[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa noite, preciso de um help pra finalizar uma config nova pro meu PC, to meio enferrujado, tenho noção basica de hardware, pra vcs veram meu pc atual é esse:

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-3770 CPU @ 3.40GHz
Memoria ram: 8,00 GB
Placa mae: Intel DP67de
Placa de video: NVIDIA GeForce GTX 970 4GB
Fonte: Gamemax gm500 500w

Vou usar o PC para jogos e edição de vídeo, gastar na faixa de 5k mas pode passar um pouco.
Gostaria de comprar um site que já monta o PC (quem souber de bons sites pode me mandar), fiz essa config aqui na Terabyte, o que acham?

Config:
Processador Intel Core i5 13400F
Placa Mãe Gigabyte H610M S2 V3 DDR4, Chipset H610, Intel LGA 1700, mATX, DDR4
Memória DDR4 Geil Orion, 16GB, 3200MHz 2x
Placa De Vídeo Colorful NVIDIA GeForce RTX 4060
SSD Adata Legend 800 Gold, 2TB, M.2 2280 NVMe
Fonte Gigabyte P550B 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
Gabinete Gamer Ninja Hadria, Mid Tower, RGB, ATX, Black, Sem Fonte, Com 1 Fan
Preço: R$ 5.597,36 (Tava mais em conta, mas enrolei e o Luly taxou)

O que vcs acham? Essa fonte aguenta, posso boletar sem medo? Vlw
Sobre a fonte aguenta tranquilo.

Uma breve sugestão, eu trocaria a mobo por uma B660M, chip com pouco mais de recursos.

Tendencioso eu pois tenho o mesmo processador com uma B660M Gigabyte e 32Gb de DDR4. PS: Se teu foco é editar pensa num hackintosh, porém o pitaco dois é trocar a VGA por uma RX 6600 ou 6600XT.

A princípio eu trocaria do 5800x pro 5700x, cooler pode pegar um AG620 e economizar uns 200 reais aí na troca pra ter desempenho similar porém sendo um pouco mais compacto, e seria mais pensando em upgrades futuros porque pro 5700x em questão daria até pra ir de AG400, com essa economia tentaria subir memória pra 2x16gb, placa-mãe daria uma olhada na B550M Pro-VDH e B550 Gaming Plus (não sei sua necessidade/preferência exata) pra aumentar o leque de opções

Gabinete eu daria prioridade pro Lancool 216 que acha no mesmo preço ou mais barato que o Lancool 2 Mesh e é um pouquinho mais espaçoso e fácil de trabalhar nele além de já vir com USB-C, outra recomendação seria o Montech 903, aliás acabou de voltar a versão preta em estoque e tá por 300 reais, saí do Lancool 2 Mesh pro Montech 903 e tenho 0 reclamações, pessoalmente preferi o 903, e fonte a MSI A850G tá 900 conto na Kabum, creio que está mais em conta e são 10 anos de garantia sem bronca aqui, não sei como é o processo de RMA da Thermaltake aqui no Brasil

Com essas trocas você consegue o mesmo desempenho na prática com uma boa economia, possivelmente consegue pegar até uma GPU melhor dependendo do caso
Olá, amigos.

Levei um tempo para responder, e revisando meu setup depois de um tempo e aceitando sugestões, até agora o setup que adquiri foram esses:

Gabinete - Montech Air 903 Max Mid Tower E-ATX, Preto, Sem fonte, com 4 fans
Processador - Ryzen 7 5800x
Teclado - Mackenike K500W Mecânico sem fio
Mouse - VXE R1 Pro Max sem fio
Cooler - DeepCool ARGB AG620
SSD - já tenho e uso, que é um da Kingspec de 1TB
Monitor - Um amigo meu já vai me vender o monitor game dele, então pode-se dizer que já tenho.

Ainda me faltam:
Placa mãe - Estou entre a MSi B550M Pro-VDH e a Gigabyte B550M Aorus Elite, pendendo um pouco para a Aorus Elite.
Placa de vídeo - Aqui resolvi subir um pouco para uma RTX 4060 Ti. Eu vi da Asus Dual Geforce, Asus Tuf OC, Nvidia Gigabyte Eagle. Recomendam alguma delas? São confiáveis? Ou tem mais alguma dentro da 4060 Ti confiável que vocês sugerem?
Memória RAM - A ideia inicialmente seria comprar single de 32GB (dual) da Kingston Fury, pois futuramente pretendo preencher todos os slots com 128GB. Posso pegar Kingston Fury com segurança? Ou há marca melhor em questão de desempenho?
NVME M2 - Essa ainda não sei qual escolher, mas o mínimo seria 1TB. Alguma recomendação de marca boa?
Fonte - O requisito mínimo é uma 850w, full modular, e longos anos de garantia. A MSi A850gl 80 Plus Gold é minha preferência. Vi que a Superframe 850W também é boa, mas aceito outras sugestões.

Diante que apresentei das que comprei e ainda faltam comprar, as opções foram boas sem possíveis conflitos?

Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações para montar um PC novo.
Galera estou com mt duvida sobre esse pc, vou pagar ele a vista e meu orçamento é esse, esse pc tem o processador q eu quero, as memorias ram tambem me agradam, armazenamento tambem, so a placa mae que eu fiquei com duvida, ela é boa? Esse pc vai suportar uma futura placa de video? Se alguem puder ajudar ficarei mt grato

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera estou com mt duvida sobre esse pc, vou pagar ele a vista e meu orçamento é esse, esse pc tem o processador q eu quero, as memorias ram tambem me agradam, armazenamento tambem, so a placa mae que eu fiquei com duvida, ela é boa? Esse pc vai suportar uma futura placa de video? Se alguem puder ajudar ficarei mt grato

Eu descartaria a máquina da Pichau por não conhecer a Mancer, se não me engano é remarcação da própria loja.

Sobre a configuração da Terabyte, eu recomendo você trocar dois itens lá nas opções: o SSD por um WD Green de 480 GB e a fonte pela Red Dragon de 500W. Vai encarecer 150 reais sua compra, mas você não vai conseguir instalar nada com somente 240 GB e a marca "Pure Power" eu nunca ouvi falar pra fonte, não arriscaria por uma placa de vídeo nela depois.

Eu descartaria a máquina da Pichau por não conhecer a Mancer, se não me engano é remarcação da própria loja.

Sobre a configuração da Terabyte, eu recomendo você trocar dois itens lá nas opções: o SSD por um WD Green de 480 GB e a fonte pela Red Dragon de 500W. Vai encarecer 150 reais sua compra, mas você não vai conseguir instalar nada com somente 240 GB e a marca "Pure Power" eu nunca ouvi falar pra fonte, não arriscaria por uma placa de vídeo nela depois.
Vlw meu amigo

Você teria alguma recomendação de pc montado ? Queria um nega faixa de preço

Vlw meu amigo

Você teria alguma recomendação de pc montado ? Queria um nega faixa de preço
Não, as opções de PC montado são bem limitadas. Das menos caras, eu só conheço Pichau e Terabyte mesmo, a Kabum até tem algumas configurações prontas, mas costumam ser mais caras sem que sejam melhores. Tenho preferido a Terabyte porque ela não te obriga a levar os componentes suspeitos de Mancer e similares. Esse que você enviou com as modificações que eu te disse deve acabar sendo o que você consegue montado na faixa dos 2 mil, mas talvez mais alguém possa te dar alguma outra ideia aqui no tópico.

Agradeceria muito mano, vou receber 1800 reais pro mes q vem e queria dar a vista em um pc, de mais ou menos esse valor, porem queria pegar montado, vou tentar ver outras opções baratas um pouco abaixo de 2k e qualquer coisa eu te chamo aqui, se vc ficar sabendo de algum montado nesse precinho ficaria mt agradecido mano, é nos

Irmão, oq vc acha dessa config? https://www.terabyteshop.com.br/pro...4TlQvYlZoci9uY0lCMlpQbm1HS3QwV2pNV1FySjRJPQ==

Última edição:
Agradeceria muito mano, vou receber 1800 reais pro mes q vem e queria dar a vista em um pc, de mais ou menos esse valor, porem queria pegar montado, vou tentar ver outras opções baratas um pouco abaixo de 2k e qualquer coisa eu te chamo aqui, se vc ficar sabendo de algum montado nesse precinho ficaria mt agradecido mano, é nos

Irmão, oq vc acha dessa config? https://www.terabyteshop.com.br/produto/25233/pc-gamer-t-gamer-wd-vector-ryzen-5-4600g-16gb-2x8gb-ddr4-ssd-240gb?spec=6qasSO65KsowVqiiymbiiDZ6VTdpeFNxeitqV1E1RjM4ZVEyaHBlSWJDSHRRcWEydmh0Q0dGcGZ6RFVmbjJjVzc4MnB3RjFaaUY2ZzREdmpnWmZWUHhhelhqaDZrRHpFQU9QR1JoeEFBZWNYVS8yN2hJbnFETk5HWlMyZkZNaGlCczVuemVkWU1xcG5kb015NTZveHlXVkEwNDJvOHBlMWI3K3U5d29PMkxPWm9mU0NpVHYxVWF2UVk4ME1MQlZqSWRyMUNPUFZVMGlMZm5STkkwK0VFM2FvVEp6RVVXK2RRS3ZMTmxkak5aOTMweXVCdERkb1ovTTM3ak5SaW95VGE1U3pyYlB2MWFITGlYMUlMVVZ1d3MvaDcyb2c4TlQvYlZoci9uY0lCMlpQbm1HS3QwV2pNV1FySjRJPQ==
Nessa configuração você teria que alterar no próprio site a fonte da Redragon de 400W pra 500W (mesma marca) ou futuramente você vai ficar com pouquíssima margem de adição de placa de vídeo. Essa alteração faz sua compra subir 95 reais lá na Terabyte. É o mínimo que eu recomendaria dentro do que você deseja.
Se você puder guardar os 1800 reais e juntar um pouco mais, deve conseguir algo um pouco melhor (5600G, fonte de 600W), porque com o seu orçamento e sendo um PC montado, fica realmente apertado pra conseguir uma configuração aceitável.

Nessa configuração você teria que alterar no próprio site a fonte da Redragon de 400W pra 500W (mesma marca) ou futuramente você vai ficar com pouquíssima margem de adição de placa de vídeo. Essa alteração faz sua compra subir 95 reais lá na Terabyte. É o mínimo que eu recomendaria dentro do que você deseja.
Se você puder guardar os 1800 reais e juntar um pouco mais, deve conseguir algo um pouco melhor (5600G, fonte de 600W), porque com o seu orçamento e sendo um PC montado, fica realmente apertado pra conseguir uma configuração aceitável.
Entendi, mas de resto então esta tranquilo? O resto da config

Bom dia! Estou querendo montar um computador para edição de vídeos, vfx e 3D. Posso gastar até uns 15/16k à vista nas peças, já com gabinete, coolers, tudo (sem periféricos, só o desktop).

Placa mãe MSI PRO B760M-A
Intel Core i9-14900KF
Corsair Vengeance 96GB DDR5 5200MHz
MSI GeForce RTX 4070 Ti Super Ventus 2X OC
Fonte XPG Core Reactor II 750W 80 Plus Gold
TOTAL NA PICHAU À VISTA: R$13.439

Aí falta gabinete/coolers e SSD

Algo nessa pegada funciona ou tem opções melhores?
64GB de memória DDR5 de 7200MHz é o mesmo preço de 96GB de memória DDR5 de 5200MHz, o que é melhor? Mais memória ou mais velocidade? Porque o After Effects usa MUITA ram...

Não tem sentindo um 14900KF com uma B760.
Vai de 14700, economize muito dinheiro e seja feliz!

Nunca mais eu compro nessa Terabyte
Precisando devolver uma placa mãe o quanto antes e levam três dias (quando rápido) pra responder um ticket

Galera, qual configuração vocês indicam para jogar FullHD, e que dure bons anos por aí rsrs
Estou querendo trocar meu PC, é um i5 4470 + Gtx970 (guerreiro kkk). De primeira compraria apenas a MB + CPU + RAM e depois a VGA, mas estou muito por fora das novidades e que está valendo realmente comprar.

Galera, qual configuração vocês indicam para jogar FullHD, e que dure bons anos por aí rsrs
Estou querendo trocar meu PC, é um i5 4470 + Gtx970 (guerreiro kkk). De primeira compraria apenas a MB + CPU + RAM e depois a VGA, mas estou muito por fora das novidades e que está valendo realmente comprar.

Isso é muito relativo.
Depende, entre outras coisas, dos tipos de games que joga e qual qualidade pretende rodá-los.
E em quanto tempo depois pretende comprar a VGA?
Ah! Claro! Qual é o orçamento?

Então, pesquisando aqui acho q vou gastar na faixa dos R$2000 no máximo no combo MB+CPU+RAM.
Estava lendo sobre o Ryzen 7 5700X3D, mas a MB + DDR5 sai caro d+ kkkk desisti por enquanto.
Aí pensei no i5-14400F ou Ryzen 7 5700X3D, ou equivalentes a eles.
Em relação a jogos, são todos os tipos de jogos rsrs gosto de jogar na qualidade máxima quando possível.
A VGA vou ver se consigo comprar ano que vem no começo, ou quem sabe na black (coisa q duvido), aí não sei se tem como usar a 970 nessa configuração nova, mas se não tiver vou ficando com meu PC atual até comprar a VGA.

Então, pesquisando aqui acho q vou gastar na faixa dos R$2000 no máximo no combo MB+CPU+RAM.
Estava lendo sobre o Ryzen 7 5700X3D, mas a MB + DDR5 sai caro d+ kkkk desisti por enquanto.
Em relação a jogos, são todos os tipos de jogos rsrs gosto de jogar na qualidade máxima quando possível.
A VGA vou ver se consigo comprar ano que vem no começo, ou quem sabe na black (coisa q duvido), aí não sei se tem como usar a 970 nessa configuração nova, mas se não tiver vou ficando com meu PC atual até comprar a VGA.
FullHD no talo é indicado hj em dia as rtx 4060, 4060ti
Agora quanto tempo ela vai durar, não faço ideia

Ryzen 7 5700X3D é soquete AM4, portanto utiliza memórias DDR4.
Como pretende comprar a VGA no início do próximo ano e estamos no meio do atual, recomendo ir juntando a grana e esperar para comprar tudo de uma vez.
Para jogos, a mudança de processador, mobo e memórias, mantendo a VGA, não irá fazer diferença.
No próximo ano você terá mais opções, porque a AMD está lançando os Ryzen 9XXX e a Intel vai lançar a 15ª geração. E isso vai baratear os preços das linhas anteriores.

Última edição:
Não tem sentindo um 14900KF com uma B760.
Vai de 14700, economize muito dinheiro e seja feliz!
Qual o motivo? Realmente não entendo, a placa-mãe não deixaria o i9 trabalhar direito? É que vi umas comparações pra render (vou usar o pc pra edição de vídeo, vfx e 3D) e o i9 fica uns 13% acima do i7, me pareceu bastante coisa por 1k a mais...

Montech Air 903 BaseR$ 279,90
Gigabyte Aorus B760 AORUS ELITE AXR$ 1.539,99
INTEL CORE I7-14900KFR$ 2.699,99
COOLER MASTER MASTERLIQUID 360LR$ 599,99
Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti SuperR$ 5.999,99
CORSAIR VENGEANCE, 96GB (2X48GB)R$ 2.149,99
GIGABYTE UD GOLD 850, 850WR$ 665,99
SAMSUNG 990 PRO, 2TBR$ 1.899,99
TOTALR$ 15.835,83

Uma configuração assim seria melhor?

Qual o motivo? Realmente não entendo, a placa-mãe não deixaria o i9 trabalhar direito? É que vi umas comparações pra render (vou usar o pc pra edição de vídeo, vfx e 3D) e o i9 fica uns 13% acima do i7, me pareceu bastante coisa por 1k a mais...

Montech Air 903 BaseR$ 279,90
Gigabyte Aorus B760 AORUS ELITE AXR$ 1.539,99
INTEL CORE I7-14900KFR$ 2.699,99
COOLER MASTER MASTERLIQUID 360LR$ 599,99
Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti SuperR$ 5.999,99
CORSAIR VENGEANCE, 96GB (2X48GB)R$ 2.149,99
GIGABYTE UD GOLD 850, 850WR$ 665,99
SAMSUNG 990 PRO, 2TBR$ 1.899,99
TOTALR$ 15.835,83

Uma configuração assim seria melhor?

Falei que não tem sentindo pegar um processador K para uma placa mãe que não permite overclock.
Em relação ao desempenho, o 14900K é mais forte que o 14700 para atividades que necessitam de mais núcleos. Para jogos a diferença é praticamente nula.
Sobre os valores um 14900K sai por uns R$ 4.000,00, já um 14700 sai por uns R$ 2.500,00.
Diferença de R$ 1.500,00.
Ou seja, o 14900K pode ser 13%, 15% e até 20% mais forte em multi thread que um 14700, porém é 60% MAIS CARO!
Eu fiz essas contas e essa reflexão e, por isso, escolhi (como pode ser visto na minha assinatura) o processador e placa mãe que recomendo aqui.

Ryzen 7 5700X3D é soquete AM$, portanto utiliza memórias DDR4.
Como pretende comprar a VGA no início do próximo ano e estamos no meio do atual, recomendo ir juntando a grana e esperar para comprar tudo de uma vez.
Para jogos, a mudança de processador, mobo e memórias, mantendo a VGA, não irá fazer diferença.
No próximo ano você terá mais opções, porque a AMD está lançando os Ryzen 9XXX e a Intel vai lançar a 15ª geração. E isso vai baratear os preços das linhas anteriores.
Pensei nisso também, de esperar um pouco mais e comprar tudo junto...Ou se bater a loucura compro uma VGA esse ano no cartão mesmo, mas em relação a essas duas CPU são os melhores CxB na sua opinião?
FullHD no talo é indicado hj em dia as rtx 4060, 4060ti
Agora quanto tempo ela vai durar, não faço ideia
Em relação ao tempo, eu vou diminuindo a configuração com o passar dele kkkk Eu falo que para jogar no talo hoje, para ela durar mais tempo mesmo.

Pensei nisso também, de esperar um pouco mais e comprar tudo junto...Ou se bater a loucura compro uma VGA esse ano no cartão mesmo, mas em relação a essas duas CPU são os melhores CxB na sua opinião?

Em relação ao tempo, eu vou diminuindo a configuração com o passar dele kkkk Eu falo que para jogar no talo hoje, para ela durar mais tempo mesmo.

Sim, os CPUs são ótimos custos benefícios e opções para jogos.

Falei que não tem sentindo pegar um processador K para uma placa mãe que não permite overclock.
Em relação ao desempenho, o 14900K é mais forte que o 14700 para atividades que necessitam de mais núcleos. Para jogos a diferença é praticamente nula.
Sobre os valores um 14900K sai por uns R$ 4.000,00, já um 14700 sai por uns R$ 2.500,00.
Diferença de R$ 1.500,00.
Ou seja, o 14900K pode ser 13%, 15% e até 20% mais forte em multi thread que um 14700, porém é 60% MAIS CARO!
Eu fiz essas contas e essa reflexão e, por isso, escolhi (como pode ser visto na minha assinatura) o processador e placa mãe que recomendo aqui.
Entendi, eu nem sabia o que significava o K, sou bem leigo nisso tudo, só fui no i9 mais barato da pichau (14900KF - R$3699 / 14900 - R$4019)

Entendi, eu nem sabia o que significava o K, sou bem leigo nisso tudo, só fui no i9 mais barato da pichau (14900KF - R$3699 / 14900 - R$4019)

Acredite, vá numa B760 e num 14700 que vai ficar satisfeito.
Conjunto de excelente desempenho e ótimo custo/benefício.
Só para ter uma ideia, no conjunto placa mãe e processador eu paguei R$ 4.000 (o preço do 14900K).

Bom dia !
Atualmente tenho um Ryzen 5700x e MB Asus X570 Tuf. Quero fazer um upgrade para o 7800x3d. Qual MB recomendam para esse processador, sendo que o uso é quase que exclusivo para games !

Bom dia !
Atualmente tenho um Ryzen 5700x e MB Asus X570 Tuf. Quero fazer um upgrade para o 7800x3d. Qual MB recomendam para esse processador, sendo que o uso é quase que exclusivo para games !

Pegaria uma boa B650 de uma marca mais conhecida, como Gigabyte, Asus, ASROCK, MSI...

Users who are viewing this thread

Voltar