• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Instabilidade - Z490-A Strix + 10700KF

Lugi3r

Member
Registrado
Tudo bom pessoal, estou tendo problemas de instabilidade no meu sistema e gostaria de uma opinião de vocês. Aproveitei uma promo e realizei upgrade de placa mãe e processador para uma Z490-A Strix e um 10700KF, porém não estou conseguindo estabilidade no sistema mesmo em stock. Se eu deixo tudo em XMP 1 e o resto em Auto, volta e meia retorna BSOD ou congelamentos dentro de jogos. O que acho estranho é que em AUTO, o VCCIO e VCSA vão para as alturas (1.4v e 1.32v respectivamente). Setei manualmente 1.27v em ambos e no Vcore 1.35v, onde amenizou os congelamentos. O que ocorre também são desligamentos repentinos, tanto em carga ou em idle, o computador se desliga e liga novamente do nada.

Não sei se a placa mãe veio com defeito ou a CPU, são novas. As vezes acho até que pode ser defeito na fonte, mas não apresentava no meu antigo PC que eu tinha até 1 mês atrás.

Gostaria de saber de vocês o que pode estar ocorrendo de errado, eu não faço overclock e não mexi em mais nada além disso, apesar de entender um pouco. Não há motivos para mim fazer overclock uma vez que minha VGA limita bastante a CPU.

No meu "antigo" computador, eu tinha uma z390-a Prime e um 9700KF, onde apenas setava XMP 1 na bios e deu, não mexia mais em mais nada, nunca me deu dor de cabeça.

Meu sistema é composto por:

Asus Rog Strix Z490-A - Ultima versão de bios (2103 acho?)
i7 10700KF (SP 70 informado pela BIOS)
Aorus 5700XT com cabo Riser da Phanteks
4x 8Gb 3600 C16 Crucial Ballistix RGB
PSU Corsair RM850X

Imagens do CPU-z https://1drv.ms/u/s!Ap_PFd9l7GCogas96ii94zxb-w0kHA?e=frPMgQ
 
Última edição:
Reseta sua bios (CLEAR CMOS) e tenta utiliza o PC sem o XMP, utilizando as memórias do "padrão" de fábrica e vê se tudo tá OK.

O primeiro teste tem que sempre partir de tudo na configuração zero km de fábrica e então ir adicionando aos poucos novas configurações e ajuste, senão fica impossível encontrar a causa.
 
Reseta sua bios (CLEAR CMOS) e tenta utiliza o PC sem o XMP, utilizando as memórias do "padrão" de fábrica e vê se tudo tá OK.

O primeiro teste tem que sempre partir de tudo na configuração zero km de fábrica e então ir adicionando aos poucos novas configurações e ajuste, senão fica impossível encontrar a causa.
Puxei o log do windows e retorna Kernel Power 41
 
Achei alguém com o mesmo problema que o meu, onde tem a mesma placa mãe e 10700kf retorando Kernel Power 41 nos logs do windows.



até o momento, depois de resetar a bios e manter tudo em stock com XMP desativado (mem em 2666), não obtive problemas. Diferente do caso desse relato do Reddit, eu ja tenho os drivers instalados do MEI, onde ele relatou que era a falta deles que causava os Crashes. Vou tentar seguir o procedimento dele mesmo assim, formatando o PC e comunico.
 
Última edição:
Mais alguns relatos, mesmo que ninguém me ajude, pelo menos poderá ajudar alguém. Formatando o PC não resolveu.

Descobri (ou pelo acho) o que faz causar os problemas. Quando desativo o MCE (enforce all limits), para tirar o limite de TDP, o computador se desliga mesmo em idle algumas vezes. Não é problema na fonte, pois como disse, mesmo em idle ele se desliga e liga novamente. O Defeito ocorre mesmo setando a memória na velocidade indicada pela intel (2933mhz).

Não é problema de temperatura pois tenho 12x Fans Lian Li UNI FAN SL120 e na minha cidade está fazendo 13C (interior do RS). A CPU não passa dos 65/70C.

Realizei benchs com o HWmonitor onde as tensões da fonte são muito estáveis, marcando 12.000V, 5.005v e 3.00v, muito precisa, variando no máximo 0,2v (11,800v).

Quando mantenho o MCE ativo (Auto - Bios Ai tune) e deixo o restante das tensões em tudo Auto (vcore, vccio, vccsa) o computador retorna alguns bsods, mas o defeito mais comum é a tela ficar preta e o computador continuar funcionando, quando reinicio, vejo que o driver de vídeo está desativado.

Para mim conseguir usar o PC, estou usando no momento XMP II (3600 C16), 1.36v no VCore em manual, 1.27v no VCCIO, 1.27V no VCCSA e 1.15V no PCH. Também estou usando LLC 6 pois vi relatos de usuário terem que subir o LLC por não terem boas CPUs. Se essa config se mostrar estável, eu vou baixando o VCore.

Deixando tudo em Auto e XMP Off no padrão de fábrica (minha memória fica em 2666) também não ocorre problemas.

Acredito que seja um defeito de gerenciamento da placa mãe ou até mesmo a CPU podre que peguei na loteria e que exige tensões altas.
 
Última edição:
Após 4 dias de uso, jogando sem nenhum problema, hoje o pc se desligou e religou 2x seguidas. Aí depois passo Prime95, passo Unigine Heaven 5x e funciona de boas... eu não entendo mais... Parece que tem que embalar essa joça para funcionar...
 
Problema resolvido, ativei o XMP1 e desativei o MCE (enforce all limits). Era um mal contato no cabo EPS. Não pensei que seria isso pois a placa mãe possui um sensor onde acusa que o cabo está desconectado através de um Led vermelho no lado do conector, como nos conectores de força das VGA. Porém esse sensor não funciona da forma que imaginava, ele é apenas um sensor de presença, detecta apenas se há um cabo, mas não se há energia, tanto que o led apagava quando o cabo era conectado mesmo se a outra ponta do cabo modular estiver desconectada. Fica a dica para caso alguém passar por isso e não confiar 100% nesses sensores.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo