 
pelo q estava lendo o i7 é bem esquentadinho kkkk praticamnete 20 graus mais quente que o i5, isso stock usando air cooler.

vou tentar um choro no vcore pra ver se consigo tirar um pouco

09-Temperatures-Torture.png


http://www.tomshardware.com/reviews/skylake-intel-core-i7-6700k-core-i5-6600k,4252-11.html

essas temps são usando um h100i

xtemps.png.pagespeed.ic.DHqlvUE3cx.webp


http://www.kitguru.net/components/cpu/luke-hill/intel-core-i7-6700k-i5-6600k-skylake-cpu-review/9/


Bem quente mesmo. Esperava q fosse mais frio. Não conseguir 4.4ghz abaixo de 70° é tenso!
 
ae pessoar,

to com 6700k, fiz over pra 4.4ghz@1.31v, fazendo encode de video ta chegando a 85°C de pico e uns 80-82 de média, ta meio alta essa temp? ou posso seguir despreocupado

estou com um 212x com um fan adicional de rpm fixo para o push

Puts eu achei alta tua temperatura!
Eu usando PREMIERE e AFTER pra exporta nao passa dos 58 °C
Isso em OC a 4.6 com vcore 1.33
Water cooler h110i
 
Chegou as peças aqui, Asus Z170 Pro Gaming Aura, 16gb 2400cas15 Gskill Ripjws V, i5 6600k.

Montei ontem, tive que formatar, não deu boot, fiz apenas poucos testes e no Windows tava fazendo testes de Stress do Everest a 4.6 1,25v poucos minutos mas sem erros, temperatura em menos de 50C, tá certo isso?
 
Outra pergunta, o CPU-Z não marca certo a voltagem, fica variando e abaixo do que coloquei na bios, no AIDA64 mostra o valor correto, estou usando vcore em manual fixo.

Vcore em Offset e aquele outro tipo Adaptivo é aconselhável usar?

Fiz 15 minutos do Aida64 a 4700mhz 1.375v com temperaturas ótimas sem erros.

As outras voltagens estão em AUTO, mudei o LLC para nivel 5 e o VRM em Extreme.

Qual voltagem é interessando mudar alem do vcore?
 
Aida

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/aida_14min_4700_1376-jpg

Fire Strike

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/spy_4700_136v_rx_1350-2200-jpg
 
Última edição:
Chegou as peças aqui, Asus Z170 Pro Gaming Aura, 16gb 2400cas15 Gskill Ripjws V, i5 6600k.

Montei ontem, tive que formatar, não deu boot, fiz apenas poucos testes e no Windows tava fazendo testes de Stress do Everest a 4.6 1,25v poucos minutos mas sem erros, temperatura em menos de 50C, tá certo isso?
 
Outra pergunta, o CPU-Z não marca certo a voltagem, fica variando e abaixo do que coloquei na bios, no AIDA64 mostra o valor correto, estou usando vcore em manual fixo.

Vcore em Offset e aquele outro tipo Adaptivo é aconselhável usar?

Fiz 15 minutos do Aida64 a 4700mhz 1.375v com temperaturas ótimas sem erros.

As outras voltagens estão em AUTO, mudei o LLC para nivel 5 e o VRM em Extreme.

Qual voltagem é interessando mudar alem do vcore?
 
Aida

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/aida_14min_4700_1376-jpg

Fire Strike

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/spy_4700_136v_rx_1350-2200-jpg

Bons resultados!
Eu consegui subi a 4.6 com vcore 1.35 e 3000Hz nas memorias a 1.3 pra usu diario, porem, meu maximo ate agora foi 4.8 com vcore 1.45 (limite do 6700k informacao da propria intel) so q ate agora nao consegui estabilizar
 
Bons resultados!
Eu consegui subi a 4.6 com vcore 1.35 e 3000Hz nas memorias a 1.3 pra usu diario, porem, meu maximo ate agora foi 4.8 com vcore 1.45 (limite do 6700k informacao da propria intel) so q ate agora nao consegui estabilizar

4.8ghz aqui foi de boa, 1.425v mas sem testar estabilidade, acertei o OC em 4.7ghz 1.370v na bios, 1.375v no Windows, até ficou bom com 1.360v no Windows, mas não teve nenhuma diferença de temperatura, e como sou chato com instabilidade resolvi deixar um pouco mais de vcore para não ter problema, e depois mexi no NB Frequencia que stock era 3900mhz está agora em 4600mhz, deu um ganho nas leituras, latências e escrita da memoria, que está em XMP 2400 cas15 mas mudei para 1T com a voltagem stock 1.20v.

Eu pesquisei minhas memorias antes de compra e vi que dá para usar 3000mhz mas não sei se precisa relaxar muito a latência, tentei em cas 16 mas não foi com 1.32v, dai nem mexi mais.

Estou usando vcore fixo, será que vale a pena tentar acertar com offset ou deixo assim mesmo?

O vcore adaptivo qual a diferença para o offset e o fixo?

Cpu mesmo em idle fica direto em 4700mhz com 1.375v
 
Uma coisa que vi nas SS da galera é que tem CPU-Z que em algumas placas mãe que não identifica o CORE VOLTAGE, nesses caso o CPU-Z acaba mostrando o CORE VID, que são coisas diferentes.
Eu acabei usando o HWiNFO64 que mostra a mesma voltagem que o AI Suite da Asus.

Aqui até agora consegui:
4.5 a 1.32V ~1.34V e temperatura de 30~35° em repouso e 55°~62 em stress

Usando um Radiador Corsair H100i V2

Minha placa mãe é uma Maximus VIII Hero Alpha e usei esse tutorial como base



Todos os testes que realizei de stress passou, porem quando tento o Realbench da crash no software que testa a GPU (LuxMark), alguem sabe o que pode ser?

O resto do teste continua normal e no fim da sucesso.
 
Última edição:
Estou efetuando o meu primeiro overzinho, como sou meio novato em fazer esse procedimento acabei ficando um pouco com a pulga atrás da orelha.
Obtive até o momento:
4.5 Ghz com 1,265v
4,6 Ghz com 1,320v
Acredito que estou na média olhando a tabela que foi postado anteriormente, comecei carregando voltagens que se quer subia o Windows, fui subindo e fazendo um teste de estabilidade que realmente faça sentido no meu uso do dia a dia, botei um vídeo para renderizar, sem placa de vídeo, de mais de uma hora, fui subindo calmamente a voltagem até que o mesmo não apresentou mais problema, é errado fazer desta forma? Levei horas para chegar nessas voltagens, e fiquei bem contente em ver que em nenhum momento minha CPU passou dos 60 graus, obtive uma média de 54.
 
Estou efetuando o meu primeiro overzinho, como sou meio novato em fazer esse procedimento acabei ficando um pouco com a pulga atrás da orelha.
Obtive até o momento:
4.5 Ghz com 1,265v
4,6 Ghz com 1,320v
Acredito que estou na média olhando a tabela que foi postado anteriormente, comecei carregando voltagens que se quer subia o Windows, fui subindo e fazendo um teste de estabilidade que realmente faça sentido no meu uso do dia a dia, botei um vídeo para renderizar, sem placa de vídeo, de mais de uma hora, fui subindo calmamente a voltagem até que o mesmo não apresentou mais problema, é errado fazer desta forma? Levei horas para chegar nessas voltagens, e fiquei bem contente em ver que em nenhum momento minha CPU passou dos 60 graus, obtive uma média de 54.

Eu acredito que seja dessa forma mesmo, eu acabei fazendo igual você e no 4.5 também consegui estabilizar em 1.26v, porem no 4.6 eu fui até 1.32V mas com tela azul, ai eu desisti. Nesse momento não quero subir muito a voltagem do bixim.
Eu estava com mtas dúvidas pois a voltagem do CPU em stock era mto alta, 1.39V no boost em 4.2GHz, achei que nunca iria conseguir fazer o OC.
A 4.5 mantive média de 62°C com picos de 69°, usei o Realbench que me parece fazer um teste mais confiável, pois ele usa o CPU+GPU e ai que a coisa complica. Eu estava com problema no Realbench, mas era algum software de monitoramento conflitando, formatei o PC, instalei só o driver de vídeo e dai o Realbench foi liso e depois disso consegui fazer o pente fino no OC.

E com o XPM ativado em 3000MHz.

RealBench-20161107232538.png
 
Última edição:
Eu acredito que seja dessa forma mesmo, eu acabei fazendo igual você e no 4.5 também consegui estabilizar em 1.26v, porem no 4.6 eu fui até 1.32V mas com tela azul, ai eu desisti. Nesse momento não quero subir muito a voltagem do bixim.
Eu estava com mtas dúvidas pois a voltagem do CPU em stock era mto alta, 1.39V no boost em 4.2GHz, achei que nunca iria conseguir fazer o OC.
A 4.5 mantive média de 62°C com picos de 69°, usei o Realbench que me parece fazer um teste mais confiável, pois ele usa o CPU+GPU e ai que a coisa complica. Eu estava com problema no Realbench, mas era algum software de monitoramento conflitando, formatei o PC, instalei só o driver de vídeo e dai o Realbench foi liso e depois disso consegui fazer o pente fino no OC.

E com o XPM ativado em 3000MHz.

1,39v em stock parece alto comparado com as versões anteriores, porém lendo por aí você encontra relatos de que é algo normal desta família.
Em 4.5 eu tive um leve problema de estabilidade com 1,260v, como foi algo bem leve depois de 30 minutos de uso pesado do sistema eu resolvi subir em 0,005, e aqui estou até o momento com 1,265v, e sem problemas de instabilidade, você estava como com ele em 4,6?
Pretendo futuramente fazer mais um preset com 4,7 só que por enquanto também não quero forçar o bixinho, pelo visto só conseguirei chegar neste clock por volta de 1,380v.

talvez o próximo passo seja tentar subir um pouco o meu kit de memoria que não é tão bom.
 
1,39v em stock parece alto comparado com as versões anteriores, porém lendo por aí você encontra relatos de que é algo normal desta família.
Em 4.5 eu tive um leve problema de estabilidade com 1,260v, como foi algo bem leve depois de 30 minutos de uso pesado do sistema eu resolvi subir em 0,005, e aqui estou até o momento com 1,265v, e sem problemas de instabilidade, você estava como com ele em 4,6?
Pretendo futuramente fazer mais um preset com 4,7 só que por enquanto também não quero forçar o bixinho, pelo visto só conseguirei chegar neste clock por volta de 1,380v.

talvez o próximo passo seja tentar subir um pouco o meu kit de memoria que não é tão bom.

Nessa SS foi o teste dele em 4.5 a 1.26V.
Em 4.6 eu parei no 1.32V e ainda estava instável.
Nesse link tem uma tabela legal - http://overclocking.guide/skylake-overclocking-power-consumption-and-voltage-scaling/

Eu sei que cada processador tem um comportamento diferente, mas aqui da pra ter uma base de voltagem.. acho que é possível estabilizar em 4.6, com sorte, somente depois de 1.34V.
voltage_scaling.png


Olhando a tabela que o colega postou nesse tópico e filtrando em 4.6 nos 6700K, fica claro que não existe milagre, mesmo quem setou uma voltagem baixa na BIOS o VCore ficou alto na hora do stress, pelo menos foi isso que entendi. E da pra perceber que na média tudo acima de 1.35V
Capturar.png


Outra coisa para o pessoal acostumado com as voltagens da geração passada e fica assustado acima de 1.3V, o recomendado é entre 1.2 ~1.4, com máximo de 1.5V.
7481_14_tweaktowns-ultimate-intel-skylake-overclocking-guide.png
 
Após estabilizar, o recomendado é usar adaptive mode. No meu, uso 44x com apenas 1.14v.
 
Acompanhando o tópico pessoal, meu kit novo chega essa semana e claro, não posso deixar de subir um pouco. Vai ser meu primeiro i7.

Por gentileza, o pessoal poderia postar quais as demais voltagens que estão usando além do processador? Outros paramentros que são alterados no bios também para ajudar?

Tem muita diferença de over para o haswell e esse skylake?

As memórias, tem alguma voltagem padrão que não se deve subir além? Parece que o padrão é 1.20v correto? Comprei um kit de 4x4 3000Mhz com voltagem de 1.35v. Será que tá de boa?

Valeu pessoal, abraços.
 
Após estabilizar, o recomendado é usar adaptive mode. No meu, uso 44x com apenas 1.14v.

O adaptative mode ainda não entendi direito, no meu caso 4.5 em 1.26 manual, eu colocaria em 45 com adaptative de qto?
 
Última edição:
O adaptative mode ainda não entendi direito, no meu caso 4.5 em 1.26 manual, eu colocaria em 45 com adaptative de qto?
os mesmos 1.26v, só que ai ele só atingirá esse pico em full load. quando não estiver utilizando toda a potência, ele baixa a voltagem e vai subindo gradativamente.
 
os mesmos 1.26v, só que ai ele só atingirá esse pico em full load. quando não estiver utilizando toda a potência, ele baixa a voltagem e vai subindo gradativamente.

Mas aqui nesse tutorial, o cara usou 1V acima do que ele conseguiu quando estabilizou o OC
http://rog.asus.com/articles/guides/guide-overclocking-core-i7-6700k-on-the-maximus-viii-extreme/

1.35 em manual
1.45 em adaptative
 
Na verdade lendo melhor ele conseguiu estabilizar só em 1.44v e configurou o adaptative em 1.45
 
Mas aqui nesse tutorial, o cara usou 1V acima do que ele conseguiu quando estabilizou o OC
http://rog.asus.com/articles/guides/guide-overclocking-core-i7-6700k-on-the-maximus-viii-extreme/

1.35 em manual
1.45 em adaptative
 
Na verdade lendo melhor ele conseguiu estabilizar só em 1.44v e configurou o adaptative em 1.45
Após estabilizar qualquer overclock, o recomendado é subir um pouco a voltagem para ter margem, isso independente do modo, seja manual ou adaptive.

"To give your overclock some margin for error, it is good practice to increase your borderline voltage a notch. In other words, if 1.35V is the minimum voltage required for stability, add 0.01V - 0.02V to it. Finally press F10 to save your changes."

Não sei pq ele subiu 0.1v, não vejo necessidade, vai ver foi um engano.
 
Posso pegar uma carona e fazer uma pergunta sobre uma outra coisa? rs

Overclock em memória RAM influencia na temperatura do processador?
 
to usando a 4.6ghz 1.33v 24/7 ja tem 3 meses. cheguei a usar 4.7ghz, mas a diferença de voltagem e temperatura não vale esses 100mhz
acho que 4.6ghz é um bom "target" pra quem gosta de overclock e não quer abusar muito do processador


Posso pegar uma carona e fazer uma pergunta sobre uma outra coisa? rs

Overclock em memória RAM influencia na temperatura do processador?

não, mas vai influenciar na temperatura das próprias memórias. o problema das memórias são que elas ficam instáveis, e isso pode causar tela azul, ai vc não sabe se foi por causa da memória ou do processador. só faça over em memória se vc tiver certeza que o processador está 100% estável, se começar a travar, vc vai saber que é por causa da memória apenas, fica mais fácil ajustar. recomendo diminuir 1 digito em cada latência, sem mexer nas voltagens, só sobe os mhz se sua memória for de frequência intermediaria, se for das que tem com frequência muito alta de fabrica, melhor não mexer. se for por voltagem, coloca pouca voltagem. vc pode mudar de 2T pra 1T também, mas pode ficar instável, testa uma coisa de cada vez e vê o que seu sistema vai aceitar
 
Última edição:
Qual a diferença do i7 6700k e do i7 6700 sem overclockar
Clock.

6700 - 3.4ghz clock inicial e vai a 4ghz boost
6700K - 4ghz clock inicial e vai a 4.2ghz boost.

Resumindo, um 6700K tem que ser considerado mesmo que tu não vá utilizar overclock ou investir em uma Z170, apenas por ter um clock basico de 4ghz.
 
Clock.

6700 - 3.4ghz clock inicial e vai a 4ghz boost
6700K - 4ghz clock inicial e vai a 4.2ghz boost.

Resumindo, um 6700K tem que ser considerado mesmo que tu não vá utilizar overclock ou investir em uma Z170, apenas por ter um clock basico de 4ghz.

entao nem vale a pena o 6700 normal?
quanto custa uma MB pra 6700k?
 
entao nem vale a pena o 6700 normal?
quanto custa uma MB pra 6700k?
Cara, qualquer MB socket 1151 pode por um 6700K, a diferença é que overclocking é só apenas em placas com chipset Z.
De qualquer maneira, eu acho mais investimento um 6700K, do que um non-k.
Pelo clock maior, revenda melhor, possibilidade de overclock num futuro quando achar que o processador não ta dando conta das vgas...
 
Qual a diferença do i7 6700k e do i7 6700 sem overclockar

6700k tem multiplicador desbloqueado, que facilita o overclock, por isso ele é melhor. o clock que ele vem de fabrica é irrelevante se vc for fazer overclock
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo