Incidente Habib's (Direito do Consumidor)

Manza

Caio Mendonça
Registrado
Então meus caros, ha uns dias atrás ocorreu um incidente comigo em uma lanchonete da franquia Habib's. Fui com minha namorada a um Shopping inaugurado recentemente aqui na cidade, fomos a praça de alimentação para lanchar.. até aí tudo normal... eu decidi ir ao Habib's (nunca tive problemas la) e fui pedir minhas esfirras.. detalhe que eu só como esfirra com pimenta... havia perguntado antes de comprar se eles tinham pimenta, a moça respondeu que sim e eu fiz meu pedido normalmente. Ela fez a pergunta se eu iria querer para viagem, para comer na praça de alimentação ou se iria comer no espaço interno deles, e eu respondi que iria comer na praça de alimentação, pois estava acompanhado e minha namorada iria pedir de outra lanchonete. Havia separado o vidrinho de pimenta, quando a moça disse que eu só poderia levar o vidrinho se eu sentasse na espaço interno deles, pois fora do espaço interno eles não tinham controle (eu iria roubar a pimenta, claro...:boring:) . eu argumentei dizendo que isso era um absurdo, pois eles estavam me obrigando a sentar em um lugar, sendo que sou livre para escolher qualquer local da praça de alimentação para me sentar. Depois de muita discussão consegui que a moça colocasse um pouco de pimenta em um copo descartável (mesmo assim ela disse que não estava autorizada a fazer isso! teve de chamar o gerente e tudo o mais).

entao aos estudiosos do assunto, tenho algumas perguntas:

1- Eles podem "privilegiar" ou dar um tratamento diferenciado assim para quem utiliza o espaço interno?
2- Eu, como consumidor posso exigir a "pimenta" não sendo de minha preocupação onde eles tem controle, pois exijo os mesmo direitos de quem senta no espaço interno?.
3- Poderia no caso, exijir meu dinheiro de volta, alegando descontentamento com o tratamento oferecido a mim?

Obrigado galera, postei no papo cabeça porque queria respostas serias, sem zuação.. pois muitas vezes somos enganados por não conhecer o codigo do consumidor...
 
Última edição:
Voce pagou pelo lanche, pode fazer o que kiser com o lanche.
Se eles não tem molho de pimenta pra viagem tem que ficar quietinho e aceitar as condicoes ou desistir da compra.

É como o Burger King que so permite usar refil dentro da loja, outside não rola.
Acho que voce foi pedante e abusado pelo que relatou, ja a atendente foi extremamente profissional.
 
Bom nunca comi no Habibs portanto vou fazer apenas uma pergunta. no lanche que vc pediu vem incluso pimenta no anuncio ou é um extra oferecido pela loja? pq acredite ou não existem pessoas q em restaurantes ate de luxo, roubam saleiros, pimenteiras, guarda-napos etc. do meu ponto de vista não está errado exigir isso se vc não pagou pela pimenta.
 
Bom nunca comi no Habibs portanto vou fazer apenas uma pergunta. no lanche que vc pediu vem incluso pimenta no anuncio ou é um extra oferecido pela loja? pq acredite ou não existem pessoas q em restaurantes ate de luxo, roubam saleiros, pimenteiras, guarda-napos etc. do meu ponto de vista não está errado exigir isso se vc não pagou pela pimenta.
Eu ja vi pasmem nego colocar aqueles pratos gigantes do spoleto + talheres dentro de uma bolsa depois de comer. nego rouba ate palito de dente.
 
O que vc poderia ter feito é abrir a embalagem (uma caixa de papelão é o que envolve as esfihas pra viagem) então pegar o vidrinho e virar sobre elas, poderia sugerir pra eles fazerem sachês de pimenta assim como existem os de katchup e mostarda, porque quando está em uma bisnaga ou vidro eles não permitem sair da loja mesmo.
 
1- Eles podem "privilegiar" ou dar um tratamento diferenciado assim para quem utiliza o espaço interno?
Sim
2- Eu, como consumidor posso exigir a "pimenta" não sendo de minha preocupação onde eles tem controle, pois exijo os mesmo direitos de quem senta no espaço interno?
Não
3- Poderia no caso, exijir meu dinheiro de volta, alegando descontentamento com o tratamento oferecido a mim?
Sim, com certeza.
 
Obrigado pelas respostas.. então eu estava errado em pedir algo que eles nao dispunham para utilizar fora do espaço interno...
bom, aprendi agora... mas só para deixar claro.. não "armei barraco" nem "desci o nivel" não.. fui só no diálogo/questionamentos até ela chamar o gerente.

só não entendi tambem porque nao deixaram eu colocar um pouco da pimenta em um copinho (aqueles de cafezinho).. tiveram de chamar o gerente para isso..
 
Última edição:
Não que precisasse chamar o gerente mas é melhor perguntar do que fazer e depois tomar esporro...
 
Eu ja vi pasmem nego colocar aqueles pratos gigantes do spoleto + talheres dentro de uma bolsa depois de comer. nego rouba ate palito de dente.

Nossa..Essa é nova pra mim, nunca passou pela cabeça que tem gente que faz isso.
 
AHUHUA Cara, é lógico que você não pode levar o vidro de pimenta dos caras pra fora do Restaurante. Ladrão não tem cara, filhão. Quanto a colocar a pimenta num potinho plástico, não vejo problema algum, já que você ia botar tudo aquilo na comida mesmo.
 
Ah velho, na boa... querendo ganhar dinheiro em cima disso?
 
Ah velho, na boa... querendo ganhar dinheiro em cima disso?

não quero ganhar dinheiro em cima disso amigo.. se voce leu direito o post, queria saber se eles estavam corretos ou eu.. apenas isso.
Outra coisa, eles não deixaram nem botar no copinho.. ok se não pode levar o vidrinho, mas não poder colocar em um copinho de plástico? me senti sem saída, sendo obrigado a lanchar onde eles queriam..

e outra, não era Restaurante.. fica tudo no mesmo lugar, a praça de alimentação.. só que eles tem um espaço interno com mesas...
 
É complicado esse lance de direitos do consumidor, pois muitas vezes primamos pelo bom senso.
.
.
As pessoas roubam o que elas puderem, e pra precaver essa situação, não permitem que as coisas saiam de seus locais.
.
.
Talvez não seja tanto pelo roubo, mas muitas pessoas as pessoas podem esquecer, e seu lanche que custou para você R$ 10,oo, pra eles custará R$ 11,40 por causa do frasco que você esqueceu de levar.
.
.
:)
 
O problema nesse ponto é o seguinte: a pimenta é uma cortesia da lanchonete.

Quando eles vendem a esfiha, não vem anunciado que tem "x pimenta inclusa".

Então:
1) Sim, eles podem restringir esse tipo de conveniência ao espaço interno deles (assim como, por exemplo, eles poderiam restringir a clientes específicos)

2) Não, você não pode exigir porque é um critério da loja te oferecer ou não a pimenta

3) Poderia sim pedir o seu dinheiro de volta, mas caso o vendedor provasse que o produto que você comprou estava em perfeitas condições, como o anunciado, eles não teriam obrigação de devolver.

Abraço!
 
Obrigado pelas respostas.. então eu estava errado em pedir algo que eles nao dispunham para utilizar fora do espaço interno...
bom, aprendi agora... mas só para deixar claro.. não "armei barraco" nem "desci o nivel" não.. fui só no diálogo/questionamentos até ela chamar o gerente.

só não entendi tambem porque nao deixaram eu colocar um pouco da pimenta em um copinho (aqueles de cafezinho).. tiveram de chamar o gerente para isso..

Eles, como qualquer outra empresa, tem procedimentos. O gerente poderia chegar e falar: "O que aquele rapaz com cara de nerd tá fazendo com um copinho de pimenta e um lanche nosso?".
Tudo que sai da forma habitual deles, do processo, eles tem que consultar um superior. Pode ser um incômodo para você, mas faz parte da organização.

PS: O nerd ali foi só pra descontrair um pouco, sem nenhum sentido pejorativo =D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo