• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Iniciantes na Bolsa de Valores e Mercados Financeiros.

macedo

know-it-all Member
Registrado
Estou criando esse tópico com intuito de ajudar os iniciantes em Bolsa de Valores e mercados financeiros que tiverem dúvidas, e com intuito de compartilhar informações .

Pra quem não sabe sou operador, trabalho com mercado de ações na compra coberta e alavancada, e tambem na venda coberta e descoberta. Além de operar alguns contratos futuros, e claro opções.


Em breve estarei postando alguns links e algumas informações, mas já deixo recado: Se vc não tem bom controle psicologico, disciplina, se tem algum problema cardiaco ou se acha que ganhar 300% sobre seu capital em poucos dias é ímpossivel: Aqui não é seu lugar.
 
Operador?"trabalho com"? adoro essa subjetividade para mostrar que "manja" do bagulhete...

O que tu faz? qual tua experiência? qual é seu sistema de análise? perfil das operações?
 
Queria saber como comprar ações internacionais
 
Isso é bom! Conhecimento nunca é demais! :said:
 
Operador?"trabalho com"? adoro essa subjetividade para mostrar que "manja" do bagulhete...

O que tu faz? qual tua experiência? qual é seu sistema de análise? perfil das operações?

Se para tu sistema de analise seria a escola de analise, nos investimentos de SWING e DAY TRADE utilizo a analise tecnica, que é usar o gráfico e operar de acordo com a tendencia no curtissimo prazo do papel.
Ja a analise fundamentalista que visa mais os fundamentos sólidos da empresa, fluxo de caixa, EBTIDA, projeção de expansão e não visa tanto o recebimento de dividendos no curto-médio e médio prazo pois esse tipo de analise é utilizada para investimento de maior prazo.

Trabalho em meu escritório particular em BH, alem de investidor, trader, tambem presto consultoria financeira a pessoas físicas e instituições.

Embora não vi a subjetividade que você citou, se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. Já começou a investir ou esta pensando em comecar?
 
Queria saber como comprar ações internacionais

Você precisa procurar uma corretora de valores que forneça esse serviço de opera em mercados internacionais, consulte a lista de corretoras no site da Bovespa e procure uma que ofereça e atenda as necessidades que lhe atendam.
 
Tambem opero, mas não trabalho exclusivamente com isso,

seria legal colocar no topico dicas de papeis para se comprar na semana, assim como ja existe em foruns especificos,
 
Nao considero, pois aquele topico alem de muito antigo, esta muito confuso e nao atende nem responde as expectativas de um iniciante na Bolsa.

O bom é ser antigo pois está cheio de informações, é só procurar. Além disso se voce quer ensinar os iniciantes pode faze-lo naquele topico pois eu ja nao tenho paciencia pra explicar o ABC...

O topico está como fixo portanto acho dificil manterem este aberto.

No mais voce disse que faz AT para intraday, curtissimo e curto prazo, e AF para medio/longo prazo. Isso nao quer dizer nada, todos fazem isso. O que queriamos saber é que estrategia voce usa? Trabalha com volatilidade? Faz arbritagem? Faz spread com acoes/opcoes?
 
O bom é ser antigo pois está cheio de informações, é só procurar. Além disso se voce quer ensinar os iniciantes pode faze-lo naquele topico pois eu ja nao tenho paciencia pra explicar o ABC...

O topico está como fixo portanto acho dificil manterem este aberto.

No mais voce disse que faz AT para intraday, curtissimo e curto prazo, e AF para medio/longo prazo. Isso nao quer dizer nada, todos fazem isso. O que queriamos saber é que estrategia voce usa? Trabalha com volatilidade? Faz arbritagem? Faz spread com acoes/opcoes?

Estrategia que utilizo a principio são com enfoque em detectores de tendencia, usando as MMs 9/21 periodos e 12 e 24 periodos dependendo do ativo. Já no caso de venda coberta com opções, não descarto essa possibilidade, mas quase sempre é uma operação que não serve para obter lucro já que seu patrimonio líquido diminuira, e vc só conseguira preservar uma parte dele com essa estrategia, ou seja não é uma estraegia que irá te dar dinheiro no curto prazo, mas dependendo de seu objetivo ela deixará seu investimento em ações mesmo com quedas mais promissor, se você recomprar algumas opções put é claro.

E vc , qual estrategias usa para daytrade e swing ?

ps. Viram esse fechamento da PETR4 ?
 
Última edição:
Se para tu sistema de analise seria a escola de analise, nos investimentos de SWING e DAY TRADE utilizo a analise tecnica, que é usar o gráfico e operar de acordo com a tendencia no curtissimo prazo do papel.
Ja a analise fundamentalista que visa mais os fundamentos sólidos da empresa, fluxo de caixa, EBTIDA, projeção de expansão e não visa tanto o recebimento de dividendos no curto-médio e médio prazo pois esse tipo de analise é utilizada para investimento de maior prazo.

Trabalho em meu escritório particular em BH, alem de investidor, trader, tambem presto consultoria financeira a pessoas físicas e instituições.

Embora não vi a subjetividade que você citou, se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. Já começou a investir ou esta pensando em comecar?

Estou em dúvida.

Você trabalha com consultoria financeira. Que tipo? Qual perfil da sua clientela?

Você é trader profissional? Analista? Você trabalha como analista profissional? qual sua experiência? quanto tempo trabalhando nessa área?

Sobre mim, "ja" comecei a investir.
 
Estrategia que utilizo a principio são com enfoque em detectores de tendencia, usando as MMs 9/21 periodos e 12 e 24 periodos dependendo do ativo. Já no caso de venda coberta com opções, não descarto essa possibilidade, mas quase sempre é uma operação que não serve para obter lucro já que seu patrimonio líquido diminuira, e vc só conseguira preservar uma parte dele com essa estrategia, ou seja não é uma estraegia que irá te dar dinheiro no curto prazo, mas dependendo de seu objetivo ela deixará seu investimento em ações mesmo com quedas mais promissor, se você recomprar algumas opções put é claro.

E vc , qual estrategias usa para daytrade e swing ?

ps. Viram esse fechamento da PETR4 ?

Voce usa cruzamento de medias moveis? :no:

Opero spreadtrading em 2 ações de segunda linha, long short e arbritagem em acoes de 1a linha e opções

Opera por qual corretora?
 
Última edição:
Poxa para iniciante e galera só fala termo técnico, ai fica dificil né!

Ja consultei algumas coisas sobre isso, e o Itau faz, como fundo de investimento. Se podesse explicar um pouco sobre sobre os risco que existem e uma noção básica de entender seria legal, o resto a gente corre atrás!
 
Sim uso medias moveis e analise de candles procurando sinais de reversão. Long Short não acho muito rentavel, estou mal acostumado com os lucros de daytrade em opções.

Hj por exemplo utilizando somente das MM 12 e 24 e olhando o intra 15min entrei na PETRE30 @ 0,54 e sai @ 0,79 , porque estive ausente e coloquei 1 centavo abaixo do topo no stp gain , e 1 centavo abaixo da minima feita no intra até então que havia sido 53 então coloquei 0,52.


Ou seja um lucro de quase 50% brincando de ver candlesticks.
 
Poxa para iniciante e galera só fala termo técnico, ai fica dificil né!

Ja consultei algumas coisas sobre isso, e o Itau faz, como fundo de investimento. Se podesse explicar um pouco sobre sobre os risco que existem e uma noção básica de entender seria legal, o resto a gente corre atrás!

Fundo de investimento é quase a mesma coisa que investir em ações, só que funciona para os iniciantes que enxergam uma boa oportunidade, existem vários tipos de fundos de investimentos, de alto risco ( que é basicamente investimento em ações de algum setor especifico ) ou algum de menor risco e menor rentabilidade obviamente.

Qual seria sua duvida especificamente?
 
Fundo de investimento é quase a mesma coisa que investir em ações, só que funciona para os iniciantes que enxergam uma boa oportunidade, existem vários tipos de fundos de investimentos, de alto risco ( que é basicamente investimento em ações de algum setor especifico ) ou algum de menor risco e menor rentabilidade obviamente.

Qual seria sua duvida especificamente?

QUal + ou - tempo de retorno? Por que pelo que vi, quanto + tempo voce deixar aplicado maior o retorno. Mas por exemplo existiria muita diferença entre um baixo risco e médio risco em questão de retorno?
 
A unica vez que me meti com a bolsa levei ferro...

A 18 meses mais ou menos, qnd teve o ipo da b&f. Eu e meu pai fomos na onda e compramos 15k de açoes. 1 mes atras ele quis vender porque quis. Recebemos pouco mais de 6.5k =/

Queria muita aprender a mexer, jogar o restinho da grana lá pra ver se rende.. Por onde eu começo, macedo?
 
Sim uso medias moveis e analise de candles procurando sinais de reversão. Long Short não acho muito rentavel, estou mal acostumado com os lucros de daytrade em opções.

Hj por exemplo utilizando somente das MM 12 e 24 e olhando o intra 15min entrei na PETRE30 @ 0,54 e sai @ 0,79 , porque estive ausente e coloquei 1 centavo abaixo do topo no stp gain , e 1 centavo abaixo da minima feita no intra até então que havia sido 53 então coloquei 0,52.


Ou seja um lucro de quase 50% brincando de ver candlesticks.

Engraçado que nao bate com sua estrategia esses valores.

Segue imagem da sua estrategia hoje no grafico de 15min petre30

petre30.png
 
Hahaha... Como eu esperava... Ele pulou a minha pergunta...

Ou seja, credibilidade zero... tadinho de quem acredita no cidadão ai... ja foi desmascarado pelo colega Gazza...

Sinceramente, o que vejo de "analista senior de multi-nacional" na internet não ta no gibi... MUITO cuidado o pessoal que ta iniciando e lendo essas bobagem de pessoas sem credibilidade na internet, procurem publicações de credibilidade e conselho financeiro de quem realmente entende e tem experiência no assunto.
 
A unica vez que me meti com a bolsa levei ferro...

A 18 meses mais ou menos, qnd teve o ipo da b&f. Eu e meu pai fomos na onda e compramos 15k de açoes. 1 mes atras ele quis vender porque quis. Recebemos pouco mais de 6.5k =/

Queria muita aprender a mexer, jogar o restinho da grana lá pra ver se rende.. Por onde eu começo, macedo?



Fundos de investimentos variam muito sim, irei te dar um exemplo real:

A mais ou menos 7 meses atrás, uma cliente vendeu um apartamento e queria colocar o dinheiro todo ( em torno de 200k ) na bolsa , deseconrajei ela a fazer isso, então ela me perguntou onde investiria. Comentei que em um dos bancos em que ela tinha uma conta mais gorda ( Banco do Brasil ) tem um fundo que é o fundo da construção civil, em que vc aplica seu dinheiro em um fundo que é dividido em cotas, então ela pegou R$150000 e colocou no fundo por ACHISMO puro e simplesmente. Acontece que ela teve uma P*** e pura sorte oque fez com que esses R$150000 virassem R$165000 praticamente em 3 dias , ou seja 10% BRUTO sobre o capital inicial. Entao ela ficou muito satisfeita mas se esqueceu de que o mercado é um eterno ciclo de sobe e desce, e esse ano ela continua investindo nesse fundo, pois no ano passado esse fundo rendeu em torno de 250%. Ou seja se ela tivesse colocado o dinheiro no inicio do ano e retirado no final, teria transformado seu capital em R$525 MIL BRUTOS ( digo bruto pois deve se considerar uma taxa de 2% paga a administração do fundo, e ao Imposto de Renda 15% sobre o lucro obtido). Mas as pessoas se esquecem de que no mercado não há certeza, este mesmo fundo está acumulando perdas este ano, em torno de 10%.

oque quero te dizer com esse exemplo: O povo brasileiro tem muito medo quando ouve a palavra de ALTO risco. , acha que tem uma alta probabilidade de perder quase instantaneamente seu dinheiro nisso ( oque é perfeitamente possivel dependendo da aplicação ) . Mas se vc é um investidor que compra ações de empresas fortes, com boa projeção de crescimento, existe até a possibilidade de ficar no vermelho por algum tempo, mas o importante é ter um objetivo nessas ações e segui-lo a risca . Com disciplina e sem se deixar levar pelo felling.
 
Última edição:
A unica vez que me meti com a bolsa levei ferro...

A 18 meses mais ou menos, qnd teve o ipo da b&f. Eu e meu pai fomos na onda e compramos 15k de açoes. 1 mes atras ele quis vender porque quis. Recebemos pouco mais de 6.5k =/

Queria muita aprender a mexer, jogar o restinho da grana lá pra ver se rende.. Por onde eu começo, macedo?

Esse é um exemplo classico, em 2007 a Bovespa abriu seu capital lançando ações na bolsa de valores, por meio do IPO, ( BOVH3 ), no dia do lançamento as ações renderam mais de 50% e claro que todos os que a compraram ficaram rindo atoa. Em novembro de 2007 a BM&F resolveu fazer um IPO, todos se lembraram do sucesso estrondoso daquele primeiro IPO que tinha ocorrido e acharam que iam ganhar uma grana facil, de fato as acoes subiram em torno de 20~30% na abertura e depois despencaram .

Aprender a mexer é facil, o dificil é ter nervos de aço e respeitar a estrategia, é perfeitamente possivel você recuperar seu capital inicial e reverte-lo em lucro. Não estou aqui pra indicar um ativo ou outro, mas com a capitalização da PETR que vai ser votada no meio do ano no maximo talvez gere uma boa entrada. Mas, de qualquer forma se quiser entrar em um mercado como da bolsa de valores, tem que estudar muito e TER DISCIPLINA.
 
Sr. Macedo, continuo muito curioso a respeito da sua formação e experiência. Acho de extrama importância, afinal gostaria de saber qual a credibilidade que tais informações tem.
 
Engraçado que nao bate com sua estrategia esses valores.

Segue imagem da sua estrategia hoje no grafico de 15min petre30

petre30.png

Realmente não condiz com 'parte ' da estrategia, alem disso ninguem utiliza o grafico de 15min no intraday tomando decisoes com base em MEDIAS MOVEIS , se fosse assim vc nunca dormiria comprado em um papel, pois como hoje houve um GAP de alta , eles tambem podem ser de queda, ( GAP é uma mudança brusca no nível de preço de um ativo, entre o fechamento e a abertura de dois períodos consecutivos.) Ou seja, sempre que há um GAP as médias móveis demoram pra se reajustarem aos preços do ativo.
Deixe-me explicar, ontem após o fechamento do pregão a ANP divulgou uma noticia muito boa para o ativo da qual essa opção é derivada, com a euforia do mercado em relação ao principal ativo ( PETR4 no caso) , houve muita procura, e como ontem no call de fechamento minha ordem de 0,54 não pegou e sua validade teoricamenteaeria até amanha resolvi deixar ela por lá mesmo , e iniciei meu trabalho nem prestando atenção mais especificamente só naquela ação. Acontece que houve uma variação muito forte no pregão e minha ordem foi executada @ 0,54 , quando percebi que esta foi executada o preco da PETRE30 já estava em torno de 0,56, então tive um pouco de cautela e coloquei um STOP-LOSS 1 centavo abaixo da miníma que até então havia sido de 0,53 . ( STOP LOSS é uma ferramenta automatizada oferecida pelo Home Broker que vende o ativo se o preço cair até chegar em um preço especifiado pelo operador ) . Dando continuidade fiquei um pouco receoso e tive vontade de sair imediatamente da operação, pois queira ou não já tinha ganhado em torno de 6% mais ou menos quase que por acaso, pensei e aguardei pelo proximo candle de 15min no intra e pra meu prazer este caracterizava uma clara tendencia de reversão ( martelo invertido de alta ) , ou seja manti minha posição e no momento em que a opção tocou em 0,82 , 0,81 o IFR ( indicador ) indicava a opcao sobre-comprada em torno de 81 no IFR. Decidi encerrar a operação e pra não correr riscos vendi minha opção 1 centavo abaixo doque era negociada. Depois ainda fiquei observando a flamula que se formou, infelizmente ela foi rompida pra baixo, sendo assim como não opero com venda coberta de opções não inverti a mão e finalizei meu trade com lucro bruto de quase 50%.
Alem disso outros fatores que me fizeram encerrar minha posição, foi de que o mercado de modo geral estava caindo, e a PETR4 era um dos poucos ativos que estavam segurando o indice. ( tambem é mais aconselhavel operar opcoes olhando diretamente no grafico da ação em que ela é derivada, hj foi uma exceção pois é o penultimo dia antes do vencimento das mesmas. )

pe30.jpg



É isso ai, bom ver que o pessoal é intendido do assunto ! Em quais papeis vc opera?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo