Vazamentos do Intel Nova Lake sugerem um GRANDE aumento na contagem de núcleos
![]()
Durante a última teleconferência de resultados da empresa, a Intel confirmou que seus processadores de desktop “Nova Lake” de próxima geração serão lançados em 2026. De acordo com vazamentos recentes para essas novas CPUs, a Intel pretende entregar um GRANDE salto no desempenho geral da CPU. As contagens de núcleos devem dobrar em relação às CPUs de desktop Arrow Lake de hoje, dando aos usuários até 16 núcleos P e 32 núcleos E. A Intel cedeu à loucura multithread.
Com base em informações vazadas, as seguintes configurações de CPU Nova Lake estarão disponíveis.
Com base nessas informações, a Intel pretende aumentar significativamente seu desempenho multithread com o Nova Lake. Não se sabe o quão mais rápidas as novas CPUs da Intel serão em termos de desempenho de CPU single-threaded.
- NVL-S: 2x(8+16)
- NVL-HX: 1x(8+16)
- NVL-S/NVL-H: 4+8
- Nível de Conhecimento Superior (NVL)-U: 4+0
A Intel confirmou que está lançando CPUs da série Panther Lake este ano . No entanto, vale a pena notar que a Intel só mostrou essas CPUs funcionando em laptops. É possível que o Panther Lake seja um lançamento de CPU somente para laptops.
Com o lançamento das CPUs Nova Lake da Intel em 2026, elas competirão com as CPUs Zen 6 de próxima geração da AMD. Atualmente, as especificações das CPUs Zen 6 de próxima geração da AMD são desconhecidas. No entanto, grandes mudanças arquitetônicas são esperadas com as CPUs de desktop de próxima geração da AMD.
Ou seja, uma usina nuclear dentro do escritório rs.