• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Impressão de fotografias, grandes tamanhos A3, A2.

Columbina Talpacoti

know-it-all Member
Registrado
Criei este tópico para discutirmos e trocar dicas sobre os meios de impressão, tipos e técnicas,
tipos de papel e tipos de tinta ou pigmento

a pessoa que já sabe editar e tratar uma fotografia mas e quando chega a hora de imprimir? o que fazer? impressão é tudo igual?

_ _


Bom decidi imprimir alguns de meus trabalhos pela primeira vez, e não conheço nada sobre impressão, decidi ir na kalunga copy and print pois era o que tinha acessível no meu conhecimento no começo.

já aprendi sobre gramatura do papel, papel fosco e papel brilhante, laminação.
mas queria saber o que causou da minha fotografia ficar escura na impressão, foi impressão fosca gramatura papel 250, mas naquela altura eu não sabia nem que podem existir impressoras com 9 ou 12 cartuchos por exemplo, é como se a impressora deles não conseguisse diferenciar tons mais escuros

a foto tinha boa qualidade, foi feito do RAW e salvo em png

alguém tem dicas ou soluções para isso?

AJFCJaWjSHseyxTqILawjuOP-AN3UsNOOfuWnjj5DtPm2acCYPXufkJ-jY6Uua7fzK5VcIs_J49TpduVdc7cIJ-9qoUvAMYRW1uukAhRQs_7gyiquvCi3bXk2Y2O3D1o6nXsHqRyIhdOAv_rmrntIyd466kK=w1200-h1600-s-no
 
Não faço ideia de qual tipo de impressora que a Kalunga está usando, até por terem mais de uma unidade. Pelos "parceiros", deveria ser da HP, que tem a linha Z, que seria para poster/foto em grande formato mas eu nunca usei uma antes pra poder opinar sobre cor/qualidade. A que consta no site deles é uma z2100, que já está fora de linha faz um tempinho, era pra ter 8 cores em tinta pigmentada.

Pelo tamanho/proporção imagino que seja em tamanho A3? A impressão foi feita na hora na loja mesmo em alguma máquina que dava pra ver modelo/marca?
Pela foto impressa parece ser "só" escura mesmo, mas infelizmente aí entra a brincadeira de calibrar o monitor pra coincidir com o que sai ou pelo menos se aproxima da impressora e vice versa. Eu já fiz alguns testes, com impressora de 5 cores (cmy e preto fosco/foto), 6 cores (cmyk + vermelho + cinza), 8 cores (cmyk+preto foto, cinza e photo magenta/ciano) e de 12 cores. A diferença maior realmente são essas áreas com pouca diferença e eventualmente alguma cor específica, tipo o vermelho ou o cinza pro preto e branco.

Quanto a tipo de tinta, a dye tem a vantagem de "misturar" melhor, já que o corante dela é dissolvido em água, ao contrário da pigmentada que são gotas/partículas maiores. Por outro lado essas partículas maiores garantem mais resistência a luz do sol, então... tem vantagens e desvantagens.
 
pra algo ficar bom na impressora oque ajuda é resolucao da foto, e quanto maior tamanho da impressao pra acompanhar qualidade a resolucao do arquivo png jpg ou raw da foto precisa ser enorme um poster de outdoor pra fica boa qualidade da foto precisa de resolucao gigantesca da foto mais de 10k senao degrada
 
Criei este tópico para discutirmos e trocar dicas sobre os meios de impressão, tipos e técnicas,
tipos de papel e tipos de tinta ou pigmento

a pessoa que já sabe editar e tratar uma fotografia mas e quando chega a hora de imprimir? o que fazer? impressão é tudo igual?

_ _


Bom decidi imprimir alguns de meus trabalhos pela primeira vez, e não conheço nada sobre impressão, decidi ir na kalunga copy and print pois era o que tinha acessível no meu conhecimento no começo.

já aprendi sobre gramatura do papel, papel fosco e papel brilhante, laminação.
mas queria saber o que causou da minha fotografia ficar escura na impressão, foi impressão fosca gramatura papel 250, mas naquela altura eu não sabia nem que podem existir impressoras com 9 ou 12 cartuchos por exemplo, é como se a impressora deles não conseguisse diferenciar tons mais escuros

a foto tinha boa qualidade, foi feito do RAW e salvo em png

alguém tem dicas ou soluções para isso?

AJFCJaWjSHseyxTqILawjuOP-AN3UsNOOfuWnjj5DtPm2acCYPXufkJ-jY6Uua7fzK5VcIs_J49TpduVdc7cIJ-9qoUvAMYRW1uukAhRQs_7gyiquvCi3bXk2Y2O3D1o6nXsHqRyIhdOAv_rmrntIyd466kK=w1200-h1600-s-no

Impressão não é a melhor forma de passar as fotos para o papel. As fotografias estão no espaço de cor RGB e na impressão são convertidas para CMYK, e só aí já pode haver problemas. E o comportamento da tinta no papel é difícil de prever, especialmente nas sombras, como você observou. A melhor opção é ampliação em papel fotográfico. O papel fotográfico não usa tinta. Ele reage quimicamente à luz, o que gera mais qualidade e precisão nas cores, luzes e sombras. Veja se você encontra algum local que faça isso na sua região.
 
Pode ter sido a conversão de RGB pra CMYK. Não faço impressão de fotografias em grandes formatos, mas faço de fotolivros na dreambooks. Envio em SRGB e sempre tive boa fidelidade em relação ao que vejo no monitor.
 
Criei este tópico para discutirmos e trocar dicas sobre os meios de impressão, tipos e técnicas,
tipos de papel e tipos de tinta ou pigmento

a pessoa que já sabe editar e tratar uma fotografia mas e quando chega a hora de imprimir? o que fazer? impressão é tudo igual?

_ _


Bom decidi imprimir alguns de meus trabalhos pela primeira vez, e não conheço nada sobre impressão, decidi ir na kalunga copy and print pois era o que tinha acessível no meu conhecimento no começo.

já aprendi sobre gramatura do papel, papel fosco e papel brilhante, laminação.
mas queria saber o que causou da minha fotografia ficar escura na impressão, foi impressão fosca gramatura papel 250, mas naquela altura eu não sabia nem que podem existir impressoras com 9 ou 12 cartuchos por exemplo, é como se a impressora deles não conseguisse diferenciar tons mais escuros

a foto tinha boa qualidade, foi feito do RAW e salvo em png

alguém tem dicas ou soluções para isso?

AJFCJaWjSHseyxTqILawjuOP-AN3UsNOOfuWnjj5DtPm2acCYPXufkJ-jY6Uua7fzK5VcIs_J49TpduVdc7cIJ-9qoUvAMYRW1uukAhRQs_7gyiquvCi3bXk2Y2O3D1o6nXsHqRyIhdOAv_rmrntIyd466kK=w1200-h1600-s-no
Consegue me mandar essa foto, wetransfer, drive, como preferir? Tenho uma G500 da Canon, é só A4 mas dá uma resolução bem legal pra fotos, não chega no nível da PRO4000 que são 12 cartuchos, mas com só 6 cores não faz tão feio.
 
Consegue me mandar essa foto, wetransfer, drive, como preferir? Tenho uma G500 da Canon, é só A4 mas dá uma resolução bem legal pra fotos, não chega no nível da PRO4000 que são 12 cartuchos, mas com só 6 cores não faz tão feio.
desculpe a demora, esses dias cheio de trabalho e relatório pra fazer pros professores,

minhas fotos sempre clico o arquivo RAW com a câmera faço o tratamento e salvo a cópia.

vou te mandar
_ _

também Gastei um tempo pesquisando sobre calibração achei um perfil de cores pra um monitor parente desse meu aqui, apliquei o perfil de cor e as configurações que pedia,
não ficou igual mas até que aproximou ao visual da impressão, isso no modo de cor personalizado e com o HDR desligado

mas mesmo os outros modos de imagem com e sem hdr, sRGB dci-p3 dava pra "ver melhor" os claros e escuros da foto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pra algo ficar bom na impressora oque ajuda é resolucao da foto, e quanto maior tamanho da impressao pra acompanhar qualidade a resolucao do arquivo png jpg ou raw da foto precisa ser enorme um poster de outdoor pra fica boa qualidade da foto precisa de resolucao gigantesca da foto mais de 10k senao degrada

a câmera é razoavelmente boa, canon T6, clico em RAW mando pro editor e salvo com a menor compressão possível, já estudei sobre as resoluções dos formatos, e no photoshop tem uma ferramenta pra isso já pra deixar no formato que você quiser, pra resolução A3 dá tranquilo, só no A2 que preciso expandir um pouco a foto por que o sensor da câmera clica no formato 3:2 sem crop de imagem
 
Última edição:
Fiz três testes, todos sem nenhum ajuste, só configurei na máquina e no driver o tipo de papel

3z1IAd7.jpg

r2VviHi.jpg

Q2NSfzo.jpg

No brilho pelo que vi ficou muito "quente" a configuração da impressora, no fosco muito fria. Bizonhamente, pro brilho as árvores do fundo ficaram mais próximas na coloração, pro fosco o amarelo do caminhão ficou mais próximo. O mais porco realmente foi no papel comum, apesar que o próprio driver já me avisava pra não mandar imprimir sem borda. Ficou claro pra caramba, mas ainda pendendo pra cor fria.
Ambas foram impressas na G510, como disse só tem 6 cores (preto, cinza, vermelho, ciano, magenta e amarelo) então não é exatamente a mais precisa em fidelidade de cores.

Eu não tinha reparado na foto da Kalunga, até a grade frontal do caminhão virou uma coisa só quase? Pela foto nem consigo distinguir que tem grades ali. Tá bem estranho, mas ao que tudo leva a crer a máquina está pendendo mais pro escuro do que deveria. A parte "verde" do jeito que está no arquivo realmente está um pouco escuro, mas imagino que por ser um dia nublado, fica complicada a questão do contraste, por ter menos luz disponível.
 
Esquece imprimir nesses locais tipo Kalunga, eles priorizam impressão barata para clientes com pouca exigência, não é voltado para o fotógrafo. Procura um bom laboratório de impressão na sua cidade, ou até mesmo online.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo