[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Eita, não sabia do adaptador, mas é seguro?
Agora to em dúvida se pego a 4070 super ou a 7900 GRE já que estão na mesma faixa de preço (4.100), sofri demais com a minha 5700xt em relaçao a drivers e a morte precoce dela em 3 anos
Qual você pegaria?

Dota 2 é CPU Bound, vou sair do ryzen 5 3600 e vou pro 5700x3D, ja vai melhorar bastante
Jogo em Ultrawide 1440p 144hz

Última edição:
Eita, não sabia do adaptador, mas é seguro?
Agora to em dúvida se pego a 4070 super ou a 7900 GRE já que estão na mesma faixa de preço (4.100), sofri demais com a minha 5700xt em relaçao a drivers e a morte precoce dela em 3 anos
Qual você pegaria?

Dota 2 é CPU Bound, vou sair do ryzen 5 3600 e vou pro 5700x3D, ja vai melhorar bastante
Jogo em Ultrawide 1440p 144hz
4070s é melhor.

KNaqOR2.jpeg

Até 7000 mudariam algo? Essa placa-mãe vai "durar" pelo menos mais umas 2 gerações?
Quero montar uma build AM5 para ficar no mínimo uns 5 anos com ela, e ir upando com o passar do tempo.
PS: vou começar a comprar em setembro, pode ser que até lá os preços fiquem mais interessantes. Essa 6750 XT ficou 1899 a vista por quase um mês na kabum, provavelmente aumentaram para anunciar um desconto enorme na próxima promoção :haha:

KNaqOR2.jpeg

Até 7000 mudariam algo? Essa placa-mãe vai "durar" pelo menos mais umas 2 gerações?
Quero montar uma build AM5 para ficar no mínimo uns 5 anos com ela, e ir upando com o passar do tempo.
PS: vou começar a comprar em setembro, pode ser que até lá os preços fiquem mais interessantes. Essa 6750 XT ficou 1899 a vista por quase um mês na kabum, provavelmente aumentaram para anunciar um desconto enorme na próxima promoção :haha:
Esse site montador de PC é de onde? Ele já busca os melhores preços?

Estou muito na dúvida se monto uma configuração Ryzen 5 7600 + 4070 super ou Ryzen 7 7800x3D + RTX 4060. Quais seriam os pros e contras de cada um e qual a opiniõe??

KNaqOR2.jpeg

Colocaria 1tb de ssd geração 4 e uma placa mae com wifi6.

Quero deixar um comentário para os colegas:
CPU, GPU, NVMe e RAM vc consegue trocar fácil e fazer upgrades depois... invistam pesado é em MoBo... por exemplo, uma MoBo sem WiFi hoje é incabível. Prestem atenção na quantidade de fases, nas camadas, na quantidade de slots NVMe e sockets PCIe, etc.
Percebo que a galera parece começar a montar o sistema pela GPU aqui e depois economiza em todo o resto.
A ordem de importância é:
1) MoBo;
2) CPU;
3) NVMe;
4) GPU;
5) Ram;
6) PSU;
7) Case & Cooling,

Penso diferente, montar pc começa na resolução que vai jogar e em quantos fps te faz feliz, aí vai para a gpu que suporte isso e depois no cpu que leva ele com folga e para um futuro up, depois na placa mãe que suporte tudo isso, depois fonte e ram e por último armazenamento, e se tem grana esquece tudo e compra o que tem mais luzes.

Quero deixar um comentário para os colegas:
CPU, GPU, NVMe e RAM vc consegue trocar fácil e fazer upgrades depois... invistam pesado é em MoBo... por exemplo, uma MoBo sem WiFi hoje é incabível. Prestem atenção na quantidade de fases, nas camadas, na quantidade de slots NVMe e sockets PCIe, etc.
Percebo que a galera parece começar a montar o sistema pela GPU aqui e depois economiza em todo o resto.
A ordem de importância é:
1) MoBo;
2) CPU;
3) NVMe;
4) GPU;
5) Ram;
6) PSU;
7) Case & Cooling,
Depende do foco. Se for games, não faz sentido gastar muito na mobo e economizar na GPU!

Foco em game:
1-GPU (a melhor que puder)
2-CPU (se puder economizar aqui pra pegar uma GPU mais forte, simplesmente faça)
3-Mobo (o razoável, nem um fusca, nem uma ferrari, um golzinho)
4-Fonte (que suporte o sistema e sobre um pouco, uns 100W a mais que o necessário)
Depois vem o resto....pode pegar a memória, gabinete e hd mais barato que tiver.

Depende do foco. Se for games, não faz sentido gastar muito na mobo e economizar na GPU!

Foco em game:
1-GPU (a melhor que puder)
2-CPU (se puder economizar aqui pra pegar uma GPU mais forte, simplesmente faça)
3-Mobo (o razoável, nem um fusca, nem uma ferrari, um golzinho)
4-Fonte (que suporte o sistema e sobre um pouco, uns 100W a mais que o necessário)
Depois vem o resto....pode pegar a memória, gabinete e hd mais barato que tiver.
Mas a GPU vc pode pegar uma de entrada e depois de uns 2 ou 3 anos (ou até antes) trocar por uma de ponta... já a MoBo meio que "amarra" o sistema, por isso vc tem que investir numa MoBo top, com bastante conexão para expansão (3 ou 4xNVMe, PCIe extra além do dedicado à GPU, 4xRAM... não tem sentido o cara comprar uma RTX4090 pra rodar numa placa mATX com 8GB de Ram single-channel, HD ou SSD Sata e ficar limitado nas expansões...

Mas a GPU vc pode pegar uma de entrada e depois de uns 2 ou 3 anos (ou até antes) trocar por uma de ponta... já a MoBo meio que "amarra" o sistema, por isso vc tem que investir numa MoBo top, com bastante conexão para expansão (3 ou 4xNVMe, PCIe extra além do dedicado à GPU, 4xRAM... não tem sentido o cara comprar uma RTX4090 pra rodar numa placa mATX com 8GB de Ram single-channel, HD ou SSD Sata e ficar limitado nas expansões...
Faz menos sentido ainda comprar uma mobo de 4k, 64GB de ram e colocar um RTX 3050. Sua lógico não faz NENHUM sentido!
Tem que ser algo equilibrado com PRIORIDADE na GPU!
Conexões em mobo???? Quem usa tudo isso que vc falou? kkkkkkk Atualmente quase todas as mobos tem suporte a 2/3 conexões m.2, pci extra? Atualmente é vga e quem sabe uma placa de som, algo que o pessoal nem usa mais. E quem usa single-channel? E mesmo se usar, vale MUITOOOOOOOOOOOOO mais a pena pegar um single-channel e depois expandir do que pegar um VGA vagaba. Memoria expande FÁCIL, só comprar o pente e espetar, agora VGA tem que se livrar de uma pra pegar outra! Onde faz sentido isso??????? Fora a dor de cabeça de ficar rodando o jogo nas coxas, passando nervoso com frames baixo.
Sobre HD, faz mais sentido pegar um m.2 xing-ling que custa 1/4 do valor de um melhor e depois comprar algo melhor. De todos os lados que olhar, economizar na VGA é a maior cagada que alguém faz.
Se o PC for pra games, gastar muito na mobo e economizar na GPU e CPU é jogar dinheiro fora. Pra não dizer burrice!

Faz menos sentido ainda comprar uma mobo de 4k, 64GB de ram e colocar um RTX 3050. Sua lógico não faz NENHUM sentido!
Conexões em mobo???? Quem usa tudo isso que vc falou? kkkkkkk Atualmente quase todas as mobos tem suporte a 2/3 conexões m.2, pci extra? Atualmente é vga e quem sabe uma placa de som, algo que o pessoal nem usa mais. E quem usa single-channel? E mesmo se usar, vale MUITOOOOOOOOOOOOO mais a pena pegar um single-channel e depois expandir do que pegar um VGA vagaba. Memoria expande FÁCIL, só comprar o pente e espetar, agora VGA tem que se livrar de uma pra pegar outra! Onde faz sentido isso??????? Fora a dor de cabeça de ficar rodando o jogo nas coxas, passando nervoso com frames baixo.
Sobre HD, faz mais sentido pegar um m.2 xing-ling que custa 1/4 do valor de um melhor e depois comprar algo melhor. De todos os lados que olhar, economizar na VGA é a maior cagada que alguém faz.
Se o PC for pra games, gastar muito na mobo e economizar na GPU e CPU é jogar dinheiro fora. Pra não dizer burrice!
Já vi que tua visão é 100% games... aí não tem pra onde correr mesmo... tem que comprar uma RTX4090 e conectar numa caixa de sapato kkkk

Já vi que tua visão é 100% games... aí não tem pra onde correr mesmo... tem que comprar uma RTX4090 e conectar numa caixa de sapato kkkk
Irônia é a típica resposta de quem não tem argumento.
Mas como você não leu minha resposta vou fazer um copy abaixo....
DEPENDE DO FOCO!
Significado de foco no dicionário: Ponto central, ponto mais importante, ponto que recebe a convergência.
E como fui bem CLARO, para GAMES, é um gasto burro investir em mobo e economizar na GPU! É como comprar um Ferrari com motor de Fusca! Ou se a pessoa gosta MUITO, é VICIADA em jogar Tetris, aí faz sentido!
MASSSSSSSSSSSSSS, se o FOCO for produtividade e trabalho, a Prioridade é CPU e Mobo. E isso SÓ vai mudar se a produtividade da pessoa for ficar cheio de piduricalhos no PC, HDs externos, aparelhos conectados no PC etc, aí faz sentido priorizar até a Mobo ao invés do CPU.
Só falo isso, pra pessoas como você não ficar passando desinformação pra quem não entende nada de PC.

Irônia é a típica resposta de quem não tem argumento.
Mas como você não leu minha resposta vou fazer um copy abaixo....

DEPENDE DO FOCO!
Significado de foco no dicionário: Ponto central, ponto mais importante, ponto que recebe a convergência.
E como fui bem CLARO, para GAMES, é um gasto burro investir em mobo e economizar na GPU! É como comprar um Ferrari com motor de Fusca! Ou se a pessoa gosta MUITO, é VICIADA em jogar Tetris, aí faz sentido!
MASSSSSSSSSSSSSS, se o FOCO for produtividade e trabalho, a Prioridade é CPU e Mobo. E isso SÓ vai mudar se a produtividade da pessoa for ficar cheio de piduricalhos no PC, HDs externos, aparelhos conectados no PC etc, aí faz sentido priorizar até a Mobo ao invés do CPU.
Só falo isso, pra pessoas como você não ficar passando desinformação pra quem não entende nada de PC.
Calma Bertô, eu sou da velha guarda e oq menos quero é trazer desinformação!
Mas oq mais tem aqui é gente que compra uma GPU de MID pra cima e usa com hardware ultrapassado, desbalanceado, ineficiente, contrabandeado... aí fica TODOS OS DIAS enchendo o forum de questionamento tipo "minha fonte 187W REAL aguenta minha 3080TI?" ou "tenho um i7-7700, preciso trocar a placa-mãe para usar um Ryzen 5600?" ou "comprei um NVMe de 128GB da marca Parangolé Plus no Ali e agora fui ver que minha MoBo só tem conexao SATA, será que vai funcionar?"..

Não estou sugerindo pro cabra comprar uma MoBo de 5k e uma CPU de 4k e comprar uma RTX 3050... tô sugerindo pro cabra olhar com mais atençao e investir um pouco mais em itens que irão sim fazer falta... pq depois de uma semana jogando, eles caem aqui no fórum com questionamentos mirabolantes.
Já vi gente que deixou de pegar uma fonte da XPG Core Reactor de 850W e pegou uma da PC Yes de 650W por causa de R$ 50,00... é nesse ponto que eu queria chegar.
Peço desculpas se eu não soube ler bem sua postagem, mas vc também não foi um mestre de entender subterfúgios.

Última edição:
Calma Bertô, eu sou da velha guarda e oq menos quero é trazer desinformação!
Mas oq mais tem aqui é gente que compra uma GPU de MID pra cima e usa com hardware ultrapassado, desbalanceado, ineficiente, contrabandeado... aí fica TODOS OS DIAS enchendo o forum de questionamento tipo "minha fonte 187W REAL aguenta minha 3080TI?" ou "tenho um i7-7700, preciso trocar a placa-mãe para usar um Ryzen 5600?" ou "comprei um NVMe de 128GB da marca Parangolé Plus no Ali e agora fui ver que minha MoBo só tem conexao SATA, será que vai funcionar?"..

Não estou sugerindo pro cabra comprar uma MoBo de 5k e uma CPU de 4k e comprar uma RTX 3050... tô sugerindo pro cabra olhar com mais atençao e investir um pouco mais em itens que irão sim fazer falta... pq depois de uma semana jogando, eles caem aqui no fórum com questionamentos mirabolantes.
Já vi gente que deixou de pegar uma fonte da XPG Core Reactor de 850W e pegou uma da PC Yes de 650W por causa de R$ 50,00... é nesse ponto que eu queria chegar.
Peço desculpas se eu não soube ler bem sua postagem, mas vc também não foi um mestre de entender subterfúgios.
Agora você foi claro na sua colocação, não faz sentido essa economia na fonte, é a famosa economia burra.
E é pra isso que existe o fórum, tirar dúvidas e discussões, muita gente não consegue acompanhar o universo da tecnologia e o fórum não tem uma ferramenta de busca intuitiva para procurar a dúvida pessoal. Então, é normal ver perguntas como essa que vc se referiu.
Vou citar um exemplo pessoal: Meu irmão, quando era mais novo, veio me pedir ajuda pra instalar a impressora pq tinha medo de mexer e o computador explodir kkkkkkkk
Por isso tem que haver um equilíbrio focando na prioridade de cada um.
Eu mesmo estou montando um Desktop após muito tempo usando só notebook. Mas como não tenho pressa estou comprando aos poucos, esperando promoções.

As peças:

- 7950x3D
- NZXT B650e
- 4070S
- SoundBlaster AE-5 Plus
- 2x16GB DDR5 (comprado)
- NZXT Kraken 280mm (comprado)
- M.2 1TB Samsung 990 Pro (comprado)
- Crucial Plus 1TB (comprado)
- NZXT H6 (comprado)
- EVGA 850W que mantive do meu antigo PC.

Mas nem todo mundo tem condições de montar um PC desse, eu mesmo, se eu economizar no processador e comprar um 7800x3D, consigo comprar uma rtx 4070ti/4080, mas pro meu uso vale mais a pena pegar um processador mais parrudo. Mais se fosse um PC voltado somente a games, esse CPU e GPU não fariam o menor sentido.

Ssd nunca deu fps e acho que nunca dará, eu uso um de 1t, e um data de 120g com o windows e um bom e velho Hd de 4t, não muda nada um load mais demorado em minha vida, economizando na vga e gastando mais em placa mãe acho overkil..mas…

Ssd nunca deu fps e acho que nunca dará, eu uso um de 1t, e um data de 120g com o windows e um bom e velho Hd de 4t, não muda nada um load mais demorado em minha vida, economizando na vga e gastando mais em placa mãe acho overkil..mas…
Mas é overkill se o a função do PC for games... para quem usa o PC principalmente para trabalho e joga somente como lazer nas horas vagas, faz sentido sim.

Oi, pessoal. Bom dia, tudo bem?
Estou pensando em montar um PC para mim que teria uma função híbrida: jogos e trabalho.

Meu trabalho envolve aplicações comuns, de escritório, e softwares para análise de imagens médicas. Quando presencial, usamos aquelas workstations precision da Dell, que lidam bem com o serviço.

Fuçando, vi que são xeons (w-2223 e w-2225, se não me engano) com placas quadro t1000 ou p2200.

Minhas dúvidas:
- o que seria um equivalente ou melhor para casa? Me sugeriram um i5-14600k com uma RTX4070. Daria certo?
- vi uns vídeo no adrenaline comparando os hardwares e daí veio mais dúvidas. As radeon parecem ser melhores nas aplicações profissionais e um pouco piores para jogos. Seria uma opção mais interessante? Não tenho experiência com elas, são bons produtos?
- com esses problemas dos processadores da Intel de 13-14° geração, a amd seria uma opção mais interessante?

Meu prcamento é de cerca de 7-10k. Vi que tem outras configurações já descritas no tópico, mas resolvi entrar na discussão pelo uso profissional tbm que esse pc terá. Perdoem-me se estiver sendo repetitivo.

Agradeço a atenção de vocês
Abraços!

Fala pessoal, to fazendo uma montagem de um pc com um R5 4500,Rx 6600 e 2x8gb memoria ram, porem estou em duvida sobre qual placa mae escolher, levando em conta upgrade futuros de processador e memoria ram, quais placas voces me recomendariam?

Users who are viewing this thread

Voltar