[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Olá pessoal, podem me dar uma orientação pf?

Com um orçamento de R$8500 para:
-Fonte
-Placa mãe
-Processador
-SSD
-RAM
-Sistema de resfriamento (aircooler ou watercooler)

Vocês montariam o que?
Nesse caso vai ser usado com uma RTX 4080 que não entra nessa conta.
 
Última edição:
Olá pessoal, podem me dar uma orientação pf?

Com um orçamento de R$8500 para:
-Fonte
-Placa mãe
-Processador
-SSD
-Sistema de resfriamento (aircooler ou watercooler)

Vocês montariam o que?
Nesse caso vai ser usado com uma RTX 4080 que não entra nessa conta.
Tem preferência por AMD ou intel?
 
Opa, boa tarde guys. Então, comprei um pc completo no final de 2015, gtx 970, i5 4460, etc. E ate que dava pro gasto ate pouco tempo, ja que não jogo tanto quanto antigamente, principalmente por causa do trabalho. Mas decidi comprar outro pc agora, e estou totalmente dezatualizado, a ultima vez que fui atras de informações sobre peças e tals foi quando lançou a serie 1000 da nvidia. Posso gastar +- RS 5000,00. Estava pensando em comprar uma 4060 ti, mas pesquisando vi que tem pessoas que falam que não vale a pena, que a a amd está melhor e tals, se alguem puder dar um luz, agradeço demais.
 
Tenho mais familiaridade com Intel. Mas aceito sugestões. :)
Uma coisa que faltou vc mencionar é a RAM. Você esqueceu que vai precisar dela também ou já tem memória? Isso é importante saber pq se vc já tem um kit DDR4 por exemplo, limita um pouco a questão dos processadores e placas-mãe possíveis, já que as novas gerações estão rodando DDR5.
 
Opa, boa tarde guys. Então, comprei um pc completo no final de 2015, gtx 970, i5 4460, etc. E ate que dava pro gasto ate pouco tempo, ja que não jogo tanto quanto antigamente, principalmente por causa do trabalho. Mas decidi comprar outro pc agora, e estou totalmente dezatualizado, a ultima vez que fui atras de informações sobre peças e tals foi quando lançou a serie 1000 da nvidia. Posso gastar +- RS 5000,00. Estava pensando em comprar uma 4060 ti, mas pesquisando vi que tem pessoas que falam que não vale a pena, que a a amd está melhor e tals, se alguem puder dar um luz, agradeço demais.
Haha estou na mesma situação que você amigo. A ultima vez que "montei" um PC, era época que placa de vídeo integrada dava conta de bastante coisa haha. Quando lançou a serie 1000 da Nividia eu só ouvi falar, mas já tinha deixado de lado esse negocio de montar PC. Estou querendo montar a uns meses e tenho pesquisado bastante, então eis o que aprendi:

- 4060TI não compensa, passa longe de valer apena pelo custo dela. Uns dias atrás tinha uma RX 6650XT por 1.299,00. O custo estava ótimo, ela bate de frente com uma 3060 ou 4060, até melhor em alguns casos. Agora ela está mais cara, acredito que por estamos no final do ano, se esperar um pouco mais pode encontrar de novo nesse valor. Vale ressaltar que a 6650XT é ótima pra FHD, se estiver mirando QHD, vai ter que ver algo mais potente. Mas com 5K, acredito que o ideal seja mirar em FHD mesmo.

- Cheguei a conclusão de que o Ryzen 5 5600 é o que está melhor em custo benefício. Pode partir desse princípio e procurar as outras Peças. Pessoal também indica o Ryzen 5700X. No geral ele tem o mesmo desempenho do 5600, porém ele tem mais Núcleo e Thread. Isso é algo que não faz tanta diferença atualmente para jogos, mas futuramente pode fazer. Então se pensa em ficar MUITO tempo com o mesmo processador, o 5700X é algo a se pensar.

Memoria ram - Não tem mistério, basta fazer dual chanel e dar preferência a no minimo cl16. Recomendo pegar 2x8gb 3200mhz, se for no processador citado acima. Pessoal aqui fala que o ideal é 32gb, porém não vejo tanta necessidade ainda.

Com a informações que você passou, acho que é isso que da pra adiantar. Mas o ideal é você informar mais coisas como: O que pretendo jogar, Qual teu objetivo, FHD ou QHD, Já tem monitor e periféricos (mouse, teclado, fone) ou pretende comprar com esses 5k também?

BEM VINDO DE VOLTA A ESSE MUNDO!!! KKK
 
Uma coisa que faltou vc mencionar é a RAM. Você esqueceu que vai precisar dela também ou já tem memória? Isso é importante saber pq se vc já tem um kit DDR4 por exemplo, limita um pouco a questão dos processadores e placas-mãe possíveis, já que as novas gerações estão rodando DDR5.
Bah, valeu pela observação, tinha esquecido mesmo. A ideia é pegar DDR5 mesmo.
 
Bah, valeu pela observação, tinha esquecido mesmo. A ideia é pegar DDR5 mesmo.
Bom, incluindo a RAM no role, 8.500,00 dá pra basicamente "qualquer" configuração que não seja um exagero desnecessário.
Atualmente não faz sentido pra quem tem uma folga de grana não pegar 32GB de RAM, um kit DDR5 de 2x16gb vai te custar na faixa de 800 reais com velocidade decente. SSD hoje qualquer nVME de 2tb vc encontra por ~700 reais já de marca boa e velocidade excelente. A fonte quem manda mais é a GPU, a peça que costuma consumir mais, pra empurrar um sistema top com uma 4080 você deve ir no mínimo com 750w de fonte, eu iria em 850w pra ter margem sobrando, encontra fonte de 850w de boa marca por cerca de 600 reais. Resfriamento, se é pra economizar vai num bom aircooler, faixa de 300 reais pega coisa boa, se for pra watercooler tu pode subir isso pra uns 500 reais pelo menos. Então pra todos esses componentes, você vai gastar em torno de R$ 2.600,00 (pode gastar menos se pegar boas promoções sem muita dificuldade).

Te sobra então R$ 5900,00 para placa-mãe e processador, o que é basicamente a possibilidade de pegar o que tem de melhor. EU, particularmente, iria de Ryzen 7800X3D com uma placa-mãe com chipset B650, vai ficar dentro desse orçamento e vai empurrar a 4080 com folga.
 
Irei montar um PC com essa config abaixo porem ainda tenho minhas dúvidas sobre o que mudar no SSD, RAM, Fonte e Gabinete, alguma sugestão custo benefício na qual se possível seja barata e melhor?

* Ryzen 5 5600G: R$ 805,30
* B550M Aorus Elite: R$ 736,99

SSD* Kingston NV2 500Gb: R$ 209,99
SSD * Kingston Sata 1Tb: R$ 299,99
RAM * XPG Gammix 2x8GB: R$ 329,99
Fonte * Cooler Master MWE 80 Plus Bronze 650W: R$ 349,99
Gabinete * Pichau Kazan 2 Black: R$ 199,99

+ RX6600 Futuramente
 
Amigos, preciso concluir a config abaixo, podem ajudar? Tô planejando uma config perto do top de linha:

Já tenho ou já decidi:
cpu: i7 14900K
cooler: Noctua D15
SSD: Nvme Samsung 1TB
GPU: tenho 1080ti, vou aguardar as RTX50 ou pegar uma 4090
fans, gabinete, outros drives, monitor, mouse e teclado: já tenho

Faltando:
placa-mãe: chipset Z790, tenho tendência pra Gigabyte, mas aceito todas as sugestões, em especial pensando em garantia e durabilidade pra vários anos
memória: 64GB, DDR5 - cooler x gabinete deixam pouco espaço, preciso de pentes "baixos" em altura, acho que preferencialmente 2x32GB
fonte: pelo menos 1000W, preferencialmente ATX3.0, com o conector 12VHPWR e 10 anos na garantia
 
Amigos, preciso concluir a config abaixo, podem ajudar? Tô planejando uma config perto do top de linha:

Já tenho ou já decidi:
cpu: i7 14900K
cooler: Noctua D15
esse cooler não dá conta do processador, meu Ryzen 9 7950x que consome bem menos já não ficava tão bom com um Assassin III que é a mesma coisa desse Noctua, para conseguir extrair mais desempenho eu tive de apelar para um WC de 360mm de alta performance e um 14900k nem com WC de 420mm se comporta direito. É pagar caro para ter 70 a 80% da performance se não tiver sorte ou 90% com sorte no silício.
e se quer jogar um 7800x3d massacra esse 14900k no consumo com a mesma solução térmica. Também está para sair as APUs da AMD em janeiro/2024, pode sair algo interessante ou uma queda de preços.
 
esse cooler não dá conta do processador, meu Ryzen 9 7950x que consome bem menos já não ficava tão bom com um Assassin III que é a mesma coisa desse Noctua, para conseguir extrair mais desempenho eu tive de apelar para um WC de 360mm de alta performance e um 14900k nem com WC de 420mm se comporta direito. É pagar caro para ter 70 a 80% da performance se não tiver sorte ou 90% com sorte no silício.
e se quer jogar um 7800x3d massacra esse 14900k no consumo com a mesma solução térmica. Também está para sair as APUs da AMD em janeiro/2024, pode sair algo interessante ou uma queda de preços.
Grato pela resposta, amigo.
Eu tenho um "trauma" com AMD por ocorridos há mtos anos, mas q me impedem de comprar algo deles. O cooler eu já tenho, então vou experimentar, ainda q provisoriamente... Conforme for, posso trocar por um WC em poucos meses ou pegando uma promoção boa.
 
Irei montar um PC com essa config abaixo porem ainda tenho minhas dúvidas sobre o que mudar no SSD, RAM, Fonte e Gabinete, alguma sugestão custo benefício na qual se possível seja barata e melhor?

* Ryzen 5 5600G: R$ 805,30
* B550M Aorus Elite: R$ 736,99

SSD* Kingston NV2 500Gb: R$ 209,99
SSD * Kingston Sata 1Tb: R$ 299,99
RAM * XPG Gammix 2x8GB: R$ 329,99
Fonte * Cooler Master MWE 80 Plus Bronze 650W: R$ 349,99
Gabinete * Pichau Kazan 2 Black: R$ 199,99

+ RX6600 Futuramente
Porque 2 SSD, sendo 1 sata?
Não é melhor pegar 1 SSD NV2 de 1tb? Com 500 reais (a soma dos valores dos dois SSDS que você citou) você compra 1 ótimo SSD de 1tb. Ou compra um "custo beneficio" mais em conta.
 
Bom, incluindo a RAM no role, 8.500,00 dá pra basicamente "qualquer" configuração que não seja um exagero desnecessário.
Atualmente não faz sentido pra quem tem uma folga de grana não pegar 32GB de RAM, um kit DDR5 de 2x16gb vai te custar na faixa de 800 reais com velocidade decente. SSD hoje qualquer nVME de 2tb vc encontra por ~700 reais já de marca boa e velocidade excelente. A fonte quem manda mais é a GPU, a peça que costuma consumir mais, pra empurrar um sistema top com uma 4080 você deve ir no mínimo com 750w de fonte, eu iria em 850w pra ter margem sobrando, encontra fonte de 850w de boa marca por cerca de 600 reais. Resfriamento, se é pra economizar vai num bom aircooler, faixa de 300 reais pega coisa boa, se for pra watercooler tu pode subir isso pra uns 500 reais pelo menos. Então pra todos esses componentes, você vai gastar em torno de R$ 2.600,00 (pode gastar menos se pegar boas promoções sem muita dificuldade).

Te sobra então R$ 5900,00 para placa-mãe e processador, o que é basicamente a possibilidade de pegar o que tem de melhor. EU, particularmente, iria de Ryzen 7800X3D com uma placa-mãe com chipset B650, vai ficar dentro desse orçamento e vai empurrar a 4080 com folga.

Opa, muito obrigado pelas dicas!. 32 de RAM vai ser uma boa, o nVME eu tinha pensado em 1TB, mas se a diferença é tão pouca, vai mais de 2TB mesmo.

Quanto a esse processador, acha q vale mais a pena q um i7 14700k? vi q regulam de preço. Os comparativos q vi com esse Ryzen eram todos com os da 13ª da intel.
 
Opa, muito obrigado pelas dicas!. 32 de RAM vai ser uma boa, o nVME eu tinha pensado em 1TB, mas se a diferença é tão pouca, vai mais de 2TB mesmo.

Quanto a esse processador, acha q vale mais a pena q um i7 14700k? vi q regulam de preço. Os comparativos q vi com esse Ryzen eram todos com os da 13ª da intel.
Se o foco é em jogos mesmo, o 3D cache dos Ryzen X3D faz diferença, pra ter noção, no comparativo do HardwareUnboxed em 21 jogos o 7800X3D só ficou atrás em 4 jogos, em todos os outros ficou na frente.....do i9 14900K. Pegar ele pelo preço do i7 14700K é praticamente um no brainer A MENOS QUE você tenha outros usos para o PC que podem aproveitar melhor o desempenho do i7, já que o desempenho superior do 7800X3D é exclusivamente por conta do cache, que não faz diferença em outras aplicações de produtividade.

Se o foco é jogos, acho que nem tem o que cogitar.
 
Opa, boa tarde guys. Então, comprei um pc completo no final de 2015, gtx 970, i5 4460, etc. E ate que dava pro gasto ate pouco tempo, ja que não jogo tanto quanto antigamente, principalmente por causa do trabalho. Mas decidi comprar outro pc agora, e estou totalmente dezatualizado, a ultima vez que fui atras de informações sobre peças e tals foi quando lançou a serie 1000 da nvidia. Posso gastar +- RS 5000,00. Estava pensando em comprar uma 4060 ti, mas pesquisando vi que tem pessoas que falam que não vale a pena, que a a amd está melhor e tals, se alguem puder dar um luz, agradeço demais.

Esses dias eu vi a 4060 Normal por 1.7K. Compensa mais vc pegar ela. Processador vai de gosto. Se for de AMD recomendo o Ryzen 5 5600. E se for de Intel um Ci5 12400. Memória pode ser 2 pentes de 8GB DDR4 3200Mhz. Ou se preferir dois pentes de 12GB. O preço dos pentes de 12GB DDR4 3200Mhz estão compensando mais. Bom que já fica sossegado por mais tempo com 24GB de Memória. Pois antes sobrar do que faltar né! Eu mesmo tinha 16GB e vendi eles e estou usando dois de 12GB.

A fonte uma Corsair CX550(ou alguma outra equivalente)já vai ser mais que o suficiente.
 
Porque 2 SSD, sendo 1 sata?
Não é melhor pegar 1 SSD NV2 de 1tb? Com 500 reais (a soma dos valores dos dois SSDS que você citou) você compra 1 ótimo SSD de 1tb. Ou compra um "custo beneficio" mais em conta.
Valeu pela dica vou pesquisar o melhor SSD custo benefício aqui, tem alguma sugestão? E quanto aos outros que estou em dúvida pode me ajudar tambem?
 
Grato pela resposta, amigo.
Eu tenho um "trauma" com AMD por ocorridos há mtos anos, mas q me impedem de comprar algo deles. O cooler eu já tenho, então vou experimentar, ainda q provisoriamente... Conforme for, posso trocar por um WC em poucos meses ou pegando uma promoção boa.
AMD hoje em dia está bem estável desde as placas-mãe AM4 com Ryzen 5000 em diante, ainda mais que a galera anda comprando cada vez mais consoles e outros equipamentos para jogos com AMD Ryzen embutido, mas não estou indicando nada em AMD já que tem esse Intel, apenas comparando consumo e, no seu caso, vai ficar limitado ao extremo, ainda que adquira um WC

eu acho que 14900k no Brasil quente é para quem pretende fazer delid e sabe o risco que corre e vai assumi-lo. O Peperaio montou um 14700k com WC custom para segurar a máquina, daí você tira a dificuldade em conseguir extrair o máximo de performance dentro daquilo que o processador deve entregar e que você pagou.
 
Valeu pela dica vou pesquisar o melhor SSD custo benefício aqui, tem alguma sugestão? E quanto aos outros que estou em dúvida pode me ajudar tambem?
Quando respondi procurei aqui me indicaram esse:
SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G
Depois de mais um tempo procurando, resolvi investir nesse abaixo, que um pouco mais caro, mas é melhor:
SSD KINGSTON KC3000, 1TB, M.2 2280, PCIE NVME, LEITURA 7000 MB/S, GRAVACAO 6000 MB/S, SKC3000S/1024G

Quanto a placa mãe, se tu voltar as paginas, vai ver geral indicando a B550M PRO-VDH WIFI, Aparentemente ela é mais robusta nesse média de preço.
Fonte o pessoal estava indicando essa Fonte . Aparentemente é boa, te atende e ta com um custo melhor.
 
Quando respondi procurei aqui me indicaram esse:
SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G
Depois de mais um tempo procurando, resolvi investir nesse abaixo, que um pouco mais caro, mas é melhor:
SSD KINGSTON KC3000, 1TB, M.2 2280, PCIE NVME, LEITURA 7000 MB/S, GRAVACAO 6000 MB/S, SKC3000S/1024G

Quanto a placa mãe, se tu voltar as paginas, vai ver geral indicando a B550M PRO-VDH WIFI, Aparentemente ela é mais robusta nesse média de preço.
Fonte o pessoal estava indicando essa Fonte . Aparentemente é boa, te atende e ta com um custo melhor.
Como estou pensando em futuros upgrades eu não vou querer trocar para uma placa mãe como essa, então irei manter o Aorus Elite.

Sobre a fonte uma coisa que me disseram é que não se deve economizar na fonte, vc tem certeza que essa fonte apesar de ser bem barata vai trazer a mesma performance do que a que me recomendaram anteriormente?

Valeu também pela recomendação de SSD.

Gostaria de saber também sobre as memória RAM 16GB 2x8
 
Bom dia pessoal, gostaria de voltar aos jogos mas estou na dúvida quanto a configuração do PC que estou montando.
Procurando por algo intermediário para jogar esporadicamente (não tenho muito tempo livre) para jogos clássicos e simuladores de corrida (tenho um G27). Orçamento máximo seria em torno de 3k. Vejam se a config abaixo atende, aceito sugestões. Obrigado.

Gabinete Gamer Pichau HX300 White Lateral Vidro, PG-HX3-W01
R$ 164,69

Processador AMD Ryzen 5 5500, 6-Core, 12-Threads, 3.6GHz (4.2GHz Turbo), Cache 19MB, AM4, 100-100000457BOX
R$ 703,52

Memoria Patriot Signature Line, 16GB (1x16GB), DDR4, 3200MHz, C22, Preto, PSD416G320081
1 x R$ 282,34

Placa de Video PNY GeForce RTX 3050, 8GB, GDDR6, 128-bit, VCG30518DFBPB1-NAC
R$ 1.717,64

Placa Mae ASRock A520M-HVS, DDR4, Socket AM4, M-ATX, Chipset AMD A520, A520M-HVS
R$ 423,52

SSD WD Green, 480GB, 2.5, SATA III 6GB/s, Leitura de 545 MB/s, Gravacao de 430 MB/s, WDS480G3G0A
R$ 217,64

Total: 2982,95

PS: Já tenho uma fonte Corsair 500w, e periféricos tmb.
 
Bom dia pessoal, gostaria de voltar aos jogos mas estou na dúvida quanto a configuração do PC que estou montando.
Procurando por algo intermediário para jogar esporadicamente (não tenho muito tempo livre) para jogos clássicos e simuladores de corrida (tenho um G27). Orçamento máximo seria em torno de 3k. Vejam se a config abaixo atende, aceito sugestões. Obrigado.

Gabinete Gamer Pichau HX300 White Lateral Vidro, PG-HX3-W01
R$ 164,69

Processador AMD Ryzen 5 5500, 6-Core, 12-Threads, 3.6GHz (4.2GHz Turbo), Cache 19MB, AM4, 100-100000457BOX
R$ 703,52

Memoria Patriot Signature Line, 16GB (1x16GB), DDR4, 3200MHz, C22, Preto, PSD416G320081
1 x R$ 282,34

Placa de Video PNY GeForce RTX 3050, 8GB, GDDR6, 128-bit, VCG30518DFBPB1-NAC
R$ 1.717,64

Placa Mae ASRock A520M-HVS, DDR4, Socket AM4, M-ATX, Chipset AMD A520, A520M-HVS
R$ 423,52

SSD WD Green, 480GB, 2.5, SATA III 6GB/s, Leitura de 545 MB/s, Gravacao de 430 MB/s, WDS480G3G0A
R$ 217,64

Total: 2982,95

PS: Já tenho uma fonte Corsair 500w, e periféricos tmb.
Muda a RAM para um kit de 2x8GB.

GPU dá pra achar coisa bem melhor pelo preço, pessoal anda recomendando a RX 6650 XT.
 
Se o foco é em jogos mesmo, o 3D cache dos Ryzen X3D faz diferença, pra ter noção, no comparativo do HardwareUnboxed em 21 jogos o 7800X3D só ficou atrás em 4 jogos, em todos os outros ficou na frente.....do i9 14900K. Pegar ele pelo preço do i7 14700K é praticamente um no brainer A MENOS QUE você tenha outros usos para o PC que podem aproveitar melhor o desempenho do i7, já que o desempenho superior do 7800X3D é exclusivamente por conta do cache, que não faz diferença em outras aplicações de produtividade.

Se o foco é jogos, acho que nem tem o que cogitar.
Bahh, top!! não sabia q tinha toda essa diferença! O objetivo principal é jogos mesmo.

Eu estava lendo sobre o i7 14700K, e não me agradou muito, parece q teve bem pouca diferença em relação à 13ª geração, e o consumo é um absurdo, mas que TALVEZ, valesse a pena pegar se fosse montar do zero... mas pelo visto nem isso... Vou me informar desse modelo que você citou.

Também vou pesquisar direitinho o resto das peças, principalmente essa MB, q vi q tem diversas variações. E preciso de uma que seja grande, que pelo menos tenha uma pci-e (normal ou mini) não seja tapada pela placa de vídeo gordona. Pois quero colocar a placa de som (sound blaster z) que uso aqui.

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações.
 
Bom dia pessoal, gostaria de voltar aos jogos mas estou na dúvida quanto a configuração do PC que estou montando.
Procurando por algo intermediário para jogar esporadicamente (não tenho muito tempo livre) para jogos clássicos e simuladores de corrida (tenho um G27). Orçamento máximo seria em torno de 3k. Vejam se a config abaixo atende, aceito sugestões. Obrigado.

Gabinete Gamer Pichau HX300 White Lateral Vidro, PG-HX3-W01
R$ 164,69

Processador AMD Ryzen 5 5500, 6-Core, 12-Threads, 3.6GHz (4.2GHz Turbo), Cache 19MB, AM4, 100-100000457BOX
R$ 703,52

Memoria Patriot Signature Line, 16GB (1x16GB), DDR4, 3200MHz, C22, Preto, PSD416G320081
1 x R$ 282,34

Placa de Video PNY GeForce RTX 3050, 8GB, GDDR6, 128-bit, VCG30518DFBPB1-NAC
R$ 1.717,64

Placa Mae ASRock A520M-HVS, DDR4, Socket AM4, M-ATX, Chipset AMD A520, A520M-HVS
R$ 423,52

SSD WD Green, 480GB, 2.5, SATA III 6GB/s, Leitura de 545 MB/s, Gravacao de 430 MB/s, WDS480G3G0A
R$ 217,64

Total: 2982,95

PS: Já tenho uma fonte Corsair 500w, e periféricos tmb.

Como já foi dito, pega dois pentes de 8GB ou até mesmo dois de 12GB. Os pentes de 12GB estão compensando pelo valor.

A VGA vc consegue uma 4060 por pouca coisa a mais. Já vi ela por 1.8K. Ou então a placa da AMD RX7600 que também se encontra por 1.8K. Ambas são bem melhores que a 3050. Tem nem comparação.

A RX6650XT(=RX6600XT)estava por 1.4K esses dias. Também é uma boa opção e nitidamente superior a uma 3050.

Em relação ao consumo, eu iria de RTX4060. Bom que sua fonte da Corsair de 500W trabalhará com mais folga.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo