[AJUDA] Indicação de CPU Cooler AM4

Eros MC

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, eu queria uma opinião de você. Eu tenho um R7 1700.
E depois de um tempo usando em stock queria fazer um over de leve.
Porém estou usando o cooler original da AMD, que é muito bom, mas mantém a CPU entre 60 e 70°.
Aumentar qualquer coisa vai forçar a CPU chegar perto dos 80° e eu queria evitar isso.

Vcs poderiam me indicar coolers soquete AM4 melhores pra ajudar nisso?

Eu cheguei a fazer umas pesquisas, mas encontrava cooler só vendidos fora, ou os reviews nem citavam o cooler stock, o que me deixava sem base de comparação.
 
não sei a sua preferencia e/ou orçamento, mas estou usando um deepcool gammaxx gt e um teste simples de stress de cpu a 100% a temperatura fica em torno de 59-63 graus, em idle é 30. o aircooler eu paguei em 175 reais + frete em uma promoção na pichau, se não ligar pra rgb (que deu 150 fps amais nos games pra mim rs), tem o gammaxx 400, que deve sair por uns 120 reais + frete.
 
não sei a sua preferencia e/ou orçamento, mas estou usando um deepcool gammaxx gt e um teste simples de stress de cpu a 100% a temperatura fica em torno de 59-63 graus, em idle é 30. o aircooler eu paguei em 175 reais + frete em uma promoção na pichau, se não ligar pra rgb (que deu 150 fps amais nos games pra mim rs), tem o gammaxx 400, que deve sair por uns 120 reais + frete.

Eu tinha feitos umas pesquisas e achei bem interessante o Deepcool Lucifer V2. Inclusive na Pichau achei por 250 mangos.
Ah eu nem dei valor limite né. Eu estou disposto a pagar uns 300 taokeis.

O meu maior receio era trocar o cooler por um simples e meio que dar na mesma vs o stock. E sabemos que a maldita da AMD caprichou no cooler box.

Eu já tive um Gammax 400, muito bom. Mas vendi minha máquina antiga com ele dentro, hahahah
 
Eu uso um muito bom da Cooler Master o H212, Segura o meu em full a 4.1 tranquilamente..

tem um usuário vendendo aqui no forum por R$ 160,00
http://adrenaline.uol.com.br:80/for...om-creative-t6100-5-1.640199/#post-1073910134


Eu tinha visto esse. Achei legal. Mas eu não tinha base de comparação com o cooler stock, por isso fiquei meio em cima do muro.

Bem, tem que colocar na conta que a sua CPU é a Zen+ que teve refinamento na litografia né. Isso talvez ajude a manter a CPU mais fria que a minha que é de primeira geração.

Como disse para o outro amigo ali, eu achei interessante aquele Lucifer V2. Sabe qual é? Tem referência sobre ele?
 
Eu uso um muito bom da Cooler Master o H212, Segura o meu em full a 4.1 tranquilamente..

tem um usuário vendendo aqui no forum por R$ 160,00
http://adrenaline.uol.com.br:80/for...om-creative-t6100-5-1.640199/#post-1073910134

Ah! Outro bagulho que tá me incomodando pra caramba é que na maioria dos cooler não mostra suporte a AM4, só até AM3+, inclusive esse H212 não informa que é compatível.

Por acaso você comprou um adaptador ou coisa do tipo ou você aproveitou que o AM3 era meio mahomeno parecido com o AM4 e deu um jeito de encaixar?
 
Ah! Outro bagulho que tá me incomodando pra caramba é que na maioria dos cooler não mostra suporte a AM4, só até AM3+, inclusive esse H212 não informa que é compatível.
Por acaso você comprou um adaptador ou coisa do tipo ou você aproveitou que o AM3 era meio mahomeno parecido com o AM4 e deu um jeito de encaixar?

Olá amigo, esse Cooler Master H212 Led Turbo é compatível sim com AM4, na verdade você tem duas formas de colocar ele na placa, ou você usa o encaixe padrão usando a alavanca ou você pode soltar o suporte preto da placa mãe e colocar os pinos de metal (o que eu uso).. aqui em full no 2600 não passa de 69º.. isso com esse over no processador, eu até pensei em comprar um WC, mas desisti pois o CM é muito eficiente e me atendeu muito bem.
 
Olá amigo, esse Cooler Master H212 Led Turbo é compatível sim com AM4, na verdade você tem duas formas de colocar ele na placa, ou você usa o encaixe padrão usando a alavanca ou você pode soltar o suporte preto da placa mãe e colocar os pinos de metal (o que eu uso).. aqui em full no 2600 não passa de 69º.. isso com esse over no processador, eu até pensei em comprar um WC, mas desisti pois o CM é muito eficiente e me atendeu muito bem.
Beleza. Vou dar uma olhada nele então.
 
Até 300 reais você consegue um Akasa Venom Medusa com suporte AM4.
 
Até 300 reais você consegue um Akasa Venom Medusa com suporte AM4.

Valeu pela indicação.

Pessoal depois de pensar muito e considerar as opções eu acabei tirando o escorpião do bolso e fui de um Noctua U14S. Vi uma reviews sobre ele, e em termos de desempenho ele estava bem próximo do D14, D15 que são cooler dual tower.

O que eu achei mais curioso é que mesmo ele tendo apenas 1 torre estreita e uma Fan rodando numa rotação bem suave, ele consegue ter uma desempenho absurdo pelos reviews.

Ai acabei optando por ele.
 
O desempenho varia conforme a configuração, cpu e over usados no teste.

Como referência, tem um comparativo do U14S com o R7 1700 3.9 GHz 1.475v aqui.
No teste aparece também o Wraith Prism.

Edit: Tem um outros comparativo com o D15 e o Wraith Spire com over 3.8 Ghz aqui.
 
O desempenho varia conforme a configuração, cpu e over usados no teste.

Como referência, tem um comparativo do U14S com o R7 1700 3.9 GHz 1.475v aqui.
No teste aparece também o Wraith Prism.

Edit: Tem um outros comparativo com o D15 e o Wraith Spire com over 3.8 Ghz aqui.

Eu pretendo ser bem conservador no over na verdade. Começar ali com uns 3,5 e se não ficar instável 3,7.

As minhas memórias são 3200mhz e elas não ficam estáveis nesse velocidade. Nem depois de várias Bios atualizadas o perfil a-xmp funcionou.
Pelo menos eu consigo bootar com elas a 3200, algo que não rolava antes. Mas até jogando dá uns crashes. Eu rodo ela 2933 super bem.
 
Pessoal, eu queria uma opinião de você. Eu tenho um R7 1700.
E depois de um tempo usando em stock queria fazer um over de leve.
Porém estou usando o cooler original da AMD, que é muito bom, mas mantém a CPU entre 60 e 70°.
Aumentar qualquer coisa vai forçar a CPU chegar perto dos 80° e eu queria evitar isso.

Vcs poderiam me indicar coolers soquete AM4 melhores pra ajudar nisso?

Eu cheguei a fazer umas pesquisas, mas encontrava cooler só vendidos fora, ou os reviews nem citavam o cooler stock, o que me deixava sem base de comparação.

60 e 70 de temperatura já está bem alto... O ideal mesmo é um watercooler pra não ter dor de cabeça. Meu Xeon dificilmente passa dos 50 mesmo os 10 cores a 3.7Ghz
 
60 e 70 de temperatura já está bem alto... O ideal mesmo é um watercooler pra não ter dor de cabeça. Meu Xeon dificilmente passa dos 50 mesmo os 10 cores a 3.7Ghz

Cara, eu juro que eu mais queria era um watercooler por causa do radiador, porque é muito facinho de instalar no CPU e desempenho também. Mas o que mais me deixou com pé atrás é de relatos ai de mangueira vazando e coisas ddo tipo que num air cooler não acontece. Ai pra não arriscar acabei optando pelo air mesmo.
 
Cara, eu juro que eu mais queria era um watercooler por causa do radiador, porque é muito facinho de instalar no CPU e desempenho também. Mas o que mais me deixou com pé atrás é de relatos ai de mangueira vazando e coisas ddo tipo que num air cooler não acontece. Ai pra não arriscar acabei optando pelo air mesmo.

sinceramente, até essa faixa sua de preço não vejo muita vantagem em um watercooler, o papo começa a mudar em radiadores de 240+, ai a limitação física do dissipador dos aircoolers não conseguem bater de frente com algo tão parrudo, se você não liga para o aspecto estético de um wc(acho muito bacana aqueles setups minimalistas), pra mim, você fez a melhor escolha possível, noctua chega a ser imoral a qualidade que eles propõem, eu queria comprar umas fans deles, porém o preço é muito alto, acabei optando por umas da artic cooling f12, não se comparam com a noctua em qualidade mas o custo x beneficio me atraiu.
Parabéns pela aquisição, se tiver ainda um pouco de taoqueis, compra umas fans da noctua e pode desligar o ar condicionado que o quarto fica fresco kkkk.
 
sinceramente, até essa faixa sua de preço não vejo muita vantagem em um watercooler, o papo começa a mudar em radiadores de 240+, ai a limitação física do dissipador dos aircoolers não conseguem bater de frente com algo tão parrudo, se você não liga para o aspecto estético de um wc(acho muito bacana aqueles setups minimalistas), pra mim, você fez a melhor escolha possível, noctua chega a ser imoral a qualidade que eles propõem, eu queria comprar umas fans deles, porém o preço é muito alto, acabei optando por umas da artic cooling f12, não se comparam com a noctua em qualidade mas o custo x beneficio me atraiu.
Parabéns pela aquisição, se tiver ainda um pouco de taoqueis, compra umas fans da noctua e pode desligar o ar condicionado que o quarto fica fresco kkkk.

Valeu ai pelas dicas.

Cara, na verdade eu já até comprei as fans e tenho um dúvida que tá me queimando o cérebro haha.

Minha mobo é uma B350 Tomahawk. Ela tem 4 conectores PWM para fans. E 1 header RGB.

Eu comprei 3 fans da Cooler Master (MasterFan PRO AF) de 120mm com RGB/PWM.

A minha dúvida é quanto a como fazer conexão de modo que eu posso controlar e sincronizar as luzes. Sei que não tem a ver com o tópico mas já que tamos falando disso...

Eu sei que a Cooler Master vende um kit de 3 fans identicas às que eu comprei, mas que leva um controlador de RGB junto. Porém, como o conjunto inteiro beirava o 400 taokeis com frete, dei pa trás e optei por comprar apenas as fans mesmo separadas.

Porém, eu achava que só fato de conectar as fans no PWM já daria controle total da ventoinha. Eis que descubro que elas tem um conector só pra o RGB. Acho que a industria deveria dar uma melhorada nesse padrão ai porque se pra cada fan eu precisar conectar dois cabos, vai virar a casa do Peter Parker o case, hahah.

Pois bem, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi comprar um splitter RGB 3-1 da própria cooler master, ligar no header RGB, e ligar os 3 conectores do splitter cada um nas três fans.
Como desenhei ai.

Mas minha dúvida é: eu posso fazer isso que funciona, ou eu vou ter que comprar de qualquer maneira aquele controlador/hub RGB da CoolerMaster?

jcX0J4Z.png
 
eu só tenho uma fan rgb do aircooler conectada no meu header da mobo, mas, em teoria, sim com um hub/splitter deveria funcionar, mas pergunte pra alguem com mais arcabouço que eu sobre o assunto.
 
Pessoal, só vim aqui para agradecer os conselhos e também dar uma feedback sobre o Noctua U14S.
- Logo de cara, as temps ficaram em torno de 40°, as vezes até menos chegando a 38° (temp ambiente 26º). Um salto quântico, hahah.
- Já fiz um teste de overclock rápido pra ver se eu conseguiria subir fácil ou se ia complicar. Para minha surpresa, meti logo de cara 3.5 Ghz (35 no multiplicador) com Memórias a 2933Mhz e bootou de primeira.
- Fiz um teste rápido de estabilidade com o AIDA64. Como não pretendo ficar com a máquina FULL LOAD a todo tempo, com todas as threads a 100%, 15 minutos e sem travamento. Com o over, o Noctua segurou o CPU a 58°! Isso com todos os 8 núcleos a 100% e com o over. Para uma comparação com o wraith spire, jogando, somente um ou dois CPUs estavam a quase 100% e os outros mais ociosos, e batia na casa dos 70º. E chegou a ter picos até 80º. Em stock. Realmente esse cooler é muito surreal.
- Outra coisa que eu notei foi que o XFR quase não era acionado. no HW os núcleos sempre ficava em 3.2 quase nunca subia para o turbo de 3.7. E agora com o cooler novo o turbo está a 3.7 e vários núcleos simultaneamente (vendo pelo HW). E isso ocorre com muita frequência. A AMD não tava brincando mesmo quando disse que investir num cooler bom iria aumentar o desempenho pela margem térmica.
- Vcore pelo HW está marcando algo em torno de 1.180v. Eu não alterei Vcore e nenhuma outra voltage. O LLC está em auto. Também não mexi.
- no HW, na linha System, que eu acredito ser o sensor da Mobo, porém, no stress test bateu os 70º. Não sei se é muito, mas a julgar pelo fato de a minha mobo não ter um VRM grande com várias fases e nem dissipadores parrudos, acho que essa temp poderia subir mais ainda imagino.

Eu comprei umas fans para o gabinete também. Masterfan Pro AF 120mm RGB/PWM. Pra melhorar o fluxo de ar também.

Bem, pessoal, abaixo umas fotos da criança. Apesar dessa ventoinha bege se feibagarai mas não tem como negar, que já na embalagem

vafsHuH.jpg


8W3LKWi.jpg
 
Tenho um WC 240mm da pcyes que me satisfaz mais tava querendo ir de air cooler e o da noctua e o que mais me atrai os akasa venom medusa também possui excelente custo beneficio faixa de 300,00 ja com suporte AM4 ja tive um akasa venom voodoo e sao muito eficientes também.
 
Tenho um WC 240mm da pcyes que me satisfaz mais tava querendo ir de air cooler e o da noctua e o que mais me atrai os akasa venom medusa também possui excelente custo beneficio faixa de 300,00 ja com suporte AM4 ja tive um akasa venom voodoo e sao muito eficientes também.

Eu já tive um Gammax 400. Pelo preço, é um bom cooler, mas mais modesto. E se não me engano, no tempo dos pentium 4 da vida, eu tive um cooler da Zalman redondinho.
Bem, eu nunca usei water cooler. Sempre quis porque acho mais elegante a instalação, sem ficar aquele trambolho na mobo.
Mas esse Noctua é muito forte. Ontem joguei por uns 30 minutos e com o stock cooler o cpu facilmente chegava a 70º. Agora, não passa de 60°, COM OVER EM TODOS OS OITO NÚCLEOS DE 3,5GHz.
 
- Logo de cara, as temps ficaram em torno de 40°, as vezes até menos chegando a 38° (temp ambiente 26º). Um salto quântico, hahah.
ai vc imagina numa taichi da vida com os supostos ryzen 3000 com 16c 32t o estrago que esse nocuta pode fazer haha, muito bom cara, parabéns mais uma vez
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo