[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

e qual configuração vc montou?
Inicialmente pensei em pegar um AM4/AM5 mais simples mas acabei pegando algumas peças mais intermediárias, segue peças.

Computador
Processador AMD Ryzen 5 7600, 6-Core, 12-Threads, 3.8GHz (5.1GHz Turbo), Cache 38MB, AM5, 100-100001015BOX
Water Cooler Aigo Darkflash Radiant DC240, ARGB, 240mm, Preto, DC240BK
Placa Mae Asus TUF Gaming X670E-Plus, DDR5, Socket AM5, ATX, Chipset AMD X670, TUF-GAMING-X670E-PLUS
Memoria Kingston Fury Beast, 32GB (2x16GB), DDR5, 6000MHz, C36, Preto, KF560C36BBEK2-32
SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 2400 MB/s, Gravacao 1600 MB/s, ALEG-710-512GCS
SSD Pichau Rover, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe 3.0, Leitura 2200 MB/s, Gravacao 1700 MB/s, PCH-RVRP-512
Fonte XPG Kyber, 850W, 80 Plus Gold, Com Cabo, Preto - KYBER850G-BKCBR
Gabinete Gamer Pichau Gadit 2 RGB, Mid-Tower, Lateral de Vidro Temperado, Com 3 Fans, Preto, PG-GDT-02RGB

Monitor
Monitor Gamer LG UltraGear, 24 Pol IPS, FHD, 1ms, 144Hz, FreeSync Premium, DP/HDMI, 24GN60R-B

Peguei o Ryzen 7600 pois vai servir ao meu uso inicialmente que é pra trabalho e uso diário, aproveitei e peguei um water cooler com um bom fluxo de ar(Nunca usei) sempre usei Cooler Box, placa mãe decidi pegar logo uma com PCI 5.0 visando o longo prazo e possibilidade de realizar algum upgrade de processador futuro, memória ja quis pegar 32 GB, antigamente usava 16GB e ja sentia uns gargalos, SSD peguei dois de 500GB pois não uso muito, fonte peguei uma com suporte a PCIe 5.0 também visando o longo prazo, e um gabinete simples. depois irei pegar uma placa de video intermediária RTX 4060TI por exemplo pois irei usar em FULL HD.
 
Última edição:
Pessoal, estou acompanhando alguns preços de placa-mãe AM5. Porém a maioria delas diz que suportam DDR5 em 6Ghz, porém OC. A esmagadora maioria fica nos 5.2Ghz, sem OC.
Na prática, o que isso significa? Afeta durabilidade? Afeta estabilidade?
Agradeço qualquer explicação o/
 
Pessoal, estou acompanhando alguns preços de placa-mãe AM5. Porém a maioria delas diz que suportam DDR5 em 6Ghz, porém OC. A esmagadora maioria fica nos 5.2Ghz, sem OC.
Na prática, o que isso significa? Afeta durabilidade? Afeta estabilidade?
Agradeço qualquer explicação o/
Acho que sempre foi assim, é tanto que o XMP eu sempre usei nos computadores que tive e nunca obtive nenhum problema.
 
Olá !

Gostaria de um auxilio se possivel,
Estou montando um pc e gostaria da opinão de vcs sobre compatibilidade das peças escolhidas e se são uma boa escolha...
De acordo com o orçamento liberado pela patroa, tenho aprox 4500 para gastar com a nova diversão minha e de meu filho...

Tenho a expectativa de rodar todos os jogos atuais se possivel (sei que não no full ou com alta taxa de fps) e não tenha dor de cabeça com esse pc por pelo menos uns 3 anos...

Adianto que nunca montei (escolhi) peças de um pc, mas com pesquisas feitas nos ultimos dias, acho que ficou algo legal...

R$776,00 Processador Intel Core i5 12400F, 2.5GHz (4.4GHz Turbo), 12ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1700, Com Cooler, BX8071512400F

R$500,00 Placa Mãe Gigabyte H610M S2 V3 DDR4, Chipset H610, Intel LGA 1700, mATX, DDR4

R$1900,00 Placa de Vídeo Asus Dual NVIDIA GeForce RTX 4060 EVO OC, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, DUAL-RTX4060-O8G-EVO

R$195,00 + R$195,00 2xMemória DDR4 Geil Evo Potenza, 16GB, 3200MHz, Black, GAPB416GB3200C22SC

R$390,00 SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs, SNV2S/1000G

R$260,00 Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, GC-PS001

R$190,00 Gabinete Gamer Ninja Saga, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, ATX, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans


Agradeço desde já!
 
Galera,

O que me dizem sobre a config:

Ryzen 5600 + GALAX GeForce RTX 4060 8 GB ST 1-Click OC + Asus TUF Gaming A520M-Plus Micro ATX AM4
 
Consagrados,

O que acham desse pc:

Processador: Ryzen 7 5700X
Cooler: Deepcool AK400 Branco
Placa de Vídeo: Zotac GeForce RTX 4060 Ti Twin Edge OC White Edition
Placa Mãe: MSI B550M PRO-VDH WIFI (aqui pelo wifi mesmo)
Memória: 2x16 GB - Adata XPG Gammix D45, DDR4, 3200Mhz, C16
SSD: Corsair SSD MP600 Core 1 TB
Fonte: Acer AC650, 650W, 80 Plus Bronze, Full Modular
Gabinete: Mancer Goblin

OBS: A ideia é futuramente trocar o gabinete, cooler por um watercooler e acrescentar outros coolers (tudo pela estética rsrs)
 
Pessoal eu tinha esse meu PC da assinatura pq fui roubado pela companhia aerea quando eu vim embora da Alemanha pra morar no Brasil novamente, uma mala minha roubada/perdida que devia ter mais de 20mil reais em peças de computador, relogios e outros pertences. Já acionei o advogado e agora é esperar o desfecho...

A única coisa que me sobrou que veio em outra mala foi meu Fone da Razer e as memórias Corsair, e alguns cabos da Fonte Corsair, 2 pasta térmica que comprei de reserva e o resto perdi tudo.
Quando cheguei ao Brasil comprei um gabinete esperando ainda receber minha mala pra montar o pc novamente mas infelizmente até agora nada.

Fiquei até puto/triste, ia vender as memórias, gabinete (novo) e o Fone da Razer de tanta raiva e ódio, pq esse PC na Alemanha me custou 112 reais praticamente na época... Hoje eu não posso gastar essa grana novamente em um PC.

Mas ainda to segurando essa ideia de vender e ver se vou montar outro... o problema é que ainda tenho muita coisa pra comprar pra dentro de casa e nao sei quando vou poder montar outro PC.

O que tem hoje no mercado que se iguale a esse meu PC roubado ? Se fosse pra montar outro hoje aproveitando o que me sobrou =/
 
Olá !

Gostaria de um auxilio se possivel,
Estou montando um pc e gostaria da opinão de vcs sobre compatibilidade das peças escolhidas e se são uma boa escolha...
De acordo com o orçamento liberado pela patroa, tenho aprox 4500 para gastar com a nova diversão minha e de meu filho...

Tenho a expectativa de rodar todos os jogos atuais se possivel (sei que não no full ou com alta taxa de fps) e não tenha dor de cabeça com esse pc por pelo menos uns 3 anos...

Adianto que nunca montei (escolhi) peças de um pc, mas com pesquisas feitas nos ultimos dias, acho que ficou algo legal...

R$776,00 Processador Intel Core i5 12400F, 2.5GHz (4.4GHz Turbo), 12ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1700, Com Cooler, BX8071512400F

R$500,00 Placa Mãe Gigabyte H610M S2 V3 DDR4, Chipset H610, Intel LGA 1700, mATX, DDR4

R$1900,00 Placa de Vídeo Asus Dual NVIDIA GeForce RTX 4060 EVO OC, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, DUAL-RTX4060-O8G-EVO

R$195,00 + R$195,00 2xMemória DDR4 Geil Evo Potenza, 16GB, 3200MHz, Black, GAPB416GB3200C22SC

R$390,00 SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs, SNV2S/1000G

R$260,00 Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, GC-PS001

R$190,00 Gabinete Gamer Ninja Saga, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, ATX, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans


Agradeço desde já!

Trocaria essa fonte por uma da MSI.

Tenho as duas (uma no PC da minha filha e outra no PC da minha esposa) e a MSI é bem mais fonte!
 
Pessoal eu tinha esse meu PC da assinatura pq fui roubado pela companhia aerea quando eu vim embora da Alemanha pra morar no Brasil novamente, uma mala minha roubada/perdida que devia ter mais de 20mil reais em peças de computador, relogios e outros pertences. Já acionei o advogado e agora é esperar o desfecho...

A única coisa que me sobrou que veio em outra mala foi meu Fone da Razer e as memórias Corsair, e alguns cabos da Fonte Corsair, 2 pasta térmica que comprei de reserva e o resto perdi tudo.
Quando cheguei ao Brasil comprei um gabinete esperando ainda receber minha mala pra montar o pc novamente mas infelizmente até agora nada.

Fiquei até puto/triste, ia vender as memórias, gabinete (novo) e o Fone da Razer de tanta raiva e ódio, pq esse PC na Alemanha me custou 112 reais praticamente na época... Hoje eu não posso gastar essa grana novamente em um PC.

Mas ainda to segurando essa ideia de vender e ver se vou montar outro... o problema é que ainda tenho muita coisa pra comprar pra dentro de casa e nao sei quando vou poder montar outro PC.

O que tem hoje no mercado que se iguale a esse meu PC roubado ? Se fosse pra montar outro hoje aproveitando o que me sobrou =/
Sinto muito por esse rolo hein mano
Sobre a pergunta, pelo que tenho pesquisado, a 4060 pelo preço tá saindo melhor negócio que a 3060 (que está ficando em falta nos estoques e o preço subindo)
 
Fala meu povo!

Fique muitos anos sem acompanhar o mercado de PC e estou meio por fora das coisas... Montei uma config com a ideia de rodar jogos em quadHD. Queria confirmar com vocês se tudo que eu coloquei é compatível entre si, e se está bem balanceado:

Placa de Vídeo: RTX 4070 SUPER 12GB (Galax, Inno3D ou MSI foram as que encontrei com maior custo benefício quando pesquisei)

Processador: AMD Ryzen 5 7600

PLACA MAE: ASUS TUF GAMING B650M PLUS ou ASRock B650M-HDV/M.2, Chipset B650 (AM5) ou Placa Mãe ASRock B650M PG Riptide (AM5)

MEMÓRIA RAM: Corsair Vengeance 32GB (2x16GB), 6000 Mhz, DDR5, CL36

SSD: Kingston NV2 2 TB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2800 MB/s

GABINETE: CORSAIR 4000D AIRFLOW, MID TOWER

Fonte: Gamdias Cyclops M1-750B, 750W, 80 Plus Bronze, Cybenetics, Teclab, PFC Ativo, Cabos Flat

Pasta térmica processador: Thermal Grizzly, Kryonaut Ultra Performance, 1g

Coolers para o gabinete: Scythe Kaze Flex II 120, 120mm

Cooler para o processador: Air Cooler - Scythe Fuma 3, 120mm, Intel-AMD, SCFM-3000 - Preto

Monitor: Monitor Gamer Alienware 27” QHD AW2724DM

 
Fala meu povo!

Fique muitos anos sem acompanhar o mercado de PC e estou meio por fora das coisas... Montei uma config com a ideia de rodar jogos em quadHD. Queria confirmar com vocês se tudo que eu coloquei é compatível entre si, e se está bem balanceado:

Placa de Vídeo: RTX 4070 SUPER 12GB (Galax, Inno3D ou MSI foram as que encontrei com maior custo benefício quando pesquisei)

Processador: AMD Ryzen 5 7600

PLACA MAE: ASUS TUF GAMING B650M PLUS ou ASRock B650M-HDV/M.2, Chipset B650 (AM5) ou Placa Mãe ASRock B650M PG Riptide (AM5)

MEMÓRIA RAM: Corsair Vengeance 32GB (2x16GB), 6000 Mhz, DDR5, CL36

SSD: Kingston NV2 2 TB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2800 MB/s

GABINETE: CORSAIR 4000D AIRFLOW, MID TOWER

Fonte: Gamdias Cyclops M1-750B, 750W, 80 Plus Bronze, Cybenetics, Teclab, PFC Ativo, Cabos Flat

Pasta térmica processador: Thermal Grizzly, Kryonaut Ultra Performance, 1g

Coolers para o gabinete: Scythe Kaze Flex II 120, 120mm

Cooler para o processador: Air Cooler - Scythe Fuma 3, 120mm, Intel-AMD, SCFM-3000 - Preto

Monitor: Monitor Gamer Alienware 27” QHD AW2724DM


Bem balanceado.
Só acho desnecessária essa pasta térmica.
E a fonte, tentaria pagar uma melhor, 850W, gold e já com o novo conector para a GPU.
 
Bem balanceado.
Só acho desnecessária essa pasta térmica.
E a fonte, tentaria pagar uma melhor, 850W, gold e já com o novo conector para a GPU.
Legal, obrigado pelas dicas!

Em relação a pasta térmica, os processadores e/ou coolers costumam vir com pasta térmica já ou tem que comprar uma separada? Se já vier com alguma que dê conta do serviço eu nem compro nada rsrs

De fonte, você acha que a "Fonte SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, Com Conector PCIe 5.0, PFC Ativo" ficaria melhor? Confesso que essa superframe eu não conheço...
 
Legal, obrigado pelas dicas!

Em relação a pasta térmica, os processadores e/ou coolers costumam vir com pasta térmica já ou tem que comprar uma separada? Se já vier com alguma que dê conta do serviço eu nem compro nada rsrs

De fonte, você acha que a "Fonte SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, Com Conector PCIe 5.0, PFC Ativo" ficaria melhor? Confesso que essa superframe eu não conheço...

Sim, o Fuma 3 vem com uma boa pasta térmica (tenho um e, inclusive, uso também os mesmos fans de gabinete).
Sobre a fonte, pesquise pelas MSI MAG A850GL.
 
Sim, o Fuma 3 vem com uma boa pasta térmica (tenho um e, inclusive, uso também os mesmos fans de gabinete).
Sobre a fonte, pesquise pelas MSI MAG A850GL.
Pesquisei sobre a fonte. Excelente indicação, já troquei no meu planejamento pra comprar ela rsrs Obrigado!

Em relação a marca de placa de vídeo, atualmente considera-se que algumas marcas tendem a ser melhores que outras? Ou enfim, tem marcas que é bom evitar?

Tenho dúvida em relação a placa mãe também, ASROCK é confiável?

Mais uma vez muito obrigado, você está me ajudando muito!
 
Pesquisei sobre a fonte. Excelente indicação, já troquei no meu planejamento pra comprar ela rsrs Obrigado!

Em relação a marca de placa de vídeo, atualmente considera-se que algumas marcas tendem a ser melhores que outras? Ou enfim, tem marcas que é bom evitar?

Tenho dúvida em relação a placa mãe também, ASROCK é confiável?

Mais uma vez muito obrigado, você está me ajudando muito!

Por nada. Fico feliz em saber que estou ajudando.
Sobre a marca da placa de vídeo, vá na que tem a melhor garantia.
Tenho uma Galax e gosto dela. Além de ter boa garantia e RMA aqui mesmo no Brasil.
ASROCK é uma ótima marca de placa mãe.
Gosto dela, da Gigabyte e da Asus.
 
Por nada. Fico feliz em saber que estou ajudando.
Sobre a marca da placa de vídeo, vá na que tem a melhor garantia.
Tenho uma Galax e gosto dela. Além de ter boa garantia e RMA aqui mesmo no Brasil.
ASROCK é uma ótima marca de placa mãe.
Gosto dela, da Gigabyte e da Asus.
Bom demais, me ajudou a fechar meu planejamento aqui!

Valeu amigo!
 
Consagrados,

O que acham desse pc:

Processador: Ryzen 7 5700X
Cooler: Deepcool AK400 Branco
Placa de Vídeo: Zotac GeForce RTX 4060 Ti Twin Edge OC White Edition
Placa Mãe: MSI B550M PRO-VDH WIFI (aqui pelo wifi mesmo)
Memória: 2x16 GB - Adata XPG Gammix D45, DDR4, 3200Mhz, C16
SSD: Corsair SSD MP600 Core 1 TB
Fonte: Acer AC650, 650W, 80 Plus Bronze, Full Modular
Gabinete: Mancer Goblin

OBS: A ideia é futuramente trocar o gabinete, cooler por um watercooler e acrescentar outros coolers (tudo pela estética rsrs)
Atualizando, também queria saber se compensa mesmo pegar uma placa mãe com wifi, ou se poderia pegar uma mais barata + placa de rede..
E essa fonte estaria de boa?

Agradeço desde já.
 
Atualizando, também queria saber se compensa mesmo pegar uma placa mãe com wifi, ou se poderia pegar uma mais barata + placa de rede..
E essa fonte estaria de boa?

Agradeço desde já.

Sobre a questão de placa mãe com wifi, depende da diferença de valor entre elas.
Talvez uma placa mãe sem wifi integrado e uma placa PCI-E seja mais jogo.
Mas observe o formato da placa mãe, se for micro ATX, dependendo da VGA, pode ser que não sobre espaço para outra placa...
Em relação à fonte, fica minha recomendação da MSI.
 
Fala pessoal, tudo certo?
Estou montando um PC AM5 com um ryzen 7600, 32gb ram 6000mhz e uma 4070 e gostaria de uma placa mãe com WIFI. Eu queria uma MSI PRO B650M-A WIFI. Porém, vi alguns relatos de problemas, como loop de reinicialização e boots demorados. Esses problemas podem já ter sido resolvidos com atualização de bios, mas fiquei meio com pé atrás. A outra que interessei é a Asus TUF Gaming B650M-PLUS WIFI, porém é R$ 300 mais cara.


O que vocês me dizem? Existe alguma opção melhor?
 
Boa tarde, pessoal.
Estou querendo montar um primeiro PC Gamer, sempre joguei em consoles e atualmente jogo em um PS5.

Tenho um orçamento de até no máximo 5 mil reais, não posso passar disso. Não me importo com 4k ou Ray Tracing, só quero jogar tudo em 1080p/1440p acima de 30fps no alto/ultra. Os periféricos como teclado e mouse, já tenho, mas usaria uma TV oled 43 4k 120hz vrr para jogar, pois é a mesma que uso no PS5 e não estou com orçamento para um monitor.
 
Galera, gostaria de sugestões para um upgrade de até 10K. Meu uso seria massivamente photoshop, blender(3D basico), e jogos. O que eu vou precisar:

. Processador, memoria, placa mãe, placa de video e talvez um novo gabinete.

O que eu estou pensando:

. Estava pensando em começar com 1 pente de 32GB e depois colocar mais 1.
. Processador eu estava pensando em partir para um 7800x3d
. Placa de video uma 4070 Super

Alguem teria alguma ou outra sugestão?
 
Olá, boa noite. Eu pretendo trocar meu PC aos poucos e decidi que vou começar por processador e placa mãe, poderiam me dar sugestões por favor? Eu literalmente só jogo World of Warcraft que é um jogo que puxa muito do processador ao contrário da maioria dos jogos que usa mais a GPU.

Minhas configs atuais são:

-CPU: I5 10400f
-Placa mãe: Asus B460M Tuf
-Ram: 32gb (4x8gb) DDR4, 2 pentes são 3000mhz e 2 pentes são 3200 estão rodando em 2666 atualmente por causa do processador atual.
-Fonte: XPG Pylon 650w
-Radeon 6600xt

Minha idea é trocar a fonte, GPU e monitor pra 1440p depois do processador e placa mãe. Agradeço desde já. :)
 
Não começar com apenas 01 pente de memória.
Desculpa, mas pq não? Esses novos processadores não trabalham bem mesmo sem paridade?

Outras duvidas, memorias precisam ser 6000Mhz?

Qual seria uma boa placa mae custo x beneficio pra um 7800? Pensei em uma ASUS TUF GAMING X670, mas teria uma mais CxB q de conta?

Qual cooler ou water cooler CxB um 7800X3D?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo