Imbecilidades em Entrevistas de Emprego

Eu entendo o que o confrade se queixa, porém temos que entender os dois lados.

Os lados do RH, realmente não basta ser um bom técnico e ser um ser humano desprezível, como já foi dito acima isso afeta o rendimento laboral, senão seu dos outros. Mas aí é que está o pulo do gato, tem que have rum equilíbrio, já ví um maluco aqui da fábrica fazer o entrevistador ficar com brilho nos olhos (o cara embrova muito bem) , depois que foi pra área não conseguia desenvolver a parte ténica nem fudendo, ou seja na hora de uma contratação a passoa tem qu ter um mínimo de técnica pra aí sim desenvolver o resto no "on the job".

Sobre o setor de RH, Recrutamento e Seleção mais especificamente, de fato só tem gente inítul que acha que entende de alguma bosta, eu faço faculdade de engenharia e vejo a turma do curso de RH, só mina gostosinha que não quer ralar na vida e trampar em escritório e os caras que tão no curso de RH pra comer as mina, daí eu paro e penso, é esse tipo de gente que vai recrutar e selecionar candidatos nas empresas no futuro. É meus Srs é de cair o cú da bunda.

Sobre entrevistas de emprego são ridículas mesmo mas não é de hoje, e desistir de participar de processos só por causa disso só mostra que vc é no mínimo acomodado. Que existem vagas com candidatos previamente aprovados, existem, mas não é por isso que vc não vai tentar, afinal vc nunca sabe qual vaga de qual empresa já está arranjada pra alguém.

Sobre dinâmicas eu tô ligado que tem umas bizarras, mas em suma elas estão ali pro cara ver se o candidato demonstra as habilidades que ele precisa pra vaga, por exemplo; Pra uma vaga de supervisor de fábrica, durante a dinâmica de grupo o maluco fica passivo e não participa do grupo já é carta fora do baralho, enquanto outro candidato que toma a frente e coordena o bagulho já está na vantagem, pois está demonstrando a habilidade de Liderança e Influenciar pessoas, habilidades vitais para um supervisor de fabrica por exemplo.

Pra finalizar, agente tem que ter a malícia e malandragem dos processos de seleção de candidatos, resumindo vc tem que falar o que o cara quer ouvir, mas nunca falando frases de efeito como "meu defeito é ser perfeccionista". Existem muitas dicas do livro Emprego de A a Z, sem contar no Linkedin, tudo é uma questão de filtro.
 
O que pediram pra você fazer que você achou ''que fosse bobo''?
Bom... pedir nada. Se chegassem a pedir pra fazer o pato com massinha de modelar ou dançar axé como os colegas disseram eu ia tocar o f0da-se e ir embora.
No mais o mesmo joguinho psicológico e perguntas imbecis de sempre em todas as entrevistas que passei.
Na maior parte do tempo das entrevistas em vez de destacar a experiência profissional, comigo foram realizadas perguntas decoradas do tipo: qual sua maior qualidade ou defeito, o que te levou a se candidatar a este cargo, o que gosta de fazer nas horas vagas, fora o interesse em saber porque sai das empresas anteriores, e qual era minha relação com elas hoje em dia, etc... Coisas que não dizem nada sobre ser um bom profissional ou pessoa. Na minha última entrevista cheguei a estudar todo o histórico da empresa no mercado, ramo de atividades, histórico financeiro, posição no mercado, pra não ser perguntado nada do tipo, parecendo uma entrevista pra entrar no Big Brother Brasil ou as mesmas que fazem com atendentes de telemarketing em seu primeiro emprego.
 
perguntas do tipo...
..."onde você se vê daqui a 10 anos?";:john:
..."o que faz nas suas horas de lazer?"; :if::gaming:
..."qual sua religião?":wat:

daí tu não responde o que o entrevistador mané "espera" ouvir, e simplesmente não te contrata, mesmo que tu seja um profissional excelente exercendo a função para aquela vaga em específico.
se me fazem essa pergunta hoje em dia, eu simplesmente me levanto e vou pra próxima, que querem saber o que faço nas horas vagas?, ou religião?, o que faço(ou o que tu faz) nas horas vagas não é, e não diz respeito ao empregador, não interferindo na minha(ou sua) capacidade de exercer a função pela qual foi contratado, FODA-SE.
a pessoa pode ser um satanista adorador do Belzebu, que nas horas vagas se fantasia de pônei e come pizza com catchup, e ser um excelente profissional, bem como ser uma pessoa toda engomadinha, e ser um profissional de merda....não sei se tem muito a ver com o tópico mas..:clo::safadao:
 
Uma coisa que acho até interessante aqui, o RH é responsável pela avaliação dos currículos, filtragens e sei lá o que mais, porém antes de chamar pra qualquer entrevista, é passado para o gerente de cada setor, o mesmo escolhe aqueles que julga serem melhor qualificados.

Após isso passam pela entrevista com o RH e ai com os gerentes que decidem quem será contratado.
 
perguntas do tipo...
..."onde você se vê daqui a 10 anos?";:john:
..."o que faz nas suas horas de lazer?"; :if::gaming:
..."qual sua religião?":wat:

daí tu não responde o que o entrevistador mané "espera" ouvir, e simplesmente não te contrata, mesmo que tu seja um profissional excelente exercendo a função para aquela vaga em específico.
se me fazem essa pergunta hoje em dia, eu simplesmente me levanto e vou pra próxima, que querem saber o que faço nas horas vagas?, ou religião?, o que faço(ou o que tu faz) nas horas vagas não é, e não diz respeito ao empregador, não interferindo na minha(ou sua) capacidade de exercer a função pela qual foi contratado, FODA-SE.
a pessoa pode ser um satanista adorador do Belzebu, que nas horas vagas se fantasia de pônei e come pizza com catchup, e ser um excelente profissional, bem como ser uma pessoa toda engomadinha, e ser um profissional de merda....não sei se tem muito a ver com o tópico mas..:clo::safadao:
Pizza com catchup é bom. Eu como pizza com catchup no meu tempo livre... :vinho:

Uma coisa que acho até interessante aqui, o RH é responsável pela avaliação dos currículos, filtragens e sei lá o que mais, porém antes de chamar pra qualquer entrevista, é passado para o gerente de cada setor, o mesmo escolhe aqueles que julga serem melhor qualificados.

Após isso passam pela entrevista com o RH e ai com os gerentes que decidem quem será contratado.
Aqui funciona assim e geralmente não tem essas dinâmicas idiotas pelo fato das funções aqui exigirem um set de conhecimentos bem restrito. Então não aparece muita gente pra concorrer e a empresa tem que se focar mais nos aspectos técnicos do candidato do que nessas subjetividades psicológicas do RH.
 
Aqui funciona assim e geralmente não tem essas dinâmicas idiotas pelo fato das funções aqui exigirem um set de conhecimentos bem restrito. Então não aparece muita gente pra concorrer e a empresa tem que se focar mais nos aspectos técnicos do candidato do que nessas subjetividades psicológicas do RH.

Aqui creio que dinâmicas não tenham, mas tem que passar pelo psicólogo, o que é bem chato. Mas ninguém da pitaco, só o gestor kkk
 
Na minha primeira entrevista da minha vida.. era pra trabalhar com Redes e eu achava que era pra desenvolvimento..
aí quando o cara falou que era pra Redes eu ja fiquei revoltado.. (pq o cara chama alguem que trabalha com desenvolvimento pra trabalhar com redes?)
daí eu perguntei ja logo de salário, por mais que fosse Redes se o salário fosse bom eu até aceitaria... aí o cara explicou tudo e falou do salário: 1.100 R$
aí quando ouvi a parte de "terá de trabalhar vários sabados" pensei to fora kkkkkk..

Comecei a falar sem parar sobre desenvolvimento e o TI atualmente, ficamos trocando ideia e falei "então trabalhar de sabado pra mim não vai dar (desculpa)" ...
O cara tinha gostado de mim, dai ele falou um "poxa cara gostei de você foi o unico que entrou aqui não ficou com vergonha ou não viajou nas ideias pq ti vc sabe como é né"
daí fiquei trocando ideia maior tempo com o cara coisa de 30 min.. aí nos despedimos fui embora e foi daora..
 
Acredito que para cargo onde a função exija MUITA interação social, ok, até seria válido colocar um psicólogo la para ajudar a filtrar. Porém o que acontece hoje, é que o psicologo tem mais voz de decisão do que o responsável pela área da empresa que precisa do funcionário.
Na construção civil por exemplo, o engenheiro vai la e filtra 3 candidatos e o psicologo filtra outros 3 diferentes. O psicologo se acha com mais moral(e acaba tendo mais moral) pq estudou uma área que "entende pessoas" e o engenheiro é só uma calculadora com pernas que cospe números.

Mesma coisa no TI, aparece um cara que sabe/consegue segurar uma empresa média sozinho, mas o psicologo vai la e passa o outro que não consegue manter a "infra" da casa dele funcionando direito.


Acho que tem cargos especificos que psicologo é util, mas tem outros que ele tem mais é que ficar LONGE e de boca fechada.


A pergunta mais idiota que já me fizeram numa entrevista foi aquela default, "que animal voce seria?"

Quando a mulher perguntou isso, eu travei com cara de ":wat:" por alguns segundos que pareceram horas, no fim eu respondi "nenhum". Ela perguntou pq, eu disse "pq nenhum, oras". E ficamos os dois com cara de 'wtf' no fim.

Ah sim, em outra ocasião foi pedido no fim da entrevista para fazer uma CARTA DE SOLICITAÇÃO DE EMPREGO.
Tambem travei no ":wat:", escrevi acho que umas 2~3 linhas sem sentido e abandonei a causa.
Toma no c*, é o mesmo que pedir para uma criança fazer cartinha pra papai noel. Se f0der viu...
 
Última edição:
Olá amigos!

Após uma semana de entrevistas de emprego, na tentativa de conseguir uma vaga em uma empresa com estabilidade e salário melhor do que a minha atualmente, me deparei novamente com as broxantes entrevistas de emprego, onde mudei de ideia sobre procurar uma nova empresa e resolvi ficar na mesma e continuar focando na minha qualificação e em concursos públicos.

É impressionante a infantilidade e imbecilidade das entrevistas que me submeti, dinâmicas em grupo então... Me sentia um verdadeiro bobo da corte.

Na minha modesta opinião de hater assumido do setor de RH, onde apenas acho que esse setor já deveria estar extinto a muito e muito tempo, ou voltado as origens onde o setor de RH era conhecido tão somente pela parte burocrática, e não como vemos hoje em que ele se mete desastrosamente na parte estratégica e de planejamento das empresas, criando filosofias do tipo comunas que vemos hoje em dia na política de todas as empresas.

Sei que é maçante bater em cachorro morto, mas por que será que esse cenário não muda? Está dando certo?

Entrevistas em que o foco é mais a parte social do candidato do que a técnica e competência no cargo já é ou serão o futuro?

Um psicólogo saberia avaliar um candidato melhor que um gerente da empresa?

Qual foi o tipo de empresa em que isso aconteceu e para qual cargo ? Acho que hoje em dia é uma tendência das empresas em geral se preocuparem mais com o comportamento dos funcionários na empresa ( considerando capacidade de liderança, relacionamento, aderência à cultura da empresa ...) do que com conhecimento técnico. Porém, vejo isso como uma tendência para cargos de analistas, assessores, consultores em geral, que são cargos que exigem muita comunicação seja com pessoas da própria empresa, clientes, fornecedores e por aí vai... Em outros cargos que se exigem mais especialização ou em que seu currículo é mais importante, é difícil ver dinâmicas de grupo. Por exemplo: analista no mercado financeiro, onde são contratados muitas pessoas que trabalhava em um setor específico e recebe uma proposta para ser analista desse setor em uma corretora, engenheiro de manutenção de dutos de uma petroleira, e vários outros. Acho essa palestra do Colin Butterfield ( trabalhou no Banco Garantia, co-fundador da decolar.com, foi vice presidente da Cosan ) sobre liderança muito interessante, se puder veja as duas partes, mas aqui ele fala sobre os tipos de funcionários de uma empresa:
 
acredito que a maioria das pessoas são demitidas mais pelo fator comportamental do que pelo profissional.

É isso mesmo

Já trabalhei em empresa (grande por sinal) em que o gestor enviava toda semana um gráfico com as tarefas realizadas por profissional da equipe, eu sempre estava entre o 1o e 2o lugar de desempenho. Bastou alguém reclamar (protegida do chefe, mais tempo de casa) para ele parar de enviar os resultados.

Eu simplesmente fui desligado da empresa porque achava absurdo chegar em casa as 22:00hrs e ter que ficar em uma VM para terminar o serviço, além do que o líder de equipe chega na minha cara e fala 'vc tem 20 horas para fazer, eu sei que não dá em 20 horas, mas você tem que entregar no prazo'

Fora que se você começa a ter problemas familiares ou algo do tipo, a empresa acha que você 'não está dando o sangue'

Um dos pontos ruins em empresas grandes é o crescimento profissional, um cara que está a mais tempo que você e puxa o saco do chefe tem muito mais chances de ser promovido. Digo por experiência própria. Sim, tinha experiência, mas o fator comportamental dele era nulo, metido e arrogante, mas era da 'panelinha' né....

Hoje estou em uma empresa menor, mas com muito , mas muito mais possibilidades de crescimento
 
Pior que é desanimadoras as entrevistas de emprego, eles pedem, quanto membros na família tem? Mora em casa alugada ou própria? Tem carro ou moto? Me descreva você :fanboys:? o que você faz nas horas vagas? :poker:

E na maioria das vezes eles olham para a cara do sujeito e dizem que você não tem exp. prática o suficiente para a área e sua exp. técnica (eu fazia faculdade de ciências contáveis e estava sendo entrevistado para um escritório de contabilidade), no fim me mandou embora, de lá contrataram uma colega minha da faculdade, só contratam mulheres também se tiver um homem além do chefe lá é muito, :folks: :tnr: (deve ser por gosto:if: ou para pagar menos salário mesmo.

E se entrar nessa de gênero vish. E tem entrevista que me avaliam a aparência :br: :apelo:.
 
É isso mesmo

Já trabalhei em empresa (grande por sinal) em que o gestor enviava toda semana um gráfico com as tarefas realizadas por profissional da equipe, eu sempre estava entre o 1o e 2o lugar de desempenho. Bastou alguém reclamar (protegida do chefe, mais tempo de casa) para ele parar de enviar os resultados.

Eu simplesmente fui desligado da empresa porque achava absurdo chegar em casa as 22:00hrs e ter que ficar em uma VM para terminar o serviço, além do que o líder de equipe chega na minha cara e fala 'vc tem 20 horas para fazer, eu sei que não dá em 20 horas, mas você tem que entregar no prazo'

Fora que se você começa a ter problemas familiares ou algo do tipo, a empresa acha que você 'não está dando o sangue'

Um dos pontos ruins em empresas grandes é o crescimento profissional, um cara que está a mais tempo que você e puxa o saco do chefe tem muito mais chances de ser promovido. Digo por experiência própria. Sim, tinha experiência, mas o fator comportamental dele era nulo, metido e arrogante, mas era da 'panelinha' né....

Hoje estou em uma empresa menor, mas com muito , mas muito mais possibilidades de crescimento

Em qual área você trabalhava ?
 
Isso foi em qual empresa?

Para uma empresa de desenvolvimento de software aqui na cidade, mas a entrevista foi em uma empresa de RH/Recrutamento terceirizada.

Na entrevista não falaram o nome da empresa.
 
Em qual área você trabalhava ?

N3
Análise e desenvolvimento

N1 - Help desk
N2 - Contato com cliente, sem desenvolvimento
N3 - Deu pau e tem que acertar, ou é algo novo (inovação ou legislação)
 
Foi nesse fórum que li alguém relatar que teve que imitar galinha :haha:

Tá, e pra pessoas introvertidas, o que é o meu caso, como fica ? chupando dedo ?
Consigo muito bem ser mega extrovertido quando quero puxar saco, nada me custaria fingir isso de forma fenomenal (como já faço), nessas dinâmicas aí.

Por sorte, nunca participei de dinâmica.
 
Cheguei a fazer algumas bem "interessantes", mas a vencedora foi uma com dinâmica. Seis candidatos numa mesa redonda sendo avaliados por duas mulheres e um cara. De início rolou conversa informal, depois pediram para cada um desenhar uma árvore e pintar, depois fizeram perguntas a cada um, coisa sobre o que quer da vida, o que espera da empresa, como vai sua vida e tal. Uma candidata comentou sobre como estava sendo difícil morar sozinha após ser abandonada pela mãe e como trabalhava e se sustentava desde os 13 anos, sendo que agora estava estudando por algo melhor. Não sabia se me sentia mal por ela ou tentava competir. :feelbad:

Depois cada um teve que desenhar um animal ou objeto com o qual se identificava. Eu acho que era animal ou objeto ou qualquer coisa, mas como todos fizeram animal, bem... sei lá. Do que lembro uma garota desenhou uma zebra, um cara um leão, outro cara uma abelha ("sei trabalhar em equipe e trabalhar para o todo", certeza que pegaram ele shuashaushaushau) e eu fiz uma nuvem: "Sou uma nuvem, assumo qualquer forma" Basicamente um "o que precisar que seja feito eu faço". Era no sentido de que quando trabalho faço o que for preciso para que seja bem feito e tal, mas agora entendo o lado zueira disso. :bwahaha:

No fim nos dividiram em dois grupos de três, sendo que ficou claro que um grupo tinha os que pareciam estar indo bem até então e no outro a escória (estava nesse, sou péssimo falando). Nessa etapa era preciso fazer uma redação sobre um de dois temas. Um era sobre a Dilma, não lembro o que exatamente, o outro era algo tipo globalização. Pegamos esse e escrevemos o que deu. Nesse dia estava com febre, então fui ao banheiro lavar o rosto e tentar melhorar o semblante algumas vezes, pode ter pego mal também.

Enfim, entrevistas desse tipo só se eu realmente estiver precisando ou querendo a vaga. Caso contrário, partiu casa.
 
Acredito que para cargo onde a função exija MUITA interação social, ok, até seria válido colocar um psicólogo la para ajudar a filtrar. Porém o que acontece hoje, é que o psicologo tem mais voz de decisão do que o responsável pela área da empresa que precisa do funcionário.
Na construção civil por exemplo, o engenheiro vai la e filtra 3 candidatos e o psicologo filtra outros 3 diferentes. O psicologo se acha com mais moral(e acaba tendo mais moral) pq estudou uma área que "entende pessoas" e o engenheiro é só uma calculadora com pernas que cospe números.

Mesma coisa no TI, aparece um cara que sabe/consegue segurar uma empresa média sozinho, mas o psicologo vai la e passa o outro que não consegue manter a "infra" da casa dele funcionando direito.


Acho que tem cargos especificos que psicologo é util, mas tem outros que ele tem mais é que ficar LONGE e de boca fechada.


A pergunta mais idiota que já me fizeram numa entrevista foi aquela default, "que animal voce seria?"

Quando a mulher perguntou isso, eu travei com cara de ":wat:" por alguns segundos que pareceram horas, no fim eu respondi "nenhum". Ela perguntou pq, eu disse "pq nenhum, oras". E ficamos os dois com cara de 'wtf' no fim.

Ah sim, em outra ocasião foi pedido no fim da entrevista para fazer uma CARTA DE SOLICITAÇÃO DE EMPREGO.
Tambem travei no ":wat:", escrevi acho que umas 2~3 linhas sem sentido e abandonei a causa.
Toma no c*, é o mesmo que pedir para uma criança fazer cartinha pra papai noel. Se f0der viu...

Essa pergunta do animal é clássica, já me perguntaram muito essa porcaria. Essa da carta de solicitação nunca me pediram, só pra fazer redação em português/inglês.

É isso mesmo

Já trabalhei em empresa (grande por sinal) em que o gestor enviava toda semana um gráfico com as tarefas realizadas por profissional da equipe, eu sempre estava entre o 1o e 2o lugar de desempenho. Bastou alguém reclamar (protegida do chefe, mais tempo de casa) para ele parar de enviar os resultados.

Eu simplesmente fui desligado da empresa porque achava absurdo chegar em casa as 22:00hrs e ter que ficar em uma VM para terminar o serviço, além do que o líder de equipe chega na minha cara e fala 'vc tem 20 horas para fazer, eu sei que não dá em 20 horas, mas você tem que entregar no prazo'

Fora que se você começa a ter problemas familiares ou algo do tipo, a empresa acha que você 'não está dando o sangue'

Um dos pontos ruins em empresas grandes é o crescimento profissional, um cara que está a mais tempo que você e puxa o saco do chefe tem muito mais chances de ser promovido. Digo por experiência própria. Sim, tinha experiência, mas o fator comportamental dele era nulo, metido e arrogante, mas era da 'panelinha' né....

Hoje estou em uma empresa menor, mas com muito , mas muito mais possibilidades de crescimento

Para quem trabalha em T.I é complicado mesmo, interessante que sempre tem projeto, gerente de projeto/líder de projeto, analista de negócio (todos com trocentos canudos/cursos/certificações), e o negócio sempre desanda, sempre... Aí a bomba cai no colo de desenvolvimento, depois no colo de QA aí a culpa também porque claro que se o projeto não foi entregue no prazo e/ou como foi determinado a culpa é claro sempre da equipe de desenvolvimento/QA e não do animal que gerencia/definiu o projeto, o escopo do projeto e o prazo junto ao Ameba chamado Cliente.

Para uma empresa de desenvolvimento de software aqui na cidade, mas a entrevista foi em uma empresa de RH/Recrutamento terceirizada.

Na entrevista não falaram o nome da empresa.

Cara, eu não quero nem ouvir sobre vaga através dessas empresas de RH, cambada de charlatão, só te fazem perder tempo e dinheiro, se não for uma entrevista direto com a empresa eu nem vou. Isso evita muita dor de cabeça.
 
Essa pergunta do animal é clássica, já me perguntaram muito essa porcaria. Essa da carta de solicitação nunca me pediram, só pra fazer redação em português/inglês.



Para quem trabalha em T.I é complicado mesmo, interessante que sempre tem projeto, gerente de projeto/líder de projeto, analista de negócio (todos com trocentos canudos/cursos/certificações), e o negócio sempre desanda, sempre... Aí a bomba cai no colo de desenvolvimento, depois no colo de QA aí a culpa também porque claro que se o projeto não foi entregue no prazo e/ou como foi determinado a culpa é claro sempre da equipe de desenvolvimento/QA e não do animal que gerencia/definiu o projeto, o escopo do projeto e o prazo junto ao Ameba chamado Cliente.



Cara, eu não quero nem ouvir sobre vaga através dessas empresas de RH, cambada de charlatão, só te fazem perder tempo e dinheiro, se não for uma entrevista direto com a empresa eu nem vou. Isso evita muita dor de cabeça.

Eu não paguei nada pra essa empresa terceirizada de RH. Eu cadastrei um curriculo la uma vez, e deixei, do nada me ligaram. Não tive custo nenhum.
 
Eu não paguei nada pra essa empresa terceirizada de RH. Eu cadastrei um curriculo la uma vez, e deixei, do nada me ligaram. Não tive custo nenhum.


Tempo é dinheiro, nesse sentido que falei ;)
 
Muito massa esse tópico hahaha, eu como um jovem de 20 anos que ainda é muito novo nesse mundo das dinâmicas e das entrevistas, afirmo que esse tópico, além de divertido, tem sido bem informativo!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo