Impressões sobre o Amplificador de caixas Topping TP-22

MiND

.
Registrado
Bom pessoal, depois de algumas horas ouvindo o Topping TP22 já tenho algumas impressões sobre o que ele é capaz. Lembrando que minhas impressões são subjetiva.

Specs:

Features
T-Amp IC Tripath TK2050

HIFI Electronic Components:
TOKO digital amplifier Inductance DASM1620
ALPS Potentiometer
KOA Resistance
nichicon FW Capacitance
EPCOS Capacitance
OMRON Relay

Analog input : RCA input x 2 (2 x L & R input)
Amplifier output : Binding Post (L & R channel), BTL output
Net weight : Approx 745g (unit only)
Dimensions : Approx 20CM x 11.5CM x 5CM

Includes :
1 x TP22
1 x AC 100V-240V input, DC20V3A output adapter
(CE, FCC, PSE, UL certified)
1 x user's manual

Suitable Speaker Impedance 4-8Ω
Maximum output power : 25.7W (RL=4Ω, THD+N=10%) 12.8W (RL=8Ω, THD+N=10%)
Output resistance: 0.28Ω
Minimum THD+N : 0.006% THD+N(@1kHz) 0.013%
Frequency response : 20-20kHz±1.8dB
Input sensitivity : 330mVrms
Noise : <2mV Gain(@1kHz) 29dB

Setup utilizado:
Creative Titanium HD -> Topping TP22 -> Cabos OFC Santo Angelo 4mm (10AWG) -> Plugs Nakamichi -> Monitor Audio MR1.


Unboxing:
Após a compra foi enviado rapidamente, levou um tempo total de 23 dias té a entrega. A embalagem chegou em boas condições, sem avarias, em plastico bolha e bem acondicionado dentro da caixa.

THfHjrC.jpg


NHurGKV.jpg


E0cC0xt.jpg


KbqC14w.jpg


uIOVMvy.jpg



Construção: A construção do amp aparenta boa qualidade, sólido, todo em metal, sem imperfeições e que vai durar por bastante tempo com os devidos cuidados.

VxOSFHd.jpg


KeUtvEJ.jpg


1hk6dx4.jpg


OznOyc5.jpg





O Som: O Topping me surpreendeu com a qualidade de som. Estava usando um receiver para empurrar as caixas no PC antes de receber o amp, e não esperava que o Topping superaria em qualidade sonora em conjunto com a placa de som, o Receiver. E o volume é muito responsivo, eu pensava que 30WPC para caixas de 70W@6ohms seria pouco pra conseguir bom volume, estava completamente enganado, 20% do volume já está de bom tamanho pra ficar na frente do PC.

auDdJ0O.jpg


wqPBRsG.jpg



Bass: Pra quem curte um bom punch, o amp atende muito bem esta faixa de frequência. Reproduz os graves com boa extensão , mesmo em caixas pequenas como as MA MR1. Em comparação a amplificação do receiver o Topping consegue reproduzir melhor os sub graves.

Médios: Os médios soam com clareza e detalhes, tanto vozes masculinas e femininas e instrumentos como violão soam limpos e definidos. Já em comparação com o receiver, tenho a impressão que a reprodução de vozes eram mais na "cara" do que no Topping.

Agudos: Os agudos tem uma boa extensão e detalhes e não são cansativos. Em comparação com o receiver, consigo ouvir melhor os detalhes de fundo em músicas sem muito esforço no Topping, mesmo em volumes baixos o que eu achei uma vantagem sobre o receiver.

Imagem e Palco Sonoro: Aqui foi onde eu percebi o maior ganho do Topping sobre o receiver. O Palco sonoro desse amp é muuito bom!! Ouvindo músicas bem gravadas como as do Jack Johnson, é possível ouvir o vocal no centro, bem no meio do monitor alguns instrumentos na diagonal esquerda/direita e outros nas extremidades . Ainda não testei jogos, quando testar atualizo o tópico.

Dica: Faça a ligação dos cabos corretamente nos contatos do amp e caixas, isso dará mais qualidade e precisão ao som. Se possível posicione as caixas próximo a altura dos ouvidos, isso dará um melhor palco sonoro e percepção da qualidade sonora do seu setup.


speakerconnections.jpg


Monitors-Placement-1.jpg
 
Última edição:
Parabéns pela aquisição e ótima iniciativa!

Mas eae @MiND, e quando passou dos 20% de volume? :lindo:

Sugestão: põe as specs do amplificador pra esse virar o tópico oficial dele.
 
Parabéns pela aquisição e ótima iniciativa!

Mas eae @MiND, e quando passou dos 20% de volume? :lindo:

Dica: põe as specs do amplificador pra esse virar o tópico oficial dele.


Valeu man! rss. Simples, começa ficar muito alto, impossível usar 50% do volume sentado em frete o PC. :damn:

Show, boa dica!
 
Show, ansioso pelo meu conjunto chegar também!

Acho que vai ficar muito bom o seu setup. Eu curtia muito a assinatura sonora da Xonar DX. Não sei como vai ficar o ganho de volume, porque suas caixas são diferentes, mas pelo que vi aqui o TP22 tem folego pra elas.

EDIT: Outra coisa que gostei, quando liga e desliga o amp é muito silencioso, não faz aquele "PUP" nas caixas.

EDIT #2: O amp não sofre com aquecimento, roda frio.
 
Última edição:
Acho que vai ficar muito bom o seu setup. Eu curtia muito a assinatura sonora da Xonar DX. Não sei como vai ficar o ganho de volume, porque suas caixas são diferentes, mas pelo que vi aqui o TP22 tem folego pra elas.

EDIT: Outra coisa que gostei, quando liga e desliga o amp é muito silencioso, não faz aquele "PUP" nas caixas.

EDIT #2: O amp não sofre com aquecimento, roda frio.
Relay Omron Japnês de alta qualidade para proteção das caixas, tá achando oq que eu ia dar uma dica furada? O bixo é completasso. Vc não sabe oq ele é capaz de fazer com os mods e uma fonte de qualidade. Bota muito Hi-end no chinelo.
 
Relay Omron Japnês de alta qualidade para proteção das caixas, tá achando oq que eu ia dar uma dica furada? O bixo é completasso. Vc não sabe oq ele é capaz de fazer com os mods e uma fonte de qualidade. Bota muito Hi-end no chinelo.

@Barr3l rid3r uma das melhores compras que já fiz!!! Obrigado pela indicação:safadao: rss!

De fabrica ele é muito bom, atende as necessidades com folga. O palco sonoro é muito bom, as vozes se formam bem no centro do monitor, não parecem que estão saindo da caixa!!! .

Com mod então. . . Deve ficar outro nível. Cogito essa possibilidade futuramente, vc dá garantia de quanto tempo do serviço ?
 
Ótimo tópico, parabéns!
Também to ansioso aqui esperando o TP-22, e ainda estou a decidir sobre quais caixas pegar.

Valeu @eddesigner . O amp vale apena. Se tivesse tido essa idéia já teria começado a montar o setup antes.

Se um dia eu trocar as caixas, penso em pegar um par com falantes de 6'', tipo a MR2 ou a SX-60, mas por enquanto o setup atual atende perfeitamente.

Usei por muitos anos Kits 2.1, este é meu primeiro 2.0 para música sem comparação. Falta testar em jogos.


Encomendei os plugs Nakamichi tipo Spade hoje no ml. Assim que chegar eu posto fotos.

Só estou na dúvida qual cabo escolher, porque dependendo da distância caixas/amp é um tipo de milimetragem (Gauge/AWG), e dependendo da milipode influenciar no som (graves e agudos).

Segundo essa tabela no meu caso seria 18AWG. Mas se não me engano o mais comum é usar entre 12 e 16AWG.



Materia sobre o assunto :

http://www.audioholics.com/audio-video-cables/speaker-cable-gauge

EDIT: Acho que Encontrei a resposta no artigo acima. Para quem deseja menor perda de sinal e alta fidelidade devem usar até 12AWG/Gauge para ligar os cabos nas caixa para o amp.
 
Última edição:
Os mods nào possuem garantia, mas tenha em mente que os componentes são substituídos por outros dentro das especificações mas com qualidade e durabilidade muito superiores. O amplificador passa a durar praticamente a vida inteira, ainda mais com uma fonte Meanwell industrial grade que oferece muito mais estabilidade e proteção que a original, além de um som mais limpo, encorpado e com maior potência.

Cabosvou dar a letra mais uma vez:

3m de cabo OFC Sto. Angelo ou Mogami acima de 3mm para as caixas e 1,6m do mesmo cabo com plugs Amphenol para o TP-22 na Titanium HD.

Eletronica Yashi
 
Os mods nào possuem garantia, mas tenha em mente que os componentes são substituídos por outros dentro das especificações mas com qualidade e durabilidade muito superiores. O amplificador passa a durar praticamente a vida inteira, ainda mais com uma fonte Meanwell industrial grade que oferece muito mais estabilidade e proteção que a original, além de um som mais limpo, encorpado e com maior potência.

Cabosvou dar a letra mais uma vez:

3m de cabo OFC Sto. Angelo ou Mogami acima de 3mm para as caixas e 1,6m do mesmo cabo com plugs Amphenol para o TP-22 na Titanium HD.

Eletronica Yashi

Sim, a recomendação dos cabos eu anotei, mas fiquei confuso com essa história de "AWG". Pergunta noob, como assim o mesmo cabo das caixas para placa de som ? :hmm:
 
Sim, a recomendação dos cabos eu anotei, mas fiquei confuso com essa história de "AWG". Pergunta noob, como assim o mesmo cabo das caixas para placa de som ? :hmm:

Cabos RCA sao coaxiais né confundi, mas pede o sto angelo OFC maior que tiver para RCA. (Livre de Oxigenio)
 
Usei por muitos anos Kits 2.1, este é meu primeiro 2.0 para música sem comparação. Falta testar em jogos.

Lembrei agora do @MiND e o seu sub da Edifier na prateleira :lol2:

Vai rolar um videozinho do set tocando? Por mais que não dê para capturar de forma fiel, é muito bacana ver tocando.
 
Lembrei agora do @MiND e o seu sub da Edifier na prateleira :lol2:

Vai rolar um videozinho do set tocando? Por mais que não dê para capturar de forma fiel, é muito bacana ver tocando.

Mas nem eu lembrava :impossibru:! rsss

Pow, até deu vontade de fazer, testei no celular mas fica com eco, pq aqui na sala tenho poucos móveis e sem quadros na parede.
 
Mas nem eu lembrava :impossibru:! rsss

Pow, até deu vontade de fazer, testei no celular mas fica com eco, pq aqui na sala tenho poucos móveis e sem quadros na parede.

Ah, que pena! Mas se conseguir não deixe de postar, por favor!
 
Ah, que pena! Mas se conseguir não deixe de postar, por favor!

Beleza, poe deixar. ;). Eu tento fazer e posto, só não sei se vai ficar bom.
 
Excelente review @MiND
Eu também sou proprietário de um Tp-22 que era do Barr3l. O Bichinho é bom, forte e mostra pra que foi feito. Uso ele no pc que fica na sala, se coloco o volume em 25% é bem forte, em 50% você já pode sair da sala, pois o som é bem forte. Eu cheguei a colocar em 75% para testar e não distorceu, mas fica bem complicado de ficar no próximo das caixas, pois o som é de estrondar - ehehehehehe.

E depois dessa bela avaliação só posso dizer uma coisa: Quem tiver oportunidade de compra-lo, então faça, pois não vai se arrepender.
 
Excelente review @MiND
Eu também sou proprietário de um Tp-22 que era do Barr3l. O Bichinho é bom, forte e mostra pra que foi feito. Uso ele no pc que fica na sala, se coloco o volume em 25% é bem forte, em 50% você já pode sair da sala, pois o som é bem forte. Eu cheguei a colocar em 75% para testar e não distorceu, mas fica bem complicado de ficar no próximo das caixas, pois o som é de estrondar - ehehehehehe.

E depois dessa bela avaliação só posso dizer uma coisa: Quem tiver oportunidade de compra-lo, então faça, pois não vai se arrepender.

Valeu @SonOfGod. Realmente, um das melhores compras. O ganho de volume dele muito forte, responde bem mais que o receiver que tenho aqui, e por incrível que pareça impressão que dá é que os 30WPC dele é mais alto que os "100WPC" do Yamaha.

Pra mim a única vantagem do receiver é que ele tem DAC interno e saída pra fone.
 
Hoje finalmente vou testar meu TP-22 Mod com a fonte Meanwell de 27V Profissional, em breve posto fotos e impressões. Estou usando ele apenas para a caixa central no meu sistema do PC, entao acabei não me preocupando em usar algo melhor do que a fonte do smsl SA-50 que é 24V 4.5A e já dá uma bela melhorada. Hoje vou ligar ele com a Meanwell nas minhas Torres Yamaha da sala, as fotos devem ficar pra amanha já que a luz se foi...
 
Uma fotinha do TP-22 mod

v7s6ev.jpg


Entre os mods internos todos os capacitores de 25V sao trocados por componentes de qualidade superior e com suporte a até 50V, para maior durabilidade, potencia e qualidade de som, os capacitores de filtragem em poliester chineses MKS 100V sao trocados por capacitores em filme metálico com polipropileno MKP 250V (franceses ou alemão), que fornecem um som mais natural e detalhado, com uma assinatura mais refinada. Os capacitores de saída 35V Nichicon Stardard Audio FW sao substituídos por modelos de qualidade superior KW Nichicon Superior Audio 50V e com maior capacidade, para graves mais encorpados e precisos, com maior dinamica musical. Por fim os capacitores e alimentação do controlador musical e modulador de saída são substituídos por modelos de qualidade superior para maior durabilidade livre de ruídos além de maior potência ativa disponível com maior energia ao som.
 
Última edição:
Hoje finalmente vou testar meu TP-22 Mod com a fonte Meanwell de 27V Profissional, em breve posto fotos e impressões. Estou usando ele apenas para a caixa central no meu sistema do PC, entao acabei não me preocupando em usar algo melhor do que a fonte do smsl SA-50 que é 24V 4.5A e já dá uma bela melhorada. Hoje vou ligar ele com a Meanwell nas minhas Torres Yamaha da sala, as fotos devem ficar pra amanha já que a luz se foi...
 
Uma fotinha do TP-22 mod

v7s6ev.jpg


Entre os mods internos todos os capacitores de 25V sao trocados por componentes de qualidade superior e com suporte a até 50V, para maior durabilidade, potencia e qualidade de som, os capacitores de filtragem em poliester chineses MKS 100V sao trocados por capacitores em filme metálico com polipropileno MKP 250V (franceses ou alemão), que fornecem um som mais natural e detalhado, com uma assinatura mais refinada. Os capacitores de saída 35V Nichicon Stardard Audio FW sao substituídos por modelos de qualidade superior KW Nichicon Superior Audio 50V e com maior capacidade, para graves mais encorpados e precisos, com maior dinamica musical. Por fim os capacitores e alimentação do controlador musical e modulador de saída são substituídos por modelos de qualidade superior para maior durabilidade livre de ruídos além de maior potência ativa disponível com maior energia ao som.

Muito show! Queria poder comparar o modado com o original pra ouvir a diferença. Faço a mesma pergunta do @AZ! a minha, tem como fazer um vídeo com o TP22 empurrando as caixas ? :melior4:
 
Meu Lumia 830 fazia uns videos irados o microfone era muito bom, agora to com um 4S lixo posso tentar. Cara testei aqui e estou chocado, está falando quase igual meu Bull3t , que possuí potênciometro e fonte bastante superiores. O som ficou mais limpo, detalhado e muito mais forte e encorpado, a pressao sonora em 60% é absurda, com a fonte de 20V faltava folego mesmo em 75%.
 
Meu Lumia 830 fazia uns videos irados o microfone era muito bom, agora to com um 4S lixo posso tentar. Cara testei aqui e estou chocado, está falando quase igual meu Bull3t , que possuí potênciometro e fonte bastante superiores. O som ficou mais limpo, detalhado e muito mais forte e encorpado, a pressao sonora em 60% é absurda, com a fonte de 20V faltava folego mesmo em 75%.

Acabei de fazer o vídeo, estou fazendo o upload, já já eu posto. Foi no mic do ipod, a faixa de frequência do mic não capta os graves, mas dá pra ter uma idéia.

Deve ter ficado show @Barr3l rid3r !.

Pessoal aí está o vídeo, muito distante da qualidade real de reprodução, mas é só pra ter uma idéia. @AZ!
 
Última edição:
Acabei de fazer o vídeo, estou fazendo o upload, já já eu posto. Foi no mic do ipod, a faixa de frequência do mic não capta os graves, mas dá pra ter uma idéia.

Deve ter ficado show @Barr3l rid3r !.

Pessoal aí está o vídeo, muito distante da qualidade real de reprodução, mas é só pra ter uma idéia. @AZ!


Muito bom o vídeo, sempre é um incentivo ver vídeos dos setups montados e tocando!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo