• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

instabilidade no overclock (955 BE C3 + Biostar TA890GXE)

de-sp

know-it-all Member
Registrado
Opa blz galera??

Bom, não sou nenhum leigo em OC, e acho que até tenho um razoavel entendimento bem avançado.
Estou com um problema de instabilidade em teste, mas em uso está normal.
Porem considero instavel até todos testes passarem lisos :D


então vamos lá:

955 C3 BE
Biostar TA890GXE (140W, dissipador nos mosfets, fan no NB)
Fonte Ice Age 500W (medição via multimetro normais dentro do padrão 3.3V = 3.289V, 5V = 5.112V, 12V = 12,035 em idle e 11,963V em full).
vga HD6850
HD 1 tera seagate sata 2
2x2gb ddr3-1333 markvision cas 8-8-8-24 1.5V chips nanya (mesmos de algumas gskill e patriot de 1600mhz).
Cooler Hyper TX2 lapidado com fan 90mm foxconn de 3200rpm e bom fluxo de ar (não sei de cabeça XD)
2 fans SunAce 140mm perfil 10cm de altura. 48V ligadas em 12V dando ae seus 80 a 90 cfm. lateral do case.
Baixando ae eme media de 8 a 10 graus com elas ligadas (cpu).


Vamos aos fatos:

o OC está dá seguinte forma:

206 x 18.5 = 3810mhz
Vcore stock setado manualmente (1.4V bios - 1.368V CPU-Z em full).
Memoria em 1648mhz cas 9-9-9-24 1.500V fixado.

NB-Link em 2000. HT link em 2000.

media de temp: 58 em full maximo (linx, orthos, prime e afins) e 28 em idle. CNQ ativado. Lembrando que o cpu é max 70ºc

O que ocorre:
No prime, em carga maxima de CPU sem uso de memoria (FFT in place), usando a config de min=8 / max=32768 / minutes=1 (esse teste elaborado por mim, stressa o cpu 50x mais que o teste padrão do prime. Ja fiz comparações e o mesmo erro que demora 3hrs pra dar no prime em um teste padrão dele de torture, com essa config manual dá em 15 minutos de uso. Erros que dariam em 30..40 minutos, apresentam em coisa de segundos ou no max alguns minutos) está passando normal. 5 hrs de testes (equivale facilmente a 24hrs do teste stock do prime), e nenhum erro.

Outros testes como OCCT, hyper PI em 32MB, Orthos (que é mesma coisa que prime nos calculos), tambem passam liso quando utilizados sem carga de memoria ram (no caso do occt e etc).

Porem quando utilizo o Linx ou Intel Burn Test, apresenta erro sempre. Pode apresentar em 5 minutos ou em 50 minutos...é variavel.

Ja rodei o memtest desde versões mais antigas até a ultima do site por mais de 6 horas (umas 3x ja...com versões diferentes..) sem nenhum erro.

Já subi o vcore para 1.45V bios (1.413V CPU-Z em full), NB-Link voltage para 1.25V mesmo com 2000mhz apenas, ja baixei pra 1600mhz, ja alterei o HT link para 1600 e 1800mhz para deixar mais baixo, Já desativei CNQ, ja coloquei a memoria em 1333mhz, ja coloquei a voltagem da mesma em 1.575V. Ja acrescentei 0.030V no NB e tbem nada.


qualquer teste que use APENAS a carga do CPU, 100% estavel. Qualquer teste que use carga de MEMORIA em conjunto, apresenta instabilidade.

Sim, em outros OCs, exemplo: 14,5 x 256, memoria 1350mhz, cas 8-8-8-24, 1.5V, Vcore undervolt de 0.025V, 100% estavel em qualquer prog.

Alguem tem ideia do que pode ser???

se faltou alguma info me avisem!! :awesome::yellowface::damn::mother:
Vlws
 
Última edição:
Eu sendo você desencanava, você pegou um processador ruim de OVER. Você já fez de tudo aí.

Falow
 
Eu sendo você desencanava, você pegou um processador ruim de OVER. Você já fez de tudo aí.

Falow

o cpu não é ruim de over se não, não pegaria 3.8 com vcore stock.
Provavelmente é algo a se ajustar que não descobri ainda. Agora falar que um cpu 3.2 fazendo 3.8 com 1.368V full é ruim de OC é sacanagem...
 
Se rodou horas de prime e occt não tem o pq de ficar preocupado.
Vc ja testou jogando horas ou 3 vezes seguidas de 3dmark11?
Eu tinha uma maquina q não completava hyperpi32mb de jeito nenhum, mas aguentava 20 passadas very high IBT.

OBS, agora q li tudo vi q a instabilidade é da memoria.
Neste caso a proporção pode estar afetando, deixa em auto e testa novamente.
deixa a latencia alta tb mas com a vdimm padrão ok
 
Última edição:
Se rodou horas de prime e occt não tem o pq de ficar preocupado.
Vc ja testou jogando horas ou 3 vezes seguidas de 3dmark11?
Eu tinha uma maquina q não completava hyperpi32mb de jeito nenhum, mas aguentava 20 passadas very high IBT.

OBS, agora q li tudo vi q a instabilidade é da memoria.
Neste caso a proporção pode estar afetando, deixa em auto e testa novamente.
deixa a latencia alta tb mas com a vdimm padrão ok

vo tentar ver se com 10-10-10 para..só pra saber se é latencia mesmo... mas é estranho passar liso no memtest varias vezes...

parece mais que é um erro que está relacionado na comunicação memoria - controladora..... algo nesse sentido :/


coisa de doido!! hehee
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo