[DÚVIDA] I7 ou Xeon?

silaslima

Well-Known Member
Registrado
Boa tarde pessoal, precisando de ajuda, trabalho em uma empresa que tem 1 servidor de arquivos 24hrs ligado, mas só trabalhamos das 8:00 as 18:00, ele fica ligado após esse horario pra backup e atualização de arquivos, coisa rápida, queria saber se posso colocar um i7 normal ou se é necessário um Xeon?

Desde já grato pela ajuda.
 
Esse servidor ligado 24h... o que vc fará com ele? Upgrade?
 
Esse servidor ligado 24h... o que vc fará com ele? Upgrade?

Vai comprar outro mais novo pq ele já tem uns 4 anos, tá meio lento, agora vai colocar win10, não tem sata3, o SSD não roda no máximo.
 
Lento por causa da interface de disco? Se for o caso, compra uma controladora PCI-E sata3. Pois se o CPU dá conta e o servidor está redondo, pode mantê-lo fazendo upgrade no que realmente precisa.
 
Se o servidor foi montado com partes server-grade (Xeon, memória ECC, fonte e mobo de servidor) e vocês quiserem manter a resiliência atual, não recomendo.

Por curiosidade, qual a config e modelo do mesmo? E a quantos users ele atende?
 
Lento por causa da interface de disco? Se for o caso, compra uma controladora PCI-E sata3. Pois se o CPU dá conta e o servidor está redondo, pode mantê-lo fazendo upgrade no que realmente precisa.
Se o servidor foi montado com partes server-grade (Xeon, memória ECC, fonte e mobo de servidor) e vocês quiserem manter a resiliência atual, não recomendo.

Por curiosidade, qual a config e modelo do mesmo? E a quantos users ele atende?

Mosquei nessa de perguntar a config...
 
Lento por causa da interface de disco? Se for o caso, compra uma controladora PCI-E sata3. Pois se o CPU dá conta e o servidor está redondo, pode mantê-lo fazendo upgrade no que realmente precisa.

Até memoria é ddr3, vai trocar td logo, melhor do q investir em coisa antiga.
 
Lento por causa da interface de disco? Se for o caso, compra uma controladora PCI-E sata3. Pois se o CPU dá conta e o servidor está redondo, pode mantê-lo fazendo upgrade no que realmente precisa.


Mosquei nessa de perguntar a config...

000.JPG


888787.JPG
5555.JPG

 
Se o servidor foi montado com partes server-grade (Xeon, memória ECC, fonte e mobo de servidor) e vocês quiserem manter a resiliência atual, não recomendo.

Por curiosidade, qual a config e modelo do mesmo? E a quantos users ele atende?

Passei print acima, quero equipar ele com I7, por isso quero saber se ele quenta ficar ligado 6 dias por semana, Uso moderado, são 3 usuários, e usa 2 programas pela rede.
 
Última edição:
Entendi. Bom, pra começar, tem pouca memória RAM. Isso faz o sistema apelar para o HD quando esta acaba, aí fica lento demais. 3 usuários só? Pra mim o que falta é memória RAM. Busquei o suporte da HP e achei o seguinte:

Processadores suportados pelo seu servidor:

Quad-core processors

  • Intel Xeon E3-1280 (3.50 GHz/4-core/8MB/95 W, 1333, HT, Turbo 1/2/3/4) Processor

  • Intel Xeon E3-1270 (3.40 GHz/4-core/8MB/80 W, 1333, HT, Turbo 1/2/3/4) Processor

  • Intel Xeon E3-1240 (3.30 GHz/4-core/8MB/80 W, 1333, HT, Turbo 1/2/3/4) Processor

  • Intel Xeon E3-1230 (3.20 GHz/4-core/8MB/80 W, 1333, HT, Turbo 1/2/3/4) Processor

  • Intel Xeon E3-1220 (3.10 GHz/4-core/8MB/80 W, 1333, HT, Turbo 1/2/3/4) Processor
Dual-core processors
  • Intel Core i3-2130 (3.40 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333, HT) Processor

  • Intel Core i3-2120 (3.30 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333, HT) Processor 2

  • Intel Core i3-2100 (3.10 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333, HT) Processor

  • Intel Pentium G860 (3.0 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333) Processor

  • Intel Pentium G850 (2.90GHz/2-core/3MB/65 W, 1333) Processor2

  • Intel Pentium G840 (2.80 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333) Processor2

  • Intel Pentium G630 (2.70 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333) Processor

  • Intel Pentium G620 (2.60 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333) Processor2

  • Intel Celeron G530 (2.40 GHz/2-core/3MB/65 W, 1333) Processor
Memória:

PC3-10600E unbuffered DDR3 ECC up to 1333 MHz
DIMM slots Total 4 DIMM slots
Standard 2GB (1 x 2GB) or 4GB (2 x 2GB)
Maximum 16GB

Se quiser gastar menos: Memória e controlador sata3 PCI-E te dão uma sobrevida nesse bom e "velho" servidor... i7 não dá.
 
Faz upgrade de memória, disco (mesmo com a controladora trabalhando em SATA II) e pronto. Não há porque trocar um servidor, mesmo que de entrada como esse, por uma máquina desktop. Fora que um i7 pra esse fim será como comprar um canhão pra matar um mosquito.

Se você precisa de mais performance no fileserver, compre discos e faça um RAID 10, ou um RAID 1 de SSDs.
 
Faz upgrade de memória, disco (mesmo com a controladora trabalhando em SATA II) e pronto. Não há porque trocar um servidor, mesmo que de entrada como esse, por uma máquina desktop. Fora que um i7 pra esse fim será como comprar um canhão pra matar um mosquito.

Se você precisa de mais performance no fileserver, compre discos e faça um RAID 10, ou um RAID 1 de SSDs.

Tem outro problema ainda, desde quando veio, quando a gente reinicia, não todas vezes, fica luz vermelha apitando, aí tem de desligar o no-break umas 3x até ligar normal, pra fazer RAID preciso comprar outro SSD e sata3, já q atual está rodando na metade da velocidade.
 
Servidores tem diversos sensores pra mostrar se algo está com problema. Vocês leram o manual pra saber o que esse sintoma representa?


Esse servidor é muito complexo, o ex-gerente q comprou, quem vai comprar o próximo será eu, não quero uma bomba igual a esse não, kk, eu configuro um pc do zero, desmonto e monto td, mas esse servidor até a fiação é enorme, muito desorganizado por dentro, pouca refrigeração, quando desligo ar da sala, os cooler fica no máximo sem ninguém tá usando, tem esse bips, não tem o sata3, memoria antiga ddr3, com R$ 3000,00 eu montaria um pc bala com i3 8ª geração, ddr4 2400mhz etc, por isso procurei esse tipo processador e placa mãe pode ficar ligado direto, pq se não poder, vou ter de ajeitar o atual mesmo, pq


alarmes sonoros:
2 longos
Causa provável:
Configuração incorreta. A configuração do sistema foi alterada desde a última inicialização (adição de unidade de disco rígido, por exemplo) ou faltou energia para o relógio em tempo real. Esse relógio perderá energia, caso a bateria on-board não esteja funcionando de forma correta.
 
Última edição:
Se você acha um servidor de entrada complexo imagino o que tu faria se visse um enclosure e lâminas... :melior2:

Sugiro que pesquise um pouco sobre servidores pra entender melhor suas aplicações e peculiaridades.
 
um i7 provavelmente é mesmo incompatível, mas da lista postada pelo amigo acima, apenas o processador ja instalado (e3-1220) é 4core 4 tread, todos os outros "quad core" suportados são 4/8, o que é equivalente a um i7.
 
um i7 provavelmente é mesmo incompatível, mas da lista postada pelo amigo acima, apenas o processador ja instalado (e3-1220) é 4core 4 tread, todos os outros "quad core" suportados são 4/8, o que é equivalente a um i7.

Sim, teria de trocar td
 
Cara eu iria repetir o que os amigos acima disseram. Era melhor arrumar já que é aplicação profissional. Apenas um up já vai resolver o problema. Solução caseira não é lá recomendada para ambiente de trabalho e etc...

Entretanto, li o tópico e já deu pra ver que você tem uma decisão tomada na cabeça e na verdade ta querendo tirar uma dúvida específica rsrs. Ou pelo menos achar um doido que concorde com a sua ideia e assim você não fica sozinho.

A questão então que sobre é se o i7 aguenta 24/7? É isso que deu pra entender do seu tópico rsrsrs.

A resposta é um sonoro SIM. Fica tranquilo que esse não é o problema. Eu mesmo uso i7 desde 2011. O meu antigo guerreiro 2600k ficou por 7 anos ligado direto (duh claro que as vezes a energia acabou rsrsrs). Assim como o 8700k fica agora.

Ressalto que eu uso meu PC para jogos, edição de vídeo, server de jogo, server de imagem no ambiente caseiro e pessoal. Tudo pra mim mesmo e um hobby meu. Ele não é meu ganha pão. Então se zicar o estresse é ficar sem a diversão por um período rsrsrs.

Se você ta decidido a fazer algo mais caseiro em um ambiente profissional, atente-se em fazer as devidas configurações de backup e cuidados com energia. Lembre-se que você está abrindo mão de suporte, garantias e etc por simplicidade e baixo custo. A garantia será "soy yo" no caso neh. Quando der merda vão ligar pra vc. Não pra HP rsrsrs.

Um abraço.
 
Cara eu iria repetir o que os amigos acima disseram. Era melhor arrumar já que é aplicação profissional. Apenas um up já vai resolver o problema. Solução caseira não é lá recomendada para ambiente de trabalho e etc...

Entretanto, li o tópico e já deu pra ver que você tem uma decisão tomada na cabeça e na verdade ta querendo tirar uma dúvida específica rsrs. Ou pelo menos achar um doido que concorde com a sua ideia e assim você não fica sozinho.

A questão então que sobre é se o i7 aguenta 24/7? É isso que deu pra entender do seu tópico rsrsrs.

A resposta é um sonoro SIM. Fica tranquilo que esse não é o problema. Eu mesmo uso i7 desde 2011. O meu antigo guerreiro 2600k ficou por 7 anos ligado direto (duh claro que as vezes a energia acabou rsrsrs). Assim como o 8700k fica agora.

Ressalto que eu uso meu PC para jogos, edição de vídeo, server de jogo, server de imagem no ambiente caseiro e pessoal. Tudo pra mim mesmo e um hobby meu. Ele não é meu ganha pão. Então se zicar o estresse é ficar sem a diversão por um período rsrsrs.

Se você ta decidido a fazer algo mais caseiro em um ambiente profissional, atente-se em fazer as devidas configurações de backup e cuidados com energia. Lembre-se que você está abrindo mão de suporte, garantias e etc por simplicidade e baixo custo. A garantia será "soy yo" no caso neh. Quando der merda vão ligar pra vc. Não pra HP rsrsrs.

Um abraço.

Agora vc esclareceu minha duvida, suporte sou eu mesmo, nunca precisei ligar pra HP, troca de peças, formatação eu mesmo faço, por ex: já está com um SSD q coloquei e o server dobrou velocidade. Se for pra pegar um servidor mais antigo, prefiro comprar peças atuais, montar tipo um pc gamer, já q a empresa é pequena e poucos usuários.
 
Agora vc esclareceu minha duvida, suporte sou eu mesmo, nunca precisei ligar pra HP, troca de peças, formatação eu mesmo faço, por ex: já está com um SSD q coloquei e o server dobrou velocidade. Se for pra pegar um servidor mais antigo, prefiro comprar peças atuais, montar tipo um pc gamer, já q a empresa é pequena e poucos usuários.


rsrs. Se esse é o caso, não há nada que impeça. Se você montar direitinho, bem refrigerado, com suporte de energia e alguns raids de backup em disco ou em nuvem, para a sua realidade é bem provável.

Nesse caso é bom ter peças sobressalentes. Em caso de falha as vezes é problemático esperar a peça nova chegar da loja ou pagar 2x mais em loja física neh. Só tome alguns cuidados. Não vou fazer drama já que você ta falando de 3 usuários e aplicação pequena rsrs.

Abs.
 
rsrs. Se esse é o caso, não há nada que impeça. Se você montar direitinho, bem refrigerado, com suporte de energia e alguns raids de backup em disco ou em nuvem, para a sua realidade é bem provável.

Nesse caso é bom ter peças sobressalentes. Em caso de falha as vezes é problemático esperar a peça nova chegar da loja ou pagar 2x mais em loja física neh. Só tome alguns cuidados. Não vou fazer drama já que você ta falando de 3 usuários e aplicação pequena rsrs.

Abs.

Tem programa que faz backup diário em outro HD e no NSA310, e o NSA310 faz upload pra googledrive pago, já q não confio muito em SSD. Uma vez queimou HD aí eu mudei o programa pra meu pc no trab, apesar de ser 20GB o programa roda de boa, só ficou mais lento na rede. Loja Fisica nda aqui, fim de mundo 9.000 habitantes, interior BA.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo