indicação de nvme

Excel

usuário.xls
Registrado
Olá
possuo chipset X570, estou afim de fazer um upgrade de GPU, CPU e armazenamento, já até comprei conjunto de fans novos pro RGB dar mais fps...

hoje tenho
- 500gb WD SN750 PCI-E 3 3400/2600
unidade principal, sistema operacional

- A400 SATA 1920gb
- A400 SATA 480GB
os 2 A400 utilizo como volume estendido, criando uma unica unidade de 2,4tb

então na pratica tenho 2,9tb de armazenamento...

queria me livrar os cabos SATA, minha placa mãe possui 2 slot M2 sendo que apenas 1 é PCI-E 4.0
possuo internet de 1GB, bate até um pouco mais, sempre que estou instalando jogos o download "zera" esperandos o A400 gravar, um download que seria de 15min vira 25min, coisa que não corre no WD SN750

Então pensei em um NVME de 4TB pci-e 4 com DRAM como disco único, mas os com DRAM tem um valor bem proibitivo, na casa dos 3mil reais, sem DRAM sinto que estaria disperiçando a porta pci-4...

To bem a dúvida se pego um 4TB pci-e...
Ou pego 1TB PCI-4 com dram e 4tb pci-e 4 sem dram para rodar limitado a pci-e 3.0 na segunda porta... e etc...
se alguém tiver alguma sugestão
pensei no RAID0 com duas unidades de 2TB com dram, valor cai bastante, porém como uma porta é pci-e na pratica o raid0 não me daria ganhos em relação ao ssd sozinho rodando a 4.0


edit

estou confuso
TUF x570 é 2 slot pci-e 4.0 ou 1 pci-e...
pq se for 2, um raid0 2x2tb ficaria perfeito
 
Última edição:
Olá
possuo chipset X570, estou afim de fazer um upgrade de GPU, CPU e armazenamento, já até comprei conjunto de fans novos pro RGB dar mais fps...

hoje tenho
- 500gb WD SN750 PCI-E 3 3400/2600
unidade principal, sistema operacional

- A400 SATA 1920gb
- A400 SATA 480GB
os 2 A400 utilizo como volume estendido, criando uma unica unidade de 2,4tb

então na pratica tenho 2,9tb de armazenamento...

queria me livrar os cabos SATA, minha placa mãe possui 2 slot M2 sendo que apenas 1 é PCI-E 4.0
possuo internet de 1GB, bate até um pouco mais, sempre que estou instalando jogos o download "zera" esperandos o A400 gravar, um download que seria de 15min vira 25min, coisa que não corre no WD SN750

Então pensei em um NVME de 4TB pci-e 4 com DRAM como disco único, mas os com DRAM tem um valor bem proibitivo, na casa dos 3mil reais, sem DRAM sinto que estaria disperiçando a porta pci-4...

To bem a dúvida se pego um 4TB pci-e...
Ou pego 1TB PCI-4 com dram e 4tb pci-e 4 sem dram para rodar limitado a pci-e 3.0 na segunda porta... e etc...
se alguém tiver alguma sugestão
pensei no RAID0 com duas unidades de 2TB com dram, valor cai bastante, porém como uma porta é pci-e na pratica o raid0 não me daria ganhos em relação ao ssd sozinho rodando a 4.0


edit

estou confuso
TUF x570 é 2 slot pci-e 4.0 ou 1 pci-e...
pq se for 2, um raid0 2x2tb ficaria perfeito
Sendo a X570 TUF plus e usando essa CPU da assinatura, sim, os dois slots M.2 dessa placa mãe devem ser compatíveis com PCIe 4.0 x4.
KuzO4sN.png


Sobre Raid, eu não faço ideia se vale a pena ou não, mas de fato um único SSD de 4TB ainda tá uma paulada no Brasil, principalmente se for pegar modelo topo de linha. Uma "sugestão" poderia ser pegar o Kingston Fury, o de 2TB na Kabum tá por menos de mil reais agora (+frete) se a ideia é pegar drive BOM. O NV2 por exemplo é PCIe 4.0 mas com velocidade quase de 3.0, é um drive mais custo benefício mesmo de entrada. Se você vai ou não conseguir sentir a diferença aí é de cada um, eu até hoje ainda não migrei meu sistema pro drive 4.0, continuo num 3.0 por motivos de preguiça :haha:
Fiz alguns testes via Steam e pelo menos com internet de 500 MB, não vi diferença prática, 1 GB talvez tenha. Só vale lembrar que não é um download muito linear, oscila bastante dependendo do jogo, se já está em cache no servidor da Valve ou não e por aí vai.
 
Na época eu comprei o Netac NV3000 500GB (PCIe 3.0) pra utilizar o sistema, e o Netac NV7000 2TB (PCIe 4.0) para os jogos, em relação a custo-benefício ficou perfeito, não sei se agora você consegue bons preços, no entanto, também recomendo o SSD Kingston NV2.
Até onde li o Kingston nv2 não tem dram, então ele não consegue sustentar a velocidade por muito tempo, meio que ele satura, então um download de 50gb, 100g teria interrupção na velocidade, teria quedas para 0mp passes esperar o SSD…
Claro, estou tirando como base o A400 que é sata e uma bela porcaria, e comparando com o WD SN750 que tem Dram
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sendo a X570 TUF plus e usando essa CPU da assinatura, sim, os dois slots M.2 dessa placa mãe devem ser compatíveis com PCIe 4.0 x4.
KuzO4sN.png


Sobre Raid, eu não faço ideia se vale a pena ou não, mas de fato um único SSD de 4TB ainda tá uma paulada no Brasil, principalmente se for pegar modelo topo de linha. Uma "sugestão" poderia ser pegar o Kingston Fury, o de 2TB na Kabum tá por menos de mil reais agora (+frete) se a ideia é pegar drive BOM. O NV2 por exemplo é PCIe 4.0 mas com velocidade quase de 3.0, é um drive mais custo benefício mesmo de entrada. Se você vai ou não conseguir sentir a diferença aí é de cada um, eu até hoje ainda não migrei meu sistema pro drive 4.0, continuo num 3.0 por motivos de preguiça :haha:
Fiz alguns testes via Steam e pelo menos com internet de 500 MB, não vi diferença prática, 1 GB talvez tenha. Só vale lembrar que não é um download muito linear, oscila bastante dependendo do jogo, se já está em cache no servidor da Valve ou não e por aí vai.
Pelo que pesquisei a partir do Ryzen 3ª são 2 alto pci-4.0, como quero uma única unidade de 4TB o RAID 0 sai mais barato 2x2TB do que um drive único.
Esse kingston Fury tem Dram, acho que em RAID ficaria sinistro…
E em um futuro a médio prazo, quando pegar uns ryzen 8000 daria para fazer um raid0 triplo e ter 6tb
 
Última edição:
os 2 A400 utilizo como volume estendido, criando uma unica unidade de 2,4tb
possuo internet de 1GB, bate até um pouco mais, sempre que estou instalando jogos o download "zera" esperandos o A400 gravar, um download que seria de 15min vira 25min, coisa que não corre no WD SN750
pensei no RAID0 com duas unidades de 2TB com dram, valor cai bastante, porém como uma porta é pci-e na pratica o raid0 não me daria ganhos em relação ao ssd sozinho rodando a 4.0
pq se for 2, um raid0 2x2tb ficaria perfeito
Particularmente não vejo necessidade de RAID em SSD a menos que vc armazene arquivos únicos que excedam a capacidade de um disco sozinho, sem entrar no mérito da (in)segurança caso um deles falhe.

Adicionalmente, apesar da interface mais lenta da porta SATA acho que a lentidão nos A400 também ocorre devido ao volume estendido que vc usa neles, além do próprio consumo de CPU uma vez que muitos launchers tem que descompactar os arquivos após o download, algo que basicamente acaba dobrando a necessidade de I/O enquanto isso está acontecendo.

Até onde li o Kingston nv2 não tem dram, então ele não consegue sustentar a velocidade por muito tempo, meio que ele satura, então um download de 50gb, 100g teria interrupção na velocidade, teria quedas para 0mp passes esperar o SSD…
Volta no que falei acima, e isso seria problema se vc estivesse fazendo download ou mesmo copiando um único arquivo de 50 ou 100gb, o que não é o caso.

Claro, estou tirando como base o A400 que é sata e uma bela porcaria, e comparando com o WD SN750 que tem Dram
Justo, mas acho que dá pra ficar num meio termo.

Aqui o melhor NVMe que tenho é um SN750 SE (PCIe 4.0) que está com o S.O. e só peguei porque estava em promoção (antes usava um SSD SATA3 convencional), os demais são NV2 (4.0) e um SN550 (3.0) para jogos e arquivos diversos, todos DRAM-less e bem competentes no dia a dia, mesmo ao copiar arquivos grandes entre eles ou baixar jogos em uma internet rápida.

Não sei o que há disponível no mercado atualmente ($) mas acho que vc pode optar por qualquer um minimamente razoável sem medo de "desperdiçar" a porta 4.0 e sem a obrigatoriedade de ter pegar um modelo com DRAM, no topo da seção temos tópicos fixos que podem ser úteis na escolha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo